Metade
das escolas públicas do Brasil não tem computador para os alunos nem acesso à
internet. No País, embora tenha diminuído em um terço o número de estudantes
por equipamento - de 96, em 2008 para 34 em 2013 -, as escolas ainda enfrentam
problemas de infraestrutura básica: falta banda larga, laboratório de
informática e até energia elétrica.
Os
dados são de levantamento da ONG Todos pela Educação, com base no Censo Escolar
2013, obtido com exclusividade pelo Estado.
Os
números mostram que, atualmente, 48,1% das escolas públicas de ensino básico
não têm computador para uso individual dos alunos. A situação, contudo,
melhorou nos últimos anos. De 2008 a 2013, o total de unidades sem acesso à
internet caiu de 72,5% para 49,7% e o de escolas sem banda larga, de 82,3% para
59,3%.
Apesar
das melhorias, o País ainda está distante das metas de universalizar o acesso à
banda larga e de triplicar a oferta de computadores por aluno na rede pública,
previstas no Plano Nacional de Educação, recentemente aprovado no Congresso.
Esses
patamares ainda estão longe de serem atingidos, principalmente no Norte e
Nordeste, que apresentam profundas desigualdades em relação às demais regiões.
Apesar de terem investido na compra de equipamentos e apresentarem a redução
mais significativa no número de alunos por computador de 2008 a 2013 - saíram
de 163 e 162 alunos por máquina para 48 e 42, respectivamente -, essas regiões
ainda têm as piores taxas de alunos por equipamento. A Região Sul, com 21
estudantes por computador, é a melhor. Em seguida estão o Centro-Oeste (30 por
1) e o Sudeste (35 por 1).
Mas
não basta apenas a compra dos equipamentos. Diversas áreas sofrem ainda com a
falta de infraestrutura básica. No Norte, por exemplo, 82,9% da rede pública
não têm banda larga e 23,7% estão sem energia elétrica.
Segundo
a gerente de projetos do Todos pela Educação, Andrea Bergamaschi, é preciso ter
cuidado para que a desigualdade tecnológica não aprofunde o descompasso de
aprendizado entre as regiões. "A tecnologia tem de ser usada para reduzir
a desigualdade, não para aumentar." Ela destaca a necessidade de
articulação entre as Secretarias, quando, por exemplo, a escola não tem luz nem
internet. "Se os equipamentos estão sendo comprados e não há estrutura, o
que vai acontecer?"
Fonte-dp
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