quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Cientistas solucionam mistério sobre a mais mortal das bactérias


Cientistas finalmente encontraram uma resposta a um dos grandes mistérios sobre a mais mortal das bactérias, Staphylococcus aureus – por que ela ataca principalmente humanos, e não animais. E agora eles têm uma ideia de por que alguns humanos são especialmente suscetíveis a essa bactéria, que mata 100 mil norte-americanos por ano – muito mais que qualquer outro micróbio.

Num estudo divulgado na última quarta-feira, pesquisadores da Universidade Vanderbilt relatam que o estafilococo evoluiu para focar em regiões específicas da hemoglobina humana, de forma a estourar a molécula e se alimentar do ferro em seu interior. As pessoas resistentes ao estafilococo, eles suspeitam, podem ter leves variações genéticas que ajustam as regiões da hemoglobina buscadas pela bactéria, tornando-as impenetráveis ao ataque.

Municípios da RMR recebem sinal de internet de graça

Com o objetivo de promover a inclusão digital, a Perpart (Pernambuco Participações e Investimento), empresa pública ligada ao governo do Estado, oferece internet de graça à população. Para alguns bairros do Recife, o serviço funciona desde março deste ano, mas vai ser expandido para outras cidades da Região Metropolitana. Os municípios contemplados serão Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata e Paulista.
De acordo com o coordenador do Projeto Interperpart, Jeová Menezes (foto), é preciso ter os equipamentos adequados para receber a internet em casa. “O usuário tem que ter o computador e a antena de internet, para que possa captar o sinal na rede. Depois é só ligar e se cadastrar para receber o sinal”, explica.

Morre modelo famosa por foto em campanha contra anorexia

A modelo e atriz francesa Isabelle Caro, que em 2007 posou nua para uma campanha contra a anorexia mostrando seu corpo devastado pela doença, morreu em 17 de novembro, informou nesta quarta-feira (29) o site suíço 20 Minutes.

A primeira informação de sua morte foi divulgada através de uma rede social na internet por um amigo da modelo, que tinha 28 anos e provocou comoção com as fotografias feitas há três anos.

No meio da campanha, dirigida pelo fotógrafo Oliviero Toscani, conhecido por suas ideias provocadoras e pelas campanhas publicitárias da grife Benetton, Caro explicou que tinha aceitado posar para alertar as jovens sobre o perigo das dietas, dos ditados da moda e da anorexia.

Seu objetivo, segundo ela, era sensibilizar as mulheres sobre essa ameaça, que pesava sobre sua vida desde que ela tinha 13 anos e que a levou a pesar 25 quilos (tinha 1,64 m de altura). No começo deste ano, Caro disse que conseguiu pesar 42 quilos.

Para Caro, a culpada pela doença era sua mãe, possessiva e que a teria feito viver reclusa em um chalé, dos 4 aos 11 anos, com ela e o padrasto.

 

A modelo francesa Isabelle Caro, que posou nua para Oliviero Toscani em uma campanha contra anorexia.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Computador calcula a singularidade de impressões digitais


Pesquisadores descobriram uma forma de calcular matematicamente a singularidade de uma impressão digital.


Embora as impressões digitais sejam únicas a cada indivíduo, impressões de cenas de crime são, geralmente, padrões incompletos obtidos em maçanetas ou pedaços de vidro.


Conhecer a singularidade de uma impressão parcial pode ser útil a cientistas forenses que tentam determinar o valor de uma impressão digital como prova, explicou Sargur Srihari, um cientista de computação da Universidade de Buffalo que está conduzindo a pesquisa.


A singularidade já é usada como ferramenta de avaliação.


“Imagine um caso simples, onde um crime foi cometido por alguém com 2 metros de altura”, disse Srihari. “Essa é uma estatura bastante rara; assim, essa característica se torna uma valiosa evidência para ajudar a identificar o suspeito”.

Macho que é macho anda com uma Hiena na coleira


Estas fotos foram tiradas na Nigéria (país africano), onde alguns “bad boys” estão domesticando hienas e babuínos selvagens para ter como animal de estimação ou proteção. A hiena vista nas fotos é conhecida como hiena-malhada (Crocuta crocuta). Observe a corrente usada como guia. Não é uma questão de “estilo”, menos do que isso elas são capazes de cortar com os dentes. Enquanto o Leão tem uma força de 426 quilos na mordida, as hienas alcançam 460 quilos. Uma hiena adulta pode pesar mais de 70 kg, medir até 1,5 m de comprimento e atingir os 80 cm de altura. Tá bom assim?

Bisbilhotar e-mail é um perigo

Homem pode pegar 5 anos de prisão por ler e-mail da esposa


Leon Walker, de 33 anos, pode ser condenado a até 5 anos de prisão em Rochester Hills (Michigan, EUA) por ter lido um e-mail da esposa sem autorização dela. Detalhe: na mensagem bisbilhotada, Leon descobriu que Clara estava tendo um caso extraconjugal!!! 


Após o incidente, Clara pediu o divórcio. Leon contou que tomou a atitude invasiva para proteger os filhos do casal. Para o americano, o caso é um "abuso da Justiça". O julgamento será em fevereiro. 

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cientistas descobrem gene vinculado a 130 doenças cerebrais


Cientistas anunciaram a descoberta de uma série de proteínas que desempenham um papel crítico no desenvolvimento de mais de 130 doenças cerebrais. O estudo, divulgado no domingo, também ressalta um vínculo surpreendente entre três doenças - inclusive os males de Alzheimer e Parkinson - e a evolução do comportamento humano, afirmaram.

Google Maps 3D com SO Android


O novo Google Maps 5.0 terá os mapas em 3D, e será funcional também offline. Este update, terá uma melhor sensibilidade ao toque, podendo fazer zoom, rodar o mapa e outras coisas, utilizando a movimentação simultânea de dois dedos.

Além do 3D, que é certamente uma grande novidade, a funcionalidade como GPS em offline, é excelente para quem não usa a Internet. Com a versão 5.0, o usuário não precisará estar online para saber onde está, e para onde tem que ir, o que facilitará muito quando há pouca rede, ou quando simplesmente não usa a Internet.
Veja o vídeo:

Pesquisadores desenvolvem reator que converte luz solar em combustível líquido

Um protótipo de gerador que pode transformar a luz do sol em combustível foi demonstrado com sucesso em laboratório por pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça.
 Em um processo semelhante à fotossíntese, a máquina usa raios solares e o metal cério para quebrar as moléculas de dióxido de carbono ou água e transformá-las em combustíveis líquidos que podem ser armazenados e transportados.

A pesquisa, que foi publicada na revista Science, explica que o novo dispositivo é diferente dos painéis fotovoltaicos (que aproveitam a luz para gerar energia) normais.

MUITA FÍSICA E MUITA MATEMÁTICA PARA PRODUZIR FILMES DE ANIMAÇÃO

Mesmo repletos de animais falantes, princesas e criaturas fantásticas, os filmes de animação não são coisa de criança. Produções como as da Pixar e da DreamWorks são um laboratório para estudos avançados de física e matemática.
A aparência realística dos personagens --especialmente agora, com a popularização das produções em 3D-- depende de um emaranhado de funções e equações.
Efe
Roupas usadas por Shrek e companhia comportam-se com movimento, como se fossem feitos de tecido de verdade
Roupas usadas por Shrek e companhia comportam-se com movimento, como se fossem feitos de tecido de verdade
Uma matéria publicada na última edição da revista "Science" revelou como a física e a matemática estão relacionadas ao salto de qualidade das animações.
Um dos exemplos mais perceptíveis são as roupas dos personagens, que, nos últimos tempos, ganharam movimentos complexos.
Graças ao trabalho de um grupo de físicos computacionais, os modelitos usados por Shrek e companhia comportam-se quase como se fossem feitos de tecido de verdade: amassam, ficam molhados, desfiam e muito mais.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Todos os homens e as mulheres da presidente

Alexandre Padilha (PT)» Ministério da Saúde
Alexandre Padilha (PT)
 Fernando Pimentel (PT)» Desenvolvimento, Indústria e
  Comércio Exterior

Fernando Pimentel (PT)
Fernando Haddad (PT)» Educação
Fernando Haddad (PT)
Aloizio Mercadante (PT)» Ciência e Tecnologia 
Aloizio Mercadante (PT)
Ideli Salvatti (PT-SC)» Ministério da Pesca
Ideli Salvatti (PT-SC)
Maria do Rosário (PT-RS)» Secretaria de Direitos Humanos
Maria do Rosário (PT-RS)
Paulo Bernardo (PT-PR) » Ministério das Comunicações
Paulo Bernardo (PT-PR)
Antonio Palocci (PT-SP)» Casa Civil da Presidência
Antonio Palocci (PT-SP)
Gilberto Carvalho (PT-SP))» Secretaria-Geral da Presidência
Gilberto Carvalho (PT-SP)
José Eduardo Cardozo (PT-SP)» Ministério da Justiça
José Eduardo Cardozo (PT-SP)
Guido Mantega (PT-SP)» Ministério da Fazenda
Guido Mantega (PT-SP)
 Miriam Belchior (PT-SP)» Ministério do Planejamento
Miriam Belchior (PT-SP)
Luiza Helena de Bairros (PT)» Secretaria Especial de Promoção
   da Igualdade Racial

Luiza Helena de Bairros (PT)
Tereza Campello (PT)» Ministério do Desenvolvimento Social
Tereza Campello (PT)
Luiz Sérgio (PT-RJ)» Secretaria de Relações Institucionais
Luiz Sérgio (PT-RJ)
Afonso Bandeira Florence (PT-BA)» Desenvolvimento Agrário
Afonso Bandeira Florence (PT-BA)
Iriny Lopes (PT-ES)» Secretaria Especial de Políticas
   para as Mulheres

Iriny Lopes (PT-ES)

PMDB

FORÇAS ARMADAS: tecnologia sustentável

“Em uma guerra, a primeira vítima é a verdade”, disse em 1917 o senador americano Hiram Johnson. Ele não relacionou quais seriam as outras, mas uma delas é o ambiente. Afinal, não há sistema que escape ileso aos aviões de caça que queimam açudes de combustível, aos tanques que não deixam nem uma árvore em pé e aos submarinos que dizimam a fauna marinha. Com o objetivo de poupar quem – ou o que – não tem nada a ver com as guerras, os quartéis-generais desenvolvem ideias, produtos e estratégias para provocar o menor estrago possível.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Marinha troca mangue por construção


A Marinha do Brasil revogou o edital de concorrência pública para alienação do terreno de 320 hectares, situado na Zona Sul do Recife, entre os bairros da Imbiribeira, Pina e Boa Viagem.

Isso mesmo, a Marinha pretendia repassar aquela  área de mangue para iniciativa privada, mas foi só a Prefeitura do Recife manifestar o desejo de adquirir o local para a construção do Parque dos Manguezais, que tudo mudou.

Ofício assinado pelo comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Aírton Teixeira Pinho Filho, determina o cancelamento e ressalta que a Marinha está aberta às negociações para trocar a área por construção de organizações militares e residências para a coorporação.

Ou seja, a Marinha não dá a mínima para a preservação da natureza: entrega o mangue numa boa e não está nem aí nem vai chegando para o que pode acontecer  com a área em questão.

Governo vai atrasar os concursos e nomeações

A Comissão Mista de Orçamento iniciou a análise do parecer final da peça que norteará o primeiro ano do governo de Dilma Rousseff na noite de ontem sem sombra de acordo para aliviar as contas públicas de despesas financeiras da Eletrobrás e garantir o superávit. O que parecia consenso é que, para enxugar as contas, o governo vai atrasar a realização de concursos públicos e nomeações para economizar recursos de quatro a seis meses de salário do funcionalismo. O Orçamento de 2011 prevê recursos da ordem de R$ 1,6 bilhão para os novos servidores. Desse montante, R$ 935 milhões são destinados à ampliação da folha de pagamento, com as nomeações - estimando 12 meses de salário dos iniciantes nas carreiras - e R$ 733 milhões para a abertura de concursos públicos. O vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), informou que o Executivo pretende executar apenas ´metade` dos recursos previstos, pois o governo vai optar por arrumar a casa nos três primeiros meses antes de iniciar a aplicação de recursos nos processos seletivos. 
O governo vai atrasar os concursos e nomeações. Só a partir de abril ou maio devem ser abertas seleções para começar a chamar em junho`, explica o vice-líder do governo. O vice-líder do governo no Congresso também destaca que o Executivo vai cortar despesas de diárias, viagens e cursos oferecidos ao funcionalismo para aumentar a margem de manobra.
O colchão compõe a reserva de emergência utilizada para custear despesas não previstas na peça orçamentária. Cálculos dos governistas dão, até agora, R$ 6 bilhões de margem para Dilma alocar nas áreas que considerar prioritárias. Na lista de programas e investimentos que a futura presidente pode aplicar os recursos estão o reajuste do Bolsa Família, a ampliação do mínimo do patamar de R$ 540 estabelecido e reajuste acima da inflação para os aposentados que ganham mais de um salário. ´O colchão vai virar uma reserva para compromissos a serem ou não cumpridos`, diz o relator de receita do Orçamento, Bruno Araújo (PSDB-PE).
Até a noitede ontem, a comissão encontrava dificuldade em fechar acordos para levar um texto coeso ao plenário do Congresso, hoje, data limite para votação. Temas como o reajuste do salário mínimo, a retirada das despesas da Eletrobrás no superávit e a análise dos projetos de créditos suplementares pela comissão foram foco da discórdia entre os parlamentares. 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A BATALHA DA SUSTENTABILIDADE




A expressão desenvolvimento sustentável padece de ambiguidade. A linguagem falada não vale só pelas palavras ditas, mas muito mais pelo tom da voz. Quantas vezes a mesma palavra ofende ou acaricia se pronunciada de uma forma ou de outra. Vale a mesma observação a propósito da palavra escrita: depende de quem escreve.
Assim, se o termo sustentabilidade é escrito por alguém do sistema capitalista atual, significa que se pode dispor dos recursos da Terra para continuar sem sobressaltos a atender ao mercado, ao lucro e ao desenvolvimento tecnológico. Essa trindade capitalista precisa ser mantida. Evitem-se, portanto, novos países emergentes que venham a esgotar rapidamente os bens da Terra e ameaçar o nível de consumo das nações ricas. O caminho se chama restrição de novos candidatos à mesma mesa farta. Moderem-se os gastos a fim de prolongar a vida de consumo do mundo rico. O pavor vem da Ásia com seus bilhões de habitantes. Pois, se eles entrarem na mesma onda consurnista, o bolo da riqueza mundial acabará para todos. Portanto, sustentabilidade significa aí restrição para novos mercados de consumo além dos países que já o ocupam.
Na escrita de um terceiro-mundista, sustentabilidade adquire sentido bem diferente. Inverte-se profundamente o campo de referência. Só pode ser aceito aquele nível de consumo que seja universalizável para toda a humanidade presente e garanta o futuro das gerações vindouras. Isso significa drástica redução dos gastos dos países ricos, sobretudo com o supérfluo, com o consumismo excessivo, com a indústria armamentista, com o uso enlouqnecido de petróleo nos carros e em outros meios de transporte individuais. Com essa gigantesca economia, sobrarão recursos para as gerações futuras e melhorará a vida dos países pobres.


domingo, 19 de dezembro de 2010

Ultrassom vira arma polêmica contra latidos


Eles ainda são encontrados em poucas lojas de São Paulo, mas já têm dado o que falar. Polêmicos, os “ultrassons antilatidos” emitem um barulho perceptível apenas aos cachorros e são acionados todas as vezes em que o animal late, causando-lhe incômodo.

Amplamente disponíveis em sites internacionais, eles são uma das saídas mais comentadas entre participantes de grupos relacionados a ruídos na internet - geralmente pessoas que se sentem atormentadas pelo cachorro do vizinho e não podem estudar ou dormir direito por causa dos altos e constantes latidos. No Brasil, os aparelhos custam até R$ 400. No exterior, a média de preço é US$ 80.

 Há resistência, contudo, por parte de adestradores quanto à eficiência do produto e por parte de sociedades protetoras dos animais, que afirmam que os bichos sofrem violência.

Para Armen Neliksetyan, da MeGT, fabricante de aparelhos antirruído no Brasil, os usuários mostram satisfação, e o produto não é ofensivo ao animal. Ele cita o uso de aparelhos de ultrassom por carteiros no Reino Unido e em treinamentos de caça em diferentes países como exemplo da aceitação do aparelho. Ele pede a regulamentação no País desse tipo de apetrecho.

A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) critica especialmente o comportamento de responsáveis por animais que não se preocupam com o excesso de latidos. “Por que o cachorro está latindo? Se é porque fica sozinho o dia inteiro, essa pessoa não pode ter cachorro”, diz Izabel Nascimento, presidente da entidade e contrária ao aparelho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Spray de células-tronco


Médicos americanos relataram sucesso em testes de um projeto-piloto para uma solução em spray de células-tronco, que se espirrar diretamente sobre queimaduras.

Os cientistas combinaram uma concentração de plaquetas sem células vermelhas do próprio paciente com cálcio e trombina. Disso, resultou uma solução que pode ser pulverizada sobre queimaduras.

Nos testes realizados, o spray tem se mostrado eficaz no tratamento de pequenas queimaduras, e parece aumentar a probabilidade de poder colocar um enxerto de pele. Isso significa que a aplicação desta tecnologia pode ser possível a outros tipos de transplantes.
A pesquisa se baseou em um método australiano semelhante, chamado ReCell e criado em dezembro do ano passado.

O ReCell tem sido amplamente utilizado na Austrália, Europa e China e chamou a atenção por ser um tratamento rápido. Ele age por um processo muito parecido: dissolve as células basais e os queratinócitos a partir de uma amostra de biópsia, produzindo um spray de enzima.

Ambos os métodos são promissores para o uso de tecnologias regenerativas no tratamento de queimaduras. Em 2009, As Forças Armadas e o Instituto de Medicina Regenerativa dos EUA concederam uma doação de 2,45 milhões de reais aos ensaios clínicos do ReCell para agilizar o processo, sugerindo que há bastante interesse pelos resultados bem sucedidos, a fim de uma aprovação rápida e ampla utilização do remédio no mercado.

PARIS LANÇARÁ CARROS ELÉTRICOS


  O transporte de Paris se prepara para receber, no ano que vem, 3 mil carros "ecológicos" para "melhorar a qualidade de vida" e combater a poluição. Denominada Autolib, esta operação, que estreará em outubro de 2011, será "algo inédito no mundo nesta escala", disse o prefeito de Paris, o socialista Bertrand Delanoë, que previu uma "revolução" para as grandes cidades.

"É uma mudança radical na concepção humana da cidade", disse o prefeito, ao anunciar que o grupo francês Bolloré havia ganhado o contrato para operar a Autolib, que funcionará em Paris e outras 40 cidades francesas.

A Bolloré deverá fornecer carros elétricos – 3 mil inicialmente -, que vão funcionar com baterias de lítio recarregáveis, com uma autonomia de 250 quilômetros, informou a promotoria.

A Autolib contará com cerca de mil estações - 700 delas em Paris -, onde o motorista poderá retirar e devolver os carros.

"Houve algumas experiências, em pequena escala, mas o que uma grande metrópole mundial se lance neste desafio, nesta escala, é algo inédito em escala mundial", destacou.

"Acredito que isto será uma revolução eficaz que vai melhorar nossa qualidade de vida e, talvez, as relações entre os cidadãos", reafirmou Delanoë.

Paris adotou alguns anos atrás pela a operação Vélib, que pôs à disposição do público milhares de bicicletas que poderiam ser alugadas em estações. 

MULHER QUE NÃO TEME NADA

Cientistas americanos detectaram em uma mulher uma rara doença cerebral que faz com que não tema nada --nem uma serpente que se aproxima de seus filhos nem uma faca em seu pescoço.

A mulher não experimenta a sensação de medo porque tem destruída a parte de seu cérebro em que os cientistas acreditam que esse sentimento seja gerado.


Nas últimas duas décadas, os cientistas acompanharam a mulher, identificada como SM, em busca de dados sobre sua condição que podem fornecer pistas para o tratamento do estresse pós-traumático, particularmente em soldados que retornam da guerra.


"É bastante surpreendente que ainda esteja viva", disse Justin Feinstein, cujo estude é publicado no jornal Current Biology.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Médicos alemães dizem ter curado HIV com células-tronco


Doutores de Berlim, na Alemanha, afirmam que, após um transplante de células-tronco realizado em um paciente com leucemia, infectado pelo vírus HIV, em 2007, passaram a acreditar que o homem foi curado do vírus graças ao tratamento. As informações são do site Aids Map.
O homem recebeu a medula óssea de um doador que possuía resistância natural ao vírus HIV. Isso foi possível graças ao perfil genético que deixa o gene co-receptor CCR5 ausente das células. A mais comum variação do HIV usa este gene como uma estação de encaixe, fixando-se a ele para entrar e infectar as células, e as pessoas com esta mutação são quase completamente protegidas contra infecções por HIV.
O caso foi noticiado pela primeira vez em 2008, em conferência realizada em Boston, Estados Unidos, e os doutores de Berlin, logo depois, publicaram sobre o assunto de forma detalhada na revista New England Journal of Medicine.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Adolescente que chora sangue


Em setembro do ano passado, o site da CNN relatou a dificuldade dos médicos, mesmo após uma série de exames, para entender por que o adolescente Calvino Inman, hoje com 17 anos, chora lágrimas de sangue. Morador de Rockwood, no estado americano do Tennessee, ele continua sofrendo da rara doença, que se manifestou pela primeira vez em maio de 2009.

Um documentário sobre a enfermidade, “The Boy with Bloody Tears” (O Garoto de Lágrimas Sangrentas), será exibido nos EUA esta semana. O filme também aborda o caso de Rashida Begum, de 27 anos, moradora de Patna, na Índia, que também chora sangue.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BRASIL DÁ IMPORTANTE PASSO NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou na Conferência do Clima em Cancun que o Decreto de regulamentação da Política Nacional de Mudanças Climáticas foi assinado na quinta-feira (ontem) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pelo Decreto o Brasil chegará ao ano de 2020 emitindo no máximo 2,1 bilhões de toneladas de CO2 por ano, e fica obrigado a publicar anualmente estimativas do total de emissões do país, que facilitarão a verificação do compromisso assumido.

O Brasil se torna o primeiro país em desenvolvimento a estabelecer um limite dessa natureza e a estabelecer um teto nesse sentido, que representa uma redução absoluta de 6% em relação a 2,2 bilhões de toneladas que o país emitia em 2005.

Infelizmente, esse foi um dos poucos motivos de comemoração em Cancun.

Hologramas

Quando o famoso holograma da princesa Leia diz: “Me ajude, Obi-Wan Kenobi”, em Star Wars, tudo não passa de ficção científica. Mas agora você pode assistir hologramas reais em movimento que são filmados em um ponto e, em seguida, projetados e visualizados em outro.

“O holograma é mais ou menos do tamanho e da resolução da princesa Leia no filme”, disse Nasser Peyghambarian, um cientista ótico da Universidade do Arizona e líder de uma equipe de pesquisa que demonstrou recentemente a tecnologia, segundo a revista Nature.

Os hologramas não são tão rápidos quanto os de Hollywood. A princesa se move muito mais devagar – a exibição muda de quadro apenas a cada dois segundos, muito mais lento do que, por exemplo, os 30 quadros por segundo de um vídeo. Mas, ao contrário da ficção científica, os hologramas estão realmente acontecendo e em tempo quase real: um sujeito é filmado em uma sala, os dados processados por um computador são enviados via Ethernet para outra sala e, em seguida, feixes de laser começam a trabalhar. Pronto: sua telepresença holográfica aparece e se move, ainda que aos solavancos, em detalhes aparentemente sólidos (até alguém passar a mão por ele).

Pesquisas inovadoras em holografia estão acontecendo nos laboratórios e empresas de todo o mundo, disse Lisa Dhar, gerente de tecnologia sênior da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, que é especialista em materiais holográficos.

Voyager chega perto da fronteira do Sistema Solar


A Voyager está se aproximando da fronteira da bolha formada por partículas carregadas emitidas pelo Sol. A sonda espacial Voyager 1, lançada há 33 anos e está perto da fronteira do Sistema Solar.
A 17,4 bilhões de quilômetros de casa, a sonda é o objeto feito pelo homem mais distante da Terra e começou a identificar uma mudança nítida no fluxo de partículas à sua volta.


Estas partículas, emanadas pelo Sol, não estão mais se dirigindo para fora e sim se movimentando lateralmente. Isso significa que a Voyager deve estar muito perto de dar o salto para o espaço interestelar - o espaço entre as estrelas.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sistema multitoque

No filme Minority report, a polícia manipula, por meio de toques em uma superfície transparente, imagens de futuros assassinatos. Com o equipamento, o ator Tom Cruise cruza as imagens para descobrir o criminoso antes que ele realmente cometa o homicídio. A tecnologia utilizada na ficção lançada em 2002 hoje é realidade. Importada, ela pôde ser vista, por exemplo, em uma emissora brasileira de televisão a partir da cobertura da Copa do Mundo de 2010. Agora, um grupo de recém-formados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está desenvolvendo um software que permite a manipulação de imagens — um aperfeiçoamento do sistema touchscreen, que detecta os toques por meio de telas sensíveis.
O sistema desenvolvido pelo grupo de engenheiros eletrônicos, porém, não exige o uso de telas especiais, podendo ser aplicado em mesas, pisos, paredes, vitrines ou quaisquer superfícies transparentes. Basta que uma câmera capte os movimentos gerados pelo usuário sobre a imagem projetada e o software interprete como um comando. “A novidade é que ele vai dispensar a projeção de imagens em uma superfície própria, como a tela fixa de um monitor, já que não utiliza sensores para captar os comandos”, explica o engenheiro eletrônico Simon Medeiros, um dos desenvolvedores do sistema.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FAMÍLIA SOB ATAQUE,CUIDADO: kit gay será distribuído nas escolas públicas do Brasil



Crianças das escolas públicas de todo o Brasil receberão um DVD comcenas de homossexualismo, que será distribuído em 2011.


O kit gay conterá um DVD com uma história onde um menino vai ao banheiro e quando entra um colega, ele se diz apaixonado pelo mesmo e assume sua homossexualidade, se dizendo Bianca.

O deputado Jair Bolsonaro (RJ) reaje de forma veemente, em plenário, a essa vergonha que foi firmada, com pretexto de combater a ‘homofobia, em um convênio entre o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG Comunicação em Sexualidade (Ecos), conforme publicou o Correio Braziliense.
Veja o vídeo:

Você sabe quanto paga de imposto em cada produto?


A soma de impostos arrecadados em 2010 ultrapassou R$ 1 trilhão em novembro. Uma conta que continua crescendo todos os dias, já que os tributos estão embutidos nos preços dos produtos e dos serviços consumidos. O dinheiro sai do bolso do contribuinte e cai direto no caixa dos cofres públicos. Apesar disso, o consumidor não sabe ao certo quanto paga de imposto nos bens ou serviços que consome e nem como este dinheiro é distribuído.


Só para se ter uma ideia, cada garrafa de água mineral consumida tem 38% do valor de imposto, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Já nos quilos de arroz, feijão ou de carne bovina estão incluídos 17% de tributo. No caso de bebidas alcoólicas, a carga tributária pode ser ainda mais pesada. Em uma taça de vinho, 55% do preço é imposto e, em uma dose de caipirinha, 77% do valor vai para o governo. Os tributos nas contas de celular, de luz e de água correspondem, respectivamente, a 46%, 48% e 38% dos boletos.


Ao todo, existem 85 impostos e taxas diferentes no país. O resultado disso é que os brasileiros trabalham praticamente de janeiro a maio somente para pagar tributos. Em média, cada um gasta cerca de R$ 6 mil em impostos por ano, o que corresponde a 40% do que ganha no ano. Isso por que pagar imposto é um dever do cidadão. Mas em contrapartida, devolvê-los para a sociedade, na forma de melhorias públicas, é um dever do governo.


Em nome destas melhorias que o setor público consumiu, em 2010, cerca de R$ 1,4 trilhão nos governos Federal (R$ 800 bilhões), dos Estados (R$ 400 bilhões) e dos Municípios (R$ 200 bilhões). E, para pagar a conta, serão recolhidos até o fim do ano R$ 1,3 trilhão em impostos. A maior parte do dinheiro vem das empresas, que são responsáveis pela arrecadação de cerca de 70% do total. A carga tributária no Brasil é de 37% do PIB, o que significa que os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um terço do que o país produz.


Apesar de toda esta quantia trilionária, o resultado das contas públicas – a diferença entre a receita de impostos e as despesas do governo – deve fechar, em 2010, com R$ 100 bilhões no vermelho. Como o governo geralmente gasta mais do que ganha, acaba se endividando, pois pega emprestado para pagar suas contas. A dívida total já soma mais da metade de tudo o que o país produz em um ano. Uma gestão pública pouco eficiente, que distribui milhares de cargos segundo interesses políticos, e a corrupção, podem ser as grandes vilãs na história.

Primeira cápsula espacial privada entra em órbita


A empresa americana SpaceX colocou com sucesso em órbita nesta quarta-feira sua cápsula espacial Dragon, na primeira tentativa deste tipo realizada por uma empresa privada americana e que pode abrir caminho aos voos comerciais espaciais. 
O lançamento da cápsula a partir de Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste) a bordo de um foguete Falcon 9 ocorreu às 15H43 GMT (13H43 de Brasília), e a cápsula em forma de bala entrou em órbita cerca de 10 minutos depois.
A SpaceX  confirmou que a cápsula fez um "pouso suave" às 19H04 GMT (17H04 de Brasília), menos de quatro horas após seu lançamento a bordo do foguete Falcon 9 de Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste).
"Dragon está em órbita", escreveu a Nasa em seu Twitter cerca de 10 minutos após o lançamento. "Parabéns à SpaceX e sua equipe por esse lançamento bem-sucedido".
Por enquanto, ninguém viaja a bordo da cápsula Dragon, mas ela tem espaço para sete tripulantes e um amplo porão de carga, que pode fornecer suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS), após a Nasa aposentar sua frota espacial no próximo ano.
Na ausência de carga e tripulantes, a cápsula Dragon transporta "cartões de identificação dos funcionários da SpaceX e outras recordações", informou a Nasa.
Nunca antes uma empresa privada tentou um arriscado desafio de enviar uma nave espacial a orbitar a Terra e voltar ao planeta, e inclusive a própria SpaceX afirma não estar segura de conseguir isso.
A operação tem o objetivo de mostrar a habilidade da cápsula de se lançar e separar do foguete Falcon 9, orbitar a Terra, transmitir sinais, receber ordens e depois voltar à atmosfera do planeta para ser recuperada no oceano.

Xadrez computadorizado falante

O website Coolest Gadgets divulgou um vídeo interessante para os amantes do Xadrez Eletrônico. Equipado com três computadores e 96 microprocessadores, esta mesa de xadrez é interativa e fala com seu adversário.
A obra foi criada pela designer Barbara Kruger (que não tem qualquer relação com o vilão Freddy Krueger), e é um produto focado no público "premium": o jogo custa nada menos que US$ 30 mil -- cerca de R$ 50 mil! 
Além da dificuldade avançada, o computador emite frases de efeito para tirar a concentração do oponente. As falas podem variar, desde um inofensivo "boa jogada" a um assustador som de respiração profunda.

Genoma de feto é analisado a partir do sangue da mãe


É uma nova ferramenta que poderá vir a alargar o leque de exames pré-natais. A equipa liderada pelo investigador Dennis Lo, da Universidade Chinesa de Hong Kong, conseguiu pela primeira vez sequenciar o genoma de um feto a partir de uma amostra de sangue da mãe.
Em 1997 Dennis Lo descobriu que era possível detectar o ADN do feto no sangue da mãe, o que prometia métodos menos invasivos de rastreio que as actuais amniocentese e amostra das vilosidades coriónicas.
Durante anos, a dificuldade em distinguir o ADN da mãe do ADN fetal dificultou a aplicação clínica deste conhecimento mas agora a equipa garante já haver tecnologia para detectar qualquer doença genética a partir do sangue da mãe.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MEC convocará estudantes para nova prova do Enem

Daqui a uma semana, os estudantes que foram prejudicados pelos erros de impressão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão uma nova prova de ciências da natureza e humanas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), continua o trabalho de identificação dos candidatos que terão direito a refazer a avaliação e todos serão avisados até sexta-feira (10).
O MEC definiu que apenas os estudantes prejudicados pelos erros de impressão no caderno de prova amarelos, que não continham as 90 questões, poderão refazer o Enem. As últimas informações divulgadas pelo ministério no final de novembro contabilizavam 2.817 estudantes nessa situação. O levantamento está sendo feito a partir das 116 mil atas das salas de prova. Esse documento é usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação do exame.
De acordo com o ministério, os estudantes serão comunicados por e-mail, SMS e telegrama da possibilidade de refazer o exame e dos novos locais de prova. As avaliações terão início às 13h da próxima quarta-feira (15).