sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Mobilidade é um dos desafios do próximo prefeito do Recife

Para quem vive no Recife, engarrafamentos e dificuldades de deslocamento de pedestres, usuários de transporte coletivo e ciclistas são enfrentados todos os dias. Os números ajudam a entender a magnitude do desafio da mobilidade na capital pernambucana. Em pesquisa da companhia holandesa TomTom, divulgada em maio deste ano, o Recife aparece como a cidade com o oitavo trânsito mais lento do mundo. Os recifenses gastam 44 minutos a mais por dia circulando pela cidade.
A frota de veículos não para de crescer. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) mostram que o número de carros era de 403.676 em 2006. Dez anos depois, já são 679.298 automóveis – sem contar com os veículos da região metropolitana, já que muitos moradores de municípios vizinhos circulam diariamente na capital.
No transporte coletivo, os usuários de ônibus somam 1,8 milhão diariamente. Para atender a tanta gente, existem cerca de 3 mil veículos e 54 quilômetros de corredor exclusivo para o modal. No metrô, que atende ao Recife e a mais quatro municípios, são 245 mil usuários por dia útil, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
“O Recife hoje está figurando na lista das cidades mais engarrafadas, a que tem mais violência no trânsito, a que mais se demora em esperar ônibus. O desafio que a gente vê é a priorização efetiva dos modais de transportes mais eficientes e socialmente justos. Como diz a Política Nacional de Mobilidade Urbana, modos de transporte ativos e coletivos devem ser priorizados. Isso a gente tem visto muito pouco na cidade frente ao que se tem feito para o automóvel”, diz Daniel Valença, membro do núcleo executivo do Observatório do Recife.
Fonte-ebc


Brasil tem 12 milhões de desempregados

O desemprego no Brasil chegou a 11,8% no último trimestre, o que significa que 12 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Os dados são da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, 30/09.
O percentual atual é o mais alto da série histórica da Pnad, iniciada em 2012. O índice atual supera em 0,6% (ou 583 mil pessoas) o registrado no trimestre anterior, encerrado em maio.
“O cenário continua bem difícil, no sentido em que a pesquisa continua apresentando recordes”, disse Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE. Azeredo afirma que o aumento do desemprego é preocupante porque se tratar de uma época em que os índices “já deveriam estar apresentando sinais de melhoras”.
O crescimento da população desempregada registrado no último trimestre foi de 36,6% (3,2 milhões de pessoas) em comparação com o mesmo período de 2015.
Para piorar, pela primeira vez desde 2014, houve queda no número de profissionais autônomos, medida que é uma alternativa da população à falta de empregos. O número de pessoas trabalhando por conta própria caiu 3,2% em relação ao trimestre anterior. Isso representa 739 mil profissionais autônomos a menos.
Já a população que trabalha com carteira assinada registrou queda de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2015, mas se manteve estável em relação ao trimestre anterior, com 34,2 milhões de pessoas na situação.
O setor que mais apresentou queda de contingente em relação ao trimestre anterior foi o da construção. O número de pessoas trabalhando no setor caiu 3,3%, ou 249 mil profissionais a menos.
Em segundo lugar ficou o setor de serviços domésticos, com uma queda de 2,8%, 177 mil pessoas a menos em relação ao trimestre anterior. Segundo Azeredo, a queda é um reflexo do desemprego. “Quem perde o emprego não tem como negociar, tem que dispensar o trabalhador doméstico”.
Outro setor que apresentou índices alarmantes foi o da indústria. O número de pessoas ocupadas no setor caiu 1,9% (229 mil pessoas) na mediação atual. “Ter queda na indústria no terceiro trimestre preocupa. É um momento em que a indústria deveria entrar em processo de aquecimento”, diz Azeredo.
Ainda segundo o IBGE, a renda média do trabalhador não apresentou alteração, se mantendo em R$ 2.011 no trimestre analisado.

Fonte-opiniao

sábado, 24 de setembro de 2016

Reforma da previdência: Mudanças previstas pela PEC afetarão os setores públicos e privado, militares e parlamentares

Membros da equipe de governo de Michel Temer finalizaram e encaminharam ao presidente o texto da Proposta de Emenda Constitucional 241, que altera as regras do sistema previdenciário.
As mudanças previstas pela PEC afetarão todos os trabalhadores brasileiros, sendo eles do setor público ou privado, além de parlamentares e militares, incluindo as Forças Armadas.
A proposta também vai tapar todas as brechas legais atualmente usadas para a chamada “desaposentadoria”, que dá ao aposentado a possibilidade de continuar trabalhando para recalcular o benefício.
Para impedir a prática, o texto da proposta deixa claro que a aposentadoria é “irreversível e irrenunciável”.
Hoje, há milhares de ações na Justiça de aposentados que retornaram ao mercado de trabalho e exigem o direito de recalcular o benefício. O tema é discutido desde 2003 e, atualmente, está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF).
A preocupação do governo é que uma decisão favorável aos trabalhadores aposentados representará um custo de US$ 100 bilhões para a União. O temor é referente ao alto custo das aposentadorias e pensões no Brasil.
Temer deve se decidir sobre o texto na próxima semana. Ele pretende enviar a PEC ao Congresso em outubro, se possível, antes das eleições municipais.
Fonte-opiniao

sábado, 17 de setembro de 2016

Instagram lança recurso de bloqueia


O Instagram lançou nessa semana um recurso que permite o bloqueio de comentários que contenham palavras indesejadas. Segundo a empresa, a liberdade de expressão dos mais de 500 milhões de usuários ativos do aplicativo é mantida, mas você pode escolher não ver publicações que contenham palavras-chave pré-determinadas, como ofensas ou palavras de baixo calão.
Kevin Systrom, cofundador do Instagram, disse que a beleza da comunidade do app está em sua diversidade, mas alguns comentários podem ser “indelicados”. Por isso, a empresa optou por oferecer esse recurso aos usuários, com o objetivo de preservar o ambiente feliz e saudável proporcionado pelo aplicativo.

Senado aprova pena mais rígida para tráfico de pessoas


O Senado aprovou na última terça-feira, 13/9, um projeto de lei que torna mais rígida a pena para quem cometer tráfico de pessoas. O projeto prevê ainda ações de proteção às vítimas.
Os senadores rejeitaram as alterações que tinham sido aprovadas na Câmara dos Deputados e retomaram integralmente o texto original aprovado pelo Senado. O projeto agora segue para sanção presidencial.
O texto prevê, por exemplo, a estruturação de uma rede de atendimento às vítimas e de prevenção e repressão dos crimes, além do fortalecimento das ações nas regiões de fronteira, que são consideradas mais vulneráveis.
O projeto também prevê medidas para estimular a produção de dados sobre tráfico de pessoas, incentivando pesquisas e coletas de informações sobre o tema, e ainda para estimular a formação e capacitação de profissionais para lidar com o problema.
Outro ponto previsto é a ampliação da colaboração internacional dos órgãos de inteligência do Brasil e do intercâmbio de dados com organismos policiais e judiciários de outros países.
Ainda de acordo com o projeto aprovado no Senado, a pena prevista para o crime de tráfico de pessoas é de quatro a oito anos de prisão, além do pagamento de multa. No caso de o crime ser cometido por funcionários públicos ou contra crianças, adolescentes ou idosos, e ainda, se a vítima for retirada do território nacional, a punição pode ser aumentada.

Cientistas criam vida sem óvulos fertilizados

Cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, produziram filhotes de camundongos de laboratório sem utilizar um óvulo, quebrando princípios fundamentais da embriologia. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.
Existem dois tipos de células no corpo humano: as reprodutivas meióticas (óvulos e embriões); e as mitóticas (que incluem a maioria dos tecidos e órgãos do corpo humano). No estudo, os pesquisadores injetaram espermatozoide de camundongos em um tipo de célula mitótica chamada parthenogenote.
A célula se desenvolveu como um embrião normal, com genes dos dois pais: o doador do esperma e o doador da célula. O primeiro par de camundongos produzido dessa forma cresceu normalmente e, depois, gerou sua própria prole.
O autor do estudo, Tony Perry, disse que a pesquisa pode, em princípio, abrir caminho para um cenário “especulativo e fantástico” em que o esperma é utilizado para fertilizar células adultas derivadas da pele e outros tecidos. Pode permitir, inclusive, que dois homens se tornem pais biológicos de um bebê, sem o envolvimento de uma mulher.
“Nosso trabalho desafia o dogma existente desde que os primeiros embriologistas estudaram óvulos de mamíferos e fertilização no século XIX, de que apenas um óvulo fertilizado por esperma pode resultar em um embrião mamífero”, disse Perry.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Meia passagem aos domingos só com cartão VEM


       A cobrança da meia passagem nos ônibus da Região Metropolitana do Recife não valerá mais para quem paga a tarifa em dinheiro, como acontece desde 2004. A partir de janeiro de 2017, terá direito ao benefício apenas as pessoas que usarem o cartão VEM Comum, aquele que qualquer usuário pode comprar e não tem descontos. Em dinheiro, a passagem será inteira. A mudança é mais uma estratégia do governo do Estado para reduzir a circulação de dinheiro nos coletivos e, consequentemente, dar uma freada na onda de assaltos que assusta o Grande Recife este ano.
A determinação está prevista na resolução nº 014/2016 do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), autoridade maior quando o assunto é transporte na RMR, assinada no dia 23 de agosto pelo ainda secretário das Cidades e presidente do CSTM, André de Paula. Na resolução, que entrou em vigor desde o dia 1º de setembro, é dito que os passageiros terão 120 dias para migrarem do dinheiro para o cartão VEM Comum. Mas que, depois desse prazo, será extinta a concessão da meia tarifa aos domingos para quem paga a passagem em dinheiro.
As justificativas do CSTM são de que é necessária a redução de dinheiro circulando nos ônibus, incentivar o uso da bilhetagem eletrônica no sistema e, ainda, beneficiar os passageiros do sistema BRT, que só andam com cartão eletrônico e não têm direito ao desconto. A proposta foi apresentada pelo vereador do Recife Luiz Eustáquio (PSB) ainda no mês de abril, depois de realizar uma audiência pública. “Na verdade, nossa intenção era incluir os usuários do VEM Comum e, não excluir quem paga a passagem em dinheiro. Mas entendemos as razões do Conselho porque é necessário reduzir cada vez mais a circulação de dinheiro nos ônibus”, afirmou Luiz Eustáquio.
Fonte-jc

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Juiz é abordado na lei seca em MT e punido com multa

O juiz Marcos Faleiros postou em seu perfil na rede social Facebook que foi abordado por policiais militares na noite de sábado (3/09) em uma blitz da lei seca.
Tradicionalmente, autoridades quando abordadas costumam dar a famosa carteirada ou cometer abuso de autoridade.
No entanto, Faleiros deu um verdadeiro exemplo de como deve se comportar um homem público perante aos órgãos de segurança pública.
Submeteu-se ao bafômetro e aceitou uma multa administrativa aplicada pelos policiais militares em decorrência da ausência de documentos que comprovariam sua habilitação para dirigir.
"Infelizmente havia esquecido em casa a habilitação e o documento do carro e fui merecidamente punido com multa administrativa. Com essas ações que a segurança pública previne acidentes e da efeito pedagógico nos condutores. Parabéns".
A atitude do magistrado é digna de elogios e serve de exemplo as autoridades do país de que poder não significa necessariamente estar acima da lei.

Desfile de 7 de setembro no Recife

O tradicional desfile cívico-militar que acontece no dia 7 de setembro em diversas cidades do Brasil começará a partir das 8h10m no Recife nesta quarta-feira, na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais (sentido Sul-Norte), bairro da Imbiribeira, com concentração no Viaduto Tancredo Neves em direção à Estação do Metrô Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes. Será o 194º aniversário da Independência do Brasil.
De acordo com informações do Comando Militar do Nordeste, o palanque principal das autoridades será instalado em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo, o “Geraldão”.
Haverá revista da tropa pelo Governador Paulo Câmara, acompanhado do Comandante Militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Artur Costa Moura. Após a revista, haverá o Canto do Hino Nacional, às 8h50m.
Às 9:00hs, terá início o desfile cívico com o Destacamento das Escolas e Entidades. Ao todo, serão 61 escolas e entidades civis, num total de 4.150 pessoas.
A abertura do desfile militar começará depois da passagem dos escolares, a partir das 10:00hs. O efetivo militar que irá desfilar possui 320 integrantes da Marinha do Brasil, 2.125 integrantes do Exército Brasileiro, 700 da Aeronáutica, 500 da Polícia Militar de Pernambuco, 300 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e 250 da Guarda Municipal. Após a passagem, das tropas a pé, terá início o desfile motorizado, com 146 viaturas.

Bancários anunciam greve por tempo indeterminado

Bancários de todo o país decidiram entrar em greve a partir desta terça-feira, 6/08/16, por tempo indeterminado. A categoria rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos de reajuste de 6,5% sobre os salários e benefícios, e abono de R$ 3 mil.
Os bancários querem um reajuste de 5% e a reposição da inflação no período, projetada em 9,57%. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) informou que a greve foi aprovada em assembleias realizadas por cerca de 140 sindicatos e federações na semana passada em todo o país.
A última paralisação nacional dos bancários ocorreu em outubro do ano passado e durou 21 dias. Na ocasião, a categoria conseguiu um reajuste de 10%, com um aumento real de 0,11%. A categoria reivindicava um reajuste de 16%.

A Contraf informou ainda que a categoria reivindica também a regulamentação do atendimento remoto, uma vez que a digitalização dos serviços bancários estaria acentuando a tendência de cortes de pessoal no mercado.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

DJ LUCIANO


           MÚSICA PARA SEU EVENTO

CASAMENTOS
15 ANOS
FORMATURAS
BATIZADOS

       Para maiores informações ligue: 9 8659-7701
                                     9 87639358 (whatsapp)

          Email: lucianojbcosta@hotmail.com