segunda-feira, 29 de junho de 2015

?Terra: sexta extinção em massa¿


        Os cientistas dizem que a Terra está à beira de uma sexto “evento de extinção em massa”. Só que desta vez, o culpado não é um impacto de um asteroide maciço ou explosões vulcânicas ou a convergência dos continentes que interrompe a circulação dos oceanos, como aconteceu cinco vezes no passado. Os culpados agora são os seres humanos.
Em um estudo publicado na revista Science Advances na semana passada, os biólogos descobriram que a Terra está perdendo espécies de mamíferos 20 a 100 vezes mais do que a taxa do passado. As extinções estão acontecendo tão rápido, que poderiam rivalizar com o evento que matou os dinossauros em 250 anos. Os cientistas afirmam que a atividade humana é responsável pela velocidade sem precedentes das perdas.
Desde 1900, acredita-se que 69 espécies de mamíferos tenham sido extintas, juntamente com cerca de 400 outros tipos de vertebrados. Evidências de extinção de animais invertebrados e outros tipos de seres vivos são muito mais difíceis de encontrar, dizem os pesquisadores, mas há pouca razão para acreditar que o resto da vida na Terra esteja se saindo melhor.
Esta perda rápida de espécies é alarmante o suficiente, de acordo com os autores do estudo, mas poderia ser apenas o começo.
Fonte-opiniao



Nenhum comentário: