quarta-feira, 2 de março de 2011

Refrigerante pode aumentar pressão arterial



O consumo de refrigerantes e de outras bebidas com grande quantidade de açúcar geram aumento da pressão arterial. Foi o que constatou uma pesquisa da Universidade Imperial de Londres. O estudo foi publicado nesta terça-feira na revista científica americana, Hypertension.
De acordo com o estudo, beber cerca de cinco latas de bebida açucarada com gás ou sucos de fruta contendo açúcar pode desequilibrar a pressão. A pesquisa realizada com 2.500 pessoas também constatou que bebidas com adoçantes também afetam a pressão arterial.
Os estudiosos não sabem ao certo porque as bebidas geram hipertensão. Pesquisadores desconfiam que o açucar eleve o ácido úrico que por sua vez, aumenta a pressão arterial, que eleva o risco de doenças cardicas e derrame.
Uma curiosidade é que a ligação entre as bebidas açucaradas e a elevação da pressão arterial acometeu especialmente pessoas que consumiram uma grande quantidade de sal. O professor Paul Elliott, autor do estudo disse que açucar é perigoso. "Os resultados deste estudo sugere que as pessoas devem ter cuidado com a quantidade de açúcar que consomem.

Nenhum comentário: