domingo, 18 de dezembro de 2011

Leaproach

A recém descoberta leaproach (barata saltitante em inglês) que parece com uma barata, mas age como um gafanhoto é descrita no Biology Letters. O inseto foi descoberto na Reserva Natural Silvermine no Parque Nacional Table Mountain na África do Sul. Ele habita gramados e se alimenta de excrementos de gafanhotos. Ele mede apenas 1,016 centímetros e pode pular uma altura de até 50 vezes o seu tamanho de uma só vez.
A barata tem patas traseiras longas que constituem até 20% do seu peso corporal. Seus olhos protuberantes fornecem um campo de visão amplo que é útil ao pousar, disse um dos autores do estudo Mike Picker, um entomologista da Universidade de Cape Town. “A dobra das patas traseiras contém a proteína elástica resilina”, ele disse. “Isso provavelmente restaura o formato da pata, que é dobrada durante as forças para pular.”
A leaproach “é mais eficiente do que o gafanhoto, que só consegue pular 20 vezes seu tamanho”, disse Picker. Ele e um co-autor, Jonathan F. Colville, um entomologista da mesma universidade, acidentalmente descobriram a barata em 2006, enquanto procuravam larvas de formiga. A barata pula ou salta 71% do tempo. Quando não está pulando, ela perambula como uma barata típica. Picker especulou que podem haver outras espécies de baratas que pulam para serem descobertas.

Nenhum comentário: