O Facebook está “morto e enterrado”
para adolescentes, aponta um estudo europeu ao qual o jornal The Guardian teve
acesso. Após pesquisas com adolescentes com idades entre 16 e 18 anos,
realizadas em oito países europeus, o Estudo Global de Impacto de Mídia Social
descobriu que jovens nessa faixa etária, antes do Facebook, preferem o Twitter,
Instagram, WhatsApp e Snapchat.
“O Facebook não está apenas em
decadência, está basicamente morto e enterrado”, disse Daniel Miller,
antropólogo líder da equipe de pesquisa e professor do University College, de
Londres. “Os adolescentes se sentem envergonhados por serem associados ao
Facebook. Antes os pais se preocupavam com o fato de seus filhos passarem muito
tempo no Facebook. Agora os jovens dizem que são suas famílias que insistem em
ficar lá postando sobre suas vidas", completa o pesquisador.
“O momento crucial na decisão de um
jovem de deixar o Facebook é certamente o dia em que sua mãe lhe envia um pedido de amizade”, disse
Miller. “Não é novidade que os jovens se preocupam com estilo e status em
relação aos seus pares, e o Facebook simplesmente deixou de ser algo legal para
eles”, disse.
Segurança – De acordo com o estudo,
realizado ao longo de quinze meses com milhares de usuários, os adolescentes
não se importam que os serviços alternativos ao Facebook são menos funcionais
ou menos sofisticados, e eles também não se preocupam sobre como suas
informações pessoais estão sendo usadas comercialmente. A pesquisa também
constatou que poucos dão importância às questões de segurança e privacidade.
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