segunda-feira, 18 de julho de 2016

O nó da idade mínima para aposentadoria


        De acordo com uma pesquisa realizada na última semana pelo Datafolha, a opinião pública do país está dividida ao meio entre aqueles que apoiam a criação de uma idade mínima para aposentadoria no setor privado e aqueles que rejeitam a proposta. Segundo o Datafolha, 53% dos entrevistados são favoráveis à definição de uma idade mínima, enquanto 43% se diz contra a medida. O apoio à proposta é mais forte entre os mais ricos do que entre os mais pobres.
Atualmente, a lei garante a aposentadoria aos trabalhadores do setor privado após 35 anos (no caso de homens) ou 30 anos (no caso de mulheres) de contribuição com a Previdência. Para aqueles que não têm o tempo de serviço suficiente, a lei permite se aposentar com 60 anos de idade.
No entanto, o governo Temer já vem sinalizando que pretende apresentar no Congresso uma proposta de reforma na Previdência que estabelece uma idade mínima para aposentadoria – fixada em 65 anos para homens e um pouco menos para as mulheres. De acordo com o governo, a medida tem como finalidade conter os gastos com o benefício.
A proposta oficial ainda não está pronta, por conta da paralisação das negociações com as centrais sindicais. O governo espera uma definição do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff para poder retomar as conversas.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados o que consideram a idade ideal para se aposentar. A pesquisa aponta que 21% dos brasileiros desejam se aposentar antes dos 56 anos e 24% pretendem se aposentar entre 56 e 60 anos. Outros 24% esperam chegar à aposentadoria somente depois dos 60 anos.
Em média, os brasileiros consideram 60 anos como a idade ideal para se aposentar. Segundo o instituto, os homens gostariam de se aposentar aos 61 anos, e as mulheres, aos 59 anos. Para 57% dos entrevistados pelo instituto, a idade mínima de aposentadoria poderia ser a mesma entre homens e mulheres. Outros 41% são contrários à diferença.

Nenhum comentário: