Universidades
famosas, algumas com séculos de experiência, foram forçadas a contemplar a
possibilidade de que a tecnologia da informação torne o modelo de negócios
existente obsoleto. Enquanto isso, os MOOCs (sigla em inglês para cursos
on-line abertos de larga escala) se multiplicaram em número, recursos e
matrículas – embora não tenham encontrado um modelo de negócios próprio.
Certamente
há muitos experimentos sendo feitos com modelos de negócios. Os MOOCs em si
podem ser gratuitos, mas os seus organizadores creem que haverá muitas
oportunidades de geração de receita.
Além
da incerteza quanto a qual modelo de negócios gerará lucros, há discordâncias
em relação ao tamanho do mercado. Alguns enxergam um jogo de soma zero ou
negativa, em que fornecedores on-line baratos consigam reduzir radicalmente o
custo da educação superior e coloquem muitas instituições tradicionais contra a
parede. Outros acreditam que esse efeito será ofuscado pela enorme ampliação do
acesso à educação superior propiciado pelos MOOCs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário