segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Curiosidades sobre os “vizinhos” da Terra

No Sistema Solar, onde está localizada a Terra, e assim como na Via Láctea e no Universo, existem planetas de diversos tipos e tamanhos. Depois de várias descobertas ao longo dos anos, surgiram também algumas curiosidades sobre os “vizinhos” da Terra.

1. O inferno de Vênus

Esse planeta é o segundo mais perto do Sol. Contudo, por causa do poderoso efeito estufa que atua na atmosfera que captura e prende boa parte da radiação solar recebida, Vênus registra as mais altas temperaturas do Sistema Solar: 465° Celsius, que pode derreter chumbo.

2. A leveza de Saturno

O gigante gasoso, segundo maior planeta do sistema solar, é composto basicamente de hidrogênio (96%) e hélio (3%). Essa composição faz com que ele tenha uma densidade muito baixa, 770 kg/m³ e, com isso, permitiria que o planeta flutuasse caso fosse colocado em um corpo (com densidade de 1.000kg/m³).
Contudo, esse fictício “planeta oceano” deveria ter o tamanho do Sol, o que começaria reações de fusão nuclear em seu centro, tornando-o uma estrela.

3. A inclinação de Urano

O sétimo planeta do Sistema Solar têm seu eixo de rotação em 98° em relação ao plano de sua órbita. Tamanha inclinação faz o que Urano gire praticamente “de lado” ao redor do Sol. Cientistas acreditam que um ou duas enormes colisões – com os objetos do tamanho da Terra – há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando Urano estava surgindo, causaram esta orientação única.

4. As tempestades de Marte

Imensas tempestades de areia assolam e cobrem quase toda a superfície do planeta vermelho periodicamente. Contudo, Marte tem uma atmosfera tênue, com ventos de até 100km/h, o que faz com que essas tempestades de areia não sejam tão destrutivas quanto as registradas na Terra.


Nenhum comentário: