terça-feira, 14 de março de 2017

Competição para explorar a Lua agora é entre seres humanos e robôs




         O prêmio de US$30 milhões oferecido pela competição internacional Google Lunar XPRIZE, organizada pela XPRIZE Foundation, com o apoio do Google, ainda está à espera de um vencedor. Segundo as regras da competição criada em 2007, os competidores teriam de lançar robôs à Lua até 2012. Mas o interesse em retornar à Lua não se materializou com rapidez. Diante da escassez de prováveis​​ vencedores, a XPRIZE Foundation adiou diversas vezes o prazo previsto nos regulamentos.
Agora, cinco equipes concorrentes assinaram contratos para colocar seus robôs no solo lunar até o final deste ano. A XPRIZE Foundation abriu então uma nova competição para escolher o vencedor do prêmio.
Em 27 de fevereiro, Elon Musk disse que a SpaceX, sua empresa aeroespacial, tinha planos de enviar duas pessoas para a órbita da Lua em 2018, com o uso uma nova versão de seu foguete Falcon, ainda não testada, o Falcon Heavy. Duas semanas antes do anúncio de Musk, a Nasa havia dito que, segundo previsões, o primeiro voo de seu novo foguete, o Space Launch System (SLS) também ainda não testado, faria uma missão  semelhante, embora com astronautas, e não com turistas. A competição entre seres humanos e robôs para exploração da Lua já começou.

Nenhum comentário: