sábado, 28 de março de 2015

Teletransporte quântico: Informação pode ser transferida acima da velocidade da luz

                                Limite de velocidade universal

Consulte qualquer professor de física, ou qualquer livro texto da matéria, e você será informado de que nada pode superar a velocidade da luz e, por decorrência, nenhuma informação pode ser transferida mais rapidamente do que a velocidade da luz.
Este conceito tremeu nas bases - mas não caiu - quando começaram os experimentos com a "ação fantasmagórica à distância" e com o teletransporte quântico.
No caso da "ação fantasmagórica à distância" - baseada no fenômeno do entrelaçamento ou emaranhamento - as partículas entrelaçadas influenciam-se mutuamente mesmo que estejam em extremos opostos da galáxia. Ao que parece, isto ocorre instantaneamente - o que é mais rápido do que a velocidade da luz - mas ninguém sabe exatamente como, e os físicos ainda não concordam que haja uma troca efetiva de informações por meios puramente quânticos.
O teletransporte quântico, pelo menos nos experimentos realizados até agora, ainda não passou pelo chamado "teste de Bell incontestável" (loophole-free Bell test), o que poderia comprovar a existência de influências "escondidas" além do espaço-tempo, eliminando o limite de velocidade universal - a velocidade da luz.
Em termos práticos, os experimentos não conseguem dar uma palavra final sobre o assunto porque eles geralmente dependem do transporte clássico de partículas, normalmente fótons viajando ao longo de fibras ópticas.
Mas tudo isto pode estar mudando, por Troca de informações fantasmagórica.
Em 2013, Hatim Salih, do Centro Nacional de Física e Matemática da Arábia Saudita, desafiou essa noção em um artigo publicado na principal revista de física do mundo, mostrando que a informação pode de fato ser transferida entre dois pontos sem que qualquer partícula viaje entre eles.
Isto é possível graças a um fenômeno chamado "efeito Zeno quântico encadeado", no qual uma série de medições encadeadas garante que "nunca" haverá decoerência do estado quântico das partículas entrelaçadas - em outras palavras, que as duas partículas "gêmeas" nunca perderão sua conexão íntima, que permite a tal ação fantasmagórica à distância, na qual tudo o que acontece a uma se refletirá imediatamente na outra.
Agora, Qi Guo e seus colegas do Instituto de Tecnologia Harbin, na China, apresentaram a proposta de um esquema experimental no qual a informação pode ser transferida efetivamente entre duas partículas distantes sem enviar qualquer partícula física entre elas e sem que ambas precisem estar inicialmente juntas para serem entrelaçadas.
A equipe demonstrou que é teoricamente possível fazer o entrelaçamento de dois qubits distantes - significando que o que acontecer a um instantaneamente afetará o outro - sem qualquer interação. Isto é diferente dos experimentos já realizados - nos quais as partículas são primeiramente entrelaçadas e então separadas - porque os qubits já estarão distantes um do outro quando forem entrelaçados.
Isto significa que um qubit poderá transferir informação para outro qubit desconhecido, de forma não-determinística, sem qualquer comunicação clássica e sem que eles tenham sido entrelaçados previamente.

Internet galáctica

Além de balançar toda a interpretação mais aceita da mecânica quântica - com chacoalhões espalhando-se como ondas por toda a física - o experimento proposto dá um novo alento à computação quântica porque demonstra ser possível trocar informações entre qubits distantes.
E os experimentos com teletransporte quântico poderão ter um novo impulso, eventualmente permitindo refazer os cálculos sobre quanto tempo levaria para teletransportar um ser humano.
"Teoricamente é possível construir uma internet galáctica ou intergaláctica usando este esquema, que irá exigir um interferômetro de braço longo intra- ou inter-galáctico e um objeto quântico com tempo de coerência muito longo. Obviamente, entretanto, atualmente é impraticável construir um interferômetro de braço longo, e não existe nenhum estado quântico com um tempo de coerência tão longo," disse o professor Shou Zhang, coordenador da equipe.
Mas Zhang acredita que um experimento mais "terráqueo", para demonstração efetiva do esquema, pode ser possível com a tecnologia atual, utilizando um átomo individual natural e um átomo artificial, chamado átomo de Rydberg, um complexo ultrafrio constituído por um vapor metal-alcalino.
É justamente na sintetização desse átomo de Rydberg metal-alcalino que os experimentalistas vão trabalhar agora - afinal, quem não gostaria de ser o primeiro a demonstrar experimentalmente que "há mais coisas entre as partículas do que a nossa vã física consegue imaginar"?
Fonte-ti


Maior cratera causada por impacto na Terra é descoberta

Algumas vezes o universo se manifesta para demonstrar a sua enormidade e infinidade, além do quanto somos pequenos em comparação a ele. Um desses momentos foi em fevereiro de 2013, quando um asteroide colidiu com os Montes Urais, na Rússia, causando pânico na população, janelas quebradas e ferimentos em mais de mil pessoas.
O acontecimento surpreendeu os moradores da região e de todo o planeta, mas um especialista em asteroides, Andrew Glikson, da Australian National University, afirmou que poderia ter sido muito pior. Se apenas as pessoas percebessem o que os asteroides já fizeram a esse planeta.
Segundo Glikson, a evidência do que houve no passado está cravada na bacia de Warburton Leste, no centro da Austrália. O pesquisador encontrou no local uma cratera de cerca de 200 quilômetros de diâmetro. As dimensões surpreenderam o estudioso e o fizeram acreditar que representa uma nova descoberta.
“Esta é uma nova descoberta. E o que realmente foi incrível é o tamanho do terreno que foi atingido. O local tem um mínimo de 200 quilômetros, o que torna o terceiro maior sítio do tipo em qualquer lugar do mundo”, disse Glikson.
Andrew e outros especialistas acreditam que o impacto do asteroide com o solo foi sentido em todo o planeta, mudando a situação da vida e expelindo uma grande quantidade de poeira na atmosfera, bloqueando a luz solar e iniciando a era do gelo.
Algumas questões ainda ficaram no ar. O asteroide teria se partido no ar antes de se chocar com a Terra? O impacto foi mais amplo do que os 200 quilômetros de diâmetro? Poderia ter sido muito maior?
Agora, dois anos depois da descoberta, Glikson acredita ter a resposta. O resultado foi publicado no jornal de geologia Tectonophysics.

“Aparentemente são duas grandes áreas, com cada uma delas com cerca de 200 km de diâmetro. Assim, juntos, eles formam uma estrutura de 400 km que é a maior conhecida no mundo. Esse asteroide pode ter sido o causador de um grande evento de extinção em massa na época, mas nós ainda não sabemos a idade deste impacto e ainda estamos trabalhando nisso”, explicou Glikson.

sexta-feira, 27 de março de 2015

terça-feira, 24 de março de 2015

É isso ai

Dez atitudes essenciais para educar bem seus filhos



         Começando com a mais importante de todas:

        1) Seja um bom exemplo para eles

Nunca aja de acordo com a expressão popular “Faça o que eu digo; não faça o que eu faço”. Seja coerente entre os ensinamentos que você passa verbalmente a seus filhos e o exemplo que você dá com suas atitudes. Seu filho interioriza muito mais as atitudes que ele observa em você do que as palavras que entram por seu ouvidinho (e, muitas vezes, logo saem pelo outro).

2) Ensine que ser persistente é bom, mas ser insistente não é

A persistência é uma ótima característica, desde que não se transforme em insistência. Persistência tem a ver com determinação, correr atrás do que se deseja, tentar até conseguir. Já a insistência tem mais relação com teimosia, birras e chatice.

3) Introduza a educação financeira desde cedo

Comece dando semanadas ou mesadas a seus filhos, com moedinhas para guardarem em um cofrinho, quando eles tiverem 4 ou 5 anos. Mesmo não tendo, ainda, uma boa noção do valor financeiro das moedas, eles já irão se acostumando com o ato de poupar para, no futuro, comprarem algo que desejam.

4) Seja empático com eles

Tente se colocar no lugar de seus filhos, sentindo o medo que eles sentem, tendo a distração que as crianças naturalmente têm, não tendo pressa para nada… Você conseguirá compreendê-los muito melhor – e, assim, tomar as atitudes certas para ajudá-los!

5) Nunca brigue com seu cônjuge na frente de seus filhos

Não tire a autoridade de seu cônjuge na frente das crianças, por mais que você discorde dele(a). Espere até estar a sós com ele(a) para conversar, expor as atitudes dele(a) que te incomodaram e, juntos, chegarem a um acordo sobre a melhor maneira de agir com seus filhos das próximas vezes.
Ainda que a causa de uma possível discussão entre vocês dois não tenha nada a ver com seus filhos, contenham-se. Não briguem na frente deles. Além de poder assustá-los, vocês podem falar – sem perceber – palavras que levem seus filhos a pensarem que a causa daquela briga são eles.

6) Ensine, dê apoio, mas não faça por eles

Não deixe que sua vontade de ajudar seus filhos e sempre vê-los felizes sobreponha seu dever de ensiná-los a se virar sozinhos. Explique o que for necessário, mostre como eles devem fazer ou agir e depois permita que eles tentem, errem, se frustrem, errem de novo, persistam – até acertarem.

7) Seja a fonte de conteúdo

Se você acha que alguma novela ou filme não são adequados, não assista na frente de seus filhos. Se você reclama que determinado canal tem muita propaganda ou só coisa que não presta, faça você o filtro. Com os recursos e facilidades de hoje, é fácil conhecer e selecionar conteúdo saudável. É só questão de gastar um tempo conhecendo e selecionando livros, desenhos, filmes, séries e revistas. Há muitos anos saímos da era em que é a televisão que escolhe a programação para nós.

8) Participe do mundo de seus filhos

A amizade com eles só vai existir se você, pelo menos, conhecer a cultura que está ao redor deles. Não apresente ou imponha sua própria cultura, suas referências musicais, seus desenhos ou seus ídolos. Busque o que seus filhos gostam primeiro, curtam juntos, lado a lado. Aprenda com seus filhos as preferências deles e, se for necessário, vá lapidando, para retirar do mundo deles o que não prestar.

9) Incentive o uso da cachola

Quando seus filhos apresentarem um problema, não lhes dê logo a solução. Faça que as crianças usem a cachola, pensem em uma, duas, três soluções possíveis, analisando os prós e contras de cada uma e decidindo pela melhor para aquele momento. Incentive, também, que eles usem a cabeça para conquistar seus sonhos, fazendo planejamentos, escrevendo listas de coisas necessárias para chegar ao objetivo e correndo atrás do que for necessário para chegarem à vitória.

10) Dê responsabilidades a eles desde cedo

Ensine a seus filhos que nada cai do céu além de chuva, então é necessário ter responsabilidades e se esforçar para ter bons resultados. Inclua as crianças nas tarefas de casa desde cedo, como elas próprias guardarem a bagunça que fizeram, guardarem as próprias roupas e sapatos no armário, ajudarem na limpeza da casa, prepararem as próprias mochilas diariamente, ajudarem a preparar a comida, a organizar uma viagem etc. Mostrem a elas que todos devem cooperar para conseguirem um bom resultado para a família!
Fonte-familia

segunda-feira, 23 de março de 2015

O futuro da medicina estará no seu smartphone

Ao longo dos últimos anos, os smartphones mudaram radicalmente vários aspectos da nossa rotina diária, desde transações bancárias até compras e diversão. A medicina é o próximo. Com tecnologias digitais inovadoras, computação na nuvem e aprendizado mecânico, o smartphone médico vai revolucionar todos os aspectos da assistência médica. E o resultado é que o paciente, pela primeira vez, estará no comando das ações.
Com a revolução do smartphone, um novo conjunto de ferramentas cada vez mais poderosas — de acessórios que podem diagnosticar uma infecção de ouvido ou medir batimentos cardíacos a um aplicativo que pode monitorar a saúde mental — poderia reduzir nossas consultas médicas, cortar custos, acelerar a velocidade do atendimento e dar mais poder aos pacientes. Os avatares digitais não substituirão os médicos. Eles ainda serão consultados, mas a relação será radicalmente alterada.
Tudo isso levanta sérias preocupações sobre privacidade e ataque de hackers que ainda não foram discutidas — e a precisão de todas essas ferramentas precisa ser testada. As pessoas também estão certas ao se preocuparem com uma potencial erosão da relação paciente-médico, que reduziria o lado humano da medicina. Mas a transformação já começou.
Digamos, por exemplo, que você tem uma coceira que precisa ser examinada. Hoje, é possível tirar uma foto com seu smartphone e fazer o download de um aplicativo para processar a imagem. Dentro de poucos minutos, um algoritmo dedicado enviaria um texto com o diagnóstico. Essa mensagem poderia incluir os próximos passos do tratamento, como o uso de uma pomada tópica ou uma visita a um dermatologista.
Fonte-wsj

sábado, 21 de março de 2015

Conta de água aumenta 8,35%

Depois do reajuste na gasolina, na energia elétrica e no gás de cozinha, a conta de água em Pernambuco também sofrerá aumento a partir desta sexta-feira (20), às vésperas da comemoração do Dia Mundial da Água. No Estado, 6,9 milhões de consumidores serão atingidos pelo acréscimo de 8,35% na fatura da Compesa. A companhia atribui o incremento à elevação da energia elétrica no País.
O reajuste foi autorizado em fevereiro pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) para recompor o encarecimento da energia elétrica.
Apesar da liminar do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) determinando a redução de 10% na conta de água, alegando má qualidade do produto oferecido, o reajuste entrará em vigor.
Segundo o diretor de Gestão Corporativa da Compesa, Décio Padilha, a liminar não afeta o reajuste, porque a alteração foi determinada pela Arpe.
Na ponta do lápis, a taxa mínima passará de R$ 30 (por 10m³) para R$ 32,51 (por 10m³). Já a tarifa social aumentará de R$ 6,96 para R$ 7,54.
“A inflação e o aumento na energia elétrica do ano passado são os principais fatores para a elevação. Se não fosse o aumento de energia, o acréscimo estaria na casa de 6,78%”, explicou Padilha. Justificando o reajuste na fatura, o diretor da Compesa pormenorizou os gastos da companhia.
Em primeiro lugar, de acordo com Padilha, vem a despesa com empresas terceirizadas, que equivale a R$ 443,7 milhões ao ano. O gasto  com os 3.281 funcionários soma, anualmente, R$ 323 milhões. Já a conta de energia fica na casa dos R$ 160 milhões, ao ano. Com  a alteração na conta de energia, o acréscimo foi de 38% na fatura.
“A gente sofre mais do que o cidadão, porque a energia tem um peso muito grande na nossa produção”, explicou Décio Padilha.
A última revisão tarifária da Compesa ocorreu em 2012. O processo é diferente do reajuste, em que normalmente se aplica a inflação do segmento de atuação da companhia. Pela revisão, todas as tarifas cobradas pela empresa sofrem um acréscimo para que seja possível fazer frente a todos os gastos, da folha salarial aos investimentos em infraestrutura, passando pela compra de materiais.
A maioria dos clientes da companhia são consumidores residenciais, que correspondem a 76% do total. Em seguida, estão clientes comerciais (12%) e  industriais (4%).
Fonte-uol



sexta-feira, 20 de março de 2015

Pernambuco terá o terceiro maior volume de recurso

Apesar do atraso de quase três meses na votação do Orçamento Geral da União de 2015, a aprovação ocorrida na noite da última terça-feira trouxe uma boa notícia para Pernambuco. O estado receberá o terceiro maior volume de recursos do país em emendas parlamentares. Os R$ 545 milhões que serão repassados para obras no estado só ficam atrás da Bahia, com R$ 804 milhões, e de Minas Gerais, com R$ 562,8 milhões.
O dinheiro será destinado a 17 projetos, quatro do governo do estado, um da Prefeitura do Recife e os demais de deputados e senadores pernambucanos para suas bases eleitorais. O maior deles é o projeto de adequação do trecho rodoviário da BR-232, entre os municípios de São Caetano, no Agreste, e Arcoverde, no Sertão. Só a esse projeto serão destianos R$ 66,9 milhões.
Os outros quatro maiores projetos são: as obras dos entroncamentos da BR-232, da BR-424 com a PE-218 e o da BR-424 (R$ 55,7 milhões); a construção da Barragem Engenho Maranhão, no Grande Recife (R$ 50 milhões); obras preventivas de desastres na Região Metropolitana do Recife (R$ 46 milhões); e o projeto de apoio ao Sistema Coletivo Urbano da RMR (R$ 46 milhões). A emenda indicada pela prefeitura tem recursos previstos de R$ 40 milhões para a implantação do Parque Capibaribe.
O deputado Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB), coordenador da bancada de Pernambuco para as questões do Orçamento, diz que o volume de recursos supera a média dos últimos anos, que era de R$ 480 milhões.

Partidos

Os três maiores partidos do país – PT, PMDB e PSDB –, que juntos somaram mais de um terço dos votos válidos obtidos para as eleições à Câmara dos Deputados, vão receber, este ano, R$ 304 milhões do Fundo Partidário, duas vezes e meia a mais do que os R$ 120,1 milhões que ganharam no ano passado. O aumento de recursos para todas as legendas, é um efeito da decisão da Câmara, que triplicou o valor da rubrica no Orçamento da União, de R$ 289 milhões, inicialmente previsto pelo Executivo, para R$ 867 milhões. Em relação a 2014 - quando foram distribuídos R$ 308 milhões, a dotação deste ano é 185% superior e representa a maior já destinada na história do fundo, desde 1994.

Saiba mais

           Os cinco maiores projetos de Pernambuco contemplados pelas emendas:
- R$ 66,9 milhões para obras na BR-232, entre São Caetano e Arcoverde;
- R$ 55,7 milhões para adequação dos entroncamentos das BR-232 da BR-424 com a PE-218 e da BR-423;
- R$ 50 milhões construção da Barragem Engenho Maranhão, no Grande Recife;
- R$ 46 milhões para obras preventivas de desastres na Região Metropolitana do Recife;

- R$ 46 milhões para apoio ao sistema coletivo urbano na RMR
            Fonte-dp

Pernambuco tem mais de 36 mil mandados de prisão em aberto

Pernambuco conta atualmente com 11 mil vagas nas unidades prisionais e uma população carcerária de 30 mil detentos. A situação é grave, mas poderia estar pior. Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que o estado precisa cumprir 36.544 mandados de prisão. Alguns deles estão relacionados a crimes ocorridos ainda na década de 1990.
O estado ocupa a quarta posição entre os que têm o maior número de mandados em aberto. Perde apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Comparativamente, o número de pessoas que deveriam ser presas representa toda a população de municípios como Itambé, na Mata Norte, ou Afogados da Ingazeira, no Sertão.
As estatísticas chamam a atenção no momento em que se discutem alternativas para reduzir a violência no estado – que há 12 meses consecutivos apresenta crescimento no número de homicídios. Recentemente, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que era preciso investir nas prisões de criminosos e nas apreensões de drogas e armas para tentar diminuir o número de assassinatos. No entanto, o levantamento do CNJ demonstra que a realidade ainda está distante do ideal.
O chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, reconheceu que o número de mandados de prisão em aberto é muito alto, mas afirmou que operações são realizadas para reduzi-lo. “Uma das ações é o Esforço Geral, que lança o maior número de efetivo policial possível para cumprir mandados. Em fevereiro, em dois dias, 103 pessoas foram presas.”
Ele citou também operações de repressão qualificadas, criadas em 2007, nas quais quadrilhas são desarticuladas em um único dia pela polícia.
Um dos criminosos mais procurados do estado, Ednaldo do Nascimento Melo, 32 anos, faz parte da lista de foragidos da Justiça. Ele responde a sete processos por homicídios, tentativas de homicídio e porte ilegal de armas. O acusado está foragido desde 2011, quando fugiu do Centro de Ressocialização do Agreste. Após quatro anos, a polícia ainda não conseguiu recapturá-lo. O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 2 mil por informações.

Saiba Mais

36.544 mandados de prisão em aberto em Pernambuco
11.010 é o número de vagas no sistema carcerário
30.901 pessoas estão presas atualmente
Isso significa que o número de pessoas que ainda devem ser presas é 18% maior do que a população carcerária
56.435 seria o número do déficit de vagas se todos os mandados de prisão em aberto fossem cumpridos
4º lugar entre os estados brasileiros com maior número de mandados que precisam ser cumpridos
* O número de mandados de prisão é superior à população de cerca de 130 municípios pernambucanos
* O número de mandados também equivale à população de pelo menos 7 municípios pernambucanos:
Bodocó
São Caetano
Afogados da Ingazeira
Itambé
Custódia
Água Preta
Sertânia
* O mesmo foragido pode ter mais de um mandado de prisão contra si
Os primeiros colocados no ranking nacional de mandados de prisão em aberto:
1 – São Paulo – 109.330
2 – Minas Gerais – 45.876
3 – Rio de Janeiro – 37.198

                    Fonte-cnj

terça-feira, 17 de março de 2015

Ter um Propósito na Vida Faz Bem Ao Coração



De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores do Mount Sinai St. Luke e do Mount Sinai Roosevelt, nos Estados Unidos, ter um alto senso de propósito na vida pode reduzir o risco de morte, de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral.
O artigo foi apresentado no dia 6 de março durante o congresso da Sociedade Americana do Coração. De acordo com o estudo, um propósito claro de vida está associado a 23% de redução da mortalidade e 19%, especificamente, de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame.
A análise define como “propósito de vida” um senso de significado e direção, que trazem uma sensação de que a vida vale a pena ser vivida. "Desenvolver e aperfeiçoar metas pessoais poderia proteger a saúde do coração e potencialmente salvá-la", diz o principal autor do estudo Randy Cohen.
"Como parte da nossa saúde em geral, devemos nos perguntar 'eu tenho um propósito em minha vida?” Se não, você precisa trabalhar em direção à meta importante de obtenção de um para o seu bem-estar geral", afirma.
Os pesquisadores revisaram 10 estudos relevantes com os dados de mais de 137 mil pessoas para analisar o impacto do senso de propósito sobre as taxas de mortalidade e risco de eventos cardiovasculares.
Coautor do trabalho e diretor de Programas de Bem-Estar e Prevenção do hospital Mount Sinai, Alan Rozanki ressalta que estudos anteriores já haviam ligado uma variedade de fatores de riscos psicossociais a doenças cardíacas, tanto negativos, como ansiedade e depressão, quanto positivos, como otimismo e apoio social.
Mas o novo levantamento pode direcionar pesquisas futuras para "avaliar a importância de criarmos propósitos como fator determinante para a saúde e bem-estar" e despertar este senso nas pessoas.