domingo, 30 de dezembro de 2012

O que é Lúpus?



Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.
O fato é que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.

Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Acordo Ortográfico só em 2016



O governo brasileiro resolveu adiar a implementação do acordo ortográfico que estava previsto para entrar em vigor plenamente no próximo dia 1º de janeiro de 2013. A reforma, que altera parte das palavras em português, foi adiada para entrar em vigor somente em 2016.
Segundo alguns especialistas, o adiamento irá proporcionar para que novas mudanças sejam propostas, apesar de os livros didáticos e os documentos oficiais no Brasil já contemplarem a nova ortografia.
A medida irá certamente demandar muita discussão, especialmente nos ambientes acadêmicos em face do uso já exigido da nova ortografia.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Daqui a três anos, é possível que o número de ataques a sistemas móveis já seja igual ao do PC



As pragas virtuais da era do PC ameaçam cada vez mais dispositivos móveis, como smartphones e tablets de usuários desprevenidos.

A consultoria ESET revelou que a detecção de vírus em aparelhos com sistema Android, da Google, aumentou 17 vezes neste ano, e a previsão é de que isso suba ainda mais.
Em entrevista ao jornal O Globo, Mariano Sumrell, da AVG Brasil, que produz software antivírus, prevê que, “daqui a três anos, é possível que o número de ataques a sistemas móveis já seja igual ao do PC. Sua expansão já é muito maior”.
Alertas
A gigante de segurança McAfee diz que atualmente quase todas as ameaças são direcionadas ao sistema Android, que detém quase 75% do mercado.
Especialistas alertam que os usuários precisam ficar atentos aos aplicativos que baixam para seus dispositivos móveis, e recomendam também a instalação de um aplicativo antivírus. Outra dica é não entrar em links, e-mails e SMS recebidos de fontes desconhecidas.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Computadores imitarão os sentidos


A tecnologia do futuro usará ainda mais os sentidos humanos, através do desenvolvimento de funções que imitam a capacidade de ver, cheirar, tocar, saborear e ouvir, aposta a IBM em seu estudo anual, divulgado esta semana.
O sétimo relatório anual IBM cinco em cinco, uma lista de inovações com potencial de ter impacto nos próximos cinco anos, afirma que os computadores e outros dispositivos tecnológicos terão uma capacidade maior de simular os sentidos humanos.
Segundo a IBM, os computadores poderão usar algoritmos para determinar a estrutura química precisa dos alimentos e por que determinadas pessoas preferem determinados sabores.
 “Isso não apenas fará com que os alimentos saudáveis se tornem mais saborosos, mas também nos surpreenderá com uma combinação incomum de alimentos, feita para maximizar a experiência do gosto e sabor", explica a gigante da informática.
"No caso de pessoas que seguem dietas especiais, como os diabéticos, criar-se-iam sabores e receitas para manter o nível de açúcar no sangue regulado e, ao mesmo tempo, atender ao prazer de se comer algo doce", continua a empresa.
A IBM prevê que, nos próximos cinco anos, pequenos sensores ligados a computadores ou telefones celulares detectarão se alguém está para adoecer, mediante a análise dos cheiros, biomarcadores e milhares de moléculas do usuário.
Estas ferramentas também ajudarão os médicos a diagnosticar e acompanhar o surgimento de problemas no fígado e nos rins, bem como asma, diabetes e epilepsia, segundo o relatório.
No que se refere ao tato, a IBM explica que novas tecnologias táteis, de infravermelho e sensíveis à pressão permitirão às pessoas experimentar, pelo toque, diferentes texturas por meio de um telefone celular.
"Usando a capacidade de vibração de um telefone, cada objeto terá uma série única de padrões de vibração, que representa a experiência do toque", assinala o estudo.
Segundo a empresa, os computadores também estão aperfeiçoando sua capacidade de detectar e analisar sons.
"Em cinco anos, um sistema distribuído de sensores inteligentes irá detectar elementos do som, como a pressão, as vibrações e as ondas sonoras de diferentes frequências", explica o texto.
"Ele interpretará estes dados, para prever quando árvores cairão em uma floresta, ou quando um deslizamento de terra é iminente", acrescenta.
Os sons produzidos pelos bebês serão entendidos como uma linguagem, ajudando os pais e médicos a entender o que os pequenos tentam dizer.
O relatório da IBM aponta que outra área-chave para a inovação na computação será a capacidade de analisar dados visuais, ou seja, a capacidade de "ver".
"Os computadores atuais somente entendem as fotos e imagens pela legenda ou título que lhes damos. A maioria das informações - o conteúdo real da imagem - permanece um mistério", assinala a IBM.
Nos próximos cinco anos, os sistemas de computação não apenas serão capazes de ver e reconhecer o conteúdo de imagens e informações visuais, mas também converterão os pixels em significado, começando a dar a eles sentido, de forma semelhante a que o olho humano vê e interpreta uma fotografia.
Estes mecanismos poderão ajudar a analisar imagens de raios X ou scanners corporais, mas também terão impacto em atividades que vão desde as de pequenos comerciantes até a agricultura.
"Cientistas da IBM de todo o mundo colaboram em avanços que ajudarão os computadores a entender o mundo que os cerca", afirma Bernie Meyerson, vice-presidente de Inovação da IBM.
"Da mesma forma como o cérebro humano interage com o mundo usando múltiplos sentidos, através da combinação destas descobertas de forma conjunta, os sistemas cognitivos trarão maior valor e percepção, ajudando-nos a vencer alguns dos desafios mais complexos", conclui o estudo.

Facebook: dicas de como proteger a sua conta


 Na maioria das vezes, os acessos ocorrem devido a pequenos descuidos na hora de acessar a rede social, seja por que a senha ficou gravada no navegador, ou por se tratar de uma senha fácil de adivinhar. Embora muitos leitores atribuam a violação de acesso a supostos hackers, na maioria das vezes esse transtorno pode ser evitado seguindo algumas dicas de como explorar as configurações avançadas de segurança.
Protegendo a conta no Facebook
O primeiro passo é evitar uma senha óbvia, como data de aniversário ou o nascimento de alguém próximo. O ideal é combinar letras maiúsculas e minúsculas com números e caracteres alfanuméricos. O mesmo procedimento deve ser adotado para proteger a conta de e-mail vinculada ao perfil e, de preferência, que não seja a mesma senha.

Vale salientar que não basta criar uma senha complexa se ela ficar salva no navegador em um computador que mais pessoas tenham acesso. Por essa razão, é preferível abrir mão do conforto de não precisar digitar a senha toda vez que for entrar no Facebook. Mas, com isso, reduzir a chance de que pessoas não autorizadas tenham acesso ao perfil.
Além de criar uma senha segura e protege-la, o leitor conta com alguns mecanismos muito úteis para aumentar a proteção do perfil. Para acessar as configurações de segurança, basta estar conectado no Facebook e então clicar neste link.
Será exibida a página de configuração de segurança e listados os seguintes itens:
– Navegação segura: habilitando essa opção, o acesso à página será feito sempre que for possível usando um protocolo seguro (https). Por meio dele, os dados são criptografados. Para habilitá-lo, basta clicar em Editar, marcar a opção Quando possível navegue no Facebook usando uma conexão segura, e no botão Salvar alterações.
– Notificações de login: por meio desse serviço, sempre que a conta for acessada em um computador desconhecido ou um dispositivo móvel, é enviada uma mensagem ao dono do perfil. O mecanismo conta com a possibilidade de notificação por meio do envio de e-mail ou de mensagem de texto. Para habilitar as notificações, é preciso clicar em Editar, marcar os métodos de notificações conforme a preferencia e em Salvar alterações.
– Aprovações de login: por meio desse recurso, quando habilitado, é preciso informar um código de segurança que será enviado por SMS para o número de celular cadastrado no perfil quando a conta estiver sendo acessada por um navegador desconhecido.
– Senhas de aplicativos: é possível gerar senhas para aplicativos que têm o acesso permitido ao perfil. Porém, aprovações de login não irão funcionar para o Xbox, Spotify e Skype. Para o restante de aplicativos, basta clicar em Editar> Gerar senhas de aplicativos, informar o nome do aplicativo e clicar em Gerar senha. Após alguns instantes será exibida a nova senha destinada ao aplicativo informado.
– Sessões ativas: esse item exibe a localização, data, hora e os dados do navegador que acessou ou que permanece conectado no Facebook. É uma opção muito útil para verificar o histórico de navegação. Para encerrar a sessão, basta clicar em Encerrar atividade.

Nanotecnologia aumenta a eficácia nos tratamentos quimioterápicos


Pesquisadores portugueses desenvolveram uma nanotecnologia que aumenta a eficácia terapêutica da quimioterapia para pacientes com câncer de mama, além de evitar alguns efeitos colaterais provocados pelo tratamento.
A nanopartícula usada para levar o medicamento às células cancerígenas foi desenvolvida no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Na semana passada, a Universidade de Coimbra conseguiu reconhecer nos Estados Unidos a patente da nanopartícula registrada com o nome de Pegasemp.
Segundo a universidade, a tecnologia transporta o medicamento que mata as células cancerígenas e destrói os vasos sanguíneos que alimentam o tumor – o que impede o câncer de se alastrar no organismo e diminui riscos de reincidência. Por causa de sua composição, a nanopartícula consegue chegar com mais facilidade às células doentes e, ao encontrá-las, libera o medicamento de tratamento.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

¿EUA modernizam armamento nuclear para tornar o mundo 'mais seguro', será?


Estariam os Estados Unidos prontos para uma nova guerra fria? Críticos acreditam que este é o real objetivo por trás da modernização da bomba nuclear B61, a principal do arsenal nuclear do Pentágono. O projeto levará três anos e está orçado em U$ 10 milhões.
Os EUA afirmam que existem outras razões para a modernização, como aumentar o poder de dissuasão dos EUA e tornar o país mais forte e seguro. Tais objetivos justificariam o alto valor do projeto.
Muito longe da utopia
Um mundo livre de armas nucleares é uma ideia tão maravilhosa quanto distante da realidade. Por enquanto, a meta dos EUA e da Rússia é manter o menor arsenal nuclear possível, mas com armas eficientes capazes de deter pequenos países como Irã e Coreia do Norte.
A tecnologia utilizada para construir a B61 permitiu expandir seu poder de explosão para centenas de quilotons. Nunca nenhum armamento nuclear teve semelhante poder de alcance, precisão e potência. Para se ter uma ideia, a bomba que dizimou Hiroshima em 1945 tinha poder de explosão de 15 quilotons.
De acordo com críticos, o projeto de modernização do arsenal nuclear norte-americano é uma manobra desonesta que esconde a criação de uma nova arma nuclear, o que vai contra a política dos EUA de não aumentar seu arsenal militar. Já os entusiastas do projeto afirmam que construir uma arma menor, mais segura e eficiente, que tem como objetivo impedir a proliferação de armas atômicas em países tiranos é a melhor forma de conter a expansão do arsenal nuclear mundial.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Google+ é rede social que cresce mais rápido


A pouca popularidade do Google + é inversamente proporcional a sua capacidade de acumular novos usuários. Pelo menos, é isso que mostram os dados que apontam a rede social como a que cresce mais rápido na história, com 500 milhões de contas. Desse total, 235 milhões podem ser consideradas ativas na rede social. Esse fato foi muito comemorado pelos executivos do Google.
“Acreditamos que esse entusiasmo provém do fato de que as ferramentas que desenvolvemos constroem relacionamentos reais, seja em um hangout ao vivo, em torno de uma foto de tirar o fôlego ou dentro de um círculo particular de amigos” declarou a vice-presidente sênior do Google, Vic Gundotra. Junto com os dados de crescimento da rede foram apresentadas duas melhorias para os usuários.
Os donos de perfis do Google + contam, agora, com comunidades, além do Snapseed. Essas duas novidades, segundo Vic Gundotra, vão ajudar a garantir uma interação mais real no meio virtual. “Muitas vezes, nossas ferramentas on-line não captam a sutileza e a essência das interações reais, e o Google+ deseja mudar isso. Felizmente, contamos com uma animada comunidade para nos orientar”, afirmou.

Energia: sem desconto na conta de luz e haja apagão


O diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, admitiu nesta terça-feira (18), que em algumas situações, o sistema elétrico precisa correr riscos de falhas para que haja equilíbrio entre a segurança e os custos.

Em algumas localidades pode-se correr o risco de apagão. O especialista explica que a má administração das obras pode comprometer o corte nos preços do serviço, como divulgou o governo.

— Tem que haver o equilíbrio entre segurança e custos. As obras não podem ser feitas ao mesmo tempo, senão a tarifa vai lá para cima. Por isso temos que correr o risco em alguns lugares. As declarações foram feitas alguns dias depois de um blecaute ocasionado por problema na hidrelétrica Itumbiara, de Furnas, levando ao desligamento de mais de 8 mil MW de cargas em 12 Estados.

 As obras mais importantes, segundo ele, são as que estão indicadas no relatório da Copa do Mundo de 2014, mas não apenas por causa do evento esportivo.

— Algumas obras precisam ser feitas, independentemente da Copa, para prover as cidades-sede de uma segurança adicional.

Chipp comparou a execução de obras de segurança à contratação de seguro para automóvel.

— Tem gente que faz um seguro total ou parcial, e a franquia varia. Quanto mais caro você paga, mais seguro você tem. É esse equilíbrio que a agência reguladora e o poder concedente avaliam.

O diretor também defende o aumento do número de termelétricas no País, especialmente as regionais, para evitar as quedas no fornecimento de energia.

— Não significa que eu vou gastar a termelétrica todo o tempo. Tem que ter o pulmão para não faltar [energia]. Se forem nos centros de carga [locais de maior consumo], melhor, porque não depende tanto de linhas de transmissão.

Segundo ele, a operação no Brasil tem maior risco, porque a geração de energia está geralmente longe dos centros de carga, o que exige um grande número de linhas de transmissão.

Depois da interrupção no fornecimento de energia que deixou cerca de 2 milhões de consumidores sem luz na noite de sábado (15), Chipp disse que o governo vai determinar uma varredura nas subestações de energia mais antigas e que estão em situação mais crítica.

 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fifa: Brasil é a 18º no ranking


A Fifa anunciou, na manhã desta quarta-feira, a lista do mês de dezembro do ranking de seleções, a última do ano. A Espanha fecha 2012 na liderança, sendo eleita a seleção do ano, seguida de Alemanha, Argentina e Itália, que ultrapassou Portugal. Já o Brasil fecha a temporada caindo cinco posições em relação a novembro, “ostentando” sua pior colocação na história desde que a eleição começou a ser feita, em 1993: a 18ª (leva-se em consideração o fato de a Seleção não estar disputando as Eliminatórias).
A sensação do ranking é a Colômbia, que foi quem mais progrediu nos últimos 12 meses. Os colombianos terminaram 2011 na 36ª colocação, e terminaram 2012 na quinta posição, saltando do oitavo lugar de novembro, deixando os portugueses para trás.
A primeira atualização do ranking em 2013 acontecerá no dia 17 de janeiro. A seleção brasileira terá na Copa das Confederações a grande chance de voltar a figurar entre as melhores equipes. A competição, que vai ser disputada aqui no Brasil, acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Arena Pernambuco:
fachada diferente



  
A Arena Pernambuco quer fazer bonito dentro e fora de campo. O moderno estádio, construído na cidade de São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, terá uma fachada diferente dos outros estádios que abrigarão a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014 no Brasil. A arena será a única no Brasil a usar um revestimento de ETFE (Etileno Tetrafluoretileno) combinado com LED, que permitirá a mudança de cor de acordo com a operação.
Com o revestimento personalizado, a Arena Pernambuco poderá mudar a cor da fachada de acordo com os clubes mandantes dos jogos ou com temas de outros eventos já que o estádio é multiuso e também irá abrigar shows musicais no futuro. A instalação dos materiais da fachada terá início no próximo ano.
O material do revestimento foi alterado para atender ao plano de antecipação da obra para a Copa das Confederações. A mudança traz uma leve adaptação na perspectiva original da arena, que teria um fechamento de vidro. Pelo novo projeto, a volumetria passa a ser mais arredondada, semelhante a uma almofada, e adota um contorno ainda mais arrojado.
O estádio fechou novembro com 77% da edificação pronta, num avanço forçado pelo Plano de Antecipação. De acordo com o consórcio que realiza a obra, a ação foi resultado da necessidade exercida pelo Comitê Organizador para sediar a evento teste da Copa do Mundo de 2014. A expectativa é que as obras alcancem 85% de conclusão até o final deste ano.
A Arena Pernambuco sediará três jogos da Copa das Confederações, que será realizada em junho de 2013: Espanha e Uruguai, Japão e Itália, além de Uruguai e Taiti. Já para a Copa do Mundo, cinco partidas estão agendadas, sendo quatro da primeira fase e uma das oitavas de finais. Depois do Mundial, o Náutico passa a mandar seus jogos na Arena Pernambuco.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tecnologia: Blatter diz que sensor na linha do gol veio para ficar


Depois de vários testes mal sucedidos com a tecnologia de sensores nas linhas do gol em 2005 e 2007, a Fifa prometeu que na próxima Copa do Mundo não haverá lugar para os chamados "gols fantasmas".
A entidade que comanda o futebol mundial está usando dois sistemas: o Olho do Falcão e o GoalRef no Mundial de Clubes no Japão, e um deles será usado na Copa das Confederações do ano que vem.
"Um destes dois sistemas, não usaremos os dois, mas um deles será utilizado na Copa das Confederações e no Mundial de 2014", afirmou Blatter em uma coletiva de imprensa em Tóquio.
"Ainda não tomamos nenhuma decisão crítica até o momento", acrescentou o suíço na véspera da final entre Chelsea e Corinthians em Yokohama. "Tomaremos uma decisão depois da final de amanhã. No momento, só podemos dizer que funciona".
O Olho do Falcão, de desenvolvimento britânico, já é usado satisfatoriamente em esportes como o tênis e o críquete, e consiste em um conjunto de sete câmeras de alta velocidade que cobrem ângulos distintos de cada gol.
O GoalRef, um projeto desenvolvido em conjunto por alemães e dinamarqueses, usa uma bobina elétrica no interior da bola e ondas magnéticas ao redor do gol.
"Os árbitros estão contentes em ter esta ajuda, pois sabem que se houver uma situação de dúvida, poderão estabelecer com precisão se houve ou não o gol", afirmou Blatter.
"Estamos falando desta tecnologia de linha de gol desde o começo do ano 2000. Já a temos desde o Mundial de Clubes de 2007, com o sistema do chip (Cairos) na bola".
"Vimos que não funcionava muito bem e deixamos de lado essa tecnologia até que tivéssemos sistemas mais precisos, e agora veremos o que acontece".
"Na Copa do Mundo de 2010, vocês se recordam, Lampard marcou um grande gol (contra a Alemanha) no qual a bola ultrapassou a linha do gol em ao menos 70 centímetros. Os árbitros não conseguiram ver, não viram, não sei. Mas em todo caso, a partida continuou".
"Naquele momento, como presidente da Fifa, eu disse que se ainda fosse presidente em 2014, não poderíamos arriscar ter a mesma situação se houvesse um sistema preciso".
A federação inglesa de futebol e a Premier League, Primeira divisão do campeonato inglês, já aceitaram o sistema Olho do Falcão, mas o presidente da Uefa, Michel Platini, segue se opondo ao uso da tecnologia.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nasa: porque o mundo “não acabou”


Em meio a tantos boatos sobre o fim do mundo, supostamente marcado para o próximo dia 21 de dezembro, a agência espacial norte-americana, a Nasa, divulgou um vídeo adiantado explicando por que o mundo “não acabou”.
Na última quarta-feira, 12, a Nasa lançou no YouTube um vídeo intitulado “O mundo não acabou ontem”, bem no estilo “a gente avisou”…
A publicação começa com a seguinte mensagem: “Se você está vendo esse vídeo, isso significa uma coisa: o mundo não acabou ontem”. A Nasa diz ainda que todas as teorias sobre o suposto fim do mundo começaram por um equívoco relacionado aos textos maias.
Fenômeno 2012
A agência espacial norte-americana também cita o cientista John Carlson, que começou a estudar o “fenômeno 2012″ há 35 anos. Ele garante que o calendário maia não acaba no dia 21 de dezembro.
A Nasa ressalta ainda que “nenhum asteroide ou cometa conhecido está em rota de colisão com a Terra. Nem um planeta errante está chegando para nos destruir, já que se isso estivesse para acontecer seria nesta altura o objeto mais brilhante no céu”.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sarney novamente na presidência do Brasil


O presidente do Senado, José Sarney, voltará a ocupar o cargo máximo do Executivo nesta quinta-feira, 13, mais de duas décadas após deixar o posto.
Sarney, que comandou o país de 1985 a 1989, será o presidente em exercício no Brasil até o próximo sábado, 15, quando Dilma Rousseff retorna de uma viagem à França e à Rússia.

Exigência constitucional

 

O presidente do Senado é o terceiro na linha sucessória do país. À frente dele estão o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara, Marco Maia. Ambos, no entanto, também participam de eventos no exterior.
Aos 82 anos, Sarney assume novamente a presidência por uma “exigência constitucional”. Em entrevista, o senador disse que não se sente voltando ao cargo e que não tem planos para o período.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

¿Próxima versão do Windows de graça. Será?


Rumores apontam uma mudança na estratégia da Microsoft para um dos seus principais produtos, o sistema operacional (SO) Windows. De acordo com alguns sites, a próxima versão do SO deve se chamar “Blue” - ao invés de seguir a sequência de números, atualmente no 8 - e ter novas edições a cada ano, potencialmente gratuitas.

                As informações, entretanto, não confirmam a mudança no modelo de negócios da empresa, que, com atualizações anuais do produto, se assemelharia ao utilizado pela Apple no seu Mac OS X. Entretanto, a alteração faria sentido – a Windows Store, loja de aplicativos para o SO, seria o meio pelo qual a Microsoft “forçaria” seus usuários a atualizar o sistema, criando restrição de compatibilidade dos apps com versões específicas do Windows.

                Igualmente possível é que o Blue seja, na realidade, um pacote de atualizações de segurança e correção para o Windows 8, assim como foram os Service Packs nas versões anteriores. Outra teoria levantada é a de que poderia ser esse tipo de atualização, mas com adição de novas funcionalidades para o SO. Ainda no ramo da especulação, existe a possibilidade de que o Blue seja gratuito, talvez utilizando a Windows Store como forma de adquirir receitas.
Fonte - folha

Nanotecnologia combatendo a leucemia


Os tratamentos contra a leucemia em crianças apresentam são compostos por tóxicos que não diferenciam as células, pelo que investigadores da Universidade de Delaware apostam na nanotecnologia para ministrar doses mais reduzidas. Em resultado, o tempo de sobrevivência aumentou.
A redução da dose, para um terço, e a aplicação do tratamento por nanotecnologia pode aumentar o tempo de sobrevivência para as crianças com cancro. Um estudo realizado nos EUA, com modelos pré-clínicos de ratos com leucemia linfoblástica aguda (tipo de tumor que afeta o sangue), demonstrou que a principal vantagem desta técnica é a diminuição dos efeitos colaterais, pois os tratamentos convencionais são compostos por tóxicos que não conseguem diferenciar as células normais das cancerígenas.
Segundo o estudo, divulgado pelo Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, os investigadores do Departamento de Ciência e Engenharia dos Materiais da Universidade de Delaware e do Centro para Pesquisa do Cancro Infantil Nemours encapsularam um terço da dexametasona, um medicamento comum no tratamento da leucemia infantil, nos modelos pré-clínicos de ratos com leucemia linfoblástica aguda.
Os resultados, cujo resumo foi publicado na revista Molecular Pharmaceutics, demonstraram que o recurso à­­­­ nanotecnologia permite dosear as partículas dos fármacos encapsulados no núcleo da célula, ao contrário do que acontece nos tratamentos convencionais de quimioterapia, com menor grau de precisão. Os principais medicamentos utilizados na quimioterapia contra a leucemia em crianças acrescentou o coordenador da investigação, são tóxicos e não conseguem diferenciar as células cancerígenas das saudáveis.
Os cientistas estão agora desenvolvendo esta técnica em crianças com cancro. Além dos bons resultados terapêuticos e sem efeitos colaterais significativos, o ensaio demonstrou que as crianças que receberam os medicamentos entregues através deste processo sobreviveram mais tempo do que aqueles que receberam o fármaco administrado de forma convencional.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O gene da “bebedeira”


Cientistas acreditam ter descoberto uma variação de um gene que incentiva o consumo exagerado de álcool em algumas pessoas.
O gene, conhecido como RASGRF-2, eleva o nível de substâncias químicas presentes no cérebro associadas à sensação de felicidade e acionadas com a ingestão de bebidas alcoólicas, informou a revista científica PNAS.
A equipe de pesquisadores, formada por especialistas da Universidade King's College, de Londres, descobriu que animais que não possuíam a variação do gene tinham menos "desejo" por álcool do que aqueles que apresentavam tal alteração.
O estudo também analisou exames de ressonância magnética dos cérebros de 663 adolescentes do sexo masculino.
O mapeamento revelou que em portadores da versão do gene associada à "bebedeira", todos com 14 anos de idade, havia uma atividade maior em uma parte do cérebro chamada estriado ventral, conhecida por liberar dopamina, substância associada à sensação de prazer.
Quando os pesquisadores questionaram os adolescentes sobre seus hábitos de consumo de álcool dois anos depois, descobriram que aqueles que tinham a variação do gene RASGRF-2 bebiam mais frequentemente.
Contudo, o responsável pelo estudo, Gunter Schumann, explicou que ainda não há provas contundentes de que o gene, sozinho, provocaria a compulsão alcoólica, uma vez que outros fatores ambientais e genéticos também estão envolvidos.
Ele ressaltou, por outro lado, que a descoberta é importante porque joga luz sobre os motivos pelos quais algumas pessoas tendem a ser mais vulneráveis ao álcool do que outras.
"Nosso estudo indica que talvez este gene regule a sensação de bem estar que o álcool oferece para determinados indivíduos", explicou.
"As pessoas buscam situações que provoquem tal sensação de 'recompensa' e deixem-nas felizes. Portanto, se o seu cérebro for condicionado a atingir tal estágio por meio do álcool, é provável que sempre procure essa estratégia afim de alcançar tal meta".
"Agora nós entendemos a cadeia da ação: como os genes moldam a função em nossos cérebros e como que, em contrapartida, isso afeta o comportamento humano".
"Nós descobrimos que o gene RASGRF-2 tem um papel crucial em controlar como o álcool estimula o cérebro a liberar dopamina e, em seguida, ativa a sensação de recompensa".
"Portanto, para as pessoas que têm a variação genética do gene RASGRF-2, o álcool lhes proporciona uma maior sensação de recompensa, levando-as a se tornar beberrões".
Schumann reiterou, entretanto, que mais provas são necessárias para comprovar sua teoria. Ele alertou que o estudo analisou apenas adolescentes do sexo masculino e de uma determinada idade, o que dificultaria estabelecer tendências de consumo de bebidas alcoólicas ao longo prazo.
Ele disse que, no futuro, pode ser possível realizar testes genéticos para ajudar a prever quais pessoas estão mais propensas ao consumo excessivo de álcool.
As descobertas também abririam caminho a novas drogas que bloqueiam o efeito de recompensa que algumas pessoas têm após ingerir bebida alcoólica.
Por outro lado, Dominique Florin, da entidade britânica Medical Council on Alcohol, faz um alerta.
"É provável que haja um componente genético relacionado ao consumo exagerado de álcool, mas isso não quer dizer que se você tiver o gene, você não pode beber, enquanto se você não o tiver, você pode beber o quanto quiser". 
Fonte - BBC Brasil

domingo, 9 de dezembro de 2012

Dia Internacional Contra a Corrupção



Dezenas de manifestantes com faixas e cartazes se reuniram na pracinha de Boa Viagem (30) na Zona Sul do Recife, para participarem do Dia Internacional Contra a Corrupção. O ato, que acontece em 55 cidades de todo o país, reivindica mudanças como o voto aberto parlamentar, que a corrupção se torne crime hediondo e o fim do foro privilegiado.

         O protesto do grupo de combate à corrupção é justificado a cada ano eleitoral quando um gestor tem um processo tramitando no tribunal e ao terminar seu mandato, a acusação segue para outra instância, reiniciando o julgamento do zero e, em muitos casos, até prescrevendo. No final de 2012, apenas 31 das 139 denúncias criminais em curso na área do TRF-5 contra prefeitos permanecerão no órgão.