sábado, 30 de abril de 2011

QUE OS TÁRSIOS PRODUZEM ULTRASSOM

Pesquisadores descobriram que o Társio, um dos menores primatas do mundo tem habilidades ultrassônicas. Ele consegue produzir e ouvir sons que fogem do alcance da audição humana.
O Társio mede apenas 13 centímetros e traz os olhos grandes e arredondados como seu grande diferencial. Porém, infelizmente, ele está ameaçado de extinção e só pode ser encontrado em ilhas do sudeste da Ásia, como Filipinas, Sulawesi, Bornéu e Sumatra.
Segundo notícia publicada no The New York Times:
“Ele possui vida noturna e é difícil de encontrar na natureza (também não está em nenhum zoológico). Por isso, para realizar o estudo, publicado em uma edição recente do periódico Biology Letters, os pesquisadores contaram com a ajuda de caçadores-coletores das Filipinas para capturar seis társios. Em seguida, usaram equipamentos de áudio para gravar os ultrassons emitidos por eles.
‘Alguns primatas emitem sons que contêm poucos elementos de ultrassons’, afirmou Nathaniel J. Dominy, um dos autores e antropólogo da Universidade de Dartmouth. ‘Contudo, o társio emite sons inteiramente dentro da frequência ultrassônica’, afirmou.”
Os cientistas perceberam que os társios pareciam emitir sons de alta frequência quando os humanos se aproximavam, como se quisessem avisar alguém sobre o perigo. Com isso, o társio acaba de entrar na lista do pequeno número de animais que emitem ultrassons, como os gatos domésticos, algumas espécies de morcegos e roedores.
Veja o vídeo:

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cientistas consegue produzir a mais pesada porção de antimatéria


Equipe de cientistas de 12 países, inclusive do Brasil, consegue produzir a mais pesada porção de antimatéria detectada até o momento: um antinúcleo do elemento químico hélio.


Para obter 18 antinúcleos de hélio (em vermelho), os físicos precisaram colidir cerca de 1 bilhão de núcleos de ouro. (imagem: Colaboração Star)

Uma colaboração que reúne 584 cientistas de 12 países – inclusive do Brasil – acaba de anunciar feito impressionante: a produção da porção de antimatéria mais pesada até o momento. Trata-se de um antinúcleo do elemento químico hélio. O hélio ‘normal’ (no caso, matéria) tem dois prótons e dois nêutrons. A sua antimatéria é formada por dois antiprótons e dois antinêutrons.

Matéria e antimatéria têm basicamente as mesmas propriedades. A diferença marcante é no sinal invertido da carga elétrica. Assim, um antipróton tem carga negativa – bem, isso não vale para partículas sem carga, como o nêutron, cuja antimatéria continua igualmente sem carga.

Quando matéria e antimatéria se encontram, elas se autodestroem, criando energia na forma de luz.

Antimatéria assim tão ‘volumosa’ quanto a criada agora é feito raríssimo. No caso, foi necessário colidir cerca de 1 bilhão de núcleos muito pesados (ouro) para obter apenas 18 antinúcleos de hélio.

O experimento foi realizado no Laboratório Nacional Brookhaven (EUA) e seus resultados publicados no dia 24 de abril no site da revista Nature. Físicos da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas participaram do estudo.

A antimatéria foi proposta pelo físico inglês Paul Dirac, depois de ele mesmo relutar em aceitar a existência de algo tão estranho. O primeiro fragmento de antimatéria descoberto foi o pósitron (ou antielétron). De lá para cá, os físicos já encontraram inumeráveis antipartículas.

Estudos assim ajudam a entender um dos maiores mistérios do universo. Por que não vemos a antimatéria por aí, espalhada pelo cosmos, em grande quantidade?

A explicação é que, no Big Bang (processo que deu origem ao universo), a natureza – por algum motivo desconhecido – privilegiou a formação de matéria em detrimento da antimatéria. Essa assimetria foi mínima. Grosso modo, a cada bilhões de partículas e antipartículas que se encontravam e se destruíam, sobrava apenas um átomo de matéria. É incrível pensar que foi esse restinho de matéria que formou tudo que vemos hoje no universo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Tinta que some com arranhões de carros



Uma tinta de carro que, sob a ação de luz ultravioleta, é capaz de voltar ao seu estado líquido, fazendo com que os arranhões do veículo sumam.

Esse é o projeto que está sendo desenvolvido por um grupo internacional de cientistas da Case Western Reserve University, de Ohio (EUA).

O produto não é exatamente uma novidade. A fabricante de automóveis Nissan já implementou uma versão, digamos, mais primitiva em duas de suas linhas de carros.

No caso do revestimento da Case que tem polímeros e íons metálicos em sua composição, assim que deixa de receber a luz ultravioleta que o aquece, ele volta a endurecer. Uma outra vantagem é que esse processo não leva mais do que segundos.

A principal característica, segundo o estudante de graduação Mark Burnworth, que está envolvido no projeto, é a possibilidade de manusear somente uma área específica. Isto é, daria para trabalhar o arranhão de uma parte do carro sem mexer no resto da lataria.

Detalhes do estudo, que teve financiamento do Exército americano, serão publicados na revista "Nature".

Cientistas estão prevendo que três espaçonaves alienígenas gigantes, estão em direção a Terra e chegarão no início de 2012


Encontros com OVNIs continuam a aumentar, e os cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), uma organização independente, não governamental, teria feito um anúncio importante:
“Três naves espaciais gigantes, estão vindo em direção a terra. A maior delas, mede 322 km de largura. As outras duas, são um pouco menores.”
Atualmente os objetos estão passando pela órbita de Júpiter. A julgar pela sua velocidade, elas chegarão a terra, no início de 2012, disse John Malley, um especialista em extraterrestres do SETI.
As naves foram detectadas pelo sistema de busca HAARP, que está baseado no Alaska, e foi projetado para estudar o fenômeno da Aurora Boreal, (além de outros experimentos secretos). De acordo com os pesquisadores do SETI, os objetos são naves extraterrestres. Elas serão visíveis em telescópios ópticos, assim que atingir a órbita de Marte, ainda no mês de Março de 2012. O governo dos EUA teria sido informado sobre o acontecimento.
Os pesquisadores do SETI, estão há 50 anos investigando o espaço. O Professor Malley disse que eles têm demonstrado conclusivamente que "nós somos apenas os recém-chegados a este mundo vasto e inexplorado. Muitos acreditam que existem muitas outras civilizações no espaço ao lado de nossa própria civilização."
Wikileaks publicou recentemente vários documentos secretos mostrando que os oficiais da NASA e o alto escalão dos EUA, estão conscientes desses objetos e estão fazendo planos para combatê-los. Essas informações têm sido ocultadas da opinião pública dos EUA há décadas. Wikileaks também confirma que os avistamentos de OVNIs nos últimos três meses mostram que a invasão alienígena (prevista há tempos pelo SETI) já começou. As três naves espaciais marcarão o início oficial da invasão alienígena.

... Os avistamentos de OVNIs nos últimos três meses mostram que a invasão alienígena começou ...."
Malley, disse que um oficial chinês, Mao Kan,  obteve mais de 1.000 fotografias mostrando os segredos da NASA, incluindo um corpo humano encontrado  na superfície da lua. A hipótese, é que o corpo teria sido abandonado por alguma nave extraterrestre.
Dr. Ken Johnston, ex-gerente de Dados e Controle de Fotografias do Departamento do Receptor Lunar, do Laboratório da NASA, disse que os astronautas  haviam encontrado e fotografado ruínas antigas de origem artificial na Lua, e também tinham visto grandes mecanismos desconhecidos por lá.


Johnston e Mao Kan concordam que as naves alienígenas estão direcionadas para a Terra.

A partir de fevereiro de 2012, a ONU vai começar a preparar os cidadãos do mundo para o ataque de três naves,  acredita-se ser do planeta Zeeba.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Páscoa




Tempo de meditar, de buscar,
de agradecer, de plantar a paz.
Tempo de oração!!!
Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos
e de ser mais irmão.
Tempo de recomeçar!
Tempo de concessão, de compromisso,
de salvação. Tempo de perdão.
Tempo de libertar, de libertação,
de passagem, de passar...
Para onde?
Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!
Tempo de Ressurreição!!!...


Cientistas criam 'nariz eletrônico' que pode ajudar a diagnosticar câncer



Pesquisadores israelenses dizem ter desenvolvido um "nariz eletrônico" que foi capaz de identificar sinais químicos de câncer no hálito de pacientes que sofrem de tumores no pulmão e em regiões do pescoço e da cabeça.

A expectativa é de que o aparelho seja desenvolvido para, no futuro, ajudar a diagnosticar a doença, por meio de testes semelhantes aos de bafômetros, segundo um estudo preliminar publicado no periódico British Journal of Cancer.

No entanto, uma organização britânica de estudos do câncer afirma que ainda serão necessários anos de estudo até que a novidade possa ser usada em clínicas.

O estudo israelense envolvendo o "nariz eletrônico", chamado de Nano Artificial NOSE, contou com cerca de 80 voluntários, dos quais 22 sofriam de câncer nas áreas da cabeça e do pescoço (incluindo nos olhos e na boca) e 24 tinham câncer no pulmão - todos esses tipos de câncer geralmente são identificados tarde, em estágio avançado.

Também participaram 36 voluntários saudáveis. Um protótipo do "teste do bafômetro" usou um método químico para identificar resíduos do câncer presentes no hálito dos pacientes.

Segundo o estudo, o aparelho conseguiu distinguir as moléculas encontradas nos hálitos de pessoas saudáveis das presentes no hálito de pacientes com tumores.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A maioria dos brasileiros é contra energia nuclear

A Global WIN (uma rede mundial de empresas de pesquisa) pesquisou sobre o uso de energia nuclear. 54%, dos quais 7 em cada 10 são "totalmente contra" e os demais, "parcialmente contra" ao uso da energia atômica para gerar eletricidade no País. 57% mostraram-se preocupada - metade deles muito preocupados - com a possibilidade de um acidente nuclear acontecer também no Brasil. O grau de preocupação é superior à média mundial, de 49%; 40% não sabem dizer se o governo brasileiro controla adequadamente a segurança das usinas de Angra 1, 2 e 3; 19% acham que não há controle adequado. Só 41% confiam nas medidas de segurança oficiais.

Dos entrevistados, 14% não souberam responder, 12% se disseram totalmente favoráveis ao uso da energia nuclear, 20% parcialmente a favor, 15% parcialmente contra e 39% totalmente contra. O apoio é maior entre os mais ricos e escolarizados. 

O governo federal estuda construir mais quatro centrais nucleares para produzir eletricidade no Brasil.

Câmara aprova regulamentação de LAN houses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira projeto de lei que trata da formalização de LAN houses. O texto segue para o Senado.
De acordo com o relator da proposta, Otávio Leite (PSDB-RJ), cerca de 90% das casas funcionavam sem alvará. "Até hoje a classificação que se dava para as LAN houses era de casa de jogos, pois realmente era um gueto para jogos, mas hoje o fim é diferente, as casas são uma oferta de equipamentos para o mundo digital", explicou o deputado.
Pela proposta aprovada hoje, os usuários terão que fazer um cadastro, fornecendo nome e RG para poder usar os computadores. Na opinião de muitos congressistas, isso pode burocratizar muito o setor, já que no interior do país, por exemplo, muitas crianças andam sem documento.
Por demanda da bancada evangélica, foi incluído no texto uma emenda que obriga a emissão de um alerta para menores de 18 anos com relação ao acesso de sites não recomendados para sua idade, com material pornográfico, por exemplo. O projeto diz ainda que as LAN houses terão prioridade em linhas de financiamento especiais para aquisição de computadores ofertadas por órgão da administração pública.
De acordo com a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital, atualmente o Brasil conta com aproximadamente 108 mil LAN houses. Elas respondem pelo acesso de 32 milhões de brasileiros, diz Otávio Leite. "De todos os brasileiros que se conectam à internet, cerca de 48% o fazem através desses estabelecimentos. Na área rural, o percentual chega a 58%", diz Otávio Leite.
Outros dados fornecidos pelo deputado dizem que as LAN houses são responsáveis pelo acesso de 64% dos desempregados do país. Elas também respondem pelo acesso de 66% dos usuários da região Norte e Nordeste; 79% dos acessos nas classes D e E; e de 82% dos acessos daqueles que recebem até um salário mínimo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Suposto extraterrestre é encontrado na Rússia


O site de notícias belga "Vandaag" divulgou nesta terça-feira imagens do que seria, supostamente, o corpo de um alienígena morto. A criatura foi filmada na cidade de Irkutsk, localizada a 5,185 km de Moscou, na Rússia, e tem aparência e formato humanoide, com boca, membros, e olhos.
Fãs de ufologia acreditam que o cadáver possa ter sido deixado no local por extraterrestes após um acidente ou esquecido por militares russos, que o teriam eliminado. Há relatos de que um OVNI teria sido visto sobrevoando a região no fim de fevereiro.
Outros, porém, afirmam que se trata apenas de um boneco ou de restos mortais de algum animal. Veja


Hackers entram em sistema eletrônico da companhia de transporte na Holanda


Nos ensinam o significado das luzes dos semáforos desde quando somos pequenos. Verde é para acelerar, vermelho é para parar e amarelo é para reduzir. Mas o que significa verde com dois “bonequinhos” fazendo sexo?


O trânsito na cidade de Nimwegen, na Holanda, realmente parou quando um dos semáforos ficou verde e exibiu a imagem de duas figuras em um ato sexual.


Segundo o jornal Metro, um policial disse que as pessoas ficavam apertando o botão só para ver o casal, e o tráfego se complicava.


- Tivemos muitos carros freando e fazendo manobras arriscadas.


A companhia que gerencia o transporte na Holanda está investigando como hackers conseguiram entrar no sistema eletrônico que gera as imagens nos semáforos da cidade e manipularem a imagem.


Os culpados pela invasão e pela colocação dos “transeuntes” na luz verde ainda não foram identificados.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LISTA DE DISPOSITIVOS QUE O SMARTPHONE TORNOU OBSOLETO


No início desta semana, a Cisco declarou a morte da sua filmadora de bolso, a Flip, por culpa do sucesso dos smartphones e de suas câmeras embutidas. Pensando no quão poderoso pode ser esse dispositivo móvel, o site The Huffignton Post fez uma lista de nove gadgets que se tornaram obsoletos com a popularização dos smartphones. Confira abaixo a lista dos possíveis "defuntos tecnológicos":


1) Gravadores de voz: esqueça fitas-cassetes (você ainda lembra delas?), baterias, microfones e aquele som distorcido e barulhento. Os smartphones têm microfone e capacidade de armazenamento embutidos, logo, não existe motivo para o usuário carregar consigo outro dispositivo com esse fim.

2) Despertadores: se você tem um celular, é possível que ande para lá e para cá com ele, certo? Inclusive na hora de dormir, é capaz dele ficar em algum lugar bem próximo da cama. Sendo assim, nada mais óbvio do que ele virar também seu despertador, uma vez que ele possui essa função. Os alarmes são inclusive anteriores aos smartphones, existem desde os tempos em que os celulares não eram tão inteligentes, logo, é bem provável que aquele seu rádio relógio tenha ido para o lixo, ou, caso você seja muito apegado, para o fundo de um baú.

3) MP3 Players: muitos iPods ainda estão por aí, mas a medida em que os usuários trocam seus celulares por smartphones, a probabilidade deles saírem de circulação só aumenta. Por que carregar dois dispositivos se você pode ter tudo em um só? Mas, é claro, mp3 players com uma memória gigantesca ainda podem ser muito úteis naquelas viagens longas, por exemplo.

4) Telefones com fio: mesmo com a invenção do telefone sem fio, antes dos celulares e dos smartphones, muito gente ainda tem em casa aparelhos com fio, por conta da sua conta de telefone fixo. Mas, se você parar para pensar, quantas vezes você recebe ou faz ligações nesse número? Somente amigos íntimos e antigos, ou cobranças, ligam no número fixo. Afinal, por meio do smartphone, você pode ser encontrado onde estiver: caminhando ou almoçando, ou ainda em locais não apropriados para ter uma conversa telefônica, como o cinema.

5) Câmeras filmadoras: se você não é um profissional do vídeo e tampouco ambiciona o prêmio de melhor documentário do National Geographic, você provavelmente irá se contentar com as câmeras de vídeo que vem embutidas nos smartphones. Algumas delas têm resoluções tão altas que fazem vídeos com uma qualidade digna de cinema.

6) GPS: eles foram um dos primeiros dispositivos móveis, afora o celular. Ainda ocupam lugar de destaque na jornada de trabalho de taxistas, motoristas de lotação e ônibus, mas para o usuário comum, é (ou foi?) facilmente substituível pelo smartphone, que também possuem GPS integrado.

7) Relógio de pulso: alguém ainda usa por outro motivo que não seja estilo, apenas? Faz algum tempo que até as pessoas mais preocupadas em ser pontuais substituíram o relógio pelo digital do smartphone.

8) Lanterna: acabou a luz na sua casa ou você derrubou algo atrás do sofá e não encontra? Existem aplicativos para isso no seu smartphone, não precisa se preocupar em procurar aquela lanterna de acampamento ou mesmo as velas no fundo da gaveta. E, é claro, os fósforos.

9) Câmeras fotográficas: a moda de tirar fotos de si mesmo que começou com as câmeras fotográficas portáteis chegou aos smartphones e ficou. Mesmo os amantes da fotografia reconhecem que para tirar fotos por aí sem estar preparado para a máquina do smartphone é a melhor opção. As imagens ficam distantes daquelas máquinas grandes, pesadas e profissionais que, é claro, fazem fotos lindas, mas não podem ser carregadas facilmente para todos os lados, como seu smartphone.

domingo, 17 de abril de 2011

APARELHO DE ULTRASOM DESTRÓI TUMORES CANCERÍGENOS SEM CIRURGIA


Um novo aparelho de ultrassom que destrói tumores começou a ser usado no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).
O equipamento de última geração usa ondas de alta intensidade, que atingem só o tumor - elas são direcionadas com auxílio da ressonância magnética.
O tratamento dura de três a quatro horas e dispensa cortes. O paciente permanece consciente o tempo todo. As aplicações clínicas já estabelecidas são para miomas e metástases ósseas. O Icesp já fez seis tratamentos em miomas e vai começar a tratar os tumores nos ossos na próxima semana.
A previsão é usar a técnica em pesquisas clínicas para outros tipos de câncer. O ultrassom com foco de alta intensidade está sendo testado para tumores cerebrais, de mama e de próstata, nos EUA, na Europa e na Ásia.
O Icesp também está desenvolvendo pesquisas para levar remédios ao tumor com auxílio do aparelho.
Nesse tipo de tratamento, quimioterápicos em alta concentração são "envelopados" em cápsulas sensíveis ao calor. Aquecidas pelo ultrassom, liberam a droga apenas no local do câncer.
O aparelho, chamado Hifu (ultrassom com foco de alta intensidade, na sigla em inglês), foi desenvolvido por uma empresa israelense. O Estado de São Paulo pagou R$ 1,5 milhão por ele. 
Segundo Marcos Menezes, radiologista do Icesp e do Hospital Sírio-Libanês, o novo aparelho emite ondas 20 mil vezes mais intensas que as do ultrassom comum, usado em exames de imagem.
São emitidos mais de mil feixes de ondas, que se concentram na área a ser atingida, em um foco de 1 mm de diâmetro. O processo é similar ao da lente de aumento, que focaliza múltiplos raios de luz em um único ponto. Cada feixe de ultrassom isoladamente passa pelos tecidos sem causar dano. É só onde os feixes convergem que acontece o superaquecimento que queima o tumor. 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Avanços na nanotecnologia são aplicados à medicina

Uma equipa do IBMC-INEB publicou um artigo que descreve uma nova técnica capaz de reduzir o tempo de desenvolvimento de nanopartículas terapêuticas. O processo, que poderia levar mais de um ano, fica agora reduzido a alguns meses. Desta forma, a técnica pode aumentar a rapidez com que as partículas são colocadas no mercado, ao serviço dos cidadãos.

A nanotecnologia é considerada, atualmente, uma das técnicas mais promissoras ao serviço da Biomedicina. Ana Paula Pêgo, coordenadora do projeto, explica que a nova técnica se baseia na "microscopia de força atômica", para a avaliar a interação entre moléculas. A coordenadora simplifica a técnica usando uma comparação com o funcionamento de um gira-discos. "A ponta da agulha de um gira-discos corresponde ao tamanho de um átomo que nos permite ligar coisas pequenas, ou seja, nanopartículas". De seguida, "passa-se essa 'agulha' em cima de células".
Desta forma, a técnica consiste no desenvolvimento de "partículas específicas para um tipo de células", para que o agente terapêutico só atue nesse tecido celuloso, sendo possível fazer o "screening de várias células e ver onde é que a ligação dessa partícula à célula é mais forte". Em comparação, "é como se a agulha do gira-discos se ligasse de forma diferente ou com mais força a um tipos de discos",  afirma Ana Paula Pêgo. A grande vantagem deste processo é que em vez de se utilizar estudos in vitro ou outras técnicas morosas, é possível reduzir substancialmente o tempo necessário para o desenvolvimento de nanopartículas terapêuticas.

Nanopartículas permitem tratamentos diferenciados

O grande objetivo da medicina contemporânea é "encontrar e utilizar tratamentos diferenciados de acordo com as doenças e os pacientes", ou seja, desenvolver "substâncias capazes de atingir exclusivamente as células que queremos tratar", diz a investigadora. Assim, a nanotecnologia é uma ferramenta em expansão mas já utilizada na clínica, na farmacologia e na medicina interna, nomeadamente no tratamento do cancro.
O princípio básico é a produção de partículas, mil vezes menores que o diâmetro de um cabelo, revestidas com substâncias que lhes permitem aderir a alvos específicos. Trata-se de preparar partículas que, depois de ejetadas no corpo, irão colar-se exclusivamente às células-alvo.
A nanotecnologia tem tido "um impacto muito grande",  garante Ana Paula Pêgo. Algumas técnicas, como a microscopia de força atômica, têm sido postas ao serviço da medicina "não só para desenvolver sistemas mais eficientes de entrega de agentes terapêuticos, mas também para perceber os mecanismos de algumas doenças", explica.
Por exemplo, este tipo de técnicas já foi usado para estudar a interação de vírus com células humanas e para entrega de fármacos com efeitos secundários menores.
A técnica foi comparada com o método tradicional in vitroe "os resultados são semelhantes", garante a coordenadora. A nova técnica pode ter uma aplicação relevante no diagnóstico de cancro, pelo que a equipa de investigação está a explorar a utilização de nanopartículas para tratamento do cancro, em parceria com o IPATIMUP.
Este trabalho foi desenvolvido por dois investigadores do IBMC-INEB, associado à Universidade do Porto, em colaboração com o Institute for Biophysics Johannes Kepler, da Universidade de Linz, na Áustria. A técnica ficou estabelecida com este trabalho, no contexto da terapia génica e, agora, "queremos expandir a técnica para outros tecidos e para outros tipos de nanopartículas", afirma Ana Paula Pêgo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ministro Paulo Bernardo confirma banda larga a R$ 35


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira, em Porto Alegre, que entre as novas metas a serem estabelecidas pelo governo para os setores de telefonia e internet está a elevação para 70% do número de domicílios com internet no país até o final do governo e um custo máximo de R$ 35 ao mês na banda larga para os consumidores. "Isso é o que vamos colocar como meta. Em Estados que possam reduzir o ICMS o valor deve ser menor", afirmou durante ato de assinatura de um protocolo de intenções com o governo gaúcho, relacionado ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), no Palácio Piratini.

A meta de oferecer banda larga a R$ 35 em 35 milhões de domicílios brasileiros é para 2014 e integra o PNBL. O ministro já havia dado detalhes sobre ela na semana passada, durante sua participação em audiência pública realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. O governo estima que, caso se concretize a redução tributária para o setor em negociação com os estados, o valor pode cair para R$ 15 em quase 40 milhões de domicílios.

O ministro admitiu, contudo, que o prazo previsto inicialmente para mudanças previstas via PNBL, que era abril, será estendido para 30 de junho. Enquanto ele falava em Porto Alegre, a Anatel oficializava em Brasília o segundo adiamento da renovação dos contratos de concessão da telefonia fixa, para dia 30 de junho. A solicitação de adiamento aconteceu na semana passada. A presidente Dilma Rousseff exigiu novas condições ao Plano, que passou a abrigar as metas impostas às concessionárias. Dilma quer que a velocidade mínima de acesso à internet prevista no PNBL seja ampliada de 600 Kbps para 1 Mbps.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Avião abastecido por luz solar será colocado à prova em 2012







O protótipo de avião Impulso Solar HB-SIA deve tentar seu primeiro voo ao redor da Terra daqui a um ano.

Nesta segunda-feira, o piloto alemão Markus Scherdel realizou um teste preliminar no aeroporto de Payerne, na Suíça.

A nave possui 12 mil captadores de luz solar que estão distribuídos nas asas com medida total de 64,3 metros de comprimento.



Será que teremos um dia grandes aviões de passageiros, movidos à luz solar?
Se os barões do petróleo deixarem, sim e em pouco tempo.

China deve investir US$ 12 bilhões em tecnologia da informação no Brasil


A presidente Dilma Rousseff, que está em viagem à China, anunciou um projeto de investimento da Foxconn no Brasil, no valor de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 18,9 bilhões),  na área de tecnologia da informação. O investimento, em seis anos, será para a produção de telas usadas em equipamentos como celulares de terceira geração e iPads. A Foxconn é o maior fornecedor de produtos da Apple na China.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Robôs voadores fazem malabarismo em equipe


Os mestres dos robôs que voam parecem ter um senso de humor interessante. No vídeo abaixo, você pode observar dois quadcopters, robôs voadores com quatro hélices, jogando bola um para o outro, tudo graças a um software desenvolvido pelo engenheiro Sergei Lupashin em Zurich, na Alemanha.

As máquinas não conseguem equilibrar a bola perfeitamente. Eles deixam a bola cair muitas vezes, mas a equipe de Lupashin está constantemente aperfeiçoando o sistema e testando sua máquina em uma área de voo.

A posição dos helicópteros e da bola são monitoradas por câmeras e transmitidos a um computador. O software calcula a trajetória da bola e como as duas máquinas devem se movimentar para manter a bola no ar. Em seguida, envia os comandos para os helicópteros, que voam sem o controle humano.

De acordo com Lupashin, fazer com que os robôs acertem a bola é difícil porque eles usam as raquetes presas ao centro de gravidade. Para cada acerto, eles têm de mover toda a estrutura na posição correta. "Imagine jogar tênis e tentar acertar a bola com a raquete presa ao seu peito. Esse é o equivalento humano ao que o robô está fazendo", explicou.

Rússia comemora a conquista do espaço por Yuri Gagarin

A Rússia celebra com grande pompa nesta terça-feira o aniversário do primeiro voo realizado em 12 de abril de 1961 por Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar ao espaço, que continua sendo um herói nacional e o símbolo do predomínio soviético na conquista do espaço.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, declarou-se "orgulhoso por pertencer ao país que deu esse primeiro passo no espaço". A televisão russa divulgou nesta terça-feira imagens de arquivo desse voo histórico.
Em 12 de abril de 1961 às 9h07 de Moscou, Yuri Gagarin decolou do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) a bordo de um foguete Vostok depois de pronunciar um "Vamos!" que entrou para a história. Seu voo ao redor da Terra durou 108 minutos.
Este primeiro voo espacial de um ser humano "foi um acontecimento absolutamente revolucionário, extremamente simbólico. Foi um imenso êxito do setor espacial soviético, e uma passagem entre o 'antes' e o 'depois'", declarou Medvedev em uma entrevista ao canal chinês CCTV, cujo texto foi publicado pelo Kremlin.
O presidente russo visitará o Centro de Controle de Voo Espaciais (Tsoup), perto de Moscou, para manter uma conversa à distância com a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). Pronunciará depois um discurso em uma cerimônia organizada no Kremlin, onde condecorará cosmonautas e veteranos da conquista espacial. À noite, está prevista em Moscou a queima de fogos de artifício para comemorar a façanha de Gagarin.
O primeiro cosmonauta da história continua sendo para os russos "a personalidade do século XX mais interessante", segundo as pesquisas.
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que se encontra em visita a Kiev, se reunirá com cosmonautas russos e ucranianos nesta antiga república soviética, que também comemora o aniversário do voo de Gagarin. "Gagarin é um homem que mudou o mundo", declarou Putin.
"O voo de Gagarin deu um impulso a toda a humanidade", foi a manchete de hoje do jornal oficial Rosiskaya Gazeta. O jornal popular Komsomolskaya Pravda consagrou à data uma edição especial que publica a carta escrita por Gagarin para ser entregue a sua família caso morresse em voo.
O jornal opositor Novye Izvestia lamenta, por sua parte, que 50 anos depois o ofício de cosmonauta tenha "perdido sua glória e seu romantismo".
A Casa Branca também enviou felicitações aos russos pelo êxito histórico do primeiro voo de Gagarin, que nessa época, em plena Guerra Fira, foi considerado um revés para o programa espacial americano.
Meio século depois, a Rússia continua sendo importante para que homens sejam enviados ao espaço e é a líder mundial de lançamentos de satélites. A Rússia passará a ser este ano o único país capaz de transportar astronautas à ISS, já que a Nasa está tirando de funcionamento seus ônibus espaciais.
"Como há meio século, a Rússia conserva sua posição predominante na exploração do espaço", afirmou o chefe da agência espacial Anatoli Perminov. No entanto, a indústria espacial russa vive, em grande parte, dos êxitos da época soviética. Depois do desaparecimento da URSS, Moscou se encontrou na incapacidade de financiar o setor espacial e os programas russos atuais sofrem com essa limitação de financiamento.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

RG pode ser obrigatório a partir dos seis anos

Proposta da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), o Projeto de Lei 278/11, que tramita na Câmara, determina que toda criança tenha documento de identidade civil, com foto e impressão digital, a partir dos 6 anos de idade. A proposta também prevê que a certidão de nascimento deverá conter, além dos dados de filiação e do local de nascimento, sua impressão plantar e a impressão digital dos pais.
O projeto é idêntico ao PL 7995/10, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar as causas de desaparecimento de crianças e adolescentes no período de 2005 a 2007. A matéria proposta pela comissão foi arquivada ao final da legislatura passada.
A autora atribui a falta de identificação como maior causa do desaparecimento de crianças e adolescentes. Também seria obrigatória a indicação do tipo sanguíneo na certidão de nascimento, na cédula de identidade e na Carteira Nacional de Habilitação. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e está pronta para a pauta do Plenário.

Lua, Novo planeta humano?


Depois de sete semanas em órbita lunar, os instrumentos a bordo da astronave Lunar Prospector, da NASA, mostraram fortes evidências da existência de água congelada na Lua. Embora não seja em camadas extensas, este gelo, que deve estar na forma de cristais, misturou-se em baixas concentrações com material das crateras ao redor dos pólos Norte e Sul da Lua.
Apesar de já terem sido feitas algumas estimativas da quantidade deste gelo, ainda parece ser muito cedo para divulgação de números precisos. O que os dados da Lunar Prospector indicaram é que a região do polo Norte possui duas vezes mais gelo que o polo Sul. Quanto à sua origem, é bem provável que o gelo tenha resultado do bombardeamento da superfície lunar por meteoritos e cometas. A presença de água na Lua poderá favorecer o estabelecimento de uma colônia humana naquele satélite, apesar de que ainda existam muitos outros obstáculos técnicos e financeiros que precisam ser superados.

Olimpíadas científicas leva jovem brasileiro a Harvard


Luis Henrique Pimentel Bennaton Usier, de 17 anos, largou o curso de relações internacionais para o qual acabou de ser aprovado na Universidade de São Paulo (USP) e se prepara para conhecer três universidades americanas para as quais também foi selecionado, Harvard, Princeton e Columbia. O sucesso em um dos vestibulares mais concorridos do país e a aprovação em três das melhores instituições de ensino superior do mundo se devem à dedicação aos estudos e também, ressalta o estudante, à sua participação em olimpíadas científicas.
O jovem, que mora em Guararema, no interior de São Paulo, começou a participar de olimpíadas no final do ensino fundamental. Gostou tanto que fez parte de equipes de física, química, matemática e robótica. Destacou-se em biologia e chegou à competição internacional em 2010. Foi medalha de bronze na Coréia do Sul.
Agora, planeja a viagem aos Estados Unidos com a escolha da universidade praticamente feita. Até agora só pensa em Harvard. “Quero me tornar um bioquímico, um cientista, mas também quero estudar política, porque adoro”, afirmou. Vai estudar com bolsa de estudos oferecida pela própria instituição.
As olimpíadas científicas são sucesso entre jovens dedicados aos estudos como Luis. São promovidas por entidades como as sociedades brasileiras de cada área, universidades e com apoio e patrocínio de empresas. Cada uma tem sua particularidade, mas a maioria tem mais de uma fase, parte delas é feita na própria escola e outra parte em grandes eventos com provas teóricas e práticas. As competições brasileiras servem como seletivas para olimpíadas internacionais.
Com 200 mil participantes em 2010, a Olimpíada Brasileira de Física, por exemplo, é a maior do mundo, segundo o coordenador geral, professor Euclydes Marega. “Na Índia, tem 30 a 40 mil estudantes”, disse. O sucesso, para o professor, ocorre porque a competição já faz parte do calendário de atividades extracurriculares das escolas. “As escolas entenderam o objetivo da olimpíada, de fazer com que todos se mobilizem”, disse.
A olimpíada de química começou com 186 participantes em 1995. No ano passado, teve 15 mil inscritos. No início, os prêmios eram em dinheiro, com o tempo passaram para medalhas e certificados. "Os estudantes dão muito mais valor", disse o coordenador nacional do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, professor Sergio Melo, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
No caso da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a ideia é interagir com professores que ensinam os temas nas escolas, segundo o presidente da competição, João Canalle. “Damos ideias de atividades práticas, experimentos, observações noturnas”, afirmou. Na olimpíada, há atividades divertidas, como o lançamento de foguetes com refrigerante, vinagre e fermento. Os melhores ganham uma viagem para participar de uma competição nacional da categoria em Minas Gerais.

Ótimo em matemática

Franco Matheus de Alencar Severo, de 15 anos, faz o primeiro ano do ensino médio em uma escola particular do Rio de Janeiro. Estudou até o oitavo ano em escola pública. No ano seguinte, depois de participar de uma prova, ganhou bolsa integral em uma escola particular.
Hoje, divide seu tempo entre as aulas normais da escola e o treinamento para olimpíadas de matemática. “Antes, não imaginava que existia matemática de tão alto nível e divertida. É legal resolver problemas, exige criatividade. É interessante”, disse o adolescente. O jovem participa das últimas seletivas para as olimpíadas internacionais. “Quero muito ir”, afirmou. Estuda durante o dia e à noite, em casa.
A mãe dele, a diarista Valéria Xavier de Alencar, de 46 anos, disse que teve ajuda do filho para terminar o ensino médio no ano passado. “É o meu maior orgulho. Meu bebê intelectual. Ele é muito esforçado”, disse.

Os sintomas de abstinência experimentados por jovens privados de seus computadores e smartphones são comparáveis aos de viciados em drogas

A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Telegraph" nesta sexta-feira



O estudo analisou 1.000 alunos com idade entre 17 e 23 anos em dez países. Pesquisadores os impediram de usar telefones, redes sociais, internet e TV por 24 horas.
Eles foram autorizados a utilizar telefones fixos ou ler livros e foram orientados a manter um diário.
Segundo os investigadores, 79% dos estudantes relataram reações adversas que vão desde desconforto a confusão e isolamento.

Os adolescentes falaram de ansiedade enquanto outros relataram sintomas como coceira, uma sensação familiar para viciados em drogas que lutam contra a dependência.

Alguns ainda relataram sintomas semelhantes a bulimia, onde eles se privaram de seus telefones ou computadores para que, em um momento posterior, pudessem acessá-los por horas.

Um em cada cinco relataram sentimentos de abstinência, enquanto 11% disseram que estavam confusos ou se sentiam fracassados. Quase um em cinco (19%) relataram sentimentos de angústia e 11% se sentiam isolados. Apenas 21% disseram que poderiam sentir os benefícios de ficar desconectado.

Alguns estudantes relataram estresse por simplesmente não poder tocar o telefone.

Um participante relatou: "Eu sou um viciado. Eu não preciso de álcool, cocaína ou qualquer outra forma de depravação social. A mídia é minha droga, sem a qual eu fico perdido".

Outro escreveu: "Eu literalmente não sabia o que fazer. Ir para a cozinha procurar inutilmente nos armários virou rotina".

Segundo Susan Moeller, da Universidade de Maryland, que liderou o estudo, "a tecnologia permite contatos sociais para os jovens de hoje e eles passaram a vida inteira 'plugados'".

"Alguns disseram que queriam ficar sem tecnologia por um tempo, mas eles não conseguiram devido à possibilidade de serem condenados ao ostracismo por seus amigos."

EMPRESA INGLESA PLANEJA MONTAR O PRIMEIRO ESCRITÓRIO NUDISTA



A empresa inglesa de software Buckinghamshire está se preparando para contratar mulheres que saibam programar aplicativos para web, e que estejam preparadas para trabalhar nuas. Esse seria o primeiro escritório de uma organização focada em programação no modelo naturista.

O porta-voz da organização, Chris Taylor, diz que o mercado não vê a iniciativa com bons olhos. "Porque ele é o primeiro estabelecimento do mundo, é difícil para anunciar - muitos parecem confundir a questão de estar sem roupa como sendo um lugar sem preocupações com a liberdade pessoal, onde o sexo é fundamental em suas muitas formas variadas”.

A equipe será formada tanto por homens como mulheres. "Sexo não tem um papel no naturismo. - sim, é preciso estar consciente das diferenças de sexo e tamanho, forma e idade de todos, mas a preocupação é sobre as vendas e capacidade técnica, não disponibilidade", comentou Taylor.
O anúncio no site da Buckinghamshire diz: "Novos candidatos serão obrigados a trabalhar nu a partir do momento em que chegam ao escritório até que o deixem para voltar para casa”. Vale lembrar que os clientes não possuem contato direto com a equipe de vendas, apenas por telefone ou email.


sábado, 9 de abril de 2011

Perda recorde de ozônio no Ártico


Enquanto o mundo ainda acompanha os efeitos da tragédia natural no Japão, uma nova ameaça ambiental se configura, muito mais rápido do que especialistas estimavam. A Organização Metrológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) informou nesta semana que a camada de ozônio na região do Ártico registrou deterioração recorde neste ano, fenômeno causado, em parte, por fatores naturais, mas preocupante.
Do início do inverno na região até o fim de março, a perda de ozônio na área foi de 40%. A maior perda, até então registrada, era de 30% durante o inverno inteiro. De acordo com a organização, o fato se deve à contínua presença de substâncias danosas à camada, emitidas pela atividade humana. Outro fator é o inverno muito frio na estratosfera, segunda principal camada da atmosfera da Terra.
"A estratosfera do Ártico continua vulnerável à destruição do ozônio causada por substâncias ligadas às atividades humanas", disse o secretário-geral da WMO, Michel Jarraud. "O grau de perda de ozônio em qualquer inverno depende das condições meteorológicas. A perda de ozônio 2011 mostra que temos de permanecer vigilantes e manter um olhar atento sobre a situação no Ártico nos próximos anos”, avaliou.
Na Antártida, o buraco do ozônio se deve também a um fenômeno entre as estações inverno e primavera, que ocorre devido à existência de temperaturas extremamente baixas na estratosfera. No Ártico, as condições meteorológicas variam muito mais de um ano para o outro, e as temperaturas são sempre mais elevadas do que na Antártida. Assim, alguns invernos árticos não apresentam quase nenhuma perda de ozônio, enquanto que as temperaturas frias na estratosfera do Ártico podem, ocasionalmente, levar à perda de ozônio substancial. Este inverno no Ártico foi mais quente que a média ao nível do solo, mas foi mais frio na estratosfera do que para um inverno ártico normal.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Senadores vão ganhar carro zero e iPhones

Depois de vários recuos provocados pelo temor da reprovação pública, o Senado decidiu mesmo trocar a frota de 86 veículos utilizados pelos parlamentares. Os senadores também receberão de graça novos aparelhos iPhone no lugar dos atuais celulares. A decisão foi tomada na reunião da Mesa Diretora da última quinta-feira (7). O primeiro-secretário, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), afirma que estão sendo examinadas duas alternativas: adquirir novos veículos em substituição aos Fiat Marea, com média de oito anos de uso, ou optar por um contrato de locação. 
O Senado tem ao todo 188 veículos, entre os quais estão os 86 utilizados pelos 81 senadores, além de ônibus e microônibus que fazem o transporte de funcionários e convidados, vans para o transporte de integração até os estacionamentos do Congresso, caminhões para transporte do mobiliário, ambulâncias e veículos leves e médios. Apesar da decisão, Lucena afirma que o alvo é reduzir o custo da Casa na área de transportes, atualmente de R$ 17 milhões ao ano, incluindo a despesa de pessoal e as demais. 
A troca dos celulares por iPhones, no entender do primeiro-secretário, também tem por objetivo reduzir custos ao substituir parte das ligações por mensagens de texto.
- Muitos assuntos podem ser tratados por mensagem, o que é mais barato do que uma ligação celular.
Lucena, no entanto, desconsidera que vários modelos mais simples de celular também enviam e recebem mensagens. 
Segundo o senador, os aparelhos serão cedidos gratuitamente pela operadora escolhida pela Casa.
- Todo o mercado acompanha e vê que as operadoras estão oferecendo equipamentos mais modernos e custos mais baratos em termos de conta.
A Casa não impõe limites para gastos com telefones celulares, o que funciona como um estímulo a mais para as operadoras cederem os aparelhos. Já a cota mensal de gastos com telefones fixos disponibilizados nos apartamentos funcionais é de R$ 500 para os senadores e de R$ 1 mil para os líderes dos partidos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Chinês cria dispositivo de limpeza que não precisa de água para lavar roupa


A possível falta de água no mundo e a vontade de conciliar os conceitos de design e sustentabilidade em um único projeto fizeram com que Jianjiang Yin, designer chinês, criasse o conceito “Inflower”, que propõe uma nova realidade no processo de lavagem de roupas.

Quando pensamos em lavar as roupas, imaginamos as peças imersas em litros d’água, desperdiçados ao final de cada lavagem. Para diminuir o impacto ambiental e ajudar a preservar a fonte, algumas pessoas reaproveitam essa água final para lavar quintais e áreas externas. Mesmo assim ainda existe um grande desperdício.

A invenção do chinês surge para eliminar totalmente os gastos desnecessários com água durante a lavagem de roupas, pois ela limpa o vesturário sem usar uma gota desse bem tão precioso. O projeto foi semi-finalista do concurso Electrolux Design Lab 2010, e trata-se de um dispositivo de limpeza de roupas em miniatura, com formato que lembra uma flor e do tamanho de uma mão.

O objeto é alimentado por energia solar e utiliza a nanotecnologia para limpar a roupa, no lugar da água. Tudo o que o usuário precisa fazer é colocá-lo no local que precisa de limpeza e deixá-lo fazer o resto. Além disso, ele também funciona como um purificador de ar.

Seu pequeno tamanho faz com que seja prático de carregar e eficiente com relação ao espaço. O “Inflower” pode ser usado tanto em roupas que estão em uso quanto nas que estão guardadas.

Cientistas encontram gene ligado ao consumo de álcool


Uma pesquisa conduzida por um grupo internacional de dezenas de cientistas conseguiu identificar um gene que pode ter um papel importante no consumo de álcool. O estudo é destaque na nova edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os pesquisadores analisaram amostras de DNA de mais de 26 mil voluntários em busca de genes que pudessem afetar o consumo de bebidas alcoólicas. Os resultados foram comparados com dados de outras 21 mil pessoas. Os participantes disseram quando bebiam por meio de questionários.

De acordo com os autores, encontrar uma variante genética que influencia os níveis de consumo de álcool pode levar a um melhor entendimento sobre os mecanismos por trás do alcoolismo.

O gene é denominado AUTS2, sigla para “candidato para suscetibilidade ao autismo número 2”. Estudos anteriores indicaram a relação do gene com o autismo e com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

A nova pesquisa, liderada por cientistas do Imperial College London e do King's College London, verificou que há duas versões do AUTS2, uma três vezes mais comum do que a outra.

Indivíduos com a versão menos comum do gene bebem em média 5% menos álcool do que as pessoas com a versão mais comum, apontou o estudo.

O gene se mostrou mais ativo nas regiões do cérebro associadas com mecanismos de recompensa neurofisiológicas, o que sugere que possa ter um papel importante na regulagem na resposta à ingestão de bebidas alcoólicas.

Sabe-se que o consumo de álcool é parcialmente determinado geneticamente, mas até agora o único gene conhecido com contribuição significativa era um que decodifica a álcool-desidrogenase, enzima que quebra as moléculas do álcool no fígado.

“Claro que há muitos fatores que afetam quanto de álcool uma pessoa bebe, mas sabemos que os genes têm um papel importante. A diferença promovida por esse gene específico [AUTS2] é pequena, mas, ao descobrir o seu papel, abrimos uma nova área na pesquisa sobre os mecanismos biológicos que controlam a ingestão de bebidas alcoólicas”, disse Paul Elliott, da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, um dos coordenadores da pesquisa.

“Uma vez que as pessoas bebem por motivos muito diferentes, entender o comportamento especificamente influenciado pelo gene identificado ajuda a compreender melhor as bases biológicas desses motivos. Esse é um passo importante em busca do desenvolvimento de prevenções e tratamentos individuais para o abuso de álcool e para o alcoolismo”, disse Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College London, primeiro autor do artigo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

iPad 2 é homologado pela Anatel e pode ser vendido no Brasil

Homologação pela Anatel permite a venda do aparelho no País



O iPad 2, da Apple, foi homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta quinta-feira e já pode, em tese, começar a ser vendido no Brasil. Lançado em 2 de março nos Estados Unidos, o aparelho já é vendido em mais de 25 países.
Ao contrário da primeira versão do tablet, que levou cinco meses para ser homologado no País, a autorização chegou rápido dessa vez. Mas isso não é um indício de que o aparelho deva chegar logo às lojas. Homologada em agosto de 2010, a primeira versão do equipamento só começou a ser vendida no País em dezembro do ano passado. Segundo a assessoria de imprensa da Apple, a empresa continua sem previsão de lançamento para o aparelho por aqui.
Assim como o aparelho anterior, o iPad com conexão Wi-Fi foi catalogado pela agência como "transceptor de radiação restrita" e como "estação terminal de acesso" no modelo com Wi-Fi e 3G.