segunda-feira, 28 de março de 2011

CONHECIMENTOS GERAIS


LETRA "E"


LETRA "C"

Japoneses criam primeiros espermatozoides em laboratório

Pesquisadores japoneses conseguiram criar em laboratório os primeiros espermatozoides de animais mamíferos. A técnica, publicada na edição  da Nature, era dada até então como impossível. Os cientistas acreditam que a descoberta pode ajudar a revelar como se dá a formação dos espermatozoides e, no futuro, auxiliar no tratamento da infertilidade em homens.



Takehiko Ogawa e seus colegas da Universidade de Yokohama descobriram que a chave para a obtenção dos espermatozoides através da meiose estava em uma simples mudança das condições de cultura. "O relatório é muito emocionante, pois representa o cumprimento de uma meta defendida por muitos biólogos durante muitos anos", diz Mary Ann Handel, especialista em genética reprodutiva no Laboratório Jackson, em Bar Harbor, nos Estados Unidos.
Por tentativa e erro, a equipe observou quais métodos de cultura permitiram que o esperma retirado de fragmentos de testículos dos camundongos amadurecessem. Para acompanhar o desenvolvimento dos espermatozoides, eles usaram uma proteína fluorescente que marcou células que passavam - ou já haviam passado - pela meiose.
Ali Honaramooz, biólogo reprodutivo da Universidade de Saskatchewan, em Saskatoon, no Canadá, diz que a técnica poderia ajudar os meninos pré-púberes prestes a passar por terapias contra o câncer, por exemplo, que destrói a fertilidade. A descoberta também poderia proteger o potencial reprodutivo de animais em extinção que morrem antes da maturidade sexual, acrescenta.
O procedimento também será útil para estudar os eventos moleculares subjacentes à produção de esperma, diz Martin Dym, biólogo celular da Universidade de Georgetown em Washington. Mas, antes que a técnica possa ser usada em tratamentos para a infertilidade masculina, os investigadores terão de gerar milhões de espermatozoides e traduzir o trabalho para as condições humanas, ele ressalta.

Criado primeiro processador plástico para computador

Dois recentes desenvolvimentos - um processador plástico e memória impressa - demonstram que a tecnologia dos computadores não precisam depender do inflexível silício.
Como se sabe, o silício está em quase qualquer circuito computacional que conhecemos, mas, por serem mecanicamente rígidos, chips feitos desse material ficam restritos a empacotamentos também inflexíveis.
Mudando radicalmente esse panorama, pesquisadores europeus usaram 4 mil transistores plásticos orgânicos para criar o microprocessador plástico, cujo circuito mede apenas 2 centímetros quadrados e é encapsulado sobre um substrato de plástico flexível. O resultado é mais barato e maleável do que os circuitos tradicionais que conhecemos.
O protótipo do processador plástico foi criado por cientistas do centro de nanotecnologia IMEC, na cidade de Leuven, na Bélgica, em parceria com a empresa de pesquisas TNO e com a firma especializada em displays, Polymer Vision, ambas na Holanda.
O processador, por ora, só pode rodar um programa simples contendo 16 instruções, executando à velocidade de 6Hz, cerca de 1 milhão de vezes mais lento que o processador de um computador de mesa comum. E só pode processar informações em blocos de 8 bits, muito pouco em comparação aos 128 bits dos processadores mais modernos.

sábado, 26 de março de 2011

Driver de Áudio Realtek não instala Error code: 0xE0000227


Hoje me deparei com esse tipo de erro ao formatar um micro de um amigo meu.
Todos os drive instala normalmente, mas o drive de áudio dava o seguinte erro “Error code: 0xE0000227”, não adiantava baixar o drive original do site da placa mãe, o erro continuava, ai vem os mistérios do Windows, coisas bobas que ao meu ver não deveriam acontecer.
Para não passar nenhum colapso nervoso então vamos pesquisar na net e na net sempre se acha a solução.
Vendo no site PC Ajuda Net, encontrei o alivio da dor de cabeça , um procedimento muito simples de fazer.
Siga os passos abaixo.
Vá em iniciar, painel de controle, depois em sistema:

Na janela que aparece da propriedades do sistema, vá na aba Hardware e gerenciador de dispositivos:

Em gerenciador de dispositivos procure por Microsoft UAA Bus Driver for High Definition Áudio e o desative:

Em seguida vá em propriedades de Microsoft UAA Bus Driver for High Definition Áudio e desinstale o drive.

Pronto agora você pode instalar o drive de áudio normalmente. Reinicie o micro e pronto seu drive de áudio voltará a funcionar.
Simples não é? Mas se você não pesquisar as coisas que acontecem no dia a dia, acaba tendo fortes dores de cabeça.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Governadores do Nordeste: construir ou não usinas nucleares

O acidente nuclear ocorrido há duas semanas na Usina de Fukushima, no Japão, voltou a colocar em pauta, em todo o mundo, a segurança das usinas nucleares. E, no Brasil, alguns governadores do Nordeste decidiram reavaliar se região deve receber uma das quatro novas usinas que o governo federal pretende construir no país até 2030.


O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), também tem repetido que a população pode ficar tranquila pois qualquer decisão quanto à instalação de novas usinas deve demorar ao menos quatro anos, tempo suficiente para que os aspectos de segurança sejam discutidos. A cidade pernambucana de Itacuruba, a 460 quilômetros da capital, Recife, foi apontada pela Eletronuclear como uma das melhores opções para a instalação de uma usina nuclear no Nordeste.

Nesta terça (22), o ministro da Ciência e Teconologia, Aloizio Mercadante, assegurou que o Brasil não tem pressa para construir novas usinas e, quando isso ocorrer, será muito mais rigoroso na questão da segurança das novas instalações, em conformidade com os novos padrões adotados internacionalmente após a tragédia japonesa.

O Brasil tem duas usinas nucleares em operação, Angra 1 e Angra 2, ambas administradas pela Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras. Angra 3 está em fase de construção. Ontem, quando perguntado se o governo brasileiro pode desistir de construir as quatro novas usinas, o presidente da Eletrobras, João da Costa Carvalho Neto, disse apenas que a decisão cabe ao Conselho Nacional de Política Energética e à Presidência da República.

terça-feira, 22 de março de 2011

Pesquisadores identificam estações de limpeza de tubarões

Como carros em fila em um lava-rápido, tubarões e arraias aglomeram-se em estações de limpeza no fundo do mar. Novas pesquisas revelam que grande parte dessas estações está localizada em montes submarinos, montanhas submersas que assomam no leito marinho, onde peixes limpadores da família dos labrídeos livram os tubarões de restos pele morta, parasitas externos e outros detritos indesejáveis.
O estudo, publicado na última edição da revista científica PLoS One, pode ajudar a explicar porque muitos tubarões oceânicos se aventuram regularmente por águas rasas perto da costa. Nessas áreas, estão mais vulneráveis ao homem (seu principal predador), mas a limpeza parece ser mais importante do que os riscos para os tubarões.
Simon Oliver, pesquisador da Escola de Ciências Oceânicas da Universidade de Bangor, em Nova Gales, e sua equipe concentraram sua pesquisa nas interações entre o cação-raposa e os peixes limpadores em um monte submarino nas Filipinas.
Oliver e sua equipe observaram os tubarões no local por incríveis 1.230 horas. A análise das observações revelou que os tubarões preferem “fazer a faxina” pela manhã. A atividade de limpeza gradualmente diminui ao longo do dia.
Segundo os autores do estudo, “os limpadores preferem se alimentar em áreas específicas do corpo do cação-raposa. Em todos os eventos combinados, os limpadores realizaram 2.757 inspeções, das quais 33,9% na pelve do tubarão, 23,3% nas nadadeiras peitorais, 22,3% na nadadeira caudal, 8,6% no centro do corpo, 8,3% na cabeça, 2,1% na nadadeira dorsal e 1,5% nas brânquias, respectivamente”.Podemos então calcular que muitos resíduos são recolhidos na região pélvica dos tubarões durante a limpeza diária.
A felicidade entre os tubarões ainda não foi estudada ou comprovada, mas aposto que eles se sentem mais alegres nessas estações de limpeza submarinas. Para facilitar o trabalho dos peixes limpadores, os pesquisadores observaram que os tubarões nadam em uma posição vertical para que alcancem todos os recantos escondidos.
Os labrídeos limpadores não diferenciam os tubarões machos e fêmeas, sugerindo que ambos ficam igualmente sujos. Os tubarões que passam mais tempo na estação de limpeza foram mais inspecionados pelos peixes limpadores, provando que um bom banho exige tempo e paciência. Os tubarões devem ser bons clientes, já que pagam o “serviço” com alimento em abundância.
"A associação entre os limpadores e os cações-raposa refletiu algumas das tendências comportamentais conhecidas no sistema de limpeza de corais entre os teleósteos, já que os limpadores parecem se alimentar dos clientes-tubarões de modo seletivo”, explicam os pesquisadores.
"Segundo as evidências, além de funcionar como refúgios sociais e áreas de alimentação para grandes predadores marinhos de passagem, os montes submarinos também podem servir como estações de limpeza para tubarões oceânicos e arraias”, conclui a equipe.
Espera-se que os conversacionistas consigam localizar essas áreas para garantir sua proteção, garantindo aos tubarões o acesso à limpeza, um processo saudável, necessário e, ao que parece, muito agradável.



Carteiras de estudante 2010 tem validade até 30 de junho

O Grande Recife Consórcio de Transporte prorrogou até o dia 30 de junho a validade das carteiras de estudante 2010 para os alunos do ensino fundamental e médio. A medida foi tomada, pois milhares de alunos ainda não retiraram a versão 2011 do documento. É importante lembrar que a prorrogação não vale para os universitários; para eles, a validade termina no dia 30 de março. 
No ano passado, o Grande Recife emitiu 400 mil carteiras para estudantes de ensino médio e fundamental dos 14 municípios da Região Metropolitana. Este ano, até agora, apenas 100 mil documentos foram entregues. Ou seja, pelo menos, 300 mil alunos ainda devem solicitar a carteira. 
Para adquirir o documento, o estudante não pode se dirigir diretamente ao Grande Recife. “O aluno deve procurar a secretaria da escola onde estuda e preencher um requerimento, anexar uma foto 3x4, a certidão de nascimento ou carteira de identidade e pagar a taxa de R$ 9,00”.

Dia Mundial da Água


O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993,  declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.

A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:


sábado, 19 de março de 2011

Conheça o carro superblindado de Obama



Para o homem mais poderoso do mundo, provavelmente o carro de “passeio” mais seguro existente. O Cadillac One, limousine superblindada usada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é uma espécie de tanque sobre rodas, com blindagem resistente a explosões e a projéteis de grosso calibre, como disparos de bazuca. Tem ainda equipamentos de comunicação e prevenção de emergência de última tecnologia. Pela equipe de segurança, o carro é chamado de “A Fera”. 

O Cadillac One blindado é uma tradição dos presidentes americanos, mas recebeu sua versão mais moderna em 2009, quando Barack Obama assumiu o governo. Com 1,85 metro de altura, 4,5 toneladas de peso e 5,40 metros de extensão – é uma versão estendida do Cadillac DTS –, o veículo foi montado especialmente sobre um chassi de um caminhão médio. Um potente motor V8 a diesel, que lhe permite chegar a 96 km/h, faz o carro andar.

Tudo foi concebido tendo a segurança como prioridade. A blindagem de 12cm é feita de um composto de aço, titânio, fibra de carbono e cerâmica. Parte mais sensível do automóvel, as portas têm blindagem especial, de cerca de 20 cm de largura e pesam como a porta de um avião Boeing 757.















Também contam com um mecanismo de trancamento semelhante ao do cofre de um banco, que faz da cabine traseira uma cápsula totalmente isolada do mundo exterior – silenciosa e definida como “casulo”, por um ex-motorista. Os vidros não baixam – só a porta do motorista baixa os vidros, por cerca de dez centímetros, para se comunicar com outro agente ou no caso de alguma emergência. Toda vez que o carro se movimenta em baixa velocidade, é acompanhado a pé, ao redor, por quatro a seis agentes.
Os motoristas do Cadillac One são intensamente treinados pela CIA (Agência Central de Inteligência, dos EUA) para saber como reagir ao volante a variadas situações de emergência e risco ao presidente. Eles contam sistema de GPS e uma central de comunicações. O carro é equipado com câmeras de visão noturna, armas longas e lançadores de granadas de gás lacrimogêneo.


   O assoalho da “Fera” também é reforçado, com uma chapa de 13 cm, resistente a explosões embaixo do carro. O tanque de combustível é preenchido com uma espuma especial que evita explosão mesmo em caso de impacto direto. O porta-malas tem tanques de oxigênio e equipamento de combate a incêndio. Os pneus são reforçados com kevlar e revestidos com aço, o que lhes permite rodar ainda que estejam muito danificados.

A escolta acompanha o presidente em ao menos seis Chevrolet Suburban pretos, que circulam com os vidros do porta-malas abertos, equipes de atiradores a postos, portando fuzis e óculos de visão noturna. Esses carros têm teto retrátil, para permitir o eventual uso de metralhadoras de grosso calibre, que sobem em uma plataforma, como se fossem carros de combate.

Separada da parte da frente por um vidro, que só pode ser abaixado pelo presidente, na cabine de Obama há lugar para quatro pessoas. O ar interno do Cadillac One é filtrado, para evitar que o presidente respire ar contaminado por eventual ataque de armas químicas ou biológicas. Obama tem um botão de pânico, que pode ser acionado no caso de emergência, e bolsas do próprio sangue para a necessidade de transfusão urgente – uma ambulância completa integra sempre o comboio.

A segurança do presidente não é apenas física, mas também de informações. Antes de serem levados para o Serviço Secreto, os modelos de carro blindado de Obama foram completamente desmontados e escaneados para identificação de equipamentos de escuta. Desde então, a custódia do carro fica sempre sob responsabilidade dos agentes especiais.

Na cabine de Obama, conforto e equipamento de comunicação de altíssimo nível. A ideia é que o carro seja uma extensão do Salão Oval da Casa Branca. O presidente americano conta com uma mesa com computador, telefone por satélite, contato direto com o vice-presidente e com o Pentágono.

Nas viagens ao exterior, sempre há ao menos duas limousines blindadas (uma reserva), e uma equipe de mecânicos especializados faz parte da comitiva.

Senado analisa lei de proteção nuclear


As Comissões de Constituição e Justiça e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado deverão votar um projeto de Lei da Câmara, que prevê a articulação de um sistema de proteção à população, a trabalhadores em atividades nucleares e ao meio ambiente, em caso de acidentes.Segundo o presidente da CCT, senador Eduardo Braga,a intenção, é analisar o mais rápido possível os passos para agilizar a aprovação da Lei de prevenção a desastres nucleares em caráter terminativo e a realização de audiências públicas para esclarecer dúvidas da população.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Estudo alerta para risco de extinção de 75% dos corais do planeta





As mudanças climáticas, somadas à pesca insustentável e a poluição, podem acarretar na extinção de 75% dos corais do planeta, segundo alerta o relatório Reefs at Risk Revisited, elaborado por instituições ambientalistas internacionais e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).


Segundo o estudo, também há risco de destruição de mais de 90% dos recifes até 2030 se nada for feito para conservar essas áreas. As regiões mais vulneráveis estão no Sudeste da Ásia, em países como a Indonésia, as Filipinas e a Tanzânia. O Haiti e Granada, no Caribe, também estão entre os dez países com maiores riscos de extinção de corais.


“Com a combinação de ameaças locais, aquecimento e acidificação, os recifes estão cada vez mais suscetíveis a danos causados por tempestades, infestações e doenças. A degradação se reflete na redução de corais vivos e da diversidade de espécies, o aumento de algas e menor abundância de peixes”, expllica o documento.


O Brasil também aparece entre as regiões ameaçadas, principalmente a Costa dos Corais, que abrange o litoral de Alagoas e Pernambuco, e a região de Abrolhos, na Bahia. “Abrolhos tem alguns dos maiores e mais ricos recifes de corais do Atlântico Sul, mas nos últimos 20 anos, o litoral da região tem experimentado aumento do turismo, a urbanização e a agricultura em grande escala, levando a descarga de resíduos sem tratamento e contaminação de recifes da região”.


O diretor do Programa Marinho da ONG Conservação Internacional, Guilherme Dutra, afirmou à Agência Brasil que os recifes nacionais mais suscetíveis são os que ficam próximos da costa ou de grandes centros urbanos. No caso brasileiro, uma das principais ameaças aos ecossistemas marinhos está em terra firme: o desmatamento. “Com a derrubada de árvores nas encostas dos rios, os sedimentos chegam ao mar, escurecem e mudam as condições da água e os corais acabam danificados”, exemplificou.

Asus e Google lançam netbook de US$ 200

A fabricante de PCs e componentes asus vai lançar um netbook com preço entre US$ 200 e US$ 250 no meio do ano, com o objetivo de levar o preço dos portáteis a competir com os tablets.

A informação foi publicada nesta quinta-feira, dia 17, pelo jornal Digitimes, de Taiwan. Segundo o jornal, a estratégia de baixar o preço das máquinas com processador Atom e tela de 10 polegadas já começou, com máquinas em torno de US$ 280 à venda.

A máquina barata deve usar sistema operacional Android 3.0 ou Chome OS, do google, para atingir tal nível de preço, e será voltada a usuários que precisam realizar tarefas de escritório e navegar na web.

Modelos mais avançados estão nos planos da asus, com modelos em torno de US$ 499 com design diferenciado e acesso a recursos de computação em nuvem, de acordo com o jornal taiwanês.

Google testará pagamentos via celular

Dentro de quatro meses, o Google passará a testar seu próprio serviço de pagamentos móveis. Por meio de aparelhos equipados com o Android, a companhia possibilitará que consumidores adquiriram produtos e realizem pagamentos, informou a Bloomberg.

Para iniciar a operação, o Google bancará a instalação de milhares de caixas registradoras com um sistema da VeriFone Systems em lojas de San Francisco e Nova Iorque.

A tecnologia a ser usada é conhecida como near-field-communication (NFC), que consiste no pagamento via celular, bastando ao portador apenas aproximar o aparelho ao caixa para efetivar uma compra.

O produto da gigante de buscas pode combinar em um único chip NFC informações financeiras do consumidor, bem como dados de cartões-presente, cartões de fidelidade etc.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fernando de Noronhaa.... Mergulhe sem se molhar


Navi
O barco, batizado de 'Projeto Navi', desembarca em Noronha nos próximos dias




O engenheiro de pesca Léo Veras, o mesmo que inventou o plana sub no Brasil e no mundo, inova mais uma vez e leva para Fernando de Noronha a hidronave, uma embarcação de tecnologia russa e com fundo de acrílico que deve ser o grande hit da ilha. Esse é o primeiro barco do gênero no Brasil e tem como objetivo um passeio com surpreendente campo de visão subaquática (incluindo noturna) da rica vida marinha do arquipélago - graças à maior lente do mercado civil. O brinquedinho, que tem como sócio Claudio Cardoso, Paulo Ferreira e Marcos Medeiros, chega em Noronha por esses dias e em abril já deve estar navegando. Cada turma, de 30 pessoas cada, terá duas horas de passeio. É mergulhar sem sair do barco. 


Navi

Navi

NaviA hidronave prioriza a visão subaquática

Que tal morar em um apartamento verde?



A água da chuva é recolhida em calhas para ser reaproveitada na irrigação do jardim. O óleo que fritou o bife no almoço, em vez de jogado pia abaixo, vai para um duto de coleta próprio, de onde segue para reciclagem. A energia que aquece o banho e a piscina vem de fontes renováveis como painéis solares. O tijolo é feito de entulho, o que o torna ecológico e mais barato que o modelo comum.

Seguindo padrões de construção sustentável, os prédios residenciais verdes se tornam, aos poucos, realidade nas principais capitais do país.

E além dos cuidados com o meio ambiente, eles refletem positivamente no bolso do consumidor. Custam mais caro no começo (entre 5% e 7%), mas garantem economias na conta de luz e no condomínio de até 40%.

Em Porto Alegre, o condomínio Príncipe de Greenfield é um exemplo disso. O condomínio possui aquecimento de água por painéis solares, telhado ecológico, coletores de água da chuva, iluminação eficiente, coleta seletiva e uma série de outras características ecológicas.

“É muito bom ter um contato com a natureza, morar em um prédio verde e ainda ter os custos de condomínio baixos. Por isso fiz essa escolha”, afirma Sebastião, que comprou um apartamento no condomínio.

Que tal morar em um apartamento verde? Mesmo que seu prédio não seja ecológico é possível torná-lo um pouco mais sustentável. Encontre uma maneira de implantar a coleta seletiva, crie uma horta comunitária e contribua para reduzir o impacto ambiental com pequenas atitudes. A natureza agradece!

Câmara dos Deputados e Ministério do Meio Ambiente aderem à Hora do Planeta


A Câmara dos Deputados e o Ministério do Meio Ambiente vão apagar as luzes durante uma hora no sábado, 26 de março, entre 20h30 e 21h30. A ação faz parte do evento mundial Hora do Planeta promovido pela rede ambientalista WWF.
Os termos de adesão foram assinados nesta terça-feira, 15 de março, por ambas as casas. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, "A iniciativa é importante para o engajamento em torno de uma economia de baixo carbono e também leva para ações além dos sessenta minutos e da Hora do Planeta. É um ponto de partida para novas atitudes sustentáveis", afirmou à ONG WWF.
Ao assinar o documento, a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), prometeu dar ampla divulgação ao evento. Esta é a terceira vez que a Câmara dos Deputados adere ao movimento.

Para a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, "o apoio da Câmara, que representa a sociedade brasileira, e do MMA, órgão executor de políticas ambientais, realça a importância de harmonizarmos a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promovermos o uso racional dos recursos naturais."
Capitais da Hora do Planeta

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) também apoia a edição 2011 da Hora do Planeta. Esta parceria já conseguiu captar 14 cidades brasileiras, entre as cinco capitais: Natal (RN), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
O movimento promete reunir milhares de pessoas em torno de ícones importantes das cidades, como prédios, monumentos, praças e pontes para conscientizar a população em relação ao desequilíbrio ambiental do planeta.

Algumas prefeituras vão até promover atos públicos, shows com artistas e intervenções. Algumas delas serão Sidney, na Austrália, que vai substituir todas as lâmpadas de iluminação de ruas e parques por lâmpadas LED, e Shenyang, na China, que reflorestará 38 mil hectares.

Cibercriminosos: todo cuidado é pouco



Os cibercriminosos já se aproveitam do terremoto no país para atingir os internautas interessados em acompanhar a tragédia. De acordo com a empresa Symantec, já há spammers se passando por instituições de ajuda humanitária, organizações governamentais ou pedem contribuições pessoais. 
A empresa identificou uma série de golpes por correio eletrônico, por exemplo, com mensagens marcadas como URGENTE, pedindo “ajuda de prevenção” ou phishing solicitando doações para a recuperação das populações atingidas pelo terremoto e pelo tsunami. Além do spam, nas primeiras horas depois do tsunami, os pesquisadores da Symantec localizaram mais de 50 domínios com nomes de “Tsunami no Japão” ou “Terremoto no Japão”. Esses domínios estão reservados, disponíveis para venda ou estão vinculados a supostos sites sobre o terremoto que pode ser utilizados para ataques de phishing e spam.
A Symantec também identificou a clássica mensagem 419 associada à catástrofe do Japão. A mensagem traz uma história falsa sobre um “familiar próximo” que pretende pagar um milhão de dólares para uma vítima do terremoto ou do tsunami. Não é a primeira vez que cibecriminosos se aproveitam de tragédias.
A Symantec observou um aumento repentino de ataques maliciosos na forma de anexos ou arquivos .zip em mensagens de spam enviadas por criminosos em busca de dinheiro, além de "link-jacking" em redes sociais e outras tragédias. Todo cuidado é pouco!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fundador do IG fará palestra no Recife


Considerado um dos precursores da internet no Brasil, fundador do portal IG, Aleksandar Mandic, ministrará palestra no Recife, no próximo dia 28 de março, às 19h. O evento acontecerá na celebração dos 21 anos do Cedepe Business School (CBS). No encontro, Mandic apresentará a palestra “Intuição: Arriscar para Ganhar”, onde narra sua trajetória profissional.

terça-feira, 15 de março de 2011

Pesquisadores dizem ter encontrado a cidade perdida de Atlântida



Uma equipe liderada por pesquisadores norte-americanos acredita ter encontrado a lendária cidade de Atlântida, que teria sido atingida por um tsunami e levada para o fundo do mar há milhares de anos.


"É tão difícil entender que um tsunami possa varrer 100 km de terra, e é disso que estamos falando", disse Richard Freund, professor da universidade de Hartford, em Connecticut, e responsável pela pesquisa.


Para desvendar o mistério que cerca o desaparecimento da cidade, a equipe usou fotos de satélite de uma cidade misteriosa que está submersa para localizar o norte de Cadiz, na Espanha. Lá, enterrada nos pântanos do parque Dona Aña, eles acreditam ter localizado o antigo domínio conhecido como Atlântida.



Entre 2009 e 2010, a equipe de arqueólogos e geólogos usou uma combinação de radar, mapeamento digital e tecnologia subaquática para pesquisar o local. A descoberta de "cidades memoriais" na Espanha, construídas à imagem de Atlântida por aqueles que teriam escapado do Tsunami, deram aos pesquisadores mais provas, disse Freund.


Ainda é difícil ter certeza sobre as evidências, mas Freund diz que achar as "cidades memoriais" o deixou confiante de que Atlântida está enterrada nos pântanos da costa sul da Espanha. "Nós achamos algo que nunca tinha sido visto antes, o que nos dá certa credibilidade".



O filósofo grego Platão escreveu sobre a cidade há 2.600 anos, descrevendo-a como "uma ilha situada em frente ao estreito de Pilares de Hércules", nome dado ao Estreito de Gibraltar na antiguidade. Utilizando a descrição detalhada de Platão como um mapa, as buscas foram concentradas no Mediterrâneo e no Atlântico, acreditando-se que estes eram os melhores lugares para localizar a cidade.


O debate sobre se a cidade realmente existiu dura milhares de anos. Os diálogos de Platão de 360 A.C. são as únicas fontes históricas de informação sobre a cidade. Platão disse que a ilha conhecida como Atlântida "desapareceu nas profundezas do mar em apenas um dia e uma noite".


Especialistas planejam fazer escavações no local e nas "cidades memoriais" encontradas na Espanha para estudar as formações geológicas e para datar seus artefatos.

Google é condenado a indenizar 3 cidades de RO por danos morais


O Tribunal de Justiça de Rondônia condenou o Google a pagar cem salários mínimos (R$ 54,5 mil) a três cidades do Estado por danos morais coletivos. Cabe recurso.

A ação foi proposta pelo Ministério Público em defesa de jovens de Pimenta Bueno e duas cidades vizinhas, ofendidos por anônimos em comunidades do Orkut.

Para o TJ, ficou configurado dano moral coletivo porque eram mencionados nomes dos alunos de uma escola e de alguns pais.

O Google informou que não comenta casos específicos até a decisão definitiva, mas esclareceu que não é responsável pelo conteúdo publicado no Orkut.

Caças: Obama pode oferecer navios de "brinde"


O governo dos Estados Unidos prepara uma proposta que classifica como “irrecusável”, segundo fontes diplomáticas, para vender 36 aviões de combate F-18 à Força Aérea Brasileira. O presidente Barack Obama considera oferecer, durante a visita ao Brasil, de graça, uma espécie de “brinde” milionário: um número ainda não fixado de navios americanos quase novos, como contribuição para reequipar a Marinha do Brasil.

Tirou ou não tirou onda?

sábado, 12 de março de 2011

Lei de resíduos abre caminho para tecnologias


Com a entrada em vigor da lei nacional de resíduos sólidos, sancionada no final de 2010, novas tecnologias para resolver o problema do lixo urbano começam a chegar ao Brasil. Até 2014, o País precisa eliminar os lixões e melhorar as condições de aterros que nem sempre tratam o chorume e os gases da decomposição do lixo - hoje, 43% dos resíduos coletados no Brasil não recebem destinação adequada.

Entre as tecnologias que começam a se tornar competitivas estão a transformação dos resíduos em combustíveis, conhecida pela sigla CDR (combustível derivado de resíduo).

A empresa de gestão de resíduos Estre Ambiental trouxe essa tecnologia para o País e instalou em Paulínia (SP) o Tiranossauro, um equipamento importado da Finlândia. Em um galpão de 6,2 mil m², a máquina tritura, separa e transforma o lixo em combustível. "Com essa máquina, é possível dar destino do lixo orgânico até resíduos mais volumosos, como móveis e colchões velhos", explica Pedro Stech, diretor de Tecnologia Ambiental da Estre. O equipamento, em testes, deve começar a operar comercialmente em abril.

Stech explica que a tecnologia CDR está em operação em outras 50 cidades do mundo, como Roma e Helsinque. A unidade em testes em Paulínia tem capacidade para processar 1 mil toneladas de lixo por dia e permite produzir 500 toneladas/dia de combustível para fornos industriais - que pode ser usado para alimentar caldeiras e fornos hoje abastecidos com combustíveis fósseis, como carvão.

"O equipamento ainda precisa passar por ajustes, mas é uma solução viável para regiões metropolitanas, que produzem muito lixo diariamente e já não podem contar com aterros", diz.

A tecnologia da incineração dos resíduos em termelétricas que geram energia elétrica, comum na Europa e Japão, é outra que deve entrar em operação nos próximos meses. Há estudos de viabilidade em andamento - de capitais como Belo Horizonte a municípios de porte médio, como São Sebastião, Barueri e São Bernardo do Campo (SP).

"Com a aprovação da lei nacional de resíduos, a tendência é que haja uma diversificação nas tecnologias para dar destino aos resíduos no País", diz Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe, entidade que reúne empresas de coleta e destinação do lixo. Segundo ele, o custo da incineração dos resíduos ainda é um empecilho - em torno de R$ 250 a tonelada, enquanto o custo médio da destinação a aterro é de R$ 90 a tonelada. "Mas esses custos podem ser reduzidos com a venda da energia elétrica gerada pelo sistema", diz Silva.

Para Lúcia Coraça, diretora de Química e Energia da Pöyry, empresa que atualmente realiza um estudo de viabilidade para uma unidade de incineração em Belo Horizonte, a incineração pode ajudar a resolver o problema do lixo nas metrópoles. "É possível conciliar a reciclagem dos materiais com a incineração", diz.

China exibe avanços científicos em Exposição

Uma réplica do primeiro avião de grande porte construído pela China, e da cápsula de aterrissagem do Shenzhou 7 --a terceira missão tripulada do gigante asiático--, são as grandes estrelas da Exposição de Conquistas Científicas de Pequim, que repassa os grandes avanços do país nos últimos cinco anos.

A mostra apresenta invenções que voltam a colocar a China --o país que há milênios criou a bússola, o papel e a pólvora-- no primeiro plano da inovação mundial. A exposição exibe maquetes dos trens de alta velocidade Hexie, os mais rápidos do mundo com velocidades de 500 km/h, e uma réplica do computador Tianhe, o supercomputador mais rápido do planeta, que no final de 2010 superou os concorrentes dos EUA.

Tecnologia 3D


Os incômodos óculos utilizados para enxergar o efeito tridimensional em filmes do cinema e da televisão foram aprimorados com o surgimento da tecnologia FPR, o Film Patterned Retarder. Apresentado pela LG durante o Digital Experience 2011 — evento que reúne os principais lançamentos da empresa para o ano nas áreas de TI e eletrodomésticos —, a novidade promete mais conforto aos olhos e óculos mais leves — apenas 16g —, sem qualquer componente elétrico, eliminando a necessidade de recarregá-lo. “O FPR é uma evolução e funciona combinado aos painéis de última geração IPS e aos filtros de imagem. Ele elimina o flicker, aquele movimento de abrir e fechar da lentes, e oferece mais brilho e cor ao usuário”, explicou Marcelo Zuffo, professor da Universidade de São Paulo (USP), durante o evento.


quinta-feira, 10 de março de 2011

O QUE É TAXIDERMIA ?


Taxidermia" (termo Grego que significa "dar forma à pele") é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais.
É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade. Tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possa ser usado como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Um Monitor que não utiliza cabos


Um novo modelo de monitor para computadores pode ser o primeiro a dispensar completamente o uso de cabos para se ligar à CPU. Desenvolvido pela Fujitsu, em conjunto com o Instituto Fraunhofer, o protótipo utiliza a indução magnética e uma tecnologia chamada de Smart Universal Power Access (SUPA) para conduzir a energia elétrica.

A SUPA se baseia em pequenos transmissores, ou hotspots, que são distribuídos pelo ambiente para fornecer eletricidade.Para se comunicar com o computador, o monitor usa um aparelho conectado a uma entrada USB em PCs ou em notebooks localizados a até 10 metros de distância do transmissor.

Facebook desenvolve sistema para alerta de suicídios


O Facebook anunciou o lançamento de um sistema que permite que os usuários comuniquem à equipe do site sobre amigos que eles acham que podem estar considerando o suicídio.
A iniciativa é o resultado de uma parceria com a ONG britânica The Samaritans (Os Samaritanos, em inglês), após uma série de casos polêmicos de pessoas que anunciaram suicídios em suas páginas pessoais.
O novo dispositivo consiste em um formulário específico encontrado na Central de Ajuda do Facebook, em que qualquer pessoa pode detalhar as preocupações que tem sobre outro usuário, dizendo seu nome completo, o endereço da página onde ele postou mensagens suspeitas e dando mais detalhes sobre os grupos a que ele pertence.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Cientista afirma que encontrou sinais de vida extraterrestre em meteorito



Richard Hoover, um cientista da Nasa anunciou que encontrou fósseis de vida extraterrestre em fragmentos de meteoritos, em um artigo publicado na revista Journal of Cosmology, que tem acesso livre online, e que está sendo revisado por 100 especialistas.

Hoover estudou fragmentos de vários tipos de meteoritos condritos carbonáceos, que podem conter níveis importantes de água e material orgânico.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nanotecnologia ajuda a minimizar efeitos da quimioterapia

Paládio

Cientistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, desenvolveram um mecanismo que pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, como perda de cabelo e enfraquecimento do sistema imunológico.

O dispositivo fornece pequenas quantidades de paládio às células doentes.

Muitas reações bioquímicas intracelulares são controladas pelos metais de transição, geralmente na forma de metaloproteínas.

O paládio não é encontrado naturalmente no corpo humano, mas ele induz reações químicas sem alterar as funções celulares normais, como a produção de proteínas e o metabolismo energético.

Isso permite que os potentes medicamentos contra o câncer sejam ativados no local do tumor, mas evitando danos às partes saudáveis do organismo.
Microesferas plásticas

O composto reforçador é levado ao organismo por meio de nanopartículas acondicionadas no interior de microesferas de poliestireno - as nanopartículas são pequenas o suficiente para adentrarem às células.

Este desenvolvimento, embora ainda esteja em seus estágios iniciais, pode abrir caminho para a aplicações dos tratamentos somente onde eles são necessários no corpo, afirmam os cientistas, e também poderá ser usado para inserir corantes e contrastes em órgãos para a realização de exames.

"Esta técnica potencialmente nos dá a capacidade de levar as drogas para o local exato onde elas são necessárias, por exemplo, alvejando tumores cancerígenos," diz o Dr. Mark Bradley, coordenador do estudo.

Beijo: fique atento com a sífilis




Além de correr atrás dos trios elétricos e dançar bastante durante os cinco dias de carnaval, tem gente que aproveita a folia pra beijar muito na boca. Só que os foliões devem ficar atentos com as doenças que podem ser adquiridas pelo beijo, entre elas a sífilis. Mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível, a sífilis também pode ser passada através da saliva. Isso porque no segundo estágio da doença surgem pequenas feridas na boca.

O assessor técnico do programa nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Valdir Pinto, explica que a transmissão da doença pelo beijo depende da fase da doença. “É preciso saber o seguinte: a ferida não vai estar do lado de fora da boca. É uma ferida pequena, que pode estar na parte interior dos lábios. Então, qualquer um pode pegar sífilis sem nem se dar conta do risco. Mas é importante ressaltar que só passa pelo beijo se a ferida estiver na boca. Caso esteja no pênis ou na vagina não irá passar pelo beijo, mas pode passar pela relação sexual, caso não use o preservativo”.

Segundo Valdir Pinto, por ano surgem quase um milhão de novos casos de sífilis no Brasil. Por isso, a recomendação é sempre usar camisinha nas relações sexuais, inclusive durante o sexo oral e ficar atento se o parceiro tem alguma ferida suspeita na boca.

O corte anunciado para os concursos públicos deve atingir 20% das vagas federais


Os “concurseiros” podem ficar tranquilos e seguir o ritmo normal de estudos, já que a suspensão anunciada não deve atingir todos os processos seletivos nacionais este ano. Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), apenas 20% dos concursos federais do executivo estão suspensos e devem ser retomados a partir de 2012. 

Novas regras dos cartões de crédito


As operadoras de cartões de crédito – administradoras, bancos, lojas – terão de cumprir nova regulamentação a partir de terça-feira, quando entra em vigor parte da resolução 3.919/2010 e a circular 3.512/2010, do Conselho Monetário Nacional (CMN). Nessa primeira etapa, haverá uma redução do número de tarifas – das atuais 40 para o máximo de cinco – e a padronização dos tipos de cartão a serem oferecidos, limitados a básico e diferenciado, nacionais ou internacionais.

Na segunda etapa, com início em 1º de junho, o pagamento mínimo não poderá ser inferior a 15% da fatura, o extrato deverá trazer informações claras sobre o Custo Efetivo Total (CET) e as operadoras não poderão incentivar o uso do crédito rotativo. O objetivo é reduzir o endividamento dos consumidores.
Além dessas novas normas, em março entra em vigor também um compromisso firmado pela Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) com o Ministério da Justiça para a melhoria dos serviços prestados ao consumidor.
Este constitui em não enviar cartão de crédito sem solicitação prévia do consumidor; entregar o contrato com um sumário contendo as principais informações para o consumidor; e fornecer na fatura informações claras e objetivas sobre juros e encargos a serem cobrados sobre os valores remanescentes no caso do pagamento do valor mínimo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Refrigerante pode aumentar pressão arterial



O consumo de refrigerantes e de outras bebidas com grande quantidade de açúcar geram aumento da pressão arterial. Foi o que constatou uma pesquisa da Universidade Imperial de Londres. O estudo foi publicado nesta terça-feira na revista científica americana, Hypertension.
De acordo com o estudo, beber cerca de cinco latas de bebida açucarada com gás ou sucos de fruta contendo açúcar pode desequilibrar a pressão. A pesquisa realizada com 2.500 pessoas também constatou que bebidas com adoçantes também afetam a pressão arterial.
Os estudiosos não sabem ao certo porque as bebidas geram hipertensão. Pesquisadores desconfiam que o açucar eleve o ácido úrico que por sua vez, aumenta a pressão arterial, que eleva o risco de doenças cardicas e derrame.
Uma curiosidade é que a ligação entre as bebidas açucaradas e a elevação da pressão arterial acometeu especialmente pessoas que consumiram uma grande quantidade de sal. O professor Paul Elliott, autor do estudo disse que açucar é perigoso. "Os resultados deste estudo sugere que as pessoas devem ter cuidado com a quantidade de açúcar que consomem.