quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Motor menor do mundo


Um grupo de cientistas da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, desenvolveu um motor elétrico constituído apenas por uma molécula de sulfeto de bunil metil e com apenas um nanômetro de diâmetro. A equipe de investigadores prevê que a descoberta possa vir a ter bastantes aplicações em áreas como à medicina e a nanotecnologia e está em contato com o livro Guiness of Records para registrar como o menor  motor do mundo.
“Tem havido um progresso significativo na construção de motores moleculares ativados por luz ou reações químicas, mas esta é a primeira demonstração de um motor molecular movido a eletricidade”, diz Charles Skyes, um dos membros da equipa, no artigo publicado na revista científica Nature Nanotechnology. Agora, “fomos capazes de mostrar que é possível fornecer eletricidade a uma molécula e levá-la a fazer algo que não é apenas aleatório”, explica o investigador.
Os cientistas conseguiram controlar este motor com eletricidade, recorrendo a um Microscópio de Efeito Túnel de Baixa Temperatura (LT-STM). A ponta do microscópio (com um diâmetro de apenas um ou dois átomos) foi usada para enviar corrente elétrica para dentro da molécula, colocada sobre uma superfície de cobre. Com isto, a equipe verificou que, ao controlar a temperatura da molécula, era possível controlar a sua rotação.
“O próximo passo é pô-la a trabalhar em conjunto com outras moléculas, para que se transformem em rodas dentadas em miniatura. Aí será possível observar a propagação da rotação em cadeia”, anuncia o cientista. “Quando conseguirmos compreender melhor as temperaturas necessárias para o funcionamento destes motores, estes poderão ter aplicações reais”, acrescenta.
Tendo em conta as dimensões do motor, os investigadores apontam a medicina como área onde este motor pode vir a ter aplicações para, por exemplo, levar quantidades controladas de medicamentos a locais específicos no organismo.

Nenhum comentário: