sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Telescópio espacial Herschel: Ceres tem água na forma de vapor



 O planeta-anão Ceres tem água em sua superfície. Foi o que registrou o telescópio espacial Herschel, que distingue infravermelho. O planeta está em órbita entre Marte e Júpiter na zona conhecida como Cinturão de Asteroides e tem água na forma de vapor, sendo liberados seis litros por segundo de duas fontes diferentes.  Na região onde está Ceres, o sol está perto demais e impossibilitaria a formação de água.
A descoberta pode levar à revisão das teorias sobre a própria Terra e as razões para ela possuir água, assim como sobre a formação do Sistema Solar, já que o registro da substância ocorreu em uma região na qual as teorias físicas proíbem objetos úmidos de se formarem.  O estudo foi publicado na edição desta quarta-feira, 22, da revista “Nature”.
Inicialmente acreditava-se que Ceres seria um asteroide, corpo seco e rochoso, com órbitas confinadas à parte mais interna do Sistema Solar, antes de Júpiter.
Existem duas teorias para explicar a formação da água em Ceres: que ele teria se formado no Cinturão de Asteroides e teria captado matérias de outros corpos que se chocaram com ele ou que este teria se formado fora do Sistema Solar e teria sido atraído para ele.
Ainda não se sabe de onde vem o vapor do planeta-anão, mas uma sonda será enviada até o planeta em 2015 e poderá trazer respostas.

Nenhum comentário: