quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nova tecnologia de tela 3D pode prevenir cefaléias



Pesquisadores do centro de pesquisa de nanotecnologia IMEC, na Bélgica, anunciaram a possível solução de um problema cada vez mais recorrente: dores de cabeça após sessões de cinema em 3D. Várias pessoas reclamam do problema, seja por causa dos incômodos óculos ou por culpa da imagem ainda em evolução.
Os cientistas tentam construir displays holográficos em sistemas complicados chamados microeletromecânicos. Essas plataformas seriam capazes de se mover para cima e para baixo, o que, imperceptivelmente, evitaria a chamada cefaléia.
Em uma breve descrição técnica, no primeiro estágio da tecnologia, um laser seria colocado em um chip contendo uma imagem, a luz difratada iria interferir para criar uma imagem 3D. Os pesquisadores ainda trabalham como jogos de espelho, usando rebuscadas leis da física.
Se realmente for efetiva, a tecnologia pode acabar com um grande problema da indústria cinematográfica, que vem apostando nos filmes em 3D. Aliás, esse tipo de filme já se tornou a maior fonte de lucros para as produtoras. No entanto, apesar do sucesso, muitos reclamam de dores de cabeça após sessões tridimensionais

Nenhum comentário: