domingo, 24 de novembro de 2013

Facebook vem perdendo espaço entre os jovens

Dados recentes da consultoria Piper Jaffray revelam que os adolescentes ficam cada vez menos no facebook e vem trocando esta rede social pelo Twitter e por aplicativos como o Whatsapp. O motivo é a ‘invasão’ de pais e familiares, que aumentaram a idade média dos usuários.
Embora o Facebook tenha uma cara jovem, segundo dado do portal Pingdom, que acompanha tendências na internet, a idade média dos usuários já chega a 40,5 anos. No Twitter, ela é de 37,3 anos.
A privacidade vem se tornando importante nos grupos. Um aplicativo chamado Snapchat,  elimina as fotos e mensagens segundos depois de serem vistas. Assim como colocar fotos em grupos é mais seguro do que jogá-las no Facebook, deletá-las é ainda mais pertinente.
A valorização do Twitter observada pela Piper Jaffray coincide com os dados da Pew Center, que afirma que o uso da rede social aumentou em 50% entre os jovens, em comparação com 2012. O Brasil é o segundo país com mais usuários na rede social, sendo também um dos países mais engajados na rede.
Apesar do Twitter ter passado por um mau momento nos últimos anos, com dificuldades em engajar os usuários,  agora parece em recuperação. Até suas ações foram valorizadas ao serem abertas a público, e o diretor da rede no Brasil disse que “aos poucos os usuários estão entendendo melhor o Twitter”, que ele considera uma rede mais de informação do que social.
Outro aplicativo de bastante sucesso, que não é chamado de rede social – ainda – é o Whatsapp, que reúne mais usuários do que o Twitter. São mais de mais de 350 milhões em todo o mundo, enquanto que o Twitter tem 218 milhões. Além disso, os usuários mais engajados tem menos de 25 anos.
Acontece que, no Whatsapp, as mensagens são todas privadas, embora o número de pessoas no “chat” possa ser grande. Assim, os jovens tem mais liberdade do que na rede social que começou a ser dominada por seus pais. Isso sem contar que o aplicativo com menos recursos facilita o uso, e no celular, está presente o tempo todo.
Aos poucos, parece que os aplicativos vão se transformar em redes sociais, com a utilização de troca de imagens, grupos grandes nas conversas e a introdução de jogos, como é o caso dos orientais Kakao Talk (da Coreia do Sul), WeChat (China) e o Line (do Japão).  O uso dessas redes por adultos ainda não se tornou comum, mas é bem provável que os jovens migrem assim que seus pais criarem os perfis, incentivando uma lógica de dinamização e remodelagem do que conhecemos como rede social.



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sol: polos magnéticos vão se inverter ainda este ano

Os cientistas da NASA anunciaram que a inversão dos polos magnéticos do Sol deverá ocorrer nas próximas três semanas. Ressalta-se que o fenômeno acontece a cada 11 anos em média e não apresenta grandes perigos.
A inversão dos polos magnéticos do Sol afeta o campo magnético da Terra, provocando inúmeras tempestades magnéticas e aumentando o número de auroras boreais. As tempestades magnéticas podem ser acompanhadas por várias interrupções nos sistemas de comunicações e deterioração da saúde das pessoas.
Ao mesmo tempo, essas perturbações no Sol protegem a Terra dos raios cósmicos perigosos causados pelas explosões de supernovas e outras catástrofes cósmicas na galáxia.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Parecem de mentira, mas existem: lugares e paisagens reais que de tão impressionante parecem de mentira

Semelhantes à imagens feitas por computador ou cenários de fantasia, as imagens abaixo, na verdade, são reais. Confira onde ficam essas incríveis paisagens.

1) Lago Hillier, Autrália
Localizado na Ilha do Meio, a maior do Recherche, Austrália, o Lago Hillier tem uma cor predominantemente rosa que não se altera. É possível pegar com uma tigela.


2) Túnel do Amor, Ucrânia
Um dos lugares mais românticos do mundo está localizado na cidade de Klevan, Ucrânia. O local é um antigo caminho ferroviário que foi tomado pela natureza após ser desativado. Atualmente, é local de visita obrigatório para turistas, especialmente os casais apaixonados.

3) Campo de Tulipas, Holanda
Localizado a sudoeste de Amsterdã, o campo de Tulipas se estende por 25 km.

4) Deserto de sal, Bolívia
Com uma área de 12.000 km ², o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal e a maior reserva de lítio do mundo.

5) Parque à beira mar Hitachi, Japão
Localizado no Japão, na cidade de Hitachinaki, o local já serviu de base para os Estados Unidos. O parque floral abrange um total de 3,5 hectares repletos de flores.

6) Cavernas de gelo na geleira de Mendenhall, Alasca
Localizada no Mendenhall Valley, Alasca, a Mendenhall Glacier é uma geleira com uma área de 19 km.

7) Floresta de Bambu, Japão
Essa paisagem deslumbrante está localizada em Kyoto, Japão.

8 ) Flores de cerejeira em Bonn, Alemanha
Esta rua em Bonn, Alemanha, oferece um passeio único em seu túnel de flor de cerejeira. A paisagem só pode ser apreciada três semanas por ano.

9) Praia vermelha, China
Essa impressionante praia vermelha fica no delta do rio Liaohe, a 30 km a sudoeste da cidade de Panjin, China. A cor vermlha é decorrente de um tipo de alga que cresce em solos salinos e alcalino-terrosos.

10) Túnel de glicínias em flor, Japão
Essa romântica paisagem fica em Kawachi Fuji Gardens, na cidade de Kitakyushu, Japão

11) Mina de Naica, no México
Essa mina fica em Chihuahua, no México, e é conhecida pela suas formações cristalinas incríveis.

12) Campos de chá, China
Considerado o “Dragão dos campos”, o local fica na cidade de Hangzhou, China.

13) Floresta Negra, na Alemanha
A Floresta Negra fica na cordilheira arborizada, no estado de Baden-Württemberg. Em tempos medievais o local era um importante ponto de mineração da Europa.

14)  Monte Tianzi, China
Localizado no oeste de Hunan Tianzi Mountain, China, o Monte Tianzi mede 1.262,5 metros.

15) Antelope Canyon, EUA
Localizado no norte do Arizona, este canyon estreito é um dos mais visitados do sudoeste americano.

16) Takinoue, a cidade rosa
O campo coberto de flores fica em Hokkaido, Japão. Todas as flores abrem ao mesmo tempo, em maio, resultando em uma explosão de cor.

17) Campos de lavanda na França
Uma das grandes atrações de Provença, França, é o caminho para os campos de lavanda. A melhor época para visitação vai de meados de junho a meados de julho.

18 ) Monte Roraima, fronteira de Brasil com Venezuela
O monte se apresenta como um platô (em formato de mesa), formação característica do Planalto das Guianas. O ponto mais alto, Maverick Rock tem 2.810 metros e fica na Venezuela.

19) A colza florescendo na China
A colza ou couve-nabiça (Brassica napus) é uma planta de cujas sementes se extrai o azeite de colza, utilizado também na produção de biodiesel, além de ser utilizado também como forragem para o gado. Em meados de março, na cidade de Huangshan, leste da China, pode-se apreciar essa paisagem deslumbrante.

20) Geopark Zhangye, China
Essas incríveis montanhas coloridas estão localizadas na província de Gansu, China. A mistura de cores é formada por depósitos sucessivos e sedimentos de diferentes minerais nas camadas de rocha.

21) Lago Retba, Senegal
Como no Mar Morto, o Lago Retba, Senegal, apresenta uma alta concentração de sal, o que facilita flutuar nele. Essa característica salina é o que dá também condições de vida para a microalga que produz a pigmentação rosada na água.

22) Pendure Son Doong, no Vietnã
Considerada a maior caverna do mundo, a Son Doong está localizada no Vietnã, perto da fronteira com o Laos. O conjunto natural não foi explorado completamente até hoje e os desbravadores continuam procurando o seu fim.




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Depressão acelera envelhecimento

Um estudo de cientistas holandeses e americanos sugere que a depressão pode acelerar o processo de envelhecimento das células. Exames de laboratório mostram que as células parecem ser biologicamente mais velhas em pessoas que sofreram ou sofrem casos graves de depressão.
Os pesquisadores detectaram essas diferenças em uma estrutura da célula chamada telômero. O comprimento destas estruturas é usado para medir o envelhecimento celular.
Ainda não se sabe se processo de envelhecimento pode ser revertido
Os especialistas já sabiam que as pessoas que sofrem de depressão têm um risco maior de desenvolver doenças ligadas ao envelhecimento, como alguns tipos de câncer, diabetes, obesidade e doenças cardíacas.
Isso pode derivar, em parte, de um estilo de vida não muito saudável, que incluiria também o consumo de bebidas alcoólicas e o sedentarismo. O estudo foi publicado a revista especializada Molecular Psychiatry.
Telômeros curtos
Josine Verhoeven, do Centro Médico da Universidade VU, na Holanda, junto com colegas americanos, recrutou 2.407 pessoas para participarem do estudo. Mais de um terço desses voluntários sofria de depressão; um terço tinha passado por um caso grave de depressão; e o restante nunca havia tido a doença.
Os voluntários deram uma amostra de sangue para os pesquisadores analisarem, em busca de sinais de envelhecimento celular. Eles buscavam alterações nos telômeros.
Os telômeros protegem os cromossomos, que contêm o DNA. A função do telômero é proteger os cromossomos de possíveis danos e, à medida que as células se dividem, eles vão ficando cada vez mais curtos.
Medir o tamanho destes telômeros é uma forma de avaliar o envelhecimento celular. As pessoas que estavam com depressão ou já tinham sofrido com a doença no passado tinham telômeros bem mais curtos do que os que nunca tinham passado por isso.
Essa diferença era aparente mesmo quando eram levadas em conta diferenças no estilo de vida, como o fato de alguns voluntários fumarem ou beberem muito. Além disso, os pesquisadores descobriram que os pacientes com casos de depressão bem mais graves ou crônicos tinham os telômeros mais curtos entre todos os voluntários.
Reação à angústia
Verhoeven e os outros cientistas especulam que os telômeros mais curtos podem ser uma consequência da reação do corpo à angústia causada pela depressão.
"Esse estudo em larga escala fornece provas convincentes de que a depressão está associada a muitos anos de envelhecimento biológico, especialmente entre aqueles que sofrem com os sintomas mais graves e crônicos", afirmaram os cientistas no estudo.
Ainda não está claro se esse processo de envelhecimento pode ou não ser revertido. A médica britânica Anna Phillips, especialista da Universidade de Birmingham, pesquisou os efeitos do estresse no comprimento dos telômeros.
Segundo a médica, o comprimento dessa estrutura celular não fornece uma previsão consistente para outros problemas, como o risco de morte.
Phillips também afirmou que é provável que um grande problema de saúde relacionado à depressão - não um episódio ou uma vida inteira de sintomas moderados da doença - desencadeie a redução dos telômeros.


terça-feira, 12 de novembro de 2013

Brasil vai gerar energia com dejetos de suínos

Uma iniciativa inédita no mundo, bancada pela União Europeia em Minas Gerais, pode revolucionar o setor elétrico no conceito de energia renovável. Dez municípios do Vale do Piranga, região central do Estado, aderiram a programa incentivado através de ONG italiana e o Instituto Brasil. O projeto visa transformar dejetos de suínos, cultura forte no local, em energia elétrica a partir da instalação de pequena usina que beneficiará agricultores. As instalações serão feitas em 2014, e a artimanha é sigilosa por ora.
A ideia da UE é exportar o modelo. O Brasil foi o foco dos estudos de viabilidade, segundo a ONG, porque há demasiada burocracia e impedimentos nos países europeus.
Quem bancou o projeto pelo Instituto Brasil, ONG direcionada à agricultura familiar, foi um braço da UE chamado Renewable Energy and Energy Efficiency Partnership.
O potencial de energia não é apenas para o campo: ‘O projeto inovador pretende gerar considerável potencial elétrico para as cidades do Piranga’, ressalta o Instituto Brasil.


Conheça as áreas esportivas localizadas nos lugares mais inusitados

Estádios e outros tipos de instalações esportivas existem em todas as cidades. Contudo, algumas são tão incomuns e originais que são dignas de serem chamadas de “únicas”. Conheça sete áreas esportivas localizadas nos lugares mais inusitados.
           O luxuoso hotel Burj Al Arab, em Dubai, tem a quadra de tênis mais alta do mundo.



Campo de golfe Coeur d’Alene Resort nos Estados Unidos
O Coeur d’Alene Resort faz parte do luxuoso hotel Coeur d’Alene, no estado de Idaho. O campo flutuante fica no lado norte do lago Coeur d’Alene e muda de posição diariamente.



Ilhas Faroé – Eidi Stadium
Localizado a poucos metros do Oceano Atlântico, o Eidi Stadium é o lar dos maiores times de futebol das Ilhas Faroé, território dependente da Dinamarca localizado entre a Escócia e a Islândia.


Cingapura – Estádio de futebol flutuante
O Float Marina Bay, em Cingapura, é um desafio para os olhos. O estádio de futebol literalmente flutua sobre a água. A arquibancada tem capacidade para 30 mil pessoas.

Emirados Árabes Unidos – Pista de esqui de Dubai
Parece estranho, mas em Dubai existe uma pista de esqui indoor no meio do deserto. Com 22.500 metros quadrados a pista faz parte do Mall of Emirates, o maior shopping do mundo.



Suíça - Ottmar Hitzfeld Stadium
O time suíço FC Gspon, da cidade de Gspon, não tem muito do que se orgulhar, exceto do seu magnífico campo de futebol. Construído há 2 mil metros de altitude,em plenos Alpes suíços, o campo é um dos mais altos do mundo.

Ucrânia – Estádio angular
A gravidade não é a maior aliada dos times que jogam neste campo, localizado em Zakarpattia Oblast, Ucrânia. A visão do campo de futebol inclinado diverte os motoristas que passam pela estrada que leva a Uzhgorod city.

Facebook mudará visual

O Facebook mudará, ao longo do tempo, o design  dos botões “curtir” e “recomendar” que são encontrados em sites que vinculam as opções de compartilhamento da rede social.
A mudança foi anunciada em comunicado. Estão previstas também mudanças na cor dos ícones, que passa do azul claro para um tom mais escuro.
A diferença que vem chamando mais atenção nessa nova fase do Facebook é a retirada do sinal positivo, feito com o polegar para cima, de três versões da opção “curtir”.
Este símbolo deve estar presente somente no registro de curtidas de alguma publicação. A intenção da novidade é aumentar as recomendações feitas na rede social.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Funcionários eram forçados a trabalho escravo na produção do iPhone 5



Enquanto fabricantes famosas como a Foxconn estão melhorando cada vez mais as condições de trabalho de seus empregados, outras parecem seguir na direção contrária.
É o caso, por exemplo, da Flextronics International, uma companhia que, segundo um relatório da BloombergBusinessweek, estaria “escravizando” seus funcionários com dívidas, para que estes pudessem atender às expectativas de produção das câmeras do iPhone 5.
O método usado para tal era bastante simples. Utilizando uma série de agentes recrutadores, a Flextronics procurava potenciais funcionários em vilas pobres de regiões do Camboja, Mianmar, Nepal e Vietnã.
Quando contratados, a companhia passava a cobrar de suas famílias uma taxa anual de valor absurdo; isso, por sua vez apenas os deixava cada vez mais endividados. Para piorar ainda mais a situação de vida dos empregados, todos eles eram obrigados a entregar seus passaportes para a companhia, que ficaria com eles até que a dívida fosse paga.
Mas, com um sistema como esses, eles não têm, é claro, a menor chance de quitar suas dívidas – a única solução, para muitos, foi vender suas terras para a Flextronics. “Eu já estou em débito, mas eu preciso emprestar mais, além disso, para poder ir embora” disse Bibek Dhong, um trabalhador demitido da empresa.
Felizmente, parece que dias como esse estão perto do fim. Quando questionados sobre o assunto pelo The Verge, a Apple declarou o seguinte:
“A Apple liderou a indústria descobrindo e prevenindo o abuso de trabalhadores imigrantes, e nossos esforços ajudaram a melhorar as vidas de pessoas que fazem nossos produtos. Nós somos a primeira companhia de eletrônicos a enviar reembolsos para empregados que foram cobrados de taxas de recrutamento excessivas e nosso programa tem ajudado empregados contratados a reclamar $ 16,4 milhões desde 2008.
Nós investigamos agressivamente quaisquer acusações de trabalho forçado onde os produtos Apple são feitos, e nosso time está continuamente auditando mais fundo na rede de fornecimento. Nós recentemente atualizamos nosso código de conduta para requerer que nossos fornecedores entrevistem diretamente funcionários que são contratados através de agentes de trabalho, como mais uma maneira de eliminar práticas antiéticas.
Embora a fábrica de Bukit Raja da Flextronic não esteja mais na cadeia de fornecimento da Apple, nós levamos essas alegações extremamente a sério. A Flextronics comissionou uma auditoria terceirizada e prometeu reembolsar por completo quaisquer trabalhadores cobrados exageradamente pelos agentes. Nós “vamos acompanhar ativamente para garantir que os pagamentos certos tenham sido feitos.”
Com isso, fica a dúvida: o que eles consideram como “cobrar exageradamente” dos funcionários? Vamos torcer que isso não se torne uma brecha em toda a situação – o que é pouco provável visto tudo o que a Apple tem feito para melhorar a condição de seus trabalhadores nos últimos tempos.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Nanotecnologia detecta coágulos antes que eles provoquem danos

Coágulos de sangue formados no interior de veias e artérias são potencialmente fatais ou muito debilitantes.
Eles podem formar-se em qualquer pessoa que fique confinada a uma cama, durante a recuperação de uma cirurgia, por exemplo, ou como efeito colateral de certos medicamentos ou, ainda, em algumas pessoas de alto risco que fiquem sentadas por um longo período de tempo.
Infelizmente, não há nenhuma maneira fácil e rápida para diagnosticar esses coágulos, que muitas vezes passam despercebidos até se liberarem e causarem um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco.
"Alguns pacientes têm maior risco para a coagulação, mas os exames de sangue existentes não são consistentemente capazes de detectar a formação de novos coágulos," diz Sangeeta Bhatia, do MIT (EUA).
Agora, Kevin Lin, aluno de Bhatia, desenvolveu uma nova tecnologia que pode mudar esse quadro.
Lin encontrou uma maneira de detectar coágulos sanguíneos usando nanotecnologia incorporada em um simples exame de urina.
O diagnóstico não invasivo usa nanopartículas que detectam a presença de trombina, um fator chave para a coagulação do sangue.
A coagulação do sangue é produzida por uma complexa cascata de interações protéicas, culminando na formação de fibrina, uma proteína fibrosa que normalmente estanca o vazamento em ferimentos.
O último passo deste processo - a conversão de fibrinogênio em fibrina - é controlado pela enzima trombina.
O novo exame é composto de nanopartículas de óxido de ferro revestidas com peptídeos curtos (proteínas), que são especializados em interagir com a trombina.
Quando as nanopartículas encontram a trombina, esta "corta" as proteínas em um local específico, liberando fragmentos que são então excretados na urina.
Quando a urina é recolhida, esses fragmentos de proteína podem ser identificados por um exame comum de laboratório.
Os pesquisadores afirmam que esse tipo de exame poderá ser usado para a triagem dos pacientes que chegam ao pronto-socorro queixando-se de sintomas que podem indicar um coágulo sanguíneo, ou para monitorar pacientes com alto risco de um coágulo - por exemplo, pacientes acamados.
A técnica, por enquanto, foi testada apenas em animais de laboratório.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Agência brasileira espionou funcionários estrangeiros

Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou que a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, monitorou diplomatas de três países em embaixadas e nas suas residências no Brasil.
Um documento obtido pelo jornal aponta detalhes sobre dez operações secretas da Abin, que é considerada o braço de espionagem do governo brasileiro, levadas a cabo entre 2003 e 2004. Ainda de acordo com o documento, funcionários de países como Rússia, Irã e Iraque viraram alvos da agência.
Diplomatas russos envolvidos com negociações de equipamentos militares foram fotografados e monitorados em suas viagens, por exemplo.
A Folha informou ainda que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao qual a Abin está subordinada, reconheceu que essas operações foram realizadas, ressaltando que elas estão de acordo com a legislação brasileira.
O governo brasileiro disse também que tais operações são de contrainteligência, isto é, têm como objetivo proteger segredos de interesse do Estado brasileiro.
A Folha afirmou que as operações descritas no documento da Abin têm características modestas, não podendo ser comparadas com a sofisticação do polêmico esquema de espionagem dos EUA.
O jornal ressalta, no entanto, que o governo brasileiro também não hesita em usar seu braço de espionagem quando identifica ameaças aos interesses do país.

Chuva de granizo no interior de Pernambuco

Um fenômeno considerado inédito chamou a atenção dos quase 20 mil habitantes de Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco. Uma chuva de granizo, com duração de aproximadamente 40 minutos, caiu sobre o município na noite desse domingo (3).
Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, foram registrados 63 milímetros de chuva apenas neste domingo. O número deste início do mês de novembro já é superior à média de chuva em todos os meses do ano, que ficou em 29,2 milímetros, informou a Secretaria.
Também segundo o órgão, a média de chuvas para todo este ano já foi superada em mais que o dobro. De com os registros do município a estimativa de chuvas de janeiro a dezembro era de 150 milímetros, e até agora, já choveu 355 milímetros.

sábado, 2 de novembro de 2013

OS ESPORTISTAS MAIS BEM PAGOS DO MUNDO

A revista Sports Illustrated elaborou a lista dos 20 esportistas mais bem pagos do mundo. A lista é encabeçada por Floyd Mayweather, um boxeador americano e que no último ano conseguiu faturar cerca de 90 milhões de dólares.
LeBron James do basquete ganhou 56 milhões de dólares no último ano, enquanto que David Beckham, que já se retirou do futebol profissional, ganhou um total de 48 milhões de euros.

1. Floyd Mayweather (Boxe) – US$ 90 milhões

2. LeBron James (Basquete) – US$ 56.545 mi
3. David Beckham (Futebol) – US$ 48.349 mi
4. Drew Brees (Futebol Americano) – US$ 47.8 mi
5. Kobe Bryant (Basquete) – US$ 46 mi
6. Roger Federer (Tênis) – US$ 43.424 mi
7. Fernando Alonso (Fórmula 1) – US$ 42 mi
8. Tiger Woods (Golfe) – US$ 40.839 mi
9. Phil Mickelson (Golfe) – US$ 39.528 mi
10. Cristiano Ronaldo (Futebol) – US$ 35.300 mi
11. Messi (Futebol) – US$ 35.100 mi
12. Manny Pacquiao (Boxe) – US$ 35 mi
13. Derrick Rose (Basquete) – US$ 33.403 mi
14. Rory Mcilroy (Golfe) – US$ 33.336 mi
15. Peyton Manning (Futebol Americano) – US$ 31 mi
16. Samuel Eto’o (Futebol) – US$ 30.200 mi
17. Alex Rodriguez (Beisebol) – US$ 29.9 mi
18. Zack Greinke (Beisebol) – US$ 29 mi
19. Dwyane Wade (Basquete) – US$ 28.682 mi
20. Kevin Durant (Basquete) – US$ 27.670 mi

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta de cota para parlamentar negro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira,  o parecer do deputado Luiz Couto (PT-PB) referente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reserva vagas a parlamentares de origem negra. De acordo com a proposta do deputado petista Luiz Alberto (BA), a cota valerá para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal por cinco legislaturas a partir da promulgação da emenda, prorrogáveis por até mais cinco legislaturas. A proposta ainda passará por uma Comissão Especial antes de ir à votação em dois turnos no plenário da Casa.
O texto da PEC 116, de 2011, determina que o eleitor destine além do voto às demais vagas, um voto específico para o preenchimento da cota. O critério para a candidatura é o da autodeclaração.
O porcentual das vagas dos deputados oriundos da população negra deve corresponder a dois terços do porcentual de pessoas que tenham se declarado negras ou pardas no último censo demográfico. O número de vagas não poderá ser menor que um quinto ou superior a metade do total de vagas disponíveis no Parlamento.
"O que se propõe aqui é dar um choque de democracia nas casas legislativas e que esse choque recaia justamente sobre a questão decisiva em todas as discussões histórica e teoricamente mais relevante sobre a democracia no Brasil, que é a das relações entre equidade racial e equidade social, econômica, cultural e política", diz a justificativa da proposta.

Furnas: energia das ondas

A estatal Furnas começou o projeto de uma usina, chamada de conversor offshore e inédita no país, para a geração de energia a partir do aproveitamento das ondas em alto-mar. “A ideia, que já está sendo conversada com a Marinha do Brasil, é a unidade que vai ser  desenvolvida ao final do projeto atender ao Farol da Ilha Rasa e às cerca de 200 casas existentes no local”, disse hoje (30) o gerente da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Furnas, Renato Norbert. Em uma segunda etapa, a usina flutuante deve gerar energia às plataformas do pré-sal.
A pesquisa é desenvolvida em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com a empresa Seahorse Wave Energia de Ondas.
Já foi iniciada a construção do protótipo, em pequena escala, que vai ser testado no tanque de ondas da Coppe. Os testes deverão se estender por seis a oito meses informou Norbert.  Após os aperfeiçoamentos que forem introduzidos no projeto, os técnicos se dedicarão à construção da unidade que será instalada na Ilha Rasa. A expectativa de Norbert é que o projeto esteja em condições de operar no final de 2015 ou, “eventualmente”, até o primeiro trimestre de 2016.
Em seguida, Furnas pretende partir para um segundo projeto que visa a explorar outra possibilidade coberta pela patente da Coppe e da Seahorse, que é tornar a unidade de geração de energia flutuante para servir às plataformas do pré-sal que estão muito afastadas da costa, onde a profundidade é elevada.
Norbert destacou que, atualmente, para plataformas de petróleo que operam próximo da costa, a distâncias inferiores a 100 metros, Furnas vai estudar a possibilidade de serem atendidas por usinas que são fixadas no fundo do oceano. Para profundidades mais altas, a solução mais econômica prevista é a instalação de unidades de geração de energia flutuantes.
A usina que será construída inicialmente terá capacidade de 100 quilowatts (kW) de energia, suficiente para abastecer 800 pessoas. “Mas a gente pretende, se tudo der certo, desenvolver outras unidades que vão atender a ilhas próximas da costa e plataformas de petróleo perto da costa”.
A partir de acordo que será firmado com a Marinha, o gerente de Furnas disse que se pretende atender a navios que estejam ancorados a pouca distância da costa, à espera para entrar em algum porto no país.  “Eventualmente, no futuro, os portos vão poder ter unidades dessas para abastecer os navios, que vão economizar diesel, combustível, enquanto estiverem parados, tornando o custo de espera no porto mais baixo, o que é bom para o próprio porto”.
A energia gerada pelas ondas em alto-mar  é totalmente limpa e o funcionamento da usina, bem simples, afiançou Norbert.  “A própria manutenção vai ter um custo baixo”. Segundo o gerente de Furnas, a construção da unidade é mais barata do que qualquer outra solução que se proponha. “É muito mais barato do que uma usina de geração eólica da mesma capacidade, por exemplo”, salientou.  Sobretudo para ilhas, que não têm grande extensão, ele indicou que “é uma solução excelente”.
A Coppe, em conjunto com a empresa Tractebel Energia, já desenvolve a primeira usina de ondas da América Latina, que utiliza o movimento das ondas para produzir energia elétrica. A usina está situada no Porto do Pecém (CE). Renato Norbert observou, porém, que essa unidade se diferencia do projeto de Furnas porque  é fixada no porto (onshore), e não prevê a geração de energia nearshore (próximo da costa), ou totalmente offshore, isto é, em alto-mar,   como sugerem as unidades futuras de geração flutuantes de Furnas.
O investimento total da estatal, englobando todas as etapas de desenvolvimento do projeto, incluindo gastos com homens/hora e diárias de viagens, é cerca de R$ 8,2 milhões.

Mar: a biodiversidade da plataforma marítima brasileira está subestimada

A mais recente revisão publicada sobre a biodiversidade da zona costeira e marinha sul-americana – divulgada em 2011 na revista PLoS One – aponta a existência de 9.103 espécies diferentes de animais, plantas e algas já conhecidas em águas brasileiras. Mas o número pode chegar perto de 13 mil espécies descritas, segundo Maria de los Angeles Gasalla, professora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP).
A afirmação foi feita durante o penúltimo encontro do Ciclo de Conferências 2013 do BIOTA-FAPESP Educação, organizado pelo Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade de São Paulo (BIOTA), ocorrido na quinta-feira. Gasalla comparou os dados do artigo publicado na PLoS One por Patricia Miloslavich, pesquisadora da Universidad Simón Bolívar, da Venezuela, e colaboradores, com números provenientes de revisões recentes feitas por pesquisadores brasileiros.
O levantamento coordenado por Miloslavich abrangeu tanto a costa do Atlântico como a do Pacífico, na América do Sul, e foi realizado no âmbito de um projeto internacional conhecido como Censo da Vida Marinha, que teve início no ano 2000 e levou cerca de dez anos para ser concluído.
Em relação à plataforma marítima brasileira, o trabalho destaca o grupo dos crustáceos, com 1.966 espécies conhecidas, como o de maior diversidade, seguido pelos moluscos (1.833), peixes (1.294) e poliquetas (987) – juntos, segundo o artigo, esses animais correspondem a 66,79% da biota marinha conhecida no Brasil.
“Esses números, a princípio, pareciam até mais elevados do que algumas estimativas anteriores. Mas, avaliando o artigo profundamente, percebemos que estão subestimados. Somando dados de trabalhos recentes feitos por pesquisadores brasileiros, chegamos ao número de 10.804 espécies diferentes apenas no que diz respeito à fauna marinha. Se considerarmos também a flora, o número pode chegar perto de 13 mil espécies”, afirmou Gasalla.
De acordo com a revisão da literatura compilada por Gasalla, o número de espécies de crustáceos descritos na costa brasileira atingiria 3.335. Além disso, já seriam conhecidas 1.886 espécies de moluscos, 1.420 de peixes e 987 de poliquetas.
Os cientistas não sabem ao certo qual é a porcentagem da biota marinha ainda desconhecida no Brasil. Acredita-se, no entanto, que esta seja muito alta e que muitas espécies poderão desaparecer antes mesmo de serem descobertas. A pressão antrópica – o impacto causado por atividades humanas como poluição, degradação de habitats por empreendimentos econômicos, expansão do turismo desordenado, introdução de espécies exóticas e atividade pesqueira não manejada – é considerada a principal ameaça à biodiversidade da chamada Amazônia Azul (a costa brasileira).
A zona marinha do país abrangia originalmente uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados. Com a extensão da plataforma continental solicitada pelo Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU) na última década, a extensão da Amazônia Azul passou para 4,5 milhões de quilômetros quadrados.
Um estudo apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2010 apontou que 40% desse território correspondem às áreas definidas como prioritárias para a conservação da biodiversidade. No entanto, segundo Gasalla, apenas 1,87% da zona marinha brasileira está protegida em Unidades de Conservação, sendo que em torno de 10% já foram licenciados para a exploração de petróleo e gás natural.
“A porcentagem de área protegida chega a 1,87% se forem considerados apenas os 3,5 milhões quilômetros quadrados originais da zona marinha. Além disso, alguns estudos mostram que diversas Unidades de Conservação não foram delimitadas criteriosamente na sua implantação, seja do ponto de vista científico ou das comunidades locais, e algumas existem do ponto de vista burocrático, mas não funcionam na prática”, avaliou a pesquisadora.
Uma das metas acordadas em 2010 durante a Conferência das Partes das Nações Unidas (COP 10) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), realizada na cidade de Aichi, no Japão, é de que até 2020 pelo menos 10% das áreas marinhas e costeiras consideradas de especial importância para a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos tenham sido incluídas em sistemas de áreas protegidas.
“Não adianta, porém, sair criando áreas de proteção por meio de decretos para atender, supostamente, metas de tratados. A parte política da conservação deve caminhar junto com a fundamentação científica e com o contexto social. O processo precisa ser embasado pelo conhecimento científico, além de envolver efetivamente as comunidades locais que utilizam o mar como meio de sobrevivência, caso contrário, além de não funcionar, pode criar problemas ainda maiores”, alertou Gasalla.
O uso sustentável de recursos naturais marinhos para atender necessidades humanas de alimentação e renda por meio da pesca e aquicultura também foi mencionado por Gasalla. A professora enfatizou a importância do manejo com objetivos claros para a pesca e aquicultura de modo a garantir níveis sustentáveis das populações marinhas, mitigação de impactos colaterais, viabilidade econômica, e equidade social. "Para isso, a ciência pesqueira deverá ser mais desenvolvida no Brasil, assim como ouvida pelos tomadores de decisão no que diz respeito à manutenção dos níveis de intensidade pesqueira necessários para atingir esses objetivos”, disse.

O mundo da tecnologia: a vez agora e delas

Houve um tempo em que a tecnologia era destinada a jovens com óculos “fundo de garrafa” e camisas por dentro das calças. Nesse período, a maioria esmagadora das pessoas que tinham acesso a computadores era composta por homens e isso se manteve dessa forma por muitos anos. Demorou para que a informática deixasse de ser algo restrito — algo que excluía pessoas que não fossem “de exatas” e também com menor poder aquisitivo.
Outro grupo que ficou de fora durante esse tempo foi o das mulheres. Como a informática era muito mais presente em cursos de engenharia, computação e outras áreas afins — nichos que são, historicamente, dominados por homens —, essa “segregação” acabou sendo facilitada. E atualmente, como anda esse cenário? A resposta é bem mais igualitária do que se pensa.
As mulheres, hoje, são muito mais presentes do que os homens em diversas áreas da informática. E, se utilizarmos as redes sociais como um termômetro para isso, chegamos à conclusão de que elas estão dominando rapidamente mais um dos segmentos que era caracterizado pela presença masculina: a internet. Você já tinha imaginado que os homens perderiam esse espaço?
O instituto Pew Research realizou uma pesquisa entre dezembro de 2009 e dezembro de 2012 para chegar a conclusões bem interessantes acerca do número de pessoas que acessam redes sociais com frequência. Levando em consideração apenas aquelas com acesso regular à internet, os especialistas chegaram a marcas bem interessantes: 74% das mulheres e 70% dos homens têm perfis em serviços deste tipo, nos Estados Unidos — no Brasil, o número chega aos 90%.
E a pesquisa também revelou quais redes sociais chamam mais a atenção dos internautas. O Facebook, como já era de esperar, ficou na liderança da pesquisa (72% das mulheres e 62% dos homens internautas acessam o serviço). Logo em seguida, vemos o Pinterest, que chama a atenção de 25% delas (contra 5% deles), e o Twitter (que reúne 17% das usuárias norte-americanas).
O Instagram também foi bem citado nas pesquisas e apareceu com 16% de aprovação das mulheres. Tumblr surge com 6% e o Reddit com apenas 4%. É válido dizer que, segundo o Pew Research, as mulheres já mostram mais aprovação às redes sociais desde março de 2008 — sempre apresentando um percentual maior do que o referente aos homens.