segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
domingo, 30 de janeiro de 2011
Técnica pode 'desligar' estresse no cérebro
Pesquisas recentes indicam que é possível modificar a estrutura cerebral de forma a reduzir os impactos do estresse a partir de técnicas de meditação.
Para verificar isso, a BBC convidou o britânico Todd German, funcionário de um parque temático de vida marinha na Inglaterra, a participar de um curso sobre o estado de "atenção plena", alcançado por meio da meditação.
Todd German afirmou que gostaria de tentar a meditação porque enfrenta dificuldades de sono. Pessoas que meditam seriam capazes de 'desligar' as preocupações ou pensamentos negativos.
Após uma semana de testes, German afirmou não ter se convencido totalmente, mas admite que a técnica permite se desligar um pouco, limpar a cabeça e também sentir a calma se transferir para o corpo.
Procurada pela BBC, a pesquisadora Elena Antanova, especialista em estudos sobre o cérebro da universidade londrina King's College, afirmou ser possível mudar a configuração do órgão voluntariamente por meio da meditação, afastando os efeitos danosos do estresse.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Robôs ajudam pessoas com paralisia
Agora, um novo estudo usa robôs para adicionar uma entrada sensorial nessas interfaces. Os pesquisadores mostraram que isso permitiu que macacos movessem um cursor em uma tela com mais rapidez e precisão.
Segundo os pesquisadores, muitos pacientes que são portadores de deficiência motora têm uma resposta sensorial parcial. Assim, adicionar robôs poderia fornecer esse tipo de sensação.
Para se beneficiar desta solução, o paciente paralisado deve ter ainda alguma informação sensorial nos membros, apesar da perda da função motora. Essa é uma ocorrência comum, especialmente em pacientes com esclerose lateral amiotrófica ou lesão medular incompleta.
Para testar a teoria, os pesquisadores equiparam dois macacos com “mangas de camiseta robóticas” que se ajustam ao longo dos braços dos animais. Os macacos realizaram a tarefa de mover um cursor em uma tela, primeiro simplesmente usando seus olhos e, em seguida, usando o movimento que o braço robótico acrescentou. O braço-robô que pode ser vestido foi usado para que o paciente “sinta” a posição e o movimento do cursor com o braço.
Os pesquisadores mediram o tempo que os macacos levaram para alcançar seu destino com o cursor e a retidão do caminho percorrido pelo cursor em ambos os casos. O resultado: com o braço robótico, os macacos foram 40% mais rápidos e o caminho cursor foi 40% mais reto.
Os cientistas têm esperanças de que os robôs sejam usados pelos que sofrem de paralisia. Os sinais do cérebro poderiam ser utilizados para mover o robô, assim o paciente pode interagir com o mundo exterior e, ao mesmo tempo, ter uma resposta sinestésica.
Yahoo coloca jogos em pontos de ônibus
Uma parceria entre o Yahoo!, a agência municipal de transportes de São Francisco (EUA) e a Clear Channel deu um novo olhar para os pontos de ônibus da cidade. Foram instaladas telas touch screen em 20 paradas, onde quem aguarda o coletivo pode se distrair com jogos variados.
A ação comporta uma competição entre bairros. Quando o morador se cadastra para jogar, ele escolhe uma região e passa a ser representante dela, então encontra um adversário de outra localidade para enfrentar.
São várias opções de jogos multiplayer, entre quebra-cabeças e enigmas. E o bairro que acumular 100 pontos levará como prêmio um show gratuito, no dia 28 de janeiro, da banda Ok Go, que esteve no Brasil recentemente para participar do VMB 2010.
Além de entreter os viajantes, a nova plataforma se mostra mais uma oportunidade para marcas capturarem a atenção dos consumidores. E numa condição privilegiada, em que a chance de reter a atenção é grande devido ao tédio da espera do coletivo.
Nanotubo de carbono controla spin de elétrons
Spintrônica
Uma nova descoberta científica poderá ter implicações profundas para os componentes da nanoeletrônica, sobretudo no campo da spintrônica.
Pesquisadores da Dinamarca e Japão, trabalhando conjuntamente, mostraram como os elétrons apresentam uma interação única entre o seu movimento e seu campo magnético associado - o chamado spin - quando estão sobre um nanotubo de carbono.
SUPER RUA
Não é uma rua e nem uma avenida; não é uma via expressa e nem tampouco uma rodovia.
Seus criadores a chamam simplesmente de "super rua".
E, segundo os primeiros testes, as super ruas diminuem significativamente o tempo gasto em cada trajeto e levam "a uma drástica redução nas colisões entre automóveis e ferimentos em acidentes."
Tempo de viagem e acidentes
"O estudo mostrou uma redução de 20 por cento no tempo total de viagem em relação aos cruzamentos similares que usam os modelos de tráfego convencional," afirma Dr. Joe Hummer, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Hummer e seus colegas fizeram a primeira avaliação real deste modelo de tráfego, projetado para atender às necessidades de vias interligação, que normalmente interligam rodovias ou vias expressas de grande tráfego.
Os testes mostraram uma redução de 46% nas colisões de automóveis. E os acidentes que ocorreram tiveram 63% menos feridos do que os acidentes em vias similares com desenho tradicional.
O que são super ruas
Super ruas são vias locais ou de interligação, e não vias expressas.
São vias onde as conversões à esquerda das ruas laterais são redirecionadas, assim como o tráfego das ruas que precisam cruzar a super rua.
Nos dois casos, os motoristas são primeiro obrigados a fazer uma curva à direita e então fazer um retorno em U.
Embora isso possa parecer mais demorado, o estudo mostrou que o resultado prático é uma significativa economia de tempo no trajeto, uma vez que os motoristas não ficam mais parados esperando para virar à esquerda, ou parados no cruzamento, esperando para entrar na via.
Curiosidade interessante
O conceito de super rua não é novo, mas tem permanecido como uma curiosidade, com poucos trabalhos de aferição cuidadosa de suas vantagens ou desvantagens em relação ao sistema tradicional de tráfego.
Segundo Hummer, este foi o maior estudo já feito, envolvendo 16 super ruas implantadas no estado da Carolina do Norte. Os resultados levam em conta tanto super ruas dotadas de semáforos quanto super ruas com fluxo totalmente livre.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Facebook desenvolve rede de compras
O Facebook começa a entrar no mercado de compras coletivas. O sistema "Buy with Friends" possibilitará compartilhar as compras realizadas e promoções para seus amigos na rede social. Por hora está restrito a compra de bens vituais, adquiridos com créditos do Facebook (para alívio dos outros serviços de compras coletivas).
Caso a gigante das redes sociais decida "migrar para o mundo real" este modelo de negócio, pode se tornar um forte concorrente a outros serviços como o Groupon e Peixe Urbano, pela abrangência da rede, com mais de 500 milhões de pessoas cadastradas, e pelo proatividade dos usuários. Segundo Liu, mais de 50% das pessoas que testaram o serviço optaram por compartilhar na rede as compras que realizam.
Sétimo aniversário do Orkut, veja a comunidade criada para comemorar a data
O Orkut comemora nesta semana o seu sétimo aniversário como a rede social mais usada pelos internautas brasileiros. De acordo com o Ibope, o site é usado por 91% dos brasileiros que têm perfil em alguma rede social. Para comemorar a data, o Google criou uma comunidade oficial onde os internautas brasileiros podem conhecer, em primeira mão, as atualizações do site. A comunidade está disponível no endereço orkut.com.br/orkutbrasil.
O Orkut bateu o recorde de envio de scraps no último Natal, com 95 milhões de mensagens enviadas, além de ter 62 milhões de fotos adicionadas no começo do ano. "O usuário do Orkut é muito maduro em redes sociais. Ele sabe muito bem com quem compartilhar suas fotos e outros conteúdos", disse Eduardo Thuler, gerente de produtos do Google, em comunicado.
O Google destaca ainda a participação dos desenvolvedores na plataforma, que criam games e aplicativos na rede social. O desenvolvedor de jogos como Colheita Feliz e Vida nas Passarelas atingiu US$ 35 milhões em receita no último ano. "O Orkut é uma plataforma lucrativa para desenvolvedores e também para o anunciante, que já sabe que pode facilmente encontrar seu target por lá" , afirma Valdir Leme, gerente de marketing para o Orkut.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Protótipo faz 111 km por litro de combustível
O carro combina pouco peso, aerodinâmica e um sistema híbrido para alcançar o feito
A Volkswagen divulgou imagens, nesta terça-feira, de um protótipo que, segundo a empresa, roda 111 km com um litro de combustível. O Formula XL1 será oficialmente apresentado ao público no salão do automóvel do Qatar, em 26 de janeiro.
O carro combina pouco peso, aerodinâmica e um sistema híbrido para alcançar o feito. O veículo tem autonomia de 35 km em seu modo elétrico.
Esta é a terceira geração de protótipos de baixo consumo da Volkswagen, todos baseados no desempenho por um litro de combustível. O primeiro foi apresentado em 2002 e o segundo em 20.
Proposta obriga acusado de improbidade a provar inocência
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7907/10, que classifica como ato de improbidade administrativa o aumento do patrimônio de um agente público de forma desproporcional a seus vencimentos. A proposta também estabelece que o próprio acusado de enriquecimento ilícito será responsável por provar que seus bens têm origem legal. Hoje, o Ministério Público, responsável pela acusação dos agentes, é responsável por investigar a origem dos bens suspeitos. A proposta altera a Lei da Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92).
O autor do projeto, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), explica que a obrigação de que o acusado seja responsável por provar sua inocência – a chamada inversão do ônus da prova – “possibilitará um maior e mais efetivo combate à corrupção”. “Fere o princípio de a razoabilidade a legislação exigir ao autor da ação, em especial ao Ministério Público, que, uma vez demonstrado o enriquecimento desproporcional do agente público, tenha também de demonstrar a origem desses valores”, argumentou o parlamentar.
Usuários de lan houses serão obrigados a se registrarem
Câmara analisa o Projeto de Lei 7270/10, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que torna obrigatória a manutenção de registro dos usuários de lan houses e estabelecimentos similares que proveem acesso à internet. Segundo a proposta, o cadastro deverá ser mantido por dois anos e terá os seguintes dados: endereço e telefone do usuário, número de identidade, equipamento usado e horários de início e do término da utilização do computador.
O projeto determina ainda que os dados sejam armazenados por meio eletrônico, ficando proibida sua divulgação, exceto mediante autorização do cliente, pedido formal do seu representante legal ou ordem judicial.
Fagundes argumenta que as lan houses têm sido usadas com frequência para realização de atividades ilegais por meio da internet O deputado lembra que isso ocorre pelo fato de esses estabelecimentos permitirem o acesso público não identificado à rede mundial de computadores. "Esses estabelecimentos são normalmente frequentados por crianças e adolescentes. Ao inibir a prática de delitos, a medida resguardará a segurança dos menores, afastando os delinquentes desses estabelecimentos", afirma o deputado.
Concordo! Do jeito que está. Está uma zona.
Concordo! Do jeito que está. Está uma zona.
MENINOS E MENINAS APRENDEM INFORMÁTICA ANTES DE ANDAR DE BICICLETA
O estudo aponta que 58% das crianças sabem jogar no computador, enquanto 20% nadam e 25% sabem andar de bicicleta. Outra conclusão é que 69% delas sabem como usar o rato, porém apenas 11% sabem atar os tênis. “Ficamos surpresos ao descobrir como a infância das crianças evoluiu. Enquanto boa parte delas não sabe nadar, atar os tênis ou preparar o próprio pequeno-almoço, a maioria sabe ligar um computador, usar um rato ou até jogar no computador”, diz o estudo
No que diz respeito aos telemóveis, o estudo apontou que 28% dos meninos e meninas sabem fazer telefonemas, mas apenas 20% têm conhecimento de como ligar para um telefone de emergência.
“É verdade que muitos de nós tivemos, durante a infância, televisões e videojogos como o Atari. Mas nenhuma dessas distrações mudou tão drasticamente a infância como o computador e a Internet têm feito nos últimos anos”, comentou J.R. Smtih, da AVG.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
FAB compra avião não tripulado Hermes 450
sábado, 22 de janeiro de 2011
RESULTADO DO SISU NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
A divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode acontecer na próxima segunda-feira sem incluir os estudantes do Rio de Janeiro. O objetivo é ganhar tempo para derrubar a ordem da Justiça Federal do Rio, já que ela tomou a decisão de prorrogar o processo de seleção dos candidatos do estado para a próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro.
O juiz da 10ª Vara Federal do Estado do Rio de Janeiro, Alberto Nogueira Júnior, adiou a divulgação para os alunos fluminenses por conta das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio. No entanto, segundo o Ministério da Educação (MEC), o sistema do SiSU não pode separar os alunos por estado e a classificação não pode acontecer por grupos isolados. O MEC pediu um prazo de dois dias para resolver a questão.
Às 14h07 desta sexta-feira, o Tribunal Regional Federal (TRF) do Rio de Janeiro recebeu da Advocacia-Geral da União (AGU) um pedido de suspensão da liminar que pede a prorrogação do prazo para alunos fluminenses, a favor do MEC. Também nesta sexta, o Ministério Público Federal do Rio pediu que a liminar tenha efeito em todo o Brasil.
A prorrogação das inscrições para apenas um grupo de alunos pode trazer outros problemas na Justiça em um futuro próximo. Estudantes de outros estados podem se sentir prejudicados por não terem também um prazo maior para se inscreverem.
Hotel feito de lixo é aberto em Madri
Nesta semana, quarta-feira, para ser mais preciso, ambientalistas abriram um hotel todo feito com lixo retirado de praias de países europeus na capital da Espanha, Madri.
A Organização Save the Beach, em português: Salve a Praia, tem como objetivo chamar a atenção para o problema de sujeira nas praias.
"Qualquer um que vá à praia pode deixar três ou quatro guimbas de cigarro e uma lata de Coca-Cola. Se isso for multiplicado por 47 milhões de espanhóis ou 300 milhões de europeus ou 6,5 milhões de pessoas no mundo, pode-se ver para onde estamos caminhando", afirmou o espanhol Fernando Godoy, cofundador da campanha.
O hotel tem apenas cinco quartos e foi projetado pelo artista alemão HA Schult especialmente para a campanha.
Os turistas afirmam que, apesar de ser feito com lixo, não se sente qualquer cheiro ou desconforto no hotel. Durante o dia, o hotel está aberto à visitação pública. Durante a noite, recebe os hóspedes que ganharam diárias em sorteios na internet.
A construção foi feita com lixo coletada na Espanha, Itália, Bélgica e França. Será que no Brasil não tem nenhuma ONG para adotar essa idéia? Afinal, tem tanta ONG por ai que ninguém sabe para que serve. Não é?
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Tubarões enxergam em preto e branco
Um grupo australiano formado por membros das universidades de Queensland e de Western Australia examinou os olhos de 17 espécies de tubarões. A descoberta: eles são daltônicos.
Os pesquisadores analisaram a retina dos animais e ela é anatomicamente formada para identificar apenas um padrão claro ou escuro. Ou seja, a cor vermelha seria vista como uma cor escura. Segundo o professor Nathan Hart, autor do estudo, a visão dos tubarões pode ser comparada a uma TV em preto e branco.
Pesquisa australiana analisou 17 espécies de tubarões e descobriram que eles enxergam em preto e branco |
Para termos de comparação, o tubarão possui um detector de luzes, enquanto o ser humano tem três, o que faz com que este último possa distinguir mais tonalidades.
"Se eles carecem de uma visão colorida, significa que o contraste de cores é mais importante na identificação de objetos", diz Hart.
Ele comenta que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de roupas de banho que sejam menos atraentes ou mais repulsivas para os tubarões, o que poderia reduzir o número de ataques envolvendo esses animais.
Uma estatística da Isaf (sigla da organização International Shark Attack File) mostra que a maior parte dos ataques de tubarões ocorreu com mergulhadores e surfistas que vestiam roupas de banho da cor escura.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Aplicativo do Google traduz conversas em tempo real
O aplicativo do tradutor Google Translate para celulares com a plataforma Android ganhou uma atualização e agora também traduz a conversa dos usuários.
O recurso, chamado Conversation Mode, “ouve” a frase de uma pessoa que fala ao celular, faz a tradução e repete o conteúdo em som alto, permitindo que o outro indivíduo do outro lado da linha ouça o conteúdo em sua própria língua – a tecnologia também faz o caminho inverso e traduz as respostas também.
O Google diz que a ferramenta ainda está em fase experimental e, por enquanto, funciona apenas para traduções do inglês para o espanhol. A empresa reconhece que fatores como “sotaque”, barulho e pronúncia muito rápida podem fazer com que o sistema não entenda o que a pessoa está dizendo.
Eodromaueus
“É o deleite de qualquer paleontólogo acordar de manhã, sair da barraca e se ver cercado pelo mais extraordinário cemitério fóssil que se possa imaginar”, escreveu em 1958 o paleontólogo americano Alfred Romer, a respeito dos tesouros do Vale da Lua. Como o nome indica, o Vale da Lua é uma região árida e desolada, situada ao pé da cordilheira dos Andes, na região de Ischigualasto, noroeste da Argentina. Suas rochas, desprovidas de vegetação, são responsáveis pela alegria de Romer e de gerações de paleontólogos. As rochas do Vale da Lua têm 230 milhões de anos. Delas saíram os fósseis dos dinossauros mais antigos conhecidos. No período Triássico, a região era uma planície alagada com florestas de araucárias de 40 metros de altura. Naquele pântano vivia um pequeno dinossauro bípede e carnívoro, o Eodromaeus (o “corredor da alvorada”, em grego). Do focinho à ponta da cauda, o Eodromaeus tinha um metro. Seus dentes eram serrilhados, as garras afiadas e, possivelmente, era coberto de penas. A espécie é considerada o antepassado comum dos dinossauros carnívoros - cujas estrelas são o Tiranossauro rex e o velociraptor. O Eodromaeus seria também o mais remoto ancestral de todas as aves, que descendem dos dinossauros carnívoros.
Site criminoso exibe dados de cidadãos brasileiros a partir do CPF
O analista de vírus Fabio Assolini, da Kaspersky Lab, divulgou a existência de sites criminosos capazes de exibir informações como endereço, sexo, data de nascimento e nome da mãe de aparentemente qualquer cidadão brasileiro. Os dados provavelmente são baixados do site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontando que falhas no sistema do próprio governo estariam facilitando a atividade criminosa.
Nobel de medicina afirma que moléculas de DNA podem se teletransportar
O biólogo francês Luc Montaigner, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2008 por seu trabalho com HIV e AIDS, afirmou que moléculas de DNA são capazes de se "teletransportar" de um tubo de ensaio para outro, apenas estando sujeitas a um campo eletromagnético fraco e de baixa frequência.
Montagnier afirma ter novas descobertas que prometem balançar novamente o mundo da ciência e da tecnologia. Em sua nova pesquisa, ele parece ter descoberto que moléculas de DNA teriam a capacidade de projetar "impressões eletromagnéticas" em um ambiente que nunca tiveram contato, podendo significar uma nova propriedade do DNA.
Videogame pode agravar distúrbios mentais
Pode haver problemas por trás dos olhares fixos da garotada que dedica tempo e energia demais aos videogames, afirma um novo e controvertido estudo com crianças da Ásia.
A pesquisa de dois anos envolveu mais de 3 mil crianças em idade escolar em Cingapura e constatou que uma em cada dez era "viciada" em videogames.
Segundo os pesquisadores, embora parte das crianças pareciam já sofrer de maiores problemas comportamentais, o uso excessivo de videogames aparentemente agravou os distúrbios.
"Quando as crianças se viciam, sua depressão, ansiedade e fobias sociais se agravam", disse Douglas Gentile, diretor do laboratório de pesquisa de mídia da Iowa State University, e participante do estudo.
"Quando elas conseguem superar o vício, sua depressão, ansiedade e fobias sociais melhoram", acrescentou.
Ele afirmou que nem os pais e nem os serviços de saúde estão prestando atenção suficiente para os efeitos dos videogames sobre a saúde mental das crianças.
"Tendemos a abordá-los como entretenimento, como apenas um jogo, e a esquecer que o entretenimento também nos afeta", disse ele. "De fato, se não nos afeta, o definimos como 'entediante'."
No levantamento, as crianças disseram que jogavam videogame, em média, por 20 horas por semana. Entre 9% e 12% dos meninos foram considerados como viciados pela pesquisa ante 3% a 5% no caso das meninas.
"Não é apenas um problema de curto prazo para a maior parte das crianças", disse Gentile.
domingo, 16 de janeiro de 2011
O que aconteceria se um meteorito se chocasse com a Terra ?
Este vídeo abaixo, mostra-nos uma terrível simulação, de como pode ser uma das mais possíveis formas de uma destruição completa do nosso planeta.
Nesta simulação, um meteoro com 500 km,choca-se com a Terra, causando sua total destruição. Aliás, estes encontros, já aconteceram pelo menos 6 vezes na história do planeta.
Veja o vídeo
Veja o vídeo
sábado, 15 de janeiro de 2011
Sobram 40 mil vagas em faculdades públicas
Mais de 39,5 mil vagas oferecidas em vestibulares de instituições públicas de todo o País ficaram ociosas em 2009. O número representa 10% do total de vagas públicas oferecidas e um crescimento de 7,7% em relação a 2008, revelou o Censo do Ensino Superior, divulgado ontem pelo Ministério da Educação. Apenas no Estado de São Paulo, 9,8 mil vagas não foram preenchidas.
A maior parte da ociosidade está nas redes públicas municipais (27,6 mil) e estaduais (10 mil). Nos institutos e universidades federais sobraram 1,9 mil vagas.
Para o professor Oscar Hipólito, do Instituto Lobo de Educação, tal índice de ociosidade é 'vergonhoso'. 'É uma coisa que não deveria acontecer em um País com um número relativamente baixo de oferta de ensino superior, em especial de ensino público', disse. Ele acredita que uma das razões é a falta de planejamento em relação à demanda.
Hipólito lembra que, além do não preenchimento de vagas, a taxa de evasão preocupa. 'Com alguns cálculos estatísticos, vemos que 20% dos alunos que entraram no sistema saem antes de se formar. Esse patamar tem se mantido desde 2000.'
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Restos de bebida alcoólica para gerar material supercondutor
Uma das Pedras Filosofais dos transportes e da geração de energia são os supercondutores: materiais que fazem com que correntes elétricas sejam conduzidas com quase ou nenhuma perda, resistência ou atrito o que permitiria, por exemplo, a criação de um sistema de trens que consuma pouca energia e atinja grandes velocidades ao flutuar sobre um campo magnético.
Pode parecer incrível, mas as sobras de bebida daquela festa de arromba que você deu no seu apartamento podem servir algum dia para erguer esses trens.
Moto de três rodas
Julien Rondino, um "designer" apaixonado pelo mundo motorizado, desenvolveu uma moto de três rodas em linha. Este é um dos projetos que mais impressionou aqueles que gostam de motos nos últimos tempos.
O funcionamento desta nova moto é complexo, tendo como grande vantagem o aumento em 50% do contacto com o asfalto, sem perder, segundo o seu idealizador, a agilidade que se pretende de uma moto, que a roda dianteira e a de tração (a do meio) estão muito próximas.
Combustível solar para carros e aviões
A descoberta na Suíça de um combustível para carros e aviões feito com energia solar enfrenta agora seu principal desafio: conseguir um lugar ao sol no mercado.
Cientistas de duas universidades da Suíça desenvolveram uma nova maneira de fazer um combustível neutro em carbono. Eles esperam que ela possa se tornar comercialmente viável até o fim da década.
A técnica envolve a separação de água e dióxido de carbono dentro de um reator, concentrando a energia solar no ciclo termoquímico.
Os raios solares são concentrados até uma força de 1.500 sóis e direcionados em um reator contendo um óxido de metal chamado cerium. Água ou CO2 são inseridos e despojados de seu oxigênio pelo cerium criando hidrogênio e monóxido de carbono - conhecido como syngas ou gás sintético.
Esse gás pode ser facilmente transformado em combustível líquido para carros convencionais e aviões de linha. O processo inteiro só usa energia do sol e os veículos emitem apenas o carbono originalmente extraído da água ou do CO2 na criação do combustível.
Poder do dólar no Brasil é o menor da história
O poder aquisitivo do dólar no Brasil, ajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é o menor já registrado na história, segundo aponta estudo realizado pela Economatica. O levantamento mostra que, em 30 de junho de 2010, com US$ 100 era possível comprar uma cesta básica e, nesta quinta, dia 13, esse mesmo valor permitia comprar apenas 44,8% da cesta.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Hubble obtém foto de massa de gás verde em atividade no espaço
O telescópio espacial Hubble captou a imagem da massa de gás verde que flutua próxima a uma galáxia espiral vizinha, a IC 2947 --região rosada na foto.
O objeto, cujo nome é Voorwerp Hanny ("objeto de Hanny", em holandês), foi descoberto em 2007 pela professora primária Hanny van Arkel.
Atualmente ele está em plena atividade, originando novas estrelas, e a parte visível é somente uma porção da serpentina de gás que se estende pela IC 2947.
Formada por gás de hidrogênio principalmente, ela é resultado do encontro de duas galáxias e brilha porque está iluminada por um quasar--um centro emissor de energia-- que pertence a uma delas.
O "objeto de Hanny" é praticamente do mesmo tamanho da Via Láctea, onde se encontra nosso Sistema Solar.
Telescópio descobre galáxias a 12 bilhões de anos-luz
O telescópio da Agência Espacial Europeia foi lançado em 2009 e sua missão é encontrar evidências de como galáxias e estrelas foram formadas após o Big Bang, a grande explosão que teria dado origem ao universo.
Os grupos de galáxias detectados pelo Planck estariam entre os primeiros objetos a serem formados após o Big Bang.
Ao invés de buscar por imagens de galáxias e estrelas, o telescópio varre o céu em busca de gás e poeira, matéria-prima do universo.
O Planck capta luz em comprimentos de onda infravermelha que estão muito além do alcance do olho humano.
Veja o vídeo:
Assinar:
Postagens (Atom)