terça-feira, 31 de julho de 2012

Novo Código Penal: vejas algumas propostas

Uma comissão de juristas nomeada pelo Senado tem debatido, nos últimos sete meses, uma reforma completa do atual Código Penal, formulado em 1940. Na última sexta-feira, 27, o texto foi entregue ao presidente do Senado, José Sarney. Agora, o documento será encaminhado para avaliação dos senadores e logo em seguida dos deputados. As propostas incluem mudança e inclusão de penas relacionadas a temas polêmicos como: drogas, terrorismo, prostituição, anistias e eutanásia. Conheça as principais alterações propostas pelos juristas:
Aborto
Será permitida por lei a interrupção da gravidez até a 12ª semana caso o médico ou psicólogo ateste que a mulher não terá condições de assumir a maternidade. Atualmente, o aborto só é permitido quando a mãe ou o bebê correm risco, se a gravidez for resultado de um estupro ou se o bebê sofrer de anencefalia.
Eutanásia
Anistia de pena para médicos que desligarem aparelhos que sustentam a vida de um paciente, caso haja consentimento dele e da família e a doença for irreversível e grave. Hoje, a eutanásia é vista como homicídio comum e tem pena de até 20 anos de cadeia.
Enriquecimento ilícito de servidores
Funcionários públicos, inclusive juízes e membros do Ministério Público que apresentarem enriquecimento de forma injustificável terão pena de até cinco anos de prisão. No Código atual, o crime é punido com multas, devolução do dinheiro desviado e suspensão dos direitos políticos.
Jogos de Azar
Criminalização dos jogos de azar, como o jogo do bicho, com pena de até dois anos de prisão e isenção dos apostadores de qualquer tipo de sanção penal. Atualmente, tanto o contraventor como o apostador são penalizados com até um ano de cadeia.
Anistia de pena por furto
Em caso de furto, se o criminoso devolver o bem furtado e a vítima concordar plenamente, ele poderá ser anistiado da pena, situação não prevista no Código Penal atual.
Abuso de autoridade
Servidores públicos que abusarem de autoridade terão, além da demissão, pena de até cinco anos de prisão. Hoje, a pena é de no máximo seis meses.
Crimes hediondos
Sete novos crimes serão incluídos na lista de crimes hediondos: tortura, terrorismo, tráfico de pessoas, racismo, redução análoga a escravidão, crimes contra a humanidade e financiamento do tráfico de drogas. Esse tipo de crime é inafiançável e tem penas rigorosas. Já são considerados crimes hediondos:: homicídio, latrocínio, extorsão com morte, extorsão mediante sequestro, estupro, epidemia com resultado de morte e falsificação de remédios.
Terrorismo
Será considerado crime qualquer tentativa de “causar terror na população”, a partir de condutas como: sequestrar ou manter alguém em cárcere privado, usar ou portar explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos ou outras formas que causem danos. A pena será de oito a 15 anos de prisão. Não se encaixam nesse crime reivindicações sociais “desde que objetivos e meios sejam compatíveis e adequados à sua finalidade”.
Organização Criminosa
Toda reunião de pessoas com uma estrutura hierarquizada, com a presença de funcionários públicos, para cometer crimes graves será considerada organização criminosa e será punida com até dez anos de prisão. Atualmente, o crime é chamado de “formação de quadrilha” e tem pena de no máximo três anos de cadeia.
Crimes Eleitorais
Os candidatos que se beneficiarem do uso da máquina pública durante o período eleitoral poderão ser punidos com até cinco anos de prisão. A pena atual prevê seis meses de cadeia. A compra de votos também será considerada crime eleitoral com punição de até quatro anos de prisão. A boca de urna, proibida atualmente, seria descriminalizada.
Crimes cometidos por empresas
Empresas que cometerem crimes contra a economia popular, a ordem econômica, a administração pública e corrupção podem sofrer sanções, podendo ser fechadas. Atualmente isso só acontece com empresas envolvidas em crimes ambientais.
Uso de informação privilegiada
Pena de dois a cinco anos de prisão, e multa com até três vezes o valor da vantagem obtida através da utilização de informações confidenciais que podem aumentar o valor de ações ou proporcionar privilégios no mercado.
Violação de direito autoral
A cópia integral de uma obra, como CDs e livros, para uso pessoal e sem objetivo lucrativo seria descriminalizada. Atualmente, a conduta pode ser punida com até quatro anos de prisão.
Abandono e abuso de animais
Atualmente não incluso no Código Penal, o abandono de animais será punido com um a quatro anos de prisão. Os maus tratos, que hoje resultam em no máximo um ano de cadeia, também teriam sua pena aumentada.
Dirigir embriagado
Homicídios culposos causados por motoristas embriagados ou que participavam de rachas terão a pena dobrada, de quatro para oito anos de prisão. Além disso, dirigir visivelmente alcoolizado também será considerado crime, sem a necessidade de testes de bafômetro para caracterizar a embriaguez. A constatação seria feita através de testemunhas, filmes, fotografias ou exames clínicos. De acordo com a proposta, o uso do bafômetro deixaria de ser considerado um meio de produzir provas contra si mesmo e passaria a ser um instrumento de defesa para o motorista.
Porte de drogas
O porte de drogas para o consumo próprio seria descriminalizado, no entanto, se o usuário consumir a droga em lugares públicos, perto de crianças e adolescentes, continuará a ser punido com penas restritivas de direitos.
Crimes cibernéticos
O acesso indevido a dados alheios poderá ser punido com seis meses a um ano de prisão, ou multa, com possível agravamento da pena caso a invasão cause prejuízo econômico à vítima. Interferir na funcionalidade de um sistema de informática também será considerado crime, com punição de um a dois anos de cadeia.
Estupro
Nova proposta redefine o ataque sexual e o separa em duas partes: o estupro seria apenas o ato sexual, praticado mediante a violência ou ameaça, e seria punido com seis até 10 anos de prisão. Outras condutas de caráter sexual menos agressivas passariam a ser consideradas molestação sexual, que significa constranger alguém mediante violência ou ameaça à pratica de ato libidinoso diferente do estupro, com pena menor, de dois a seis anos de prisão.
Crimes contra a honra
Aqueles que praticarem calúnia, difamações ou injúrias por meio de veículos de comunicação, seriam punidos com maior rigor. Para a calúnia, a pena seria de dois até três anos de prisão, para difamação, de um até dois anos, e injúria, de seis meses até um ano. A proposta também acelera o trâmite desses processos, permitindo que a vítima recorra diretamente a um cartório para cobrar explicações do ofensor.
Prostituição
As casas de prostituição serão legalizadas, no entanto, será estabelecida uma pena de até nove anos de prisão para donos de prostíbulos que obrigarem pessoas a se prostituirem, incluindo casos em que dívidas estão envolvidas. As penas para aqueles que explorarem sexualmente menores de 18 anos também será ampliada para até 10 anos de cadeia.

domingo, 29 de julho de 2012

Campus Party em Recife: O Mike Nasa é destaque

Mike Comberiate, engenheiro de longa data da Nasa, foi uma das atrações mais aguardadas desta edição da Campus Party Recife. O Mike Nasa, como é chamado, trouxe uma maratona de desenvolvimento de softwares para robôs (Robotics Boot Camp) para o acampamento, que realiza estudo de combate ao aquecimento global e pesquisas espaciais.

Para o estudioso, a nova geração de robôs inteligentes muda a metodologia do estudo fora da Terra, sendo uma maneira de realizar todo o trabalho sem a intervenção humana, com a capacidade de trazer ainda mais informações de fora do nosso planeta.

O projeto de Mike está presente em diversas universidades ao redor do mundo e busca a melhoria da tecnologia dos equipamentos enviados para o espaço.

Com a ajuda de estudantes de todo o mundo, robôs são aperfeiçoados a fim de modificar e melhorar o reconhecimento dos ambientes extraterrestres. “Um dos grupos está desenvolvendo garras para os robôs para ajudar na captura de elementos para análise, outra equipe está desenvolvendo um robô que dá ré ao encontrar obstáculos e a equipe brasileira está trabalhando em emissão de raio laser em 360 graus para fazer varredura do ambiente”, explicou Mike

Por falar em sustentabilidade e pesquisa, durante o evento foi apresentada a oitava edição do relatório da Telefonica/Vivo. Em um debate com o presidente do grupo de telefonia, Aron Belinky e e o professor universtitário Silvio Meira foram discutidas propostas de como as chamadas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) podem contribuir para a solução dos desafios expostos na Rio+20.

De acordo com o presidente da empresa, Carlos Valente, “Esse trabalho consolida-se como uma ferramenta única de avaliação da empresa, retratando com transparência os esforços do grupo em fazer um serviço de forma integral, sustentável e respeitada pelos clientes”.

Abertura

Com direito a contagem regressiva e o anúncio de uma possível próxima edição em 2013, o co-fundador da Campus Party, Paco Regageles deu início as atividades da edição em Recife.

O mestre de cerimônia foi o presidente do Instituto Campus Party Brasil, Bruno Souza. No palco, o cofundador da Campus Party, Paco Ragageles deu início a mais uma edição. “Todos nós que estamos aqui temos em comum a paixão pelas novas tecnologias, que podem ser utilizadas para melhorar o mundo. Uma vez por ano, todos juntos, fazemos realidade esse sonho comum”, ressaltou. E Paco Regageles fez questão de lembrar: “Vocês que são capazes de criarem tudo isso. Esse evento é de vocês”, ressaltou.


ENTENDA A NOTÍCIA

A Campus Party foi criada em 1997 e transformou-se em um dos maiores acontecimentos de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Esta é a primeira vez que uma cidade do Nordeste recebe o evento.

Nanotecnologia contra roubo



Enquanto a introdução do chip veicular é adiada no país, uma tecnologia interessante para a marcação de peças com recursos de nanotecnologia começa a ganhar força. Batizado de Dot, o sistema desenvolvido pela DNA Security, do grupo Dekra Brasil.
Ele permite a marcação de até 7 000 micropontos em automóveis e componentes, gravando um código único que pode ser identificado globalmente e é praticamente invisível a olho nu. A gravação é feita por um spray, demora poucos minutos e sua remoção é quase impossível.
Devido às suas características, o sistema ajuda a reduzir a abordagem dos criminosos. Uma vez identificada, a peça perde totalmente seu valor no mercado ilegal. Segundo o fabricante, a aplicação do Dot em um carro custa R$ 199 e um selo também é colado no para-brisa como forma de advertência aos gatunos de plantão. Apesar de a empresa já ter tentado negociações diretas com as montadoras para a implantação do produto em série, o assunto não avançou. A expectativa é que, por força das leis cada vez mais rígidas, o Dot passe a fazer parte de todos os carros 0 km vendidos no país.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Escrevendo com os olhos

Um investigador francês desenvolveu um sistema para escrever e desenhar numa tela de computador utilizando apenas o movimento dos olhos, o que poderá permitir a deficientes profundos "recuperar a criatividade".

Citado pela AFP, Jean Lorenceau, do Centro de Investigação do Instituto do Cérebro e da Medula Espinal (ICME), em Paris, contou que trabalha com doentes com esclerose lateral amiotrófica, que perderam a capacidade de usar os membros e a capacidade de deglutição. Nestes casos, explicou o especialista em neurociências cognitivas, “a única coisa que mantém é muitas vezes a mobilidade dos olhos”.

O sistema agora desenvolvido, que é apenas um protótipo ainda não comercializado, apresenta ao utilizador uma página em branco, na forma de uma tela de computador, na qual a pessoa pode escrever com letra manuscrita, desenhar e assinar apenas com o movimento do olho.

Descrito na revista científica Current Biology, o sistema utiliza um dispositivo já conhecido que capta os movimentos dos olhos com uma câmara.

Atualmente já existem dispositivos de escrita com os olhos que utilizam este aparelho, mas que só permitem selecionar letras ou palavras numa tela. Os aparelhos existentes não dão ao utilizador «a liberdade de traçar as suas próprias figuras e, até hoje, pensava-se que isso seria impossível», explica o ICME em comunicado.

O olho não é capaz de realizar movimentos lisos e regulares num plano estático. “Todas as tentativas se traduzem numa secessão de solavancos irregulares”, disse Lorenceau.

Lorenceau treinou seis voluntários com o sistema que desenvolveu e constatou que em quatro sessões de meia hora, é possível aprender a utilizá-lo. ”É um utensílio que pode restituir a criatividade às pessoas que perderam a capacidade de expressá-la”, disse Lorenceau.
Veja o vídeo:

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pesquisa: internet é a principal causa para adiar tarefas

Navegar na internet é uma das principais causas para adiar tarefas e deveres pessoais e profissionais. Pelo menos, é o que afirmam 62% das 4 mil pessoas entrevistadas para uma pesquisa coordenada pelo consultor em gestão do tempo Christian Barbosa.
Publicado no livro “Equilíbrio e Resultado – Por que as Pessoas Não Fazem o que Deveriam Fazer?”, o estudo também aponta que 71% dos entrevistados deixam tudo para a última hora. Mais de 86% informaram que procrastinam as tarefas chatas e 51% adiam as obrigações longas.
A Internet não é a única culpada, mas é “como se juntasse a fome com a vontade de comer: a preguiça com a oferta de algo divertido que exige pouco esforço”. Ao site do jornal Folha de S. Paulo, Barbosa comentou o resultado da pesquisa. “Procrastinação sempre existiu, mas antigamente não tinha Skype e Facebook. Hoje a luta é mais severa, há mais coisas para nos sabotar”, disse.
A pesquisa ainda revelou as atividades mais procrastinadas. No topo do ranking está o exercício físico, seguido de leituras e cuidados com a saúde.

USB Power


Uma nova especificação da tecnologia USB permitirá que os cabos forneçam potência de até 100W, suficiente até mesmo para ligar um notebook. O novo recurso, chamado de USB Power Delivery, funcionará tanto no USB 3.0 quanto no antigo USB 2.0 e será compatível apenas com futuros dispositivos.

As portas USB com suporte ao Power Delivery serão identificadas com novos ícones. Além de permitir a conexão de dispositivos que consumam bastante energia, gadgets serão beneficiados com a corrente maior da porta USB e poderão ser carregados mais rapidamente. Quando a tecnologia estiver disponível, também será possível transferir energia entre dois gadgets ou controlar a corrente, aumentando ou diminuindo a potência, por exemplo.

Como as novas portas serão retrocompatíveis, gadgets antigos poderão ser conectados normalmente, mas não suportarão os novos recursos. Para evitar a ocorrência de choques elétricos ou incêndios, as portas fornecerão mais potência apenas quando identificarem a presença de um cabo compatível. Os dispositivos, as portas e os cabos deverão ser adaptados para suportar a nova especificação.

Nanotecnologia: quais os riscos ?

A manipulação de materiais numa escala atômica – a Nanotecnologia – está revolucionando a Medicina, a Eletrônica e a Engenharia de Materiais, criando tubos quase invisíveis e moléculas que prometem, por exemplo, penetrar em tecidos animais, levando medicamentos a células precisas, sem efeitos colaterais. Embora essas moléculas de tamanho semelhante à bilionésima parte do metro venham sendo usadas pela indústria de cosméticos e algumas especialidades médicas ao longo da última década, a nanotecnologia só agora começa a se popularizar.

Quais seriam os riscos e a toxicidade desse recurso – e quais as vantagens da nanotecnologia para o avanço da sustentabilidade?

Num dos eventos paralelos da Rio+20, cientistas, ambientalistas e representantes dos trabalhadores da indústria fundaram o Observatório de Nanotecnologias das Américas. “O problema é que a imensa maioria dos nanoprodutos ainda não é regulamentada e chega ao mercado sem passar por testes de segurança e nanotoxicologia”, explicou dias atrás Jaydee Hanson, do Centro Internacional para Avaliação de Tecnologias (ICTA), um dos fundadores do Observatório.
“Pior: na maioria dos países, os fabricantes sequer precisam anunciar no rótulo que determinado produto é derivado de nanoprocessos.”


Jim Hutchison, professor de Química da Universidade de Oregon e um dos líderes dessa discussão, diz que ainda não há conhecimento acumulado sobre a toxicidade dessa tecnologia, os riscos da bioacumulação e da produção em massa de produtos derivados da nanotecnologia. Mas ele lembra que ela também pode revolucionar a geração e estocagem de energias renováveis, barateando consideravelmente os painéis fotovoltaicos e ampliando a capacidade de estocagem de energia elétrica em veículos.

terça-feira, 24 de julho de 2012

42ª MISSA DO VAQUEIRO EM SERRITA-PE


Neste domingo (22/07) eu estive no parque João Câncio, Sítio Lajes Serrita-PE, a 32 quilômetros do centro da cidade, e a 572 quilômetros de Recife, fui a celebração da missa mais tradicional do Estado, a missa do vaqueiro em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó e ao centenário de Luiz Gonzaga.
O Prefeito Carlos Cecílio acompanhado de centenas de vaqueiros participou como de costume da celebração durante todo o desfile dos vaqueiros até o altar carregando a bandeira do município.
Chegando ao altar cumprimentou o Bispo da Diocese de Salgueiro Dom Magnos Henrique Lopes, Presidente da celebração e aos padres presentes. Esse ano participou da missa o filho de Raimundo Jacó, Vicente Jacó.
Durante a reflexão o Bispo Diocesano destacou a importância do evento e do cantor Luiz Gonzaga que esse ano completaria cem anos de vida e que segundo ele cantou através da música “A triste partida” um salmo para os sertanejos.
Aproveitei a oportunidade e dei uma passadinha em Exu, mais precisamente no Museu do Gonzagão.

Vejas as fotos e os vídeos abaixo:
Réplica da casa de Luiz Gonzaga






Vaquejada de Serrita

PARQUE JOÃO CÂNCIO - AQUI É REALIZADA A MISSA DO VAQUEIRO
KD AS NUVENS ?












MISSA DO VAQUEIRO 2012




Cientistas criam ‘ser’ sintéticos para estudar o coração


Bioengenheiros criaram uma água-viva artificial a partir das células de um coração de rato. A criatura, que parece uma flor de oito pétalas se move exatamente como um ser vivo quando colocada num campo elétrico – embora, é claro, seja importante lembrar que ela não tenha vida.
Segundo os cientistas, trata-se de uma criatura híbrida: água-viva do ponto de vista morfológico, rato do ponto de vista genético.
Mas para que serve o experimento? O líder da pesquisa, Kit Parker, acredita que será possível estudar algumas leis fundamentais das bombas musculares. Ou seja, a água-viva com coração de rato é um ensaio na busca por modelos artificiais do coração humano. Trata-se de uma boa notícia para pessoas que sofrem de problemas cardíacos, mas também para ratos, macacos, e outros animais obrigados a servir como cobaias em laboratórios.
Parker acredita que sua equipe está levando a biologia sintética a um novo nível. “Normalmente, quando se falava de formas sintéticas de vida, o processo consistia em colocar novos genes dentro de uma célula viva. Mas aqui nós construímos um animal. Não se trata apenas de genes, mas também de morfologia e função”.
A equipe agora planeja construir uma medusóide usando células cardíacas humanas. Os pesquisadores entraram com pedido de patente para usar seu design, ou algo similar, como uma plataforma para testar remédios. “Você tem uma nova droga para o coração?”, diz Parker. “Deixe-me colocá-lo em minha água-viva, e eu lhe direi se ela pode melhorar o bombeamento.”
A equipe também espera recriar sua engenharia em outras formas de vida marinha. “Nós temos um tanque inteiro de coisas lá dentro, e um polvo pronto.”

Nobel de Medicina diz que a cura da Aids está bem próximo


A virologista francesa Françoise Barre-Sinoussi, que ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 2008 junto com outros virologistas por identificar o vírus HIV, disse nesta quinta-feira, 19, que, após o anúncio das últimas descobertas, a cura da doença está à vista.
Françoise Barre-Sinoussi afirmou ainda que uma equipe de cientistas internacionais se uniu para encontrar a cura prevista, que é inspirada no caso de uma paciente norte-americano que se curou da Aids após passar por um transplante de células-tronco em Berlim, em 2007. A doação foi feita por outro homem que tem uma mutação genética rara que impede a contaminação pelo vírus HIV.
De acordo com a virologista, “isso prova que encontrar uma maneira de eliminar o vírus do corpo é realista”. Desde a cura desse paciente, cientistas vêm tentando repetir a façanha, apesar de seu alto custo e dificuldade. Agora, no entanto, o caminho será buscar uma reação semelhante, e não idêntica, e que seja mais barata e mais fácil de reproduzir.
Redução do número de mortes
Outras descobertas recentes também vêm animando os pesquisadores, trazendo novas esperanças. A virologista francesa diz que foi confirmado que uma minoria de pacientes, cerca de 0,3%, não apresenta sintomas da Aids mesmo sem nunca receber tratamento. Além disso, um pequeno grupo que recebeu medicamentos antirretrovirais na França passou a viver sem os sintomas da Aids.
Embora tenha evitado apontar um prazo para a descoberta da cura da doença, a Nobel de Medicina disse que é possível, “em princípio”, eliminar a pandemia até 2050 caso o acesso a medicamentos seja facilitado.
De 2005 a 2011 o número de mortes em decorrência da Aids diminuiu 24% em todo o mundo.

Tecnologia:Microsoft pode tornar canetas Stylus mais precisas

A Microsoft planeja criar uma caneta Stylus que permita que os usuários interajam com telas de quaisquer dispositivos, mesmo aqueles que não possuem telas sensíveis ao toque. De acordo com o site Technology Review, uma publicação do Massachussets Institute of Technology (MIT), a nova tecnologia usa uma câmera para monitorar os movimentos da caneta, além das informações dos sensores da tela.
Canetas stylus voltaram a se popularizar com lançamento do Galaxy Note, da Samsung.
Dessa forma, o dispositivo poderia reconhecer, com maior precisão, os movimentos que os usuários estão fazendo com a caneta ao interagir com a tela.
Segundo o site, ao passar a ponta da caneta sobre a tela, a câmera identifica os pixels da imagem e envia a informação precisa para o dispositivo, em tempo real. Na prática, a tecnologia envia as informações para o computador com a mesma velocidade de um mouse sem fio.
Os pesquisadores da Microsoft já desenvolveram um protótipo da caneta, mas agora o projeto está em discussão e a empresa decidirá se ele se tornará (ou não) um produto comercial. Uma das razões do interesse da empresa na nova tecnologia pode ser a compatibilidade tanto com tablet como notebooks e desktops, já que o Windows 8 funcionará nos diferentes produtos. Ela poderia facilitar o uso de alguns recursos do sistema.
Depois de anos longe do mercado, as canetas Stylus voltaram a aparecer com o lançamento do Galaxy Note, híbrido de smartphone e tablet, que permite desenhar e fazer anotações na tela. Depois do lançamento, outros fabricantes também lançaram produtos acompanhados pela caneta, como o tablet Asus Taichi, apresentado durante a Computex 2012, maior feira de tecnologia da Ásia, em junho.

sábado, 21 de julho de 2012

O QUE É UM “VIPERFISH”?


A viperfish é um peixe de água salgada no gênero Chauliodus , com longos dentes em forma de agulha e articuladas mandíbulas inferiores. Eles crescem em comprimentos de 30 a 60 cm (12-24 polegadas). Viperfish ficar perto profundidades inferiores (250-5,000 pés) nas águas tropicais e temperadas do dia e superficial durante a noite.
Uma combinação entre olhar penetrante e dentes longos e afiados faz deste peixe uma ameaça natural. Várias espécies do gênero Chauliodus habitam águas tropicais, onde suas compridas presas penetram mais facilmente na carne das vítimas.



O QUE É UM MIRACÉU?

         A versão brasileira do nome para estes peixes, pertencentes à família Uranoscopidae, não é à toa: a estratégia de caça destas espécies é se enterrar na areia e ficar apenas com o rosto de fora, virado para cima. Os miracéus penetram no solo de uma maneira com a qual podem sair rapidamente, e passam longos períodos de tocaia, esperando uma presa aparecer.




sexta-feira, 20 de julho de 2012

O QUE SÃO HOLOTHURIANS?


Dentro da classe dos pepinos do mar, na verdade, há alguns exemplares que nem chegam a se parecer com pepinos. Algumas espécies, no entanto, são redondas e tem tentáculos espiculados ao longo do corpo, que se parecem com raízes de árvore. Alguns indivíduos são ricos em cores exuberantes, o que enaltece seu lado exótico.
 



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nova galáxia é descoberta por cientistas

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram uma nova galáxia por meio do telescópio espacial Hubble. A nova galáxia no espaço, em forma de espiral, é semelhante à Via Láctea, e está a uma distância de aproximadamente 10,7 bilhões de anos-luz.
Os astrônomos comemoram a descoberta. A astrônoma Alice Shapley disse que a descoberta da nova galáxia foi uma surpresa e ocorreu por acaso. “Nosso grupo conduzia um estudo sobre galáxias geradoras de estrelas datadas do início do universo e, então, de repente, a BX442 surgiu em imagem, com sua estrutura em espiral”, disse.
Em seguida, a cientista não escondeu o espanto pelo que viu nas imagens. “Não esperávamos uma forma tão bela, uma vez que a maioria das galáxias do início do universo é irregular e caótica”, disse Shapley.
A galáxia BX442 foi encontrada entre 300 galáxias distantes. Uma descoberta única, segundo os astrônomos, que acreditavam ser impossível achar outra galáxia datando de cerca de 3 bilhões de anos após o Big Bang.
A descoberta foi publicada na revista britânica Nature. Segundo os pesquisadores, a nova galáxia “representa um elo entre as galáxias mais antigas e mais turbulentas, e as galáxias espiraladas em rotação que vemos ao nosso redor”.

O QUE É UM TATUÍRA?

Este nome brasileiro define um grupo de crustáceos gigantes, que mais parecem um besouro ampliado em umas mil vezes. Apesar disso, os animais do gênero Bathynomus habitam mares a profundidades significativas. Os maiores exemplares chegam a alcançar mais de 40 centímetros de comprimento, o que requer duas mãos adultas para segurá-los.




quarta-feira, 18 de julho de 2012

Carro novo terá de ter rastreador

Após cinco anos de discussões, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de kits antifurto nos veículos vendidos no País. A partir de janeiro, 20% de todos os automóveis e caminhões novos terão de ter instalados sistemas de bloqueio e rastreamento. Em agosto, serão 100% dos veículos novos. Para as motos, o prazo de adequação para o total da frota vence em janeiro de 2014.
Os sistemas deverão estar instalados nos carros. Mas será opção de cada proprietário decidir se vai ou não pagar para manter o serviço de rastreamento, que deverá ser contratado em uma empresa privada do ramo. Já o bloqueio deverá vir funcional, com a opção de ser acionado diretamente pelo proprietário.
O projeto já havia sido adiado por cinco vezes. Entre os motivos, estava a falta de definição da tecnologia usada para manter a comunicação entre o carro e a central de rastreamento. A Deliberação 128 do Contran, que determinou o novo cronograma, foi publicada há duas semanas.
Cada fabricante (ou importador) de veículo terá de homologar seu modelo no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Uma busca feita no sistema do órgão mostra que cinco fabricantes já têm seus sistemas homologados. Mas ainda não há certeza quanto ao impacto que a medida trará ao preço dos carros.
Atualmente, as empresas que oferecem esses kits os comercializam por preços que variam entre R$ 200 e R$ 500, mais cerca de R$ 50 mensais pela assinatura dos serviços de rastreamento.
Uma das justificativas para a criação da medida é a possível diminuição do número de furtos de veículos e, consequentemente, do valor dos seguros.

O chip que faz pessoas com deficiência voltarem a andar


Em Avatar, filme dirigido por James Cameron, o ex-fuzileiro Jake Sully (interpretado por Sam Worthington) é paraplégico. Mas, quando decide participar do Programa Avatar, suas conexões neurais o conectam a um avatar e então o ex-fuzileiro consegue andar. No filme, isso só ocorre quando o cérebro de Sully consegue controlar, de forma virtual, o seu avatar no belo mundo de Pandora.

No mundo real, apesar de muitos estudos científicos sobre o tema, ainda não é possível fazer uma pessoa com as limitações de Jake Sully voltar a andar. Mas cientistas brasileiros estimam que isso possa começar a ocorrer em 2030. A ideia de pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, é que um chip seja implantado na parte mais externa do córtex cerebral. Quando for ativado, esse dispositivo poderá comandar os movimentos de uma pessoa com deficiência física por meio de um exoesqueleto (espécie de esqueleto artificial feito de metais resistentes).

"À medida que um campo magnético mantido fora da cabeça se aproximasse desse chip, ele iria se energizar e passaria a ler e enviar os comandos do cérebro para fora, utilizando essa mesma energia", explicou em entrevista à Agência Brasil Mario Alexandre Gazziro, professor do Departamento de Ciência da Computação da USP.


2013: O salário mínimo será R$ 667,75

Foi aprovado nesta terça-feira, 17, pelo Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013, que estipula o valor R$ 667,75 para o salário mínimo brasileiro no ano que vem.
O valor é resultado da fórmula de aumento do mínimo que consta em lei aprovada em fevereiro de 2011. Segundo esta fórmula, o aumento do mínimo reflete a projeção de inflação para o ano anterior somada ao crescimento do PIB nos dois anos anteriores.
Acordão sobre emendas parlamentares
No caso do salário mínimo de 2013, foram considerados um índice inflacionário de 4,6% e uma expansão da economia de 2,7%, o que resultou em um reajuste de 7,35%.
A aprovação da LDO de 2013 foi possível graças a um acordo sobre emendas parlamentares que prevê a liberação de R$ 4,5 milhões para cada integrante da base aliada do governo e de R$ 3 milhões para cada parlamentar da oposição.

Facebook: o Big Brother da Polícia


Prever crimes antes que eles aconteçam é um velho sonho dos regimes, e já serviu de alegoria distópica nas mais diversas tramas de ficção científica. Se depender da rede de Mark Zuckerberg, a ideia pode estar saindo do terreno da ficção. Segundo o site Mashable, o Facebook ajudará a polícia a monitorar ações criminosas antes que elas aconteçam. O sistema, espécie de Big Brother das redes sociais, se dá através de um software que faz a monitoração do chat procurando palavras chave ou frases que possam levantar algum tipo de suspeita. O programa fica atento a certas frases que já foram encontradas em registos de conversas mantidas por criminosos, especialmente em conversas entre usuários com uma grande diferença de idade (o que ajudaria a caçar predadores sexuais).
Caso o software detecte um conteúdo suspeito nas conversas os funcionários responsáveis pela segurança no Facebook são notificados, e poderão chamar a polícia caso julguem necessário. Segundo Joe Sullivan, chefe de segurança do Facebook, o sistema de filtragem já ajudou a levar a julgamento pelo menos um pedófilo. O responsável salienta ainda que esta política tem como único objetivo a segurança dos utilizadores do site.
O problema, segundo o Mashable, é que ainda não se sabe se as conversas monitoradas são apagadas ou guardadas. Pior: não se sabe o que os funcionários do Facebook poderão fazer com elas.

HIV: EUA aprovam uso de remédio que previne a infecção

Autoridades norte-americanas aprovaram pela primeira vez o uso de um medicamento destinado a prevenir a infecção pelo vírus HIV. A droga, chamada Truvada, poderá ser usada por pessoas classificadas em grupos de risco ou que mantenham relações sexuais com parceiros soropositivos.
Um estudo feito em 2010 mostrou que o remédio diminui entre 44% e 73% o risco de contágio pela AIDS. No entanto, críticos do medicamento dizem que ele poderá criar uma falsa sensação de segurança em relação à doença.
O governo dos Estados Unidos informou que o Truvada deverá ser usado inserido em “um plano amplo de prevenção do HIV, que inclui o uso de preservativos e de exames de detecção do vírus”.

Facebook: ¿como remover vírus?

As redes sociais, cheias de possibilidades de interação e compartilhamento, criam um ambiente propício para a propagação de vírus e outros programas maliciosos na web. Recentemente, por exemplo, um malware enganou mais de 8.000 pessoas no Facebook disfarçado como uma ferramenta de botão “Dislike” (não-curtir) na rede social.
O uso de aplicativos falsos como o botão “Dislike” representa o tipo de golpe mais comum no Facebook. Postagens de amigos (que já estão infectados) com links maliciosos também podem ser vistas na rede social, mas não com tanta frequência como no Orkut, por exemplo.
Nos dois casos (aplicativos e mensagens de amigos), o arquivo malicioso acaba se tornando um complemento no seu navegador e um aplicativo autorizado na sua conta do Facebook. Por isso, a remoção de um malware no Facebook exige que o usuário desabilite a extensão no seu navegador e o aplicativo do seu perfil. Veja abaixo como fazer essa remoção em cada navegador e também no Facebook:
No Internet Explorer:
1 - Para desabilitar os complementos do Internet Explorer, você deve acessar o menu Ferramentas (Tools) e, em seguida, Gerenciar Complementos (Manage add-ons);
2 - Em seguida, você só precisa desabilitar o complemento indesejado (que normalmente vai ter o nome relacionado com o malware do Facebook, como no caso do “Dislike”).
No Mozilla:
1 - Aperte “Alt” para visualizar o menu. Depois, clique em Ferramentas (Tools) e em Complementos (add-ons);
2 - Agora é só desabilitar os complementos que você achar suspeito. Por fim, reinicie o Firefox.
No Google Chrome:
1 - Clique no ícone de ferramentas (a chave inglesa que fica no canto superior direito do navegador);
2 - Depois, vá ao menu Ferramentas (Tools) e Extensões (add-ons). A regra no Chrome é a mesma dos outros navegadores: delete os aplicativos suspeitos.
No Facebook:
1 - Vá ao canto posterior direito da sua página e clique na seta que aponta para baixo;
2 - Depois, vá em Configurações de Conta. No menu à esquerda, clique em Aplicativos. Vai aparecer uma lista de todos os aplicativos e jogos que você usa na rede social. É só procurar o aplicativo indesejado, clicar nele e escolher a opções Remover Aplicativo.
Após realizar essas ações, faça uma varredura com antivírus no seu computador. Há um aplicativo chamado Norton Safe Web, que verifica se o seu perfil está infectado. Na web você encontra outras ferramentas antivírus para usar no Facebook. E o mais importante de tudo: tome cuidado com o que clica no Facebook.

Parede inteligente usa nanotecnologia para controlar temperatura

A RavenWindow, da RavenBrick, promete avançar ainda mais no conceito de casa sustentável. O vidro, que deve ser usado em janelas, muda a sua tonalidade em resposta à temperatura, de modo que bloqueia a luz solar de entrar em um edifício após uma temperatura ideal tenha sido atingida. Funcionam mais ou menos como os óculos que transformam a cor das lentes conforme a luminosidade.
Para um efeito melhor ainda, a janela pode ser combinada com uma camada de material isolante que armazena calor durante o dia e libera à noite para formar o sistema RavenSkin Smart.
A tecnologia amiga do meio ambiente é fruto do trabalho do cientista Wil McCarthy. Quando a janela é fabricada, a temperatura é decidida no ponto de inflexão para o tingimento do vidro. Uma vez que escurece, raios de calor solares são refletidos a distância.
Mesmo com a cor mais escura das janelas, é possível ver o exterior normalmente. Mas quem está de fora não enxerga a parte de dentro. Portanto, quando tirar as persianas ou instalar bloqueadores de calor, o recinto ainda receberá luz natural.
O RavenSkin Smart System promete reduzir contas de energia em até 30%, o que deve compensar, segundo o criador, o custo de instalação. O "sistema de energia infravermelho" não envolve eletricidade, peças móveis ou fios, por isso é de baixa manutenção.

sábado, 14 de julho de 2012

¿Redes sociais: será o fim dos currículos?

Os executivos brasileiros aparecem no topo da lista dos que disseram “sim” a uma pesquisa internacional sobre se o currículo tal e qual o conhecemos está com os dias contados.
Para 34% dos executivos brasileiros ouvidos pela consultoria Robert Half, tudo indica que redes sociais como o LinkedIn e o Facebook têm tudo para serem o ponto de partida do recrutador para a seleção de novos contratados.
Recrutadores já estão de olho nas redes
Em segundo lugar na pesquisa aparecem os executivos holandeses: 30% deles acreditam que LinkedIn e Facebook vão substituir o currículo já nos próximos anos. O terceiro da lista é o Chile, com 29% dos executivos locais prevendo a “morte” do currículo.
Vinte por cento dos recrutadores ouvidos pela pesquisa admitem que já checam os perfis dos candidatos nas redes sociais a fim de avaliar o seu comportamento.

Asteroides: ameaça iminente


A queda de asteroides são o máximo em eventos de baixa probabilidade e alto impacto. Em 1908, uma rocha espacial de algumas dezenas de metros de largura caiu na Sibéria. O choque derrubou mais de dois mil quilômetros quadrados de florestas. O poder da explosão ficou entre 10 e 15 megatoneladas, o equivalente ao poder das armas nucleares mais poderosas produzidas durante a Guerra Fria. O fato de o meteorito em questão ter atingido a Sibéria, e não, digamos, Paris ou Beijing, foi pura sorte.
Felizmente, os políticos estão cientes do risco. Em 1992, o Congresso norte-americano sugeriu que a NASA começasse a monitorar asteroides cujas órbitas ameaçassem a Terra. No momento, a NASA tem ciência de 1.320 “asteroides potencialmente nocivos”, definidos como aqueles cujas órbitas se aproximam da Terra e que têm mais de 150 metros de largura, mas acredita que apenas um quarto deste total seja realmente ameaçador.
Mas a NASA poderá contar com ajuda – ou competição – em breve. Em 28 de junho, a fundação B612, uma organização sem fins lucrativos batizada em homenagem ao lar do personagem de “O Pequeno Príncipe”, anunciou que deseja lançar um telescópio espacial detector de asteroides. Apelidado de Sentinela, o telescópio será financiado por doações privadas, montado por uma equipe de engenheiros – incluindo ex-membros de equipes que montaram outros telescópios espaciais enviados ao espaço pela NASA e, caso tudo dê certo, lançado pela SpaceX, uma empresa de lançamento de foguetes, em 2018.
A ambição da fundação é produzir um mapa de asteroides que registre 90% dos objetos próximos à Terra que têm mais de 140 metros de largura, e metade daqueles com mais de 50 metros. Armados com dados de órbitas e velocidades, os astrônomos poderão calcular quais são uma ameaça ao longo do próximo século.
Pode parecer paranoia se preocupar com esse tipo de coisa. Por muito tempo, a queda de asteroides foi tratada como uma piada. As risadinhas silenciaram em 1994, quando fragmentos de um cometa chamado Shoemaker-Levy 9 se chocaram contra Júpiter. A energia liberada por essa colisão foi centenas de vezes maiores do que a soma de todas as armas nucleares da Terra. O entalhe, cujo tamanho é equivalente ao do planeta Terra, permaneceu durante meses na atmosfera de Júpiter.
E este não é o único encontro preocupante dos últimos tempos. Em 17 de junho de 2002, por exemplo, astrônomos detectaram uma rocha de 80 metros de comprimento que não atingiu a Terra por pouco – em termos astronômicos – e atravessou a órbita da Lua. O problema é que a presença desta só foi percebida três dias após o seu ponto de proximidade máxima. O Sentinela, caso de fato seja lançado, deve tornar esse tipo de acontecimento menos provável.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nanotecnologia: tênis anti-sujeira


O vídeo abaixo apresenta a funcionalidade de um produto anti-sujeira feito com nanotecnologia para caçaldos.
O produto forma uma barreira ultrafina e invisível ao redor das fibras do tecido ou couro, é como se cada fibra fosse revestida com teflon, porém sem alterar nada em sua aparência ou toque.
Além disso, o produto é 100% atóxico, sem cheiro e sem solventes químicos.
Veja o vídeo:

Especialistas afirmam que os Riscos da maconha são 'subestimados'


Especialistas alertam que o público perigosamente subestima os riscos de saúde ligados a fumar maconha.
A British Lung Foundation realizou um levantamento de 1.000 adultos e constatou que um terço erroneamente acredita que a cannabis não prejudica a saúde.
Amplamente utilizado
Os números mais recentes mostram que 30% das pessoas entre 16 e 59 anos de idade na Inglaterra e no País de Gales usaram cannabis em suas vidas.
Um novo relatório do BLF diz que há ligações científicas entre fumar maconha e a ocorrência de tuberculose, bronquite aguda e câncer de pulmão.
O uso de cannabis também tem sido associado ao aumento da possibilidade de o usuário desenvolver problemas de saúde mental, como a esquizofrenia.
Parte da razão para isso, dizem os especialistas, é que as pessoas, ao fumar maconha, fazem inalações mais profundas e mantêm a fumaça por mais tempo do que quando fumam cigarros de tabaco.
Isso significa que alguém fumando um cigarro de maconha traga quatro vezes mais alcatrão do que com um cigarro de tabaco, e cinco vezes mais monóxido de carbono, diz a BLF.
A pesquisa descobriu que particularmente os jovens desconhecem os riscos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aedes Aegypti modificado


O Ministério da Saúde inaugurou no último fim de semana na Bahia uma fábrica com capacidade para produzir quatro milhões de machos transgênicos do mosquito Aedes Aegypti por semana. 
A fábrica fica na cidade de Juazeiro. Os mosquitos foram geneticamente alterados para impedir sua reprodução e, assim, ajudar no combate à dengue.

Testes bem sucedidos

Os primeiros lotes do mosquito transgênico produzidos em Juazeiro devem ser liberados no município baiano de Jacobina, que tem população de 79 mil habitantes e registrou até agora 1.647 casos de dengue em 2012.
O Aedes transgênico já foi testado em dois bairros de Juazeiro que tinham um alto índice do mosquito. A população do inseto foi reduzida em 90%. Desde o começo do ano 431.194 pessoas já adoeceram com dengue no Brasil.

Marco civil da web deve ser votado hoje

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de lei que estabelece o marco civil da internet deverá votar hoje (11) o substitutivo apresentado pelo relator da matéria, deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Segundo ele, as principais mudanças de redação feitas no projeto têm como objetivo aumentar a proteção aos usuários.
“Estamos modificando a redação de alguns artigos, deixando mais clara a proteção à privacidade do usuário”, explicou Molon. O novo marco civil estabelece os princípios que devem nortear o uso da rede no Brasil, além dos direitos dos usuários, das obrigações dos provedores do serviço e das responsabilidades do Poder Público.
Outra mudança refere-se à atuação do Comitê Gestor da Internet (CGI) sobre a definição da neutralidade de rede, que é a garantia de tratamento igualitário dos dados que trafegam na internet. “O CGI vai continuar a ser decisivo sobre a definição de neutralidade, sem ser o órgão regulador. Não propomos em momento nenhum que ele regulasse essa questão, mas o governo entendeu que, do jeito que estava escrito, o CGI regulamentaria, que não é o papel dele, de fato”.
A proposta deveria ter sido votada ontem (10) pela comissão, mas Molon pediu mais tempo para analisar as propostas que foram encaminhadas por meio do portal e-democracia, da Câmara dos Deputados. Segundo ele, entre quarta-feira (4) e sexta-feira (6) da semana passada, o portal recebeu mais de 14 mil visitas, com 109 contribuições ao projeto.
O diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, criticou o pouco tempo para a análise das contribuições da sociedade ao relatório. Segundo ele, isso pode levar a um engessamento da rede, o que poderá impedir mudanças no futuro. Para Levy, o risco é ter questões com as quais se possa concordar no texto e não perceber que daqui a seis meses poderia não ter concordado, porque não houve análise suficiente a respeito daquilo. Ele também manifestou preocupação com uma possível restrição à flexibilidade dos provedores de internet em oferecer planos diferenciados aos clientes.

Windows 8

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira que os primeiros PCs rodando a nova versão do Windows chegarão às lojas no fim de outubro. A companhia afirmou que lançará a cópia final do Windows 8 para os fabricantes (conhecida como "Release to Manufacturing") na primeira semana de agosto. As informações são do site The Verge.
O anúncio foi feito pela CFO da companhia, Tami Reller, durante uma conferência para parceiros da empresa, que acontece no Canadá. A executiva afirmou que a Microsoft está "no caminho certo" para lançar a versão final do sistema operacional.
A empresa lançou no fim de maio a versão Release Preview do Windows 8, uma última versão de teste do novo sistema operacional antes do lançamento oficial, que marca a maior reforma do sistema operacional da companhia desde o Windows 7.
O novo Windows terá uma versão otimizada para aparelhos com tela touchscreen. No mês passado, a Microsoft apresentou em Los Angeles a própria linha de tablets rodando o sistema, na tentativa de competir com a Apple e reinventar o Windows.
A linha Surface tem um tablet para disputar mercado com o iPad e outro para competir comlaptops de menor porte. Ambos incluem um teclado retrátil e usam o sistema operacional Windows 8.

Sem Falhas

O corte na internet de usuários infectados com um vírus descoberto em 2007 marcado para a madrugada de segunda-feira parece não ter causado grandes problemas ao redor do mundo. De acordo com o site CNET, as empresas de segurança não relataram interrupções significativas ligadas ao vírus DNSChanger. "Nós não recebemos um único relato" de alguém que perdeu o acesso à internet, afirmou Johannes Ullrich, chefe de pesquisa do Instituto SANS.
O malware, conhecido como DNSChanger, começou a se espalhar em 2007 e ainda hoje circula por computadores no mundo todo. Para parar a disseminação da praga, o FBI desligou nesta madrugada os servidores para onde as máquinas infectadas estavam sendo direcionadas, fazendo com que elas ficassem sem acesso à internet.
De acordo com o CNET, a campanha de conscientização das últimas semanas parece ter funcionado, e milhares de usuários afetados pelo vírus usaram ferramentas online disponibilizadas por empresas de segurança para eliminá-lo. O número de computadores infectados caiu para 211 mil mundialmente na noite de domingo, ante um total de 252 mil há alguns dias.
Além disso, segundo a empresa de segurança F-Secure, muitos provedores de internet configuraram servidores DNS próprios para serem utilizados depois do desligamento dos do FBI, fazendo que seus clientes, mesmo que ainda infectados pelo DNSChanger, continuem conectados.
O DNSChanger é um malware customizado que se espalhou através de canais convencionais como e-mails infectados, sites de segurança duvidosa e scripts, e forçava computadores contaminados a se conectarem a falsos servidores, direcionando-os para locais de escolha dos próprios malfeitores, muitos destes de natureza fraudulenta, em que os golpistas lucram com propaganda.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Concurso: Receita Federal salário 13 mil

A Escola de Administração Fazendária (Esaf) divulgou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (09), a realização de concurso público destinado a selecionar 200 candidatos para o cargo de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. As provas objetivas estão previstas para os dias 15 e 16 de setembro. O prazo de validade do concurso será de seis meses, prorrogável por igual período. Os aprovados serão nomeados e terão lotação em Brasília (DF) ou nas unidades descentralizadas da Receita Federal do Brasil.
Para participar é necessário possuir curso superior em qualquer área. A primeira etapa da seleção constará de prova objetiva de conhecimentos gerais, prova objetiva de conhecimentos específicos e prova discursiva. Na segunda etapa haverá sindicância de vida pregressa a ser realizada pela Esaf. Os locais de aplicação das provas serão divulgados, exclusivamente no site da Esaf, durante os três dias que antecederem à realização das provas.
As inscrições serão abertas no dia 16 de julho e encerram no dia 29 de julho no site da Esaf. A taxa de participação custa R$ 130,00 e poderá ser paga até o dia 30 de julho. O boleto bancário deverá ser impresso imediatamente após a conclusão do preenchimento do formulário de inscrição. Quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) fica isento da taxa. A remuneração do cargo é de R$ 13.600,00.

CUIDADO COM O VÍRUS DNS CHANGER

Cerca de 350 mil computadores em todo o mundo podem ficar sem acesso à internet a partir das 13h (horário de Brasília) desta segunda-feira, 9. O alerta foi feito pelo FBI. A polícia federal norte-americana avisou que todos os computadores que estiverem infectados com um vírus chamado DNS Changer serão “desconectados”.
No Brasil, estima-se que 6 mil computadores serão afetados. O vírus DNS Changer, um tipo de malware que permite que hackers comandem de forma remota computadores alheios e realizem operações fraudulentas, começou a infectar as máquinas no final do ano passado.
Faça o teste

Desde então, o FBI criou uma rede de segurança para proteger os usuários afetados, dando-lhes tempo para limpar seus arquivos. A partir desta segunda, no entanto, esta rede será desativada, o que irá afetar os computadores que ainda estão infectados.
O FBI criou um site, o dcwg.org, onde é possível verificar se o seu computador está infectado. Não é preciso baixar nenhum arquivo para realizar o teste.

sábado, 7 de julho de 2012

Cuidado! A partir desta sexta os políticos vão pedir o seu voto

O período de propaganda eleitoral começa oficialmente nesta sexta-feira, 6. Os candidatos a prefeito e a vereador já podem fazer comícios e usar a internet para pedir votos. Já a propaganda eleitoral em programas de TV e rádio começarão no dia 21 de agosto.
Na internet, está liberada a publicação de sites para fins eleitorais, mas só se o endereço eletrônico da página do candidato tiver sido informado aos cartórios eleitorais. Os políticos podem também usar e-mail, blogs e redes sociais para pedir votos aos eleitores.
Norma anti-spam
Os candidatos que disputarão as eleições 2012 não podem, contudo, pagar por propaganda eleitoral na internet. O TSE determinou ainda que os e-mails disparados pelos políticos tenham um mecanismo de descadastramento, para evitar que os internautas-eleitores tenham suas caixas-postais inundadas por spams.
A exemplo das eleições 2010, o TSE novamente vedou anúncios de candidatos em outdoors, realização de showmícios e até mesmo a participação de artistas com o objetivo de animar comícios e reuniões eleitorais, bem como a colagem de propagandas eleitorais em bens públicos, como postes, viadutos, passarelas ou pontes.

O seu corpo: transferência segura de dados

Imagine se você pudesse destrancar a porta da sua casa simplesmente tocando a maçaneta por alguns segundos e sem usar a chave. Com atecnolocia recém-desenvolvida pela AT&Ttalvez isso seja possível daqui alguns anos.

A empresa lançou o que está chamando de "Bio-acoustic Data Transfer", um sistema que reconhece o indivíduo pela vibração de seus ossos - que é única, assim como as impressões digitais - e, a partir daí, transfere de forma segura dados entre pessoas e objetos ou entre uma pessoa e outra.

O primeiro protótipo criado foi aplicado em uma fechadura. Ao encostar-se à maçaneta, o sistema envia o sinal daquela pessoa para a porta e ela identifica quem é que está tentando entrar. Caso seja o dono da casa, a porta se abre automaticamente, mas se for uma pessoa não-autorizada, a maçaneta se mantém trancada. Já se o sinal enviado for de um amigo, a porta identifica a pessoa conhecida e, então, mostra ao dono da casa a pessoa que está na frente de sua casa.