quarta-feira, 29 de julho de 2015

Israel se prepara para guerra

A Força de Defesa de Israel, responsável pelas forças armadas do país, convocou de emergência centenas de milhares de reservistas. Será um dos maiores exercícios militares da história do Estado judeu.
O principal objetivo é conferir a capacidade terrestre, aérea e naval do país, bem como testar as unidades de resgate e cyberdefesa em sua capacidade para encarar situações emergenciais.
O exercício durará três dias e simulará diferentes tipos de ataques, vindos do Líbano, da Síria e da Faixa de Gaza. Incluindo situações como edifícios desabando, ataques com um grande número de mortes de civis e evacuação de espaços públicos.
Os milhares de reservistas foram avisados pelo telefone, para confirmar que estão disponíveis. Uma fração deles será chamada para comparecer nas bases militares nas próximas semanas.
A Força Aérea irá operar com suas bases aéreas em modo de emergência, a Marinha testará sua infraestrutura. “Pela primeira vez, as defesas cibernéticas serão parte de um exercício de Estado-Maior”, disse uma fonte ouvia pelo jornal The Jerusalem Post.
O tenente-coronel, Hai Rekah explica que “O objetivo é testar a capacidade dos batalhões de atuar nessas situações da maneira tão rápida e eficaz quanto possível”, disse ele.
A população será avisada que haverá um aumento no tráfego militar ao redor de escolas em várias cidades, com especial atenção para Tel Aviv. Esse é um dos maiores exercícios do tipo nos últimos tempos. Já é o segundo exercício em larga escala deste ano, em março foram mobilizados cerca de 13.000 reservistas, dos quais 3.000 participaram fisicamente das manobras.
Nem durante a guerra com Gaza no ano passado foram mobilizados tantos soldados.  Para analistas, isso pode indicar que Israel está se preparando para uma guerra iminente.
Recentemente, Israel recebeu ameaças em mais de uma frente, incluindo o Hezbollah, o Hamas e o Estado Islâmico. Um conflito com o Irã não está descartado.

¿¿ MODELO ALEMÃO PARA PROTEGER EMPREGO VAI FUNCIONAR NO BRASIL ??

Lançado no início deste mês pelo governo brasileiro como uma ferramenta para diminuir os efeitos da desaceleração econômica no mercado de trabalho, o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) tem como inspiração uma medida que foi amplamente usada na Alemanha após a crise de 2009.
Chamado de Kurzarbeit (trabalho curto, em alemão), o programa é apontado por especialistas como uma das ferramentas responsáveis por frear drasticamente o aumento do desemprego na Alemanha nos meses posteriores ao estouro da crise, expandindo os incentivos para que os patrões não demitissem sua mão-de-obra. Esse modelo ainda é usado em alguns setores industriais que continuam afetados por outros fatores, como as sanções econômicas contra a Rússia.
Durante o pico da crise em 2009, o esquema atendeu cerca de 1,5 milhão de trabalhadores alemães e ajudou a preservar até 400 mil empregos, segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). À época, esse número segurou a taxa de desemprego em até 1%. Em junho deste ano, 18 mil trabalhadores alemães estavam trabalhando sob esse regime.
Nesse sistema, patrões e empregados acertam uma redução das horas de trabalho. O salário cai na mesma proporção, mas uma boa parte da diferença perdida (até 67% dependendo do caso) e várias contribuições passam a ser pagas diretamente pelo governo. A duração é variável, e costuma ser alterada dependendo das circunstâncias. Atualmente, as empresas alemãs podem adotar o esquema por 12 meses, mas no auge da crise, a medida chegou a ser aplicada por até dois anos.
Num exemplo livre, empregados de uma firma que experimenta uma queda na produção podem sofrer uma redução de 50% na jornada de trabalho. O salário, é claro, vai diminuir na mesma proporção, mas o governo vai ajudar a cobrir parte da diferença. Alguém que ganhe 2 mil euros pode passar a ganhar cerca de 1.700 euros e só vai trabalhar metade do tempo. Já os patrões se comprometem a não demitir ninguém no período de baixa.
O Kurzarbeit é antigo na Alemanha. Ele fez a sua primeira aparição antes da Segunda Guerra Mundial. Logo após a queda do Muro de Berlim e a Reunificação, a decadência da economia na porção leste do país levou a uma expansão sem precedentes do sistema. Em 1991, cerca de 1,6 milhão de trabalhadores foram incluídos no esquema, a maioria no leste.
Os defensores do esquema afirmam que, apesar de representar um gasto a mais para o governo, o Kurzarbeit ajuda a desonerar os cofres públicos, já que é mais barato pagar complementos salariais do que o total de uma parcela inteira de seguro-desemprego. Além disso, os patrões e os empregados continuam a contribuir para a previdência.
Num país como a Alemanha, que tem uma indústria superespecializada, também existe a vantagem para a empresa de manter, mesmo que parcialmente, sua mão de obra já treinada, evitando gastos extras com novos empregados quando a atividade voltar ao normal. Durante as horas paradas, o empregado realiza cursos de capacitação.
Durante a apresentação da versão brasileira, a presidente Dilma Rousseff apontou que seu governo buscou inspiração direta no modelo alemão. Apesar disso, os números brasileiros são bem menos ambiciosos dos que observados na Alemanha nos últimos anos.
De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o PPE vai incluir 50 mil trabalhadores até 2016 e vai custar cerca de 94,8 milhões de reais ao Fundo de Amparo do Trabalhador. É apenas uma fração do que foi observado na Alemanha. Somente em 2009, o governo alemão gastou cerca de 6 bilhões de euros (21,7 bilhões de reais) no programa.
Além disso, o PPE brasileiro prevê uma redução máxima de 30% da jornada de trabalho durante 12 meses. E o governo só vai complementar até 900 reais dos salários perdidos. Na Alemanha, não há limite para o corte de horas, e o trabalhador pode até ficar sem trabalhar.
Embora a indústria tenha se servido mais do Kurzarbeit na Alemanha, não há nenhuma regra que limite em que tipo de atividade ele pode ser posto em prática. Até mesmo empresas de design gráfico fizeram uso do esquema em 2009. No Brasil, também não há nenhuma restrição, mas o governo elegeu setores prioritários, como o automotivo, sucroalcoleeiro e frigorífico, entre outros.
Para especialistas, é enganoso pensar que o "modelo alemão" pode ser facilmente importado para um país como o Brasil, já que o sucesso do programa no país europeu dependeu de outros fatores.
Além disso, na Alemanha, ele foi combinado com outros programas para frear demissões, como o uso extensivo de um esquema de banco de horas em que o operário trabalha mais em épocas de bonança sem receber imediatamente a mais, mas depois não tem o salário reduzido em épocas de produção em baixa, quando a carga é reduzida. O Kurzarbeit por si só não é capaz de fazer milagres.
"Não há dúvida de que políticas governamentais como o Kurzarbeit e o banco de horas ajudaram as firmas alemãs a atravessar a tempestade de 2008 e 2009. Mas pode ser que ele só tenha sido efetivo porque várias reformas trabalhistas já haviam sido colocadas em prática antes da recessão e porque o declínio na demanda só foi sentido por um curto período de tempo", afirma Hermann Gartner, pesquisador do Instituto de Pesquisa Trabalhista (IAB), em Nurembergue, que fez um estudo sobre a viabilidade da aplicação do Kurzarbeit e de outras políticas nos EUA. "É enganoso ou pelo menos prematuro afirmar que proteções semelhantes funcionariam bem num país como os EUA, por exemplo."
O IAB, uma organização ligada à Agência Federal do Trabalho da Alemanha (BA), apontou em vários estudos as vantagens do Kurzarbeit, mas também sinalizou um possível efeito perverso do sistema, como ajudar a manter artificialmente o funcionamento de empresas que não são competitivas, mantendo a mão de obra presa em setores que estão em declínio, atrasando a realocação profissional.
Claudio Salvadori Dedecca, professor do Instituto de Economia da Unicamp e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, afirma que o Kurzarbeit brasileiro pode não render os frutos esperados. Segundo ele, isso deve acontecer, sobretudo, porque no caso alemão, a expansão do programa veio acompanhada de uma sensação de que a crise seria passageira e porque o governo aplicou pacotes de estímulo para assegurar que isso acontecesse mais rapidamente.
“É uma ideia boa, mas no Brasil ela chega como uma iniciativa atabalhoada, sem uma estruturação. De nada adianta proteger o emprego agora sem uma iniciativa de recuperação econômica", afirma.
O governo finalmente anunciou as regras do PPE. As empresas que quiserem participar vão ter que, entre outras coisas, comprovar, por exemplo, dificuldade econômico-financeira e apresentar um indicador Líquido de Empregos (ILE) igual ou inferior a 1%.
Para o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em direito do trabalho Luiz Guilherme Migliora, as regras impostas pelo governo vão dificultar a adesão ao programa.
"A execução está muito tecnocrata e vai criar um inferno burocrático. Talvez a adesão nem chegue a esses poucos 50 mil por causa dos entraves", diz. "A impressão que deu é que se criou só um fato político com o anúncio, sem um acompanhamento econômico. Se não der certo, o governo pode falar que criou o programa e que foram as empresas que não aderiram."
Migliora também concorda que ainda que a execução do programa venha a ser simplificada, ele será inócuo sem uma perspectiva de recuperação econômica. "Nenhuma empresa vai achar vantajoso vencer essa burocracia para guardar seus empregados se não houver uma perspectiva de que as coisas vão estar melhores no fim do prazo de 12 meses", diz.

Fonte: Deutsche Welle

A vacina contra dengue

        A vacina contra dengue do laboratório francês Sanofi é eficaz em mais de 80% dos pacientes afetados pela infecção, de acordo com uma nova análise independente publicada nesta segunda-feira.
A vacina experimental permitiu que fosse evitada a hospitalização de 80,8% das crianças a partir de nove anos, que participaram de três testes clínicos analisados pelo periódico médico americano New England Journal of Medicine (NEJM). Na faixa de dois a oito anos, a eficácia média foi de 56%.
Em 93,2% dos casos, a vacina também protegeu contra a forma mais grave da doença no grupo de crianças de nove a 16 anos; e, em 44,5%, no grupo de dois a oito anos, afirmaram os autores da análise.
Também se observou, porém, um aumento inexplicável de casos de internação por dengue durante o terceiro ano da vacina entre as crianças com menos de nove anos. Os pesquisadores sugerem que o fenômeno deve ser "cuidadosamente observado" no longo prazo.
"O risco de contrair dengue era menor entre as crianças vacinadas do que entre as que não foram", concluíram os responsáveis pelo estudo.
Em nota, a Sanofi disse que "essa vacina experimental tem o potencial de reduzir significativamente a carga que essa doença tem nos países onde é endêmica".
Os dados publicados no NEJM correspondem a um período de três a seis anos em três testes clínicos realizados com 10.275 e 20.869 pessoas, respectivamente. Os participantes são do Pacífico Asiático e de regiões tropicais e subtropicais da América Latina.
A incidência de dengue cresceu de forma acentuada desde a década de 1950, com 50 milhões de casos anuais. Destes, cerca de 500.000 são do tipo hemorrágico, mortal em mais de 20% dos casos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Beijo na boca é mais perigoso que cigarro

       Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço. O beijo de boca aberta ou de língua pode passar o vírus do papiloma humano (HPV), que, segundo o cirurgião Mahiban Thomas, do Royal Darwin Hospital, na Austrália, foi responsável por um “tsunami” de casos da doença. Os dados são do jornal Daily Mail.
O HPV é comumente associado ao câncer do colo do útero , há mais de 100 tipos do vírus e apenas oito de alto risco para causar a patologia. “Se você olhar para os números que saem dos Estados Unidos, 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são devido ao HPV. Se você tem uma infecção por HPV, tem 250 vezes a chance de desenvolver câncer do que alguém que não tem HPV”, disse o médico, que é chefe de cirurgia maxilofacial, de cabeça e pescoço. Ele ainda alertou que o risco de contrair o vírus aumenta com o número de parceiros que beija e que as pessoas também subestimam os riscos associados ao sexo oral.

Dormir pouco é ‘tão ruim para a saúde quanto fumar’

As pessoas que se vangloriam sobre encarar o dia tendo dormido menos de cinco horas devem saber que esse hábito faz tão mal para a saúde quanto fumar, por causa do dano que pode ser causado pela privação de sono, declarou o neurocientista da Universidade de Oxford Russell Foster.
O comentário do pesquisador segue estudos que sugerem que trabalhar no turno da noite acelera o processo de envelhecimento e está ligado ao aumento dos riscos de câncer, doenças cardíacas e diabetes do tipo dois. Foster, diretor do Instituto de Neurociência de Sono e Ciclo Circadiano, apelou para uma mudança de atitudes no sentido de ir dormir cedo.
“Há certamente uma cultura de, bem, eu tive apenas cinco horas de sono na noite passada, olha como sou fantástico!”, ironizou ao jornal inglês “Telegraph”. “Na verdade, nós devemos condenar esse tipo de coisa, da mesma forma que desaprovamos fumar. Acho que devemos começar a reprovar o hábito de não levar a sério o nosso sono.”
Segundo o especialista, negligenciar o ato de dormir pode causar riscos não apenas em empregos como saúde e transporte, em que os perigos eram óbvios, mas também pode danificar a qualidade das decisões cruciais.
“A falta de sono danifica toda uma série de habilidades, empatia, informação de processamento, capacidade de lidar com as pessoas. Além de tudo, você fica excessivamente impulsivo, com dificuldade de raciocínio”, pontuou. “Olhe para as recentes decisões sobre a crise grega. Vemos grandes debates que atravessam a noite, o que tem um impacto enorme, e as decisões são tomadas quando as habilidades estão muito prejudicadas.”
Foster acrescentou, ainda, que muitos daqueles que se levantam antes do amanhecer não estavam cientes do quão mal isso pode fazer para o funcionamento de seu cérebro. Para ele, às quatro horas da manhã a nossa capacidade de processar informações é semelhante à quantidade de álcool que nos faria ficar “legalmente bêbados” – tão mal quanto se tivéssemos “bebido alguns uísques e cervejas”.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Wi-Fi reflexivo

Engenheiros do Laboratório de Propulsão, a Jato da NASA, e da Universidade da Califórnia em Los Angeles desenvolveram uma tecnologia que reduz drasticamente a energia necessária para enviar informações a partir de aparelhos portáteis.
Se a energia necessária para transmitir e receber informações de um computador, celular ou relógio inteligente for reduzida, isto significa desfrutar mais tempo das funcionalidades do aparelho antes de ser necessário recarregar sua bateria.
Adrian Tang e Frank Chang criaram um chip que, em vez de usar os tradicionais transmissores e receptores Wi-Fi, simplesmente reflete os sinais presentes no ambiente. Isto permitiu transmitir informações até três vezes mais rápido do que uma conexão Wi-Fi convencional.
"A ideia é que, se o dispositivo portátil só precisa refletir o sinal Wi-Fi de um roteador ou torre de celular, em vez de gerá-lo, o consumo de energia pode despencar, e a vida útil da bateria decolar," disse Tang.

Piloto automático para caminhões

Engenheiros da USP em São Carlos (SP) apresentaram o primeiro protótipo de um caminhão autônomo totalmente desenvolvido por pesquisadores brasileiros.
A tecnologia aplicada no veículo, um caminhão Scania G360 6×4, é fruto do convênio de cooperação tecnológica firmado em 2013 entre a montadora sueca, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
Apesar de ainda se tratar de um protótipo, que circula apenas em uma área restrita dentro do campus da universidade, os resultados obtidos projetam um futuro promissor para os caminhões autônomos.
Operações confinadas em áreas como portos, aeroportos, fábricas ou minas, além de roteiros predefinidos, poderão utilizar essa solução em benefício da produtividade e segurança. "O sistema autônomo não vai substituir os motoristas, mas foi criado para ajudá-los a cumprir suas tarefas com mais segurança e tranquilidade", disse o professor Denis Wolf.

Dívida pública sobe 3,5% em junho

A dívida pública federal, que envolve os endividamentos interno e externo do governo, teve aumento de 3,5% em junho, chegando a 2,58 trilhões de reais, informou nesta segunda-feira o Tesouro Nacional. Em maio, a dívida estava avaliada em 2,49 trilhões de reais. Segundo o órgão, o governo emitiu 66,58 bilhões de reais em papéis da dívida, enquanto resgatou apenas 2,52 bilhões de reais. Ou seja, a emissão líquida ficou em 64,06 bilhões de reais.
A correção dos juros sobre o volume da dívida também contribuiu para a alta, somando uma despesa de 23 bilhões de reais. A dívida interna subiu 3,81%, acumulando 2,46 trilhões de reais em junho, enquanto a dívida externa teve queda de 2,35%, totalizando 121,18 bilhões de reais.
De acordo com o Tesouro, o recuo no estoque da dívida externa está relacionado à valorização do real em relação às moedas estrangeiras. A participação do investidor estrangeiro nos papéis da dívida teve uma ligeira queda, de 20,8% em maio para 20,04% em junho. As instituições financeiras, por sua vez, continuam tendo em mãos a maior parte dos títulos do governo: em junho, elas detinham 26,51% do total frente a 26,84% em maio. Os fundos de investimentos e os de previdência aumentaram a participação. O primeiro foi de 19,33% em maio para 19,82% em junho; e o segundo, de 18,98% para 19,03%. Segundo o relatório do Tesouro, a dívida pública deve encerrar o ano entre 2,45 trilhões de reais e 2,6 trilhões de reais.



Governo corta gastos em R$ 8,6 bilhões

O governo anunciou nesta quarta-feira (22) que decidiu revisar a meta de economia para pagar os juros da dívida – o chamado superávit primário – para R$ 8,747 bilhões em 2015, o equivalente a 0,15% do PIB, ante previsão anterior de R$ 66,3 bilhões (1,19% do PIB). Foi anunciado também um corte adicional de R$ 8,6 bilhões no Orçamento de 2015, totalizando um contingenciamento acumulado de R$ 79,4 bilhões nos gastos entre todos os poderes no ano.
"O governo cortou na carne, por assim dizer”, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Segundo o ministro, a revisão não significa um relaxamento da politica fiscal, mas sim "realismo" e "transparência”. "Nosso objetivo é diminuir a incerteza da economia ao anunciar uma meta que nós consideramos alcançável e segura. Com isso se ajuda a orientar as decisões dos agentes econômicos, empresários, trabalhadores e famílias", destacou o ministro. "Além de aumentar a carga tributária, nós estamos buscando receitas”, acrescentou Levy. A mudança da meta se deve, segundo os ministros a uma queda na previsão de receita deste ano. A previsão de receita líquida total foi reduzida em R$ 46,7 bilhões, para R$ 1,112 trilhão.
A maior parte da queda está concentrada nas receitas administradas pela Receita Federal, de R$ 29,5 bilhões, e previdenciárias, de R$ 14,7 bilhões.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Usuários do Google Maps poderão visualizar os lugares em que estiveram no passado

      Até onde vai a nossa privacidade na era da Internet? Essa questão pode ser discutida novamente com o novo  recurso do Google, anunciado na última terça-feira, no qual os usuários do Maps poderão visualizar os lugares em que estiveram e para onde foram em qualquer dia, mês ou ano do passado. A nova funcionalidade nomeada de "Your timeline" está sendo disponibilizada aos poucos.
O recurso faz uso dos dados adquiridos pela companhia a partir do monitoramento de seus usuários de smartphones Android, quando consentido por eles. A ferramenta permite que o usuário consiga selecionar um dia específico e então visualizar em um mapa o seu deslocamento naquela data, com informações detalhadas como quanto tempo ficou em um lugar específico e até por qual meio se movimentou de um ponto a outro.
Segundo o Google, esse histórico pode ser visto apenas pelo próprio usuário, e pode ser deletado a qualquer hora. Os locais que aparecem registrados também podem ser editados ao adicionarmos nomes personalizados como "minha casa", por exemplo.
A companhia alega que este tipo de monitoramento é realizado para que ela possa oferecer recursos mais personalizados a partir de seus serviços, como o assistente Google Now.


Drones serão usados em ações de fiscalização trabalhista

      Drones começarão a ser utilizados em agosto pelo Governo Federal em trabalhos de fiscalização trabalhista. No mês que vem, auditores fiscais do trabalho do Rio de Janeiro vão usar os aparelhos voadores não tripulados para realizar o monitoramento de locais de difícil acesso, com foco principalmente no combate ao trabalho escravo no meio rural, informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) já recebeu seis drones, doados pelo Ministério Público do Trabalho por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com uma empresa com irregularidades na área trabalhista.
O coordenador da Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ), Bruno Barcia Lopes, alerta que o drone não substituirá a presença do fiscal, mas será útil em situações como, por exemplo, quando for encontrada uma fazenda com porteira fechada. Os drones também poderão ser utilizados na localização de barcos de pesca e na checagem de grandes obras.
No primeiro momento, os equipamentos serão utilizados em fase de testes, pois a utilização desse equipamento ainda não é regulada no País. Acoplada a cada drone modelo "Inspire 1" há uma câmera apta a fotografar e filmar com resolução de 4K (Ultra HD). Os voos têm duração aproximada de 20 minutos, com alcance de aproximadamente dois quilômetros e a cerca de 70 metros de altura.
Na última quarta-feira, 22/07 foi encerrada a capacitação de sete auditores fiscais do trabalho para operação do equipamento. O curso ocorreu na sede da SRTE/RJ, no Centro do Rio.
O MTE defende que pelo menos um dos drones seja doado à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atua em parceria com os fiscais do trabalho no combate ao trabalho escravo rural e urbano. Por este motivo, policiais também foram convidados a participar do treinamento.

WhatsApp libera update que silencia contatos e muito mais


O WhatsApp liberou uma atualização para celulares Android que permite silenciar alguns contatos e não apenas grupos, marcar mensagens como “não lidas” e economizar o pacote de dados em ligações.
Todas as novidades fazem parte da versão 2.12.194 do aplicativo de bate-papo. Por enquanto, elas não chegaram à Google Play e podem ser baixadas apenas no site do chat (Veja abaixo como baixar a atualização).
Com a atualização, o app de mensagem ganhou cara de serviço de e-mail. Ao analisar o status de uma troca de mensagens, além de poder arquivar, apagar ou enviar as conversas, funções já disponíveis anteriormente, agora é possível também marcá-las como não lidas.
Isso pode ajudar a lembrar o usuário de responder mais tarde, mas não deixa de exibir os dois traços azuis que indicam que a mensagem foi lida.
Outra nova função é a de poder silenciar as notificações geradas pelos envios de um determinado contato. Antes, só era possível fazer isso com grupos. As conversas podem ser ignoradas por períodos de 8 horas, uma semana ou até um ano.
A atualização também liberou a configuração de toques para cada contato, ou seja, a personalização de vibração ou se banners devem ou não serem exibidos para avisar de novos envios de determinada pessoa.
Depois de liberar ligações telefônicas para Android em abril deste ano, o WhatsApp agora implantou um recurso para reduzir o gasto com internet dessas chamadas. Basta ir a “Configurações”, depois a “conversas e chamadas” e selecionar a opção “baixo uso de dados”.
Veja abaixo como instalar a nova versão do WhatsApp para Android:

1) Vá ao sitehttp://www.whatsapp.com/android/ e clique em “Download Now”;
2) Enquanto o app é baixado, acesse no celular o menu “Configurar” e acesse o ícone “Segurança”;
3) Marque a caixa de “Fontes desconhecidas” e pressione “Ok” quando surgir o aviso de que o celular pode estar sob risco ao instalar apps fora da Google Play;
4) Após o download acabar, vá em “downloads” e clique sobre “WhatsApp.apk”;

5) Selecione “Instalar” e aguarde até a conclusão do processo; depois disso, toque em “abrir” para o aplicativo começar a funcionar já atualizado.

Álcool: pessoas em países ricos bebem menos

     O setor de bebidas alcoólicas vem sofrendo uma desaceleração regular. Foram consumidos, ao redor do mundo, 249 bilhões de litros de bebidas alcoólicas em 2014, um aumento modesto de um bilhão em relação ao ano anterior.
Quando medidos por consumo individual da população com idade legal, o consumo caiu um pouco do pico de 56.6 litros em 2012 para 55.4 litros em 2014. Pessoas em países ricos bebem menos, uma moderação que ainda não foi copiada na bebedeira dos mercados emergentes.
A Índia, por exemplo, ocupa a nona posição no ranking de mercados de bebidas alcoólicas e, ainda assim, o consumo individual é baixo.
Não é surpresa, então, que empresas produtoras de álcool veem um enorme mercado a sua espera.
Fonte-opiniao

EMPREGO EM BAIXA

       A deterioração do mercado de trabalho e a desaceleração da economia têm levado muitos brasileiros a buscarem na informalidade uma alternativa para pagar as contas.
O emprego formal, com carteira assinada, começou a cair pela primeira vez em 12 anos no país. De acordo com uma pesquisa do IBGE, a Pnad contínua, houve uma queda de 1,9% no trimestre encerrado em maio em comparação com o mesmo período do ano passado, o que significa 708 mil vagas formais perdidas.
            O professor de Economia da USP e pesquisador Helio Zylberstajn diz que, “no geral, o trabalhador por conta própria é informal. Sem trabalho disponível, as pessoas estão recorrendo ao empreendedorismo forçado. Ou seja, estão montando ‘bibocas’, vendendo coisas na rua. É uma questão de sobrevivência”.
Para quitar as contas no fim do mês, as pessoas estão recorrendo cada vez mais à informalidade. Os nomes são diversos: bico, quebra-galho, serviço temporário, avulso, gato, freelancer, entre outros.
Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil tem atualmente cerca de 8 milhões de desempregados. A Pesquisa Mensal do Emprego mostra que o efetivo de desocupados aumentou 44,9% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado. Trata-se da maior taxa verificada na série histórica iniciada em 2001. Já o contingente de empregados diminuiu 1,3%, com 298 mil vagas a menos no mesmo período.
Fonte-opiniao


Concurso IBGE

      O Diário oficial da União, desta segunda-feira, divulgou nova autorização para concurso público, expedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). É a vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que deverá lançar edital com 600 vagas, de nível médio e superior.
Segundo a portaria 302, o regulamento da seleção deverá ser divulgado até janeiro de 2016, mas o provimento dos cargos poderá ser feito já a partir de dezembro deste ano.
Do total de oportunidades, 460 são para o cargo de técnico em informações geográficas e estatística; 90 para analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas; e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística.

Ciberpiratas : “A internet das coisas”

A segurança na rede mundial de computadores é complexa. Infelizmente, ficará ainda mais complexa. Os computadores já saíram da área de trabalho para os bolsos dos usuários. Agora os computadores estão se incorporando a todos os tipos de gadgets, de carros, televisões, brinquedos de crianças, geladeiras a kits industriais. Cisco, uma empresa que fabrica equipamentos de rede, calcula que existem 15 bilhões de dispositivos conectados no mundo. Em 2020 esse número poderá aumentar para 50 bilhões. Os entusiastas da conexão do mundo físico com o digital prometem que o mundo da rede de computadores e dos sensores será um espaço cibernético de uma utilidade e eficiências incomparáveis. Eles chamam essa revolução tecnológica de Internet das Coisas.
Segundo os especialistas em segurança computacional, essa revolução será um desastre. Eles temem que, na pressa de lançar os dispositivos online inteligentes no mercado, os fabricantes esqueçam as lições aprendidas no início da internet. As grandes empresas de computação das décadas de 1980 e 1990 não se preocuparam com a questão de segurança. Só quando surgiram as ameaças de vírus, ataques de hackers e outras violações de sistemas, a Microsoft e a Apple, entre outras empresas, começaram a estudar medidas para proteger a segurança na rede mundial de computadores. Mas a solução de problemas depois que acontecem é muito mais difícil do que preveni-los.
O mesmo erro está se repetindo com a ‘internet das coisas’. Já existem exemplos dos riscos de transformar objetos do dia a dia em computadores. Um hacker descobriu uma maneira de controlar remotamente uma bomba de infusão de medicamentos. Outros desativaram os sistemas de freios e de direção hidráulica de carros novos. Os ciberpiratas são muito criativos. No futuro as máquinas de lavar roupas e as geladeiras computadorizadas poderão ter seu sistema invadido, para enviar mensagens eletrônicas não solicitadas ou terem sites de pornografia infantil; ou a porta de sua casa pode impedir sua entrada até o pagamento de um resgate em bitcoin.
Fonte-opiniao


¿ Qual a idade certa para se casar?

      Um estudo sugere que a idade ideal para se casar e evitar o divórcio, pelo menos nos cinco primeiros anos, é entre os 28 e 32 anos. O levantamento foi feito pelo sociólogo americano Nick Wolfinger, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, e publicado pelo Instituto de Estudos da Família. Para chegar a estes resultados, o sociólogo analisou dados da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar de 2006-2010 e 2011-2013.
Os resultados do estudo discordam de sociólogos que anteriormente acreditavam que esperar mais tempo para trocar votos geralmente significava maior estabilidade.
Para cada ano depois dos cerca de 32, a chance de divórcio sobe em torno de 5%, de acordo com o estudo. São muitas as razões pelas quais o fim dos 20/início dos 30 anos fazia sentido como uma boa hora para começar uma parceria com alguém: as pessoas têm idade suficiente para entender se realmente querem conviver com alguém ou se estão apenas influenciadas por hormônios. Segundo o estudo, nesta idade já foram feitas escolhas de vida significativas e algumas responsabilidades foram assumidas. Além disso, pessoas nesta faixa etária podem ser financeiramente capazes de apoiar alguém em caso de necessidade.
Por outro lado, elas não têm tantas “manias”, o que pode permitir pequenos ajustes nos hábitos e estilo de vida que o casamento requer. Provavelmente também não têm ex-cônjuges ou filhos com os quais tem que dividir o seu tempo, seus recursos e sua lealdade, de acordo com a análise.
Wolfinger diz que a curva persiste “mesmo após controle para sexo, raça, estrutura familiar de origem, idade no momento da pesquisa, educação, tradição religiosa, prática religiosa e história sexual, bem como o tamanho da área metropolitana que os entrevistados vivem”.
Outros sociólogos levantaram dúvidas sobre a análise. Phillip Cohen, da Universidade de Maryland, usou um conjunto de dados, a partir da Pesquisa Americana de Comunidade para argumentar que ficar mais velho não significa que um casamento tenha menos chance de sobrevivência. De acordo com sua análise, a idade perfeita para se casar e evitar o divórcio é de 45 a 49.
Fonte-opiniao


quinta-feira, 23 de julho de 2015

STF confirma veto de Dilma ao reajuste dos servidores do Judiciário

      O Supremo Tribunal Federal (STF) foi informado na última terça-feira (21/7), pelo Ministério do Planejamento que a presidenta Dilma Rousseff vetou o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores do Judiciário. Caso a proposta fosse aprovada, o aumento da categoria poderia variar entre 53% e 78,56%, dependendo da classe e do padrão do servidor. O veto deve ser publicado no Diário Oficial da União.
O reajuste foi aprovado no mês passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O governo afirma que não há recursos para pagar a recomposição. Segundo estimativas do Ministério do Planejamento, o reajuste acarretaria impacto superior a R$ 25 bilhões em quatro anos, nas contas públicas.
O anúncio de que a reajuste seria vetado devido à atual crise econômica provocou várias manifestações de servidores do Judiciário em frente ao Palácio do Planalto. Os manifestantes iniciaram um buzinaço e usaram cornetas para pressionar a presidenta para sancionar o reajuste da categoria.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Concurso: oficiais da Armada e fuzileiros navais

Começam nesta quarta-feira (22/7) as inscrições para os Quadros Complementares de Oficiais da Armada (QC-CA) e de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN). O edital já foi publicado na página da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) e traz 38 vagas exclusivas para candidatos do sexo masculino. Os interessados poderão se inscrever, preferencialmente, pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos postos de inscrição da Marinha, até o dia 20 de agosto próximo.  O valor da inscrição é de R$ 55,00.
O edital prevê 14 vagas para o QC-CA e 24 vagas para o QC-FN, destinadas a candidatos com menos de 29 anos de idade, com formação em Ciências Náuticas (Áreas de Náutica e Máquinas) e diversas Engenharias, tais como Computação, Controle e Automação, Telecomunicações, Elétrica, Eletrônica, Aeronáutica, Ambiental e Sanitária, Civil, Bioprocessos, Cartográfica e de Agrimensura, Fortificação e Construção, Materiais, Minas, Petróleo, Mecânica, dentre outras.
Todos os candidatos realizarão prova escrita de conhecimentos profissionais e redação. Os classificados em todas as etapas do concurso (que inclui ainda teste físico de corrida e natação e inspeção de saúde) serão matriculados no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem duração de aproximadamente 36 semanas, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Após serem aprovados no CFO, os militares serão nomeados no posto de Segundo-Tenente, com remuneração (soldo mais gratificações) de cerca de R$ de 8.050,00 além de benefícios, como auxílio-fardamento e assistências médico-odontológica.
Atenção
Está aberto também até 7 de agosto próximo, o Concurso Público do Corpo de Saúde da Marinha, totalizando a abertura de 100 vagas para médicos. Em breve, a DEnsM ainda abrirá  as inscrições para o Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CAP), com 165 vagas destinadas a quem concluiu o curso técnico de nível médio. Informações completas de todos os concursos no site da Diretoria da DEnsM.


Espuma metálica antirradiação

Além de serem leves e capazes de absorver impactos, o que as torna muito interessantes para aplicações estruturais, as espumas metálicas mostraram agora uma nova capacidade.
Adequadamente projetados, esses materiais porosos podem bloquear raios X, raios gama e radiação de nêutrons.
Isto torna as espumas metálicas adequadas para melhorar a segurança nas usinas nucleares e no transporte de rejeitos radioativos, melhores escudos para profissionais de saúde, em exames de tomografia computadorizada, por exemplo, e até para a proteção de astronautas em missões no espaço profundo.
O material mais eficiente disponível hoje para bloquear todos esses tipos de radiação é o chamado "aço-aço de alto Z", uma liga de aço inoxidável e tungstênio.
A "espuma metálica de alto Z" superou todos os concorrentes na proteção contra os raios gama e a radiação de nêutrons, perdendo apenas para o chumbo na proteção contra os raios X.
"Contudo, nós estamos trabalhando para modificar a composição da espuma metálica para que ela seja mais eficaz que o chumbo no bloqueio de raios X , e nossos resultados preliminares são promissores," disse a professora Afsaneh Rabiei, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
"E as nossas espumas têm a vantagem de não serem tóxicas, o que significa que elas são muito mais simples de fabricar e reciclar. Além disso, as extraordinárias propriedades mecânica e térmica dos compósitos de espumas metálicas e a sua capacidade de absorção de energia tornam o material um bom candidato para várias aplicações estruturais nucleares," complementou. Além de serem leves e capazes de absorver impactos, o que as torna muito interessantes para aplicações estruturais, as espumas metálicas mostraram agora uma nova capacidade.
Adequadamente projetados, esses materiais porosos podem bloquear raios X, raios gama e radiação de nêutrons.
Isto torna as espumas metálicas adequadas para melhorar a segurança nas usinas nucleares e no transporte de rejeitos radioativos, melhores escudos para profissionais de saúde, em exames de tomografia computadorizada, por exemplo, e até para a proteção de astronautas em missões no espaço profundo.
O material mais eficiente disponível hoje para bloquear todos esses tipos de radiação é o chamado "aço-aço de alto Z", uma liga de aço inoxidável e tungstênio.
A "espuma metálica de alto Z" superou todos os concorrentes na proteção contra os raios gama e a radiação de nêutrons, perdendo apenas para o chumbo na proteção contra os raios X.
"Contudo, nós estamos trabalhando para modificar a composição da espuma metálica para que ela seja mais eficaz que o chumbo no bloqueio de raios X - e nossos resultados preliminares são promissores," disse a professora Afsaneh Rabiei, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
"E as nossas espumas têm a vantagem de não serem tóxicas, o que significa que elas são muito mais simples de fabricar e reciclar. Além disso, as extraordinárias propriedades mecânica e térmica dos compósitos de espumas metálicas e a sua capacidade de absorção de energia tornam o material um bom candidato para várias aplicações estruturais nucleares," complementou.
Fonte-it

terça-feira, 21 de julho de 2015

Concurso para Procurador da Fazenda Nacional

Novo edital de concurso público foi aberto com 150 vagas para o cargo de procurador da Fazenda Nacional de 2ª categoria. Pra concorrer a remuneração inicial de R$ 17.330,33, o cargo admite inscrição de formados em direito e com dois anos de prática forense. De acordo com o documento, a seleção foi expedida pela Advocacia-Geral da União e está sob a organização da Escola de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda.
O concurso é composto por provas objetivas, com 100 questões, e três provas discursivas, que serão aplicadas em 20 de setembro em todo país. Além de testes orais (realização apenas em Brasília), de títulos e sindicância de vida pregressa.
Segundo o regulamento, 20% das chances são reservadas a pessoas negras e 5% a deficientes. Os interessados podem se inscrever pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, até 10 de agosto. A taxa custa R$ 195 e pode ser paga até 21 de agosto.
Entre as atribuições de um procurador da Fazenda Nacional está representar privativamente a União, apurar a liquidez e certeza da dívida ativa da União, e prestar consultoria e assessoramento jurídicos no âmbito do Ministério da Fazenda.
Fonte-DP

Hackers atacam site canadense de adultério, que atua no Brasil

       Hackers roubaram dados do maior site de promoção de encontros extraconjugais do mundo, o canadense Ashley Madison, e prometem divulgar as informações de seus 37 milhões de usuários. Até agora, o maior atrativo da página, que aportou no Brasil em 2011 com a frase "A vida é curta. Curta um caso", era justamente o sigilo dos perfis e dados financeiros de quem acessa o site.
As informações foram roubadas por um grupo chamado "Impact Team" (Time de Impacto), que também teve acesso às informações dos sites "Cougar Life", com 7,6 milhões de usuários, e "Established Men", com 1,3 milhões, que também integram o grupo de empresas da Avid Life Media, administrador do Ashley Madison.
Até o momento, os hackers divulgaram 40 MB de informações, como detalhes das transações feitas por cartões de crédito e outros documentos utilizados no site. Junto a elas, postaram uma ameaça afirmando que essas informações seriam um "aperitivo" e que mais seria divulgado se os sites não fossem fechados permanentemente.
"A Avid Life Media foi instruída a tirar do ar os sites Ashley Madison e Established Men permanentemente e em todas as suas formas ou publicaremos todos os registros dos clientes, como perfis com todas as fantasias sexuais secretas e transações de cartão de crédito, nomes reais e endereços, documentos e e-mails. Os outros sites podem permanecer online", dizia a mensagem do Impact Team.
De acordo com os hackers, o site cobra uma taxa para apagar totalmente as informações dos usuários que decidem fechar suas contas, incluindo os dados de cartão de crédito, o que seria uma "mentira completa". "Os usuários "sempre pagam com cartão de crédito: os detalhes de compras não são removidos como prometido e incluem o nome e endereço verdadeiro, certamente as informações que os usuários mais querem que sejam removidas", afirmou o Impact Team na mensagem.
Em entrevista ao jornalista americano Brian Krebs, o primeiro a divulgar a notícia do vazamento no fim da noite de domingo (19), o chefe-executivo do Avid Life Media, Noel Biderman, confirmou que o material hackeado é verdadeiro e que a empresa está "trabalhando diligente e fervorosamente" para impedir a divulgação dos dados. O grupo acredita que o responsável pelo roubo de informações seja alguém que trabalhou para empresa e teve acesso à área técnica dos sites.
Em um comunicado oficial divulgado no site do grupo, a Avid Life Media lamentou o ocorrido e informou que está trabalhando em conjunto com agências de segurança para investigar o crime e punir os autores. Os brasileiros que atuavam neste site devem estar tremendo de medo.

China: maior hidroavião do mundo

       A imprensa da China informou hoje que o país já deu início à montagem do novo avião anfíbio AG-600, projetado para ser o maior do planeta, podendo ser utilizado em operações de resgate, transporte, combate a incêndios, turismo e também em algumas atividades ligadas à segurança marítima.
Até o momento, a empresa fabricante, a estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), já recebeu mais de 17 pedidos pela aeronave, sendo que pelo menos 100 serão necessárias só na China ao longo dos próximos 15 anos, segundo o China Daily.
"Esse aeronave possui funcões especiais e significativas que são essenciais às potências marítimas", observou o chefe do projeto, Huang Lincai.
De acordo com os fabricantes, o badalado AG-600 será capaz de transportar até 50 pessoas e mais de 53 toneladas de carga, com um alcance aproximado de 4.500 km. E o seu primeiro voo deverá ser realizado dentro de um ano.
Além da própria China, diversos países já demonstraram interesse pela aeronave, com destaque para Malásia e Nova Zelândia, informou o China Daily.

PIB mostra estagnação da economia em maio

Depois de dois meses consecutivos de baixa, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) trouxe alívio ao demonstrar certa estabilidade na margem em maio, conforme informou a instituição. Em maio, o indicador teve alta de 0,03%. O resultado, no entanto, ficou abaixo da mediana das estimativas apuradas pela Agência Estado, de 0,10%, com 20 instituições financeiras. O intervalo dessa amostragem ia de -0,40% a +0,50%.
O indicador passou de 142,51 pontos (dado revisado) em abril na série dessazonalizada para 142,55 pontos em maio. No ano, a queda já é de 2,64% e em 12 meses, de 1,68%. Na série observada (ou seja, sem ajuste sazonal), houve redução de 1,27% em maio em relação a abril. Em 12 meses, a baixa é de 1,72% e no ano, de 2,78%.
Na comparação entre os meses de maio de 2015 e de 2014, houve diminuição de 3,08% na série com ajuste e de 4,75%, sem ajuste. O indicador sem ajuste de maio de 2015 ante o mesmo mês de 2014 mostrou um resultado negativo um pouco mais forte do que o apontado pela mediana (-4,20%), se aproximando do teto das previsões (-3,40% a -5,10%) dos analistas do mercado financeiro.
O IBC-Br atingiu em maio o nível mais baixo desde fevereiro passado, na série sem ajustes sazonais. De acordo com a série histórica do Banco Central para o indicador, o IBC passou de 142,63 pontos em abril (dado já revisado) para 140,82 pontos no mês seguinte. Em fevereiro, o indicador estava em 137,89 pontos pela série observada.
Piora das projeções. No Relatório Trimestral de Inflação de junho, o BC apresentou previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 de -1,1%. O ministério da Fazenda, conforme informou a Receita Federal esta semana, trabalha com uma projeção ainda pior, de retração econômica de 1,5%.
Fonte-diegoreporter

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mão amputada de homem é enxertada em sua perna por um mês

A mão do homem foi enxertada com êxito aos pulsos, depois de um mês, quando os nervos e tendões haviam se curado do trauma. A operação rara foi realizada em um hospital em Changsha, capital da província de Hunan, na China.
Zhou teve sua mão esquerda decepada durante um acidente de trabalho, envolvendo uma máquina de lâmina. Ele foi levado para o Hospital Xiangya, em Changsha, onde os médicos avaliaram sua situação. 
Tang Juyu, chefe de microcirurgia no hospital, decidiu que ele poderia dar uma chance para Zhou 'reviver' sua mão perdida com uma operação que ele e sua equipe já haviam realizado com sucesso uma vez, em 2013, em circunstâncias semelhantes.
Tanto o braço quanto a mão decepada de Zhou ficaram gravemente feridos após o acidente, e os médicos foram incapazes de anexá-la imediatamente, optando permitir que os nervos e tendões se curassem com o tempo.
Tang e sua equipe decidiram enxertar a mão esquerda de Zhou em seu tornozelo direito. “Sob temperaturas normais, para um dedo cortado retomar o fornecimento de sangue, precisa de um prazo de 10 horas, mas o tempo é ainda mais curto para um membro separado. Se um membro sofre com a falta de sangue por muito tempo, os seus tecidos morrem e ele será irrecuperável”,explicou.
A mão de Zhou foi mantida ‘viva’, em seu tornozelo por mais de um mês. Em seguida, Tang e sua equipe a recolocaram com sucesso em seu braço, em uma cirurgia de 10 horas. De acordo com o Dr. Tang, Zhou agora é capaz de mover seus dedos ligeiramente, mas ainda vai precisar de muita reabilitação antes de recuperar a plena utilização da mão. 
Fonte-controledamente

Processadores chegam ao patamar dos 7 nanômetros

Antes apontado como o "limite físico da microeletrônica", o patamar dos 10 nanômetros foi superado.
Engenheiros da IBM e da Samsung conseguiram fabricar chips com detalhes de apenas 7 nanômetros.
Os transistores foram construídos com uma liga de silício e germânio, em lugar do silício dopado convencional.
Com essa miniaturização, logo será possível colocar cerca de 20 bilhões de transistores em um único chip, ampliando a validade da bem conhecida Lei de Moore.
Os processadores mais modernos têm componentes na faixa dos 14 nanômetros, enquanto a engenharia dos 10 nanômetros está quase pronta para ir para a escala industrial. Menos do que isso, porém, usando apenas silício, exigiria mudanças tecnológicas ainda por serem desenvolvidas.
Transistores 3D de SiGe
A solução veio com o uso de uma liga de silício e germânio (SiGe) - que permite uma maior mobilidade dos elétrons do que o silício puro - para fabricar transistores do tipo FinFET, uma estrutura mais complexa de transístor 3D, na qual cada componente tem duas portas.
O avanço também permitiu aumentar a densidade dos transistores por área do chip, colocando os transistores a apenas 30 nanômetros uns dos outros.
Os transistores de 7 nanômetros são o primeiro fruto de um esforço anunciado pela IBM há pouco mais de um ano, no qual serão investidos US$3bi para chegar à era pós-silício.
Fonte-inovacaotecnologica

Pentaquark: nova classe de partículas

Nem bem começou sua nova fase turbinada, o LHC acaba de confirmar a existência de uma nova classe de partículas, conhecidas como pentaquarks - partículas formadas por cinco quarks.
A partícula foi identificada pelo detector LHCb, o mesmo que haviadescoberto duas novas partículas e um novo tipo de matéria em 2014 e um processo subatômico raro em 2015. A descoberta foi feita analisando dados de colisões ocorridas entre 2009 e 2012, portanto, antes do upgrade do LHC.
A nova partícula, de vida extremamente curta, contém dois quarks up, um quark down e um par de quark-antiquark charme, o que torna um pentaquark charmônio.
"O pentaquark não é apenas uma nova partícula qualquer," disse Guy Wilkinson, porta-voz da equipe que trabalha no LHCb. "Ela representa uma forma de agregar quarks, os constituintes fundamentais dos prótons e nêutrons, em um padrão que nunca foi observado antes em mais de cinquenta anos de pesquisas experimentais. Estudar suas propriedades pode nos permitir entender melhor como é constituída a matéria comum, os prótons e nêutrons dos quais todos somos feitos."
Funcionamento da ciência
Este anúncio formal, feito pelo porta-voz da equipe - "um padrão que nunca foi observado antes em mais de cinquenta anos de pesquisas experimentais" - vem coroar um dos mais curiosos episódios da ciência em bem mais do que cinquenta anos, um episódio que ilustra o processo de descobertas científicas e o funcionamento do mundo acadêmico.
Em 2003, físicos do síncrotron SPring-8, no Japão, anunciaram a descoberta experimental desta mesma partícula, um pentaquark, com uma massa 1,5 vez maior que a do próton.
A descoberta foi confirmada por cerca de dez outros laboratórios ao redor do mundo, mas muitos outros não detectaram a partícula. Em 2005, uma equipe do Acelerador Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, afirmou ter comprovado experimentalmente a "impossibilidade da existência" do alegado pentaquark, e a descoberta da equipe japonesa foi taxada de "miragem".
Em 2008, o pentaquark foi banido do registro oficial da física de partículas - uma publicação chamada Review of Particle Physics - com um artigo que caracterizou o pentaquark, não sem alguma ironia, como "um curioso episódio na história da ciência".
Mais curioso ainda agora que o pentaquark renasceu das cinzas, criado durante o decaimento de partículas chamadas bárions lambda B, com energias entre 4,38 e 4,45 giga-elétron-volts - isto é bem mais do que o apontado originalmente pela equipe do Spring-8, tornando o pentaquark de 4,67 a 4,74 mais pesado do que o próton.
União dos quarks
Segundo a física de partículas, os bárions, que incluem os prótons e os nêutrons, são compostos de três quarks. Outra categoria de partículas é constituída pelos mésons, formados de pares quark-antiquark. Apesar da longa controvérsia, este modelo não se opõe teoricamente à existência dos pentaquarks.
Os lambda B decaíram em três partículas, um J-psi, um próton e um káon. A descoberta consistiu em detectar estados intermediários durante esse decaimento, sendo essas partículas intermediárias batizadas de Pc(4450)+ e Pc(4380)+. A primeira é claramente visível como um pico nos dados, enquanto a segunda é necessária para descrever os dados completamente.
O próximo passo será estudar como os quarks estão unidos dentro dos pentaquarks.
Fonte-inovacaotecnologica