terça-feira, 28 de setembro de 2010

Software identifica depressão pela voz


É comum sentir quando algo não está bem na vida de um amigo apenas pelo tom de voz que ele emite em uma conversa telefônica.

Essa percepção corriqueira, mas totalmente impalpável, foi transformada em algoritmos, e agora pode ser medida por meio de um detector de depressão.

Trata-se de um software desenvolvido por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e que está sendo submetido a testes comerciais neste momento.

As primeiras experiências vêm sendo bem-sucedidas e, por conta disso, exemplares para uso restrito já estão sendo produzidos, diz Joshua Feast, CEO da Cogito Health. Essa companhia foi formada por pesquisadores do MIT com o objetivo de criar ferramentas de computação para leitura comportamental do ser humano.

"O software pode detectar depressão e decaimento geral, bem como o entusiasmo de uma pessoa e sua atitude. Pode apontar onde há ou não há risco de depressão e em qual nível está esse risco, ou seja, sua probabilidade. O objetivo é que a ferramenta chegue ao mercado o quanto antes", afirma Feast.

Nenhum comentário: