sábado, 5 de novembro de 2011

Carro que faz exame médico


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Munique, na Alemanha, desenvolveu um carro capaz de fazer um exame médico rápido no motorista. Sensores instalados no volante medem a frequência cardíaca e o o nível de oxigênio no sangue do motorista. Os dados captados pelos sensores são encaminhados via rádio para um micro controlador que mostra os resultados para o motorista em um visor. O projeto também prevê a instalação de um monitor de pressão arterial.
"A ideia é permitir que o veículo detecte quando o motorista não está mais se sentindo bem”, afirma Tim C. Lueth, principal autor do projeto. “Quando uma situação de emergência é detectada, as chamadas de telefone podem ser bloqueadas e o volume do rádio diminui”. Os pesquisadores trabalham para que no futuro o sistema acenda as luzes do carro, sinalizando perigo, e até reduza a velocidade do veículo.
Os primeiros testes foram feitos com voluntários de uma associação de idosos da cidade de Munique. Metade dos participantes gostou da ideia de fazer um exame de saúde rápido ao se sentar ao volante. Toda vez que tinham oportunidade de guiar o carro, acionavam o sistema para ter informações sobre seus dados vitais.
O projeto é desenvolvido em parceira com a fabricante de carros BMW, mas, por enquanto, não há previsão de quando o carro check-up chegará ao mercado.

Nenhum comentário: