sexta-feira, 5 de março de 2010

HÁ UM RIO BRASILEIRO COM NOME DE PRESIDENTE AMERICANO


O rio Roosevelt é o único rio brasileiro que nasce no estado de Rondônia que tem nome de uma personalidade norte-americana.

Em seu percurso, atravessa uma parte do Mato Grosso, entrando a seguir, no estado do Amazonas, onde torna-se um afluente do rio Madeira.

Inicialmente chamava-se rio da Dúvida porque nas cartas náuticas constava a existência de um curso d'água interligando as nascentes do afluente Madeira do Rio Amazonas com a Bacia do Prata. Graças a uma expedição no início do século XX, seu verdadeiro curso foi conhecido e o rio foi rebatizado como rio Roosevelt.

A visita do então ex-presidente americano Theodore Roosevelt ao Brasil chamada de Expedição Científica Rondon-Roosevelt, comandada pelo Marechal Cândido Rondon foi interessante para o Brasil porque, embora não existisse a hipotética passagem fluvial para o Prata descobriu-se que o espaço compreendido entre rios, era ainda uma região inexistente nos mapas brasileiros e segundo os calculos de Euclides da Cunha correspondia uma aérea equivalente ao estado do Rio Grande do Sul ou Maranhão.