quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tubarões enxergam em preto e branco

Um grupo australiano formado por membros das universidades de Queensland e de Western Australia examinou os olhos de 17 espécies de tubarões. A descoberta: eles são daltônicos.
Os pesquisadores analisaram a retina dos animais e ela é anatomicamente formada para identificar apenas um padrão claro ou escuro. Ou seja, a cor vermelha seria vista como uma cor escura. Segundo o professor Nathan Hart, autor do estudo, a visão dos tubarões pode ser comparada a uma TV em preto e branco.

Pesquisa australiana analisou 17 espécies de tubarões e descobriram que eles enxergam em preto e branco
Pesquisa australiana analisou 17 espécies de tubarões e descobriram que eles enxergam em preto e branco
Para termos de comparação, o tubarão possui um detector de luzes, enquanto o ser humano tem três, o que faz com que este último possa distinguir mais tonalidades.
"Se eles carecem de uma visão colorida, significa que o contraste de cores é mais importante na identificação de objetos", diz Hart.
Ele comenta que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de roupas de banho que sejam menos atraentes ou mais repulsivas para os tubarões, o que poderia reduzir o número de ataques envolvendo esses animais.
Uma estatística da Isaf (sigla da organização International Shark Attack File) mostra que a maior parte dos ataques de tubarões ocorreu com mergulhadores e surfistas que vestiam roupas de banho da cor escura.

Nenhum comentário: