domingo, 19 de maio de 2013

O ‘Terceiro Polo’ da Terra


Dentre todas as transições ocorridas na superfície da Terra por consequência da mudança climática, o derretimento do gelo é o mais gritante. Trata-se de uma questão binária e, para a terra que se encontra abaixo e o ar acima, tudo muda. Essa é a principal razão pela qual os climatologistas estão interessados nos polos norte e sul do planeta. O aumento e diminuição das camadas de gelo são um sinal indubitável do que está acontecendo. Mas os polos são apenas dois exemplos e mais um seria bem-vindo. E esse exemplo extra existe.
Embora a quantidade de gelo presente no planalto do Tibete e nas montanhas que o circundam, tal como os Himalaias, Karakoram e Pamirs, seja muito menor que nos polos, esta ainda é enorme. As 46.000 geleiras da região cobrem uma área de 100.000 quilômetros quadrados – cerca de 6% da área da calota polar. Outro 1,7 milhão de quilômetros quadrados é permafrost, camada que pode atingir uma profundidade de até 130 metros. Isso é equivalente a 7% do permafrost do Ártico. Diferentemente do gelo nos polos, o destino desse gelo afeta muitas pessoas diretamente. A área é conhecida por alguns como a torre de água da Ásia devido ao fato de ser a fonte de dez dos maiores rios do continente. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas em 12 países dependem desses rios. Bem-vindo, portanto, ao “Terceiro Polo” da Terra.
Até recentemente os estudos do Terceiro Polo foram esparsos – não surpreende, dado a altitude, o clima rigoroso e a distância, que praticamente não haja conflitos entre os países a respeito da partilha da região. Em 2009, no entanto, Yao Tandong do Instituto de Pesquisa do Planalto Tibetano, em Beijing, Lonnie Thompson da Universidade Estadual de Ohio e Volker Mosbrugger do Mundo da Biodiversidade Senckenberg, em Frankfurt, iniciaram um programa internacional com o envolvimento desses três países chamado “Ambiente do Terceiro Polo”. Um resultado foi a verificação de que a calota de gelo do Terceiro Polo, como aquelas dos dois polos verdadeiros, de fato está encolhendo. No mês passado, a quarta reunião do grupo aconteceu em Dehradun, Índia.

Nenhum comentário: