sexta-feira, 9 de abril de 2010

Que há geleira na Antártida que sangra ?


Essa imagem parece uma geleira que esta sangrando,o que poderia ser esse fenômeno que tanto intriga ao olhar?!
Essa geleira se localiza na Terra de Vitória, porção leste da Antártida.
Os cientistas descobriram que a mancha vem de deposito de sal que contem ferro e hidróxido de ferro.

O liquido vermelho é como um lodo, escoando para o lago bonney.
A vários milhões de anos atrás,o vale possivelmente foi inundado pelo mar,como o clima mudou a água do mar recuou,deixando um lago de água salgada,nesse sal continham ferro.
A geleira Taylor avançou sobre esse lago,após milhões de anos esse deposito de sais vem sendo espremido para a margem da geleira,o mais interessante é que esse fenômeno é causado por bactérias!
Os cientista detectaram 17 espécies de bactérias diferentes e pode haver muito mais,elas existem só lá, nem nomes científicos elas tem,essas bactérias conseguem viver sem luz e até 7 graus negativos com uma pressão atmosférica extremamente alta.
Então esse vermelho que parece sangue nada mais é que a secreção dessas bactérias,que é rico em ferro assim como nosso sangue.
Se quiser ir mais afundo na pesquisa sobre essa "geleira que sangra"pesquise; Blood Falls "Queda de Sangue",do qual é "populamente" conhecida.

Simples é modo de falar,porque não poderia haver coisa mais intrigante e complexa ao mesmo tempo.
Seria uma injustiça pensar que só teria vida no nosso planeta Terra,quando temos exemplos de vida em situações extremas como essa.

Nenhum comentário: