segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aplicativos e aparelhos feitos para eles, os bebês

Nos últimos anos, foram criados inúmeros aparatos tecnológicos feitos especialmente para bebês. A chamada “tecnologia de berço” veio para facilitar o trabalho dos pais e mostra que os gadgets tecnológicos cada vez mais fazem parte do desenvolvimento humano.
Veja abaixo uma lista de algumas invenções tecnológicas feitas para bebês. A maioria delas inspiradas nas próprias experiências de seus criadores como pais.

Chupeta-termômetro
A chupeta Pacif-i é dotada de um termômetro que mede a temperatura do bebê e envia o resultado diretamente para o smartphone dos pais. Ela também vem com um sensor que alerta se o bebê está engatinhando fora de uma área pré-definida pelos pais.
O aparelho foi criado pela empresa de gadgets Blue Maestro e deve estar no mercado ainda este ano.

Mamadeira inteligente
Criada pela empresa Slow Control, a Gigl ajusta o ângulo na hora da amamentação, registra a hora que o bebê mamou e a quantidade de leite ingerida. Os dados coletados são enviados para o smartphone dos pais. Modelos de Gigl  já estão sendo fabricados na China.

Embalador de sono
O SoundSleeper é um aplicativo que monitora se a criança está dormindo e ativa um embalador de sono que reproduz barulhos que ajudam bebês a dormir, como o som da chuva. Ele também monitora a quantidade de horas que o bebê dormiu. Ele está entre os 100 aplicativos mais vendidos da AppStore.

Escova de dentes inteligente
Com sede no Vale do silício, Califórnia, a empresa Grush criou um tipo de escova de dentes que promete tornar a limpeza bucal mais divertida. Ela funciona como um jogo, onde a criança visualiza a escovação, limpando da boca os monstros que estão escondidos nos dentes. Ao terminar, a criança recebe uma pontuação.
A escova foi lançada em janeiro deste ano, na feira de tecnologia Consumer Electronics Show, feita anualmente em Las Vegas, EUA.

Analisador de choro
O aparelho WhyCry analisa o choro do bebê e descobre com precisão o motivo da perturbação. Ele foi criado pelo engenheiro espanhol Pedro Monagas, da Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona.
Em entrevista à BBC, Monagas disse que decidiu criar o aplicativo para descobrir por que seu filho recém-nascido chorava. Ele pediu a amigos que também tinham bebês que gravassem o choro e enviassem para ele.
Após uma análise, o engenheiro percebeu que as ondas sonoras dos choros de fome, cansaço, tensão, irritação e tédio tinham formatos diferenciados. Foi então que ele criou o “decodificador de choro”.
Monagas testou o aparelho em hospitais de Barcelona, Cidade do México e Seul e obteve um resultado de 95% de precisão.


Nenhum comentário: