domingo, 25 de dezembro de 2011

Nanotecnologia na Biologia

Uma doença que ficou muito em evidência neste ano de 2011 foi o câncer, em razão de ter afetado personalidades como o ex-presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, e o ator Reynaldo Gianechinni. Apesar de provocarem comoção em todo o país, ambos mostram muita vontade de viver e não esmoreceram perante os tratamentos de quimioterapia para combater a doença, um dos procedimentos mais agressivos durante o combate ao câncer, já que destrói as defesas naturais do organismo.

Mas, graças aos avanços da medicina, o diagnóstico de câncer não soa mais como uma sentença de morte, já que existem inúmeros tratamentos que garantem grandes chances de cura aos pacientes, com índices que vão de 75% a 90% dos casos.
Um dos importantes aliados da medicina para combater o câncer é a nanotecnologia na biologia, um dos principais avanços para enfrentar esse mal, que afeta anualmente milhões de pessoas em todo o mundo.
Dessa forma, o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos tem como um dos principais objetivos, fazer uso da nanotecnologia na biologia para eliminar o sofrimento e óbitos causados pela doença até o ano de 2015. E para alcançar esse objetivo, é preciso lançar mão da nanotecnologia para mudar completamente as atuais maneiras de diagnosticar e tratar a doença.

Graças à nanotecnologia na biologia, já existem avanços em tratamentos pioneiros que por meio de nano aparelhos, é possível identificar tumores cancerígenos em fases bem iniciais, muito antes de que se fossem identificados nos métodos tradicionais. Além disso, os nano aparelhos identificam as células malignas com precisão, o que aumenta a eficácia dos tratamentos.
Mas, os cientistas prometem avançar nas pesquisas, pois estão dispostos a obter por meio da nanotecnologia, diagnósticos mais precisos sobre a doença, para que se transforme em um dos pilares principais na sua prevenção, identificação e tratamento.
Além disso, outro importante e revolucionário projeto, o do Genoma Humano, ajuda os estudiosos a conhecerem cada vez mais sobre como a doença se desenvolve, ajudando a criar novas formas de combater a base das moléculas do câncer.

Vale lembrar de que até o momento, os cientistas não contavam com recursos tecnológicos que fossem eficientes para converter as descobertas moleculares em ações de combate à doença. É nesse nicho que a nanotecnologia na biologia se encaixa isso porque por meio dela podem-se descobrir ferramentas e recursos para que possam prevenir diagnosticar e tratar do câncer de uma maneira mais eficiente, bem como atuar de forma preventiva.
Além disso, não somente no combate ao câncer que a nanotecnologia na biologia pode atuar. Com o seu aprimoramento, é possível unir a nanotecnologia na biologia nas próteses e implantes, deixando-os com menor risco de rejeição, já que as próteses com esse recurso levam o organismo a entender de que se trata de um material biológico, e não um item estranho, evitando que crie defesa nesses locais, o que leva à rejeição.

Nenhum comentário: