terça-feira, 17 de abril de 2012

Qual o valor de uma medalha de ouro olímpica?

As medalhas de ouro que serão dadas em Londres neste ano serão as maiores e mais pesadas jamais distribuídas em jogos olímpicos de verão. Com 400 gramas, elas serão 17 vezes mais pesadas do que as dos jogos olímpicos de Estocolmo em 1912. Por outro lado, os jogos de 1912 foram os últimos em que as medalhas de ouro foram feitas inteiramente de ouro. Hoje em dia elas são feitas de prata com uma fina camada de ouro como cobertura – 6 gramas é o requerimento mínimo.

A medalha de Londres terá uma proporção de ouro de cerca de 1,5%, e a preços correntes valerá US$ 706. Cálculos da revista Economist descobriram que isto é muito mais do que o “valor de pódio” de quaisquer medalhas de ouro anteriores (baseados na estimativa da composição de medalhas e do preço do ouro à época, ajustados para a inflação). Isto se dá em parte porque os preços de ouro e prata estão em altas históricas e em parte porque a medalha deste ano é tão mais pesada, embora o peso extra seja prata e não ouro.

Pela primeira vez, a prata na medalha de “ouro” deste ano na verdade vale mais do que o seu conteúdo aurífico. Ademais, se os metais das medalhas mais antigas forem avaliados aos preços de hoje, a medalha de ouro de Londres vale um pouco mais da metade daquelas entregues em 1912.

Nenhum comentário: