terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Celular: espionagem no ar


Uma investigação feita pelo jornal francês Le Monde, baseada nos documentos da inteligência americana fornecidos pelo ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden os governos americano e britânico têm supervisionado os telefones celulares dentro de voos comerciais desde 2005.
Ligar o telefone dentro de um avião que já está a mais de 10.000 mil pés vai revelar sua localização à NSA. As agências espiãs conseguem extrair uma variedade de informações em tempo quase real, com um programa chamado “Thieving Magpie” (Pássaro Ladrão, em tradução livre).
Entre as informações estão números de PIN e endereços de e-mail e identificação do Skype e Facebook. Depois de recolhidas, as informações são combinadas com a lista de passageiros, número do voo, e outros detalhes para determinar a localização exata de um indivíduo. Também é possível determinar o que alguém está fazendo no celular.

A supervisão de passageiros pode ser útil quando uma pessoa é suspeita de algum crime. A inteligência britânica disse que o monitoramento eletrônico durante um voo permite que uma equipe policial esteja de prontidão quando o avião pousa.

Nenhum comentário: