sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O display transparentes de nanopartículas



Telas transparentes já existem, mas sempre estiveram longe da aplicação prática no cotidiano. Os pesquisadores do MIT, no entanto, parecem ter alcançado um ponto mais interessante para a tecnologia, com um protótipo de display de nanopartículas.
No teste registrado no vídeo abaixo, os cientistas utilizaram uma camada de nanopartículas de prata aplicada a uma superfície transparente. Ela é capaz de permitir que toda a luz passe pela tela, menos determinados comprimentos de onda, ou, na linguagem popular, cores. No caso do vídeo, apenas o azul é retido pela película.
Como é possível ver, quase não há distorção da imagem atrás do vidro, indicando que a luz realmente passa totalmente pela camada. Os cientistas dizem que a tecnologia pode ser melhorada para permitir um espectro completo de cores e também apontam que o recurso seria extremamente barato, já que não requereria projetores especiais, bastando "colar" a película no vidro de casa.
Essencialmente, com esta camada, qualquer vidro seria capaz de se comportar como uma parede branca, com o diferencial, claro, de ser transparente.
Sem a necessidade de divisores de raios luminosos ou espelhos, seria possível ver a imagem de qualquer ângulo, o que é uma grande vantagem em relação à tecnologia já existente.
Contudo, a novidade ainda está longe de chegar ao mercado e os cientistas reconhecem isso, mas algumas aplicações já são previstas, como a visualização de informações de navegação no parabrisas do carro, ou informações na janela do avião, projeção de vídeos em uma janela ou em um par de óculos.

Nenhum comentário: