segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Site criminoso exibe dados de cidadãos brasileiros a partir do CPF


O analista de vírus Fabio Assolini, da Kaspersky Lab, divulgou a existência de sites criminosos capazes de exibir informações como endereço, sexo, data de nascimento e nome da mãe de aparentemente qualquer cidadão brasileiro. Os dados provavelmente são baixados do site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontando que falhas no sistema do próprio governo estariam facilitando a atividade criminosa.
Sites como o encontrado pelo analista são chamados de sites de serviços “cibercriminosos para cibercriminosos” (C2C). Os dados completos do cidadão podem ajudar criminosos a falsificar sua identidade em serviços que pedem informações como endereço e nome da mãe para validar os dados apresentados pelo cliente. Até mesmo bancos dependem dessa informação para serviços realizados por internet ou telefone.
“Isso possibilita a um cibercriminoso a criação de ataques direcionados, como as mensagens de phishing com o número do seu CPF. Assim ele passa credibilidade e não levanta suspeitas”, comenta Assolini. Embora um endereço de e-mail não seja disponibilizado pelo site, criminosos podem cruzar dados. “É comum que cibercriminosos negociem listas de e-mails entre si. Essas listas possuem milhares de endereços de e-mails, coletados de várias formas”, diz o analista.
Fonte - globo

Nenhum comentário: