Como
se não bastassem os leilões de petróleo, marcados para os dias 14 e 15 de maio
pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que vão
entregar 30 bilhões de barris de petróleo, o governo brasileiro e a direção da
Petrobrás entregarão os terminais secos da Transpetro (Osbra, Oslapa, Ospar,
Tevol)
Os
30 bilhões de barris a serem leiloados na 11ª Rodada de Licitações da ANP são
equivalentes a duas vezes a reserva provada da Petrobrás, sem o pré-sal e acima
do PIB brasileiro.
Os
terminais secos são os mais lucrativos no Sistema Petrobrás, provavelmente por serem
processos automáticos que utilizam muito pouco a força de trabalho, diferente
dos terminais molhados. O Brasil construiu sua malha de dutos durante anos, e
com investimentos pesados de dinheiro público no setor. Tais recursos poderiam
ter sido investidos em saúde, educação, segurança pública. Esse investimento é
parte fundamental na logística de distribuição de derivados de petróleo no
país. Vamos privatizar esses dutos para depois pagar para utilizá-los?
E
mais: tais decisões estão sendo tomadas sem nenhuma discussão e
acolhimento de opiniões da sociedade e seus representantes. As privatizações de
Fernando Henrique Cardoso, que trouxeram tantos prejuízos aos brasileiros, eram
precedidas de todo um arcabouço legal. Talvez por isso, FHC não conseguiu
vender nenhuma unidade de negócio da Petrobrás. Graça Foster criou uma gerência
que, ironicamente, leva o nome de Novos Negócios, que decide a venda de ativos:
campos de petróleo, refinarias, terminais, entre outros.
Além
de privatizar a Petrobrás, a gestão de Maria das Graças Foster deprecia a
companhia: o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Sr. José Carlos
Cosenza, divulgou, em 15/02/2013, noticia na chamada principal do jornal Valor
Econômico (um dos mais importantes do setor econômico), com a seguinte
declaração: “Petrobrás terá déficit comercial até 2020”. Se essa declaração
mentirosa fosse feita numa empresa séria da administração pública ou numa
empresa privada, o referido diretor seria sumariamente demitido. Mas Cosenza
está em sintonia com o governo brasileiro e com a direção da Petrobrás.
Essa
declaração do Cosenza, com certeza, causou mais prejuízo à Petrobrás do que os
recentes vazamentos de óleo dos terminas. Nestes terminais, os operadores
envolvidos estão sendo ameaçados de punição pelos prejuízos causados, mesmo o
acidente tendo sido uma fatalidade. Agora, qual será a punição para o diretor
Cosenza, autor de uma declaração desastrosa à imagem da Petrobrás?
A
Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e o Sindipetro-RJ enviarão,
urgentemente, ofício a respeito da situação dos terminais, com pedido de
esclarecimentos. O Departamento Jurídico do Sindipetro-RJ, bem como o da FNP,
estudarão a possibilidade de argüir, na Justiça e no Ministério Público, sobre
a venda dos terminais e de todos os ativos da Petrobrás através da Gerência de
Novos Negócios, bem como responsabilizará o Diretor de Abastecimento da
empresa, José Carlos Cosenza, pelos prejuízos causados à imagem da Petrobrás.
Fonte: Surgente nº 1215-G (3/5/13), boletim do
Sindipetro-RJ
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