quarta-feira, 18 de julho de 2012

Parede inteligente usa nanotecnologia para controlar temperatura

A RavenWindow, da RavenBrick, promete avançar ainda mais no conceito de casa sustentável. O vidro, que deve ser usado em janelas, muda a sua tonalidade em resposta à temperatura, de modo que bloqueia a luz solar de entrar em um edifício após uma temperatura ideal tenha sido atingida. Funcionam mais ou menos como os óculos que transformam a cor das lentes conforme a luminosidade.
Para um efeito melhor ainda, a janela pode ser combinada com uma camada de material isolante que armazena calor durante o dia e libera à noite para formar o sistema RavenSkin Smart.
A tecnologia amiga do meio ambiente é fruto do trabalho do cientista Wil McCarthy. Quando a janela é fabricada, a temperatura é decidida no ponto de inflexão para o tingimento do vidro. Uma vez que escurece, raios de calor solares são refletidos a distância.
Mesmo com a cor mais escura das janelas, é possível ver o exterior normalmente. Mas quem está de fora não enxerga a parte de dentro. Portanto, quando tirar as persianas ou instalar bloqueadores de calor, o recinto ainda receberá luz natural.
O RavenSkin Smart System promete reduzir contas de energia em até 30%, o que deve compensar, segundo o criador, o custo de instalação. O "sistema de energia infravermelho" não envolve eletricidade, peças móveis ou fios, por isso é de baixa manutenção.

Nenhum comentário: