quinta-feira, 29 de abril de 2010
Japão lançará iate espacial movido pela luz solar
O Japão lançará um "iate espacial" movido a partículas solares que saltarão de suas velas em formato de pipa, informou esta terça-feira a agência espacial nacional (Jaxa).
Um foguete levando o Ikaros - acrônimo, em inglês, de 'nave-pipa interplanetária acelerada pela radiação do sol' - será lançado do centro espacial Tanegashima, no sul do Japão, em 18 de maio.
"O Ikaros é um 'iate espacial' que capta a propulsão da pressão de partículas da luz do sol, que saltam de sua vela", disse Yuichi Tsuda, especialista em sistemas espaciais da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), a jornalistas.
As velas flexíveis, que são mais finas do que o cabelo humano, também são equipadas com células solares da espessura de um filme, para gerar eletricidade, criando "uma tecnologia híbrida de eletricidade e pressão", explicou Tsuda.
"As velas solares são uma tecnologia que possibilita a viagem espacial sem combustível, desde que haja luz solar. A disponibilidade de eletricidade nos possibilitaria ir mais longe e de forma mais eficaz no sistema solar", acrescentou.
O Ikaros, que custou 1,5 bilhão de ienes (16 milhões de dólares) para ser desenvolvido, será o primeiro uso desta tecnologia no espaço profundo, enquanto experimentos passados tem se limitado ao desdobramento das velas em órbitas em volta da Terra, disse Tsuda.
A Jaxa planeja controlar a trajetória do Ikaros alterando o ângulo em que as partículas de luz do sol saltam de sua vela prateada.
O Ikaros terá a forma de um cilindro curto quando foi liberado no espaço, e então desdobrará sua vela de 14 metros, explicou a Jaxa.
O nome da nave é uma alusão a Ícaro, personagem da mitologia grega que voou muito perto do sol com asas feitas de cera e caiu no mar, mas Tsuda prometeu que "este Ikaros não voará até o sol".
O mesmo foguete também lançará o primeiro satélite japonês destinado a Vênus, denominado Akatsuki ou PLANET-C, que trabalhará de perto com o Venus Express, um satélite lançado mais cedo pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Banda larga no Brasil é cara e lenta, afirma Ipea
O serviço de banda larga no Brasil é caro, o que faz com que o acesso à internet rápida seja lento e baixo, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta segunda-feira. Segundo o Ipea, “a situação do País, em termos de preço e oferta de banda larga, é extremamente alarmante”.
Além do baixo nível de competição entre as empresas que oferecem o serviço no País, o Ipea aponta como causas do alto preço da banda larga a elevada carga tributária e a baixa renda da população. O estudo mostra que, em 2009, o gasto médio com banda larga no Brasil custava, proporcionalmente, 4,58% da renda mensal per capita, enquanto na Rússia esse índice era de 1,68%. Em países desenvolvidos, essa mesma relação é verificada em torno de 0,5%.
O Ipea apontou que, no final de 2008, 79% dos domicílios brasileiros não tinham acesso à internet banda larga. Nos estados do Nordeste, os acessos em banda larga não chegam a 15% dos domicílios. E em estados como Roraima e Amapá, no Norte, o acesso nos domicílios fica em 0,3% e 0,6%. Além disso, menos da metade dos municípios brasileiros têm acesso em banda larga, de fato, em operação.
Os estados do Centro-Oeste têm penetração da internet de banda larga em mais de 18% dos domicílios, com destaque para o Distrito Federal, cuja taxa é de 51%. Nos estados do Sul e Sudeste, a penetração varia entre 20% a 30% dos domicílios.
Para fazer o estudo, o Ipea utilizou os dados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) 2008, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e do Sici (Sistema de Coleta de Informações), da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Leia mais aqui
terça-feira, 27 de abril de 2010
Sony decreta a morte do disquete
Os históricos "floppy disks", conhecidos no Brasil como disquetes, finalmente terão seu merecido descanso a partir de março de 2011, mês em que a Sony, detentora do formato, encerrará a sua produção, alegando uma óbvia falta de demanda.
Curiosidade: há 12 anos, a Apple dava o primeiro golpe que viria a acarretar esta morte, lançando o iMac G3, o primeiro desktop sem drive de disquete. Nos anos seguintes, diversos outros fabricantes de hardware abandonariam progressivamente o padrão que veio substituir as fitas cassetes, a maioria em favor do USB.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Nasa divulga imagens inéditas do Sol
A sonda da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, lançada para estudar o Sol enviou as primeiras imagens do astro. Chamada de Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), a nave enviou imagens de explosões gigantescas e grandes arcos de gases.
A alta resolução das imagens enviadas pela sonda deve ajudar os cientistas a compreenderem a atividade solar e o impacto desta atividade na Terra.
Leia mais aqui
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Prefeita doa rim para eleitor que conheceu via Facebook nos EUA
A prefeita da cidade americana de East Haven, April Capone Almon, doou seu rim para um eleitor com quem ela fez contato via Facebook.
April, de 35 anos, tinha mais de 1.600 amigos na rede de relacionamento no ano passado. Um deles, Carlos Sanchez, escreveu um post lamentando que precisava de um transplante de rim, mas que todos seus amigos e parentes fizeram testes e nenhum era doador compatível.
Ela o conhecia por conta de atividades e amigos comuns em um subúrbio da cidade, que fica no estado americano de Connecticut. Mas não eram íntimos o bastante para que ela soubesse que ele estava doente.
Sanchez, um pai de 44 que sofria dos rins por causa do diabetes, postou seu problema no Facebook a pedido de seu médico. Ele não acreditava muito que a estratégia poderia dar certo.
Mas April respondeu logo, por meio de uma mensagem privada. Ele não acreditou a princípio que fosse sério.
Mas ela fez o teste e acabou descobrindo que era compatível.
April, que é do Partido Democrata, estava concorrendo à reeleição na época, mas ela não divulgou a história da doação. Ela acabou vencendo. "Eu sei que ele votou em mim", brincou ela.
A operação só foi feita depois de uma bateria de testes e de uma longa explicação do processo.
O transplante acabou ocorrendo em 8 de abril, no hospital Yale-New Haven, com sucesso.
Eles receberam alta em menos de uma semana e estão se recuperando bem. O seguro-saúde pagou por todos os procedimentos, e a prefeita já voltou a administrar a cidade de 30 mil habitantes.
Leia mais aqui
Celulares irão superar câmeras convencionais
A crescente tecnologia de câmeras em celulares deve transformar o sistema SLR de equipamentos convencionais, e até mesmo os profissionais, em obsoletos, afirmou o diretor de vendas da Nokia.
“No futuro próximo eles irão revolucionar o mercado de câmeras convencionais”, disse Anssi Vanjoki. “Não haverá mais necessidade de carregar aquelas lentes pesadas”, acrescentou.
A proliferação de celulares inteligentes com qualidade de imagem comparável a câmeras de bolso impulsionou a fotografia em todo o mundo, mas ainda não havia desafiado as câmeras de sistema real, em decorrência do tamanho menor dos telefones e da tecnologia ainda fraca.
O executivo disse que a gravação de vídeo em alta definição também deve chegar aos celulares nos próximos 12 meses.
“Não vai demorar muito, menos de um ano, para telefones gravarem vídeos em alta definição e para que você possa transferi-los diretamente à sua televisão”, afirmou Vanjoki.
Ataques pela internet crescem no Brasil
A criminalidade pela internet prosseguiu em alta em 2009, sobretudo em países emergentes como o Brasil, que aparece em terceiro lugar, à frente de Alemanha e Índia, afirma o relatório anual da empresa de segurança em informática Symantec.
Globalmente, as ameaças pela internet aumentaram 71% em 2009, destaca a Symantec, que contabiliza os ataques com uma rede de milhões de computadores, contas que atuam como armadilhas (para atrair os spams) e rastreadores na internet.
“É possível constatar uma globalização da cibercriminalidade, com novos países como Brasil, Índia, Polônia, Romênia, Turquia. Uma expansão vinculada ao desenvolvimento da internet por banda larga nestes países”, afirma o relatório.
“São internautas que não estão habituados nem formados para os ciberataques como os spams, os vírus ou os sites falsos da internet, sobretudo nos cibercafés, enquanto as forças de segurança também não estão habituadas às ameaças”, completa o documento.
Em 2009, Estados Unidos e China lideraram o ranking dos ataques, sobretudo pelo grande número de internautas. O Brasil aparece na terceira posição, à frente de Alemanha e Índia.
“Hoje, um dos vetores de infecção mais importante é o simples fato de usar a internet, por muito tempo foram os e-mails”, afirmou à AFP Laurent Heslault, diretor de tecnologia da segurança para a Europa Ocidental da Symantec.
O especialista insistiu ainda nos riscos que representará a próxima Copa do Mundo na África do Sul, quando os criminosos virtuais tentarão atrair os internautas para sites com a oferta de informações ou vídeos infectados de vírus.
Leia mais aqui
Designer cria fechadura para ‘beberrões’
Para quem está acostumado a chegar muito tarde em casa depois de um cansativo dia de trabalho, ou para os festeiros que frequentemente demoram um pouco mais para encontrar o buraco da fechadura, um designer desenvolveu um sistema que parece ser a solução para acertar a chave com mais facilidade.
De acordo com o site Yanko Design, Junjie Zhang inventou uma fechadura batizada de V Lock (Fechadura em V), que utiliza um sistema parecido com o de um funil. O design apresenta uma abertura maior que dá acesso ao buraco da chave. Assim, o morador tanto pode introduzir a chave na fechadura normalmente, quanto posicioná-la na abertura maior e apenas escorregar para a posição correta. Com um acesso mais largo, fica mais fácil abrir a porta sem precisar ‘acerta no alvo’.
Leia mais aqui
quarta-feira, 21 de abril de 2010
IFPE oferece 70 oportunidades para diversas áreas
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), antigo Cefet e agrotécnicas, abriu concurso público para 70 vagas de professor de diversas áreas, assistente de laboratório e enfermeiro. O concurso engloba os níveis médio, técnico e superior. As remunerações variam de R$ 1.264, para os assistentes de laboratório, até R$ 6.055, para os professores com doutorado, no regime de dedicação exclusiva.
A inscrição custa entre R$ 31 e R$ 57, de acordo com o cargo, e pode ser feita de 3 a 13 de maio, somente através da internet, no site www.ifpe.edu.br. Os candidatos poderão solicitar isenção de taxa nos dias 22 e 23 de abril, das 9h às 11h e das 14h às 17h, no campus no qual deseja concorrer à vaga.
IFRN
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) também está com inscrições abertas para 36 vagas, distribuídas entre diversos cargos. Para participar, basta acessar o site www.comperve.ufrn.br, até 23 de abril. As taxas são de R$ 28 a R$ 51. Os salários variam entre R$ 1.264,99 e R$ 2.307,83. A prova está marcada para 23 de maio.
terça-feira, 20 de abril de 2010
'Headmouse' e teclado para uma mão são destaques em feira em SP
Um software que detecta movimentos da cabeça para controlar o mouse, um teclado para quem tem movimento em apenas uma das mãos e um programa que lê um livro escaneado em voz alta são alguns dos destaques na área de tecnologia apresentados na IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech).
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Tecnologia japonesa permite escanear livros em segundos
Folhear um livro não parece ser a melhor forma de escaneá-lo, mas um grupo japonês de pesquisa da Universidade de Tóquio criou um software que permite que centenas de páginas sejam escaneadas em minutos.
Escanear papel costuma ser um processo entediante, com cada página precisando ser inserida em um scanner plano, mas o grupo liderado pelo professor Masatoshi Ishikawa usa uma câmera de alta velocidade que captura 500 imagens por segundo para escanear páginas à medida em que elas são folheadas.
Os scanners normais somente conseguem a informação que está diante deles na página. O novo scanner em desenvolvimento é capaz de ajustar as deformações feitas na imagem das páginas que estão sendo folheadas.
"Ele tira uma foto do formato, realiza o cálculo e utiliza esse cálculo para escanear", disse Ishikawa, explicando o sistema usado para reconstruir a página original.
"Como ele pode filmar enquanto absorve o formato, é muito fácil capturar a página que está sendo escaneada e salvá-la como uma cópia normal."
O atual sistema é capaz de escanear, em média, de 200 a 250 páginas em pouco mais de 60 segundos usando um hardware básico de computador disponível em qualquer loja.
Ainda que exija mais tempo para processar as imagens escaneadas, os pesquisadores esperam, eventualmente, tornar a tecnologia mais rápida.
"Em um futuro mais distante, uma vez que seja possível inserir esse processo em um chip e colocá-lo em um iPad ou iPod, uma pessoa pode fazer o scan usando somente esse chip. Nesse ponto, será possível escanear algo rapidamente e salvar para leitura posterior", disse Ishikawa, apontando que uma versão comercial do sistema pode estar disponível em dois ou três anos.
Leia mais aqui
Estudo: buracos negros são "suspeitos" por morte de galáxias
Um estudo realizado por um grupo de astrônomos e apresentado no Royal Astronomical Society National Astronomy Meeting, em Glasgow, no Reino Unido, indica que buracos negros podem matar galáxias ao modificar a temperatura de gases considerados essenciais. De acordo com a pesquisa, pelo menos um terço dos grandes aglomerados de estrelas têm no seu centro um buraco negro supermassivo que emite uma quantidade energia pelo menos 10 bilhões mais poderosa que o Sol por, normalmente, cerca de 1 bilhão de anos. As informações são da New Scientist.
Essa energia faz com os gases aqueçam e até saiam da galáxia. Como gases frios são necessários para a formação de novas estrelas, o buraco negro faz com que sobrem majoritariamente velhas estrelas vermelhas, em vez de novas azuis, e decrete a morte daquela galáxia.
A pesquisa indica que os buracos negros, ao lado da colisão de galáxias, podem ser responsáveis pela maioria das galáxias vermelhas. Os cientistas dizem, contudo, que ainda não foi provado que os buracos negros são os principais responsáveis pela morte dessas estruturas, mas eles são os primeiros "suspeitos".
O estudo
Os astrônomos compilaram uma gama de atividades cósmicas registradas tanto pelo telescópio Chandra - que registrou os raios-X emitidos pelos buracos negros -, assim como imagens do Hubble - que gravou imagens das galáxias que os abrigam. Pesquisas anteriores com instrumentos menos precisos eram incapazes de registrar fontes distantes e fracas como fazem esses dois telescópios. A equipe utilizou registros de corpos a 13 bilhões de anos-luz.
Leia mais aqui
sábado, 17 de abril de 2010
DOAÇÃO DE SANGUE
Nosso amigo Gerson Vieira Pinto, que está internado no Hospital São Marcos, necessita de sua ajuda. É fácil ajudar e não custa nada. É só fazer uma doação de sangue, qualquer tipo; dirigindo-se ao Hemope, a partir das 07h15min dessa segunda-feira, é só informar a atendente a quem se destina a doação.
Agradecemos a todos.
Novo vírus faz 'chantagem' com usuários que baixam conteúdo erótico
Um novo vírus virtual tem "chantageado" usuários de uma rede de compartilhamento de arquivos ao exigir dinheiro em troca da não divulgação do histórico de visitas do internauta. Estima-se que cerca de 5.500 pessoas já tenham sido infectadas pelo Kenzero, malware detectado por usuários da popular rede de compartilhamento de arquivos Winni que baixam cópias ilegais de games Hentai - espécie de anime erótico.
Disfarçado de software de instalação, o trojan entra no sistema e pede uma série de informações pessoais dos usuários e copia a tela de seu histórico de visitas, publicando-a posteriormente em um site. Em seguida, a pessoa recebe um e-mail com a acusação de violação de direitos autorais, juntamente com a prova do crime - o printscreen da página - e uma cobrança de 1500 ienes (28 reais).
Em entrevista à rede britânica BBC, o consultor de segurança on-line Rik Ferguson advertiu: "O vírus está sendo atribuído a uma quadrilha que aplica este tipo de golpe e vem fazendo vítimas também na Europa". Autodenominada Fundação pelos Direitos Autorais ICPP, a organização fictícia representa maior perigo pelo fornecimento do número de cartão de crédito para pagamento da "multa".
"Se aparecerem pop-ups alegando direitos autorais ou qualquer tipo de multa, ignore-os e use, para se proteger, um software gratuito contra ameaças virtuais", adverte Ferguson. "E se houver conteúdo que você queira baixar, faça o download em sites confiáveis - ou seja, pagando
Leia mais aqui
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Maiores ameaças on-line já atacaram 23 milhões de PCs no mundo: afirma Kaspersky
O Conficker e o Mariposa, duas das maiores ameaças na internet, já infectaram mais de 23 milhões de computadores juntos, segundo Eugene Kaspersky, fundador e executivo-chefe da empresa de segurança Kaspersky, que esteve em São Paulo hoje.
Sobre o Conficker, Kaspersky explicou que ainda não foram encontrados os responsáveis.
Já quanto ao Mariposa, o executivo-chefe lembrou que os responsáveis foram presos na Espanha e eram "apenas profissionais de tecnologia da informação e não propriamente engenheiros de software", explicou Kaspersky.
Segundo ele, isso mostra que provavelmente o programa malicioso foi comprado: "Desconfio que tenha sido feito pelos russos", brincou o fundador da empresa, que é russo.
Entre as razões que motivam os cibercriminosos, ele falou que a prática acaba sendo lucrativa. "Não sabemos ao certo qual o valor do lucro, mas soubemos de um cibercriminoso aos 19 anos tinha um carro da marca BMW", contou.
"Além disso, não há contato físico com a vítima, não é preciso investir muito e os sistemas são inseguros", explicou.
Leia mais aqui
Rivais questionam projeto da Oi para banda larga do governo
Um novo tratamento especial, no âmbito do plano, poderia desequilibrar ainda mais a competição no mercado de telecomunicações. O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, esteve com a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, na sexta-feira (9), e com o ministro das Comunicações, José Artur Filardi, nesta terça-feira (13), para propor que a empresa seja o principal instrumento de universalização da banda larga no país. O governo tem 49% do controle da Oi, direta ou indiretamente.
"Não se deve privilegiar nenhuma operadora", afirmou Luis Cuza, presidente da TelComp, associação que reúne as concorrentes da Oi e da Telefônica. "É muito perigoso, e pode ser negativo também, depender, sem nenhuma exigência, de uma empresa com um histórico tão problemático", disse.
"É necessário impor exigências que protejam o consumidor e avancem a concorrência", afirmou Cuza. Um pleito antigo dos competidores é a possibilidade de alugar segmentos das redes das concessionárias locais, como o par de fios de cobre que chega à casa das pessoas, a preços que permitam a competição.
Em Brasília, Luiz Eduardo Falco, da Oi, disse que a empresa tem condições de atender a todos os municípios da sua área de concessão, até o fim do ano, com serviços de banda larga. Ele reiterou, no entanto, que, para ofertar um produto com preços abaixo dos valores cobrados no mercado, sempre será exigida alguma forma de incentivo. Falco disse que o assunto não foi tratado na reunião com o ministro José Artur Filardi. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Twitter vai permitir propaganda no site pela 1ª vez
O Twitter anunciou que vai permitir propaganda em seu website pela primeira vez. O site para microblog disse que os anunciantes poderão comprar "tweets promocionais" que vão aparecer nas páginas com os resultados de buscas do Twitter. No passado, o site se mostrou relutante em permitir propaganda.
Mas seu co-fundador, Biz Stone, disse que os anúncios não serão do tipo tradicional. Serão mensagens que "reflitam o estilo dos usuários" e façam parte de conversas no site. O Twitter já assinou contratos com várias empresas conhecidas como Sony Pictures e Starbucks.
Ele descreve os tweets (mensagens) promocionais como "tweets comuns que empresas e organizações querem destacar em contato com um grupo mais amplo de usuários". Só um tweet vai aparecer em cada página com resultados de busca, disse o site de microblog.
Esta é a primeira incursão no mundo publicitário do Twitter, uma empresa que ainda não está dando lucro. A demora em começar a explorar essa área é justificada pela companhia como "uma insistência teimosa de uma abordagem lenta e prudente" de levantar recursos. Esta é a primeira etapa dos planos do Twitter no campo da publicidade. No futuro, tweets promocionais vão aparecer na sequência de mensagens dos usuários e não apenas nas páginas de resultados de busca.
Mas Biz Stone é cauteloso e não quer alienar os membros do site de microblog. Ele disse que se os usuários não interagirem com os tweets promocionais enviando respostas a eles, incluindo-os entre favoritos e repassando-os a outros usuários, elas iriam "desaparecer".
Os tweets promocionais logo se tornaram um dos assuntos mais discutidos no Twitter. Um usuário, brigidhaywood, disse que tem curiosidade em ver como o conceito vai evoluir, mas outro, Xenon_360, afirmou que vai abandonar o site se começarem os anúncios.
Leia mais aqui
terça-feira, 13 de abril de 2010
Bug em Java permite ataque de crackers
Um pesquisador do Google divulgou detalhes sobre um bug relacionado à linguagem Java (associado à virtual machine) que permite que crackers (criminosos da internet) rodem programas não autorizados em computadores remotos.
A vulnerabilidade foi anunciada na sexta (9/4) por Tavis Ormandy, que afirma já ter notificado a equipe da Sun/Oracle há algum tempo. “Eles me disseram que não consideram essa brecha suficientemente prioritária para alterar seu ciclo de atualização do trimestre”, afirmou Ormady. “Eu não concordo com eles”, completou.
A empresa liberou um grande pacote de atualizações na semana passada e só deve soltar um outro lote de correções em julho.
Segundo o especialista, a falha acontece porque a linguagem Java permite criar uma biblioteca nociva e determinar à JVM que a instale. Assim, um cracker pode rodar seu programa de ataque.
“A Oracle está cometendo um erro ao não corrigir esse bug imediatamente”, afirma Marc Maiffret, diretor da empresa de segurança FireEye. Segundo ele, o bug é preocupante porque ele se deve a uma falha de design do Java.
Apesar disso, os ataques baseados em Java ainda são raros. De acordo com o analista de segurança Russ Cooper, da Verizon, é mais provável que, em vez de desenvolverem um novo ataque explorando essa brecha, os criminosos prefiram explorar falhas mais conhecidas, como as do Adobe Reader.
A falha afeta as versões a partir da atualização Java SE 6 para Windows, afirma Ormandy. Segundo a Symantec, usuários de Linux também podem ser afetados.
Leia mais aqui
domingo, 11 de abril de 2010
Americano leva o prêmio mais importante da Matemática
O professor norte-americano John Tate, da Universidade do Texas, em Austin, venceu o Prêmio Abel de Matemática, considerado o "Nobel" da categoria. O júri do prêmio considerou Tate "um importante arquiteto" da teoria dos números, um ramo da Matemática utilizado no desenvolvimento dos computadores das novas gerações.
A nota sobre a premiação divulgada hoje afirma que Tate "deixou uma notável marca na Matemática moderna" ao promover avanços em "um de seus mais elaborados e sofisticados ramos".
O prêmio Abel, concedido anualmente, foi criado pelo governo norueguês em 2003 e é concedido a candidatos que tenham feito contribuições à ciência matemática. O vencedor é selecionado por um comitê internacional de cinco matemáticos e recebe um prêmio de US$ 1 milhão. Tate vai receber o prêmio em uma cerimônia no dia 25 de maio em Oslo.
Fonte - jc
Marco Civil da internet no Brasil disponível para consulta pública
O discurso de que a "internet é um lugar sem regras" deixará em breve de fazer sentido no Brasil. E os internautas tupiniquins terão a possibilidade de ajudar a construir as leis que vão gerir o relacionamento entre pessoas e empresas na web nacional.
Uma versão preliminar do Marco Civil da Internet brasileiro está disponível para consulta pública no endereço http://culturadigital.br/
O projeto de lei reúne regras para determinar direitos e deveres e responsabilidades de internautas, provedores de acesso e atuação do Estado no ambiente virtual.
De acordo com o Ministério da Justiça, as proposições do Marco Civil estão organizadas em pouco mais de 30 artigos a partir de três temas centrais: garantia às liberdades e proteção aos direitos dos usuários, responsabilidades dos atores que participam da internet e o papel do Estado no desenvolvimento da web como ferramenta social.
Depois da consulta pública, o texto será organizado pela SAL e pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Faculdade Getulio Vargas (FGV). A intenção, segundo o MJ, é encaminhar o projeto de lei ao Congresso Nacional até junho.
sábado, 10 de abril de 2010
Síndrome do túnel do carpo
Enviar mensagens de texto em excesso pode causar problemas para a saúde. Pelo menos para a adolescente norte-americana Annie Levitz, de 16 anos. A garota enviava, em média, 100 SMS por dia, algo em torno de 4 mil por mês, o que provocou uma doença em suas mãos chamada de síndrome do túnel do carpo.
A doença, que é provocada pela compressão do nervo mediano da região do punho, provoca muitas dores, inchaço e adormecimento das mãos, prejudicando a realização de movimentos comuns como pegar objetos. A menina percebeu que o problema era grave quando não conseguia mais segurar o telefone e quebrou alguns pratos de sua casa, até que foi consultar um médico.
Para tentar resolver o problema, Annie está recebendo um tratamento com injeções de cortisona para aliviar as dores. Em breve, ela passará por uma cirurgia. A adolescente quer, agora, um iPhone que, segundo ela, é mais fácil de digitar textos e enviar uma grande quantidade de mensagens.
Finlândia Fim das cartas escritas
O correio da Finlândia iniciará no dia 12 um serviço que poderá tornar as cartas escritas em papel uma relíquia.
Sob alegações ecológicas, combater a emissão de gás carbônico, e também econômicas, redução do número de carteiros, o correio, segundo o jornal inglês The Telegraph, decidiu escanear a correspondência. O serviço inicialmente é voluntário e funcionará de maneira experimental.
As imagens escaneadas serão arquivadas numa caixa postal digital e então um código de acesso será enviado via e-mail ou mensagem de texto de celular ao destinatário da carta, que poderá então acessá-lo.
De acordo com Itella, a estatal que administra os correios finlandeses, o processo é "altamente automatizado" e o escaneamento das cartas, feito com "premissas especiais e seguras".
"É totalmente diferente de um e-mail. É mais comparável a um banco pela internet ", disse Tommi Tikka, diretor da Itella. A idéia tem causado grande controvérsia no país, já que - ainda que voluntariamente - se trata de violar a privacidade da correspondência. No entanto, Tikka garante que o serviço mantém a correspondência confidencial ao não manter cópias: "Nossos funcionários não leem as cartas".
A experiência começará no dia 12 com 126 moradores e 20 empresas de Antilla, um povoado próximo à cidade de Porvoo, que aceitaram voluntariamente ter a correspondência escaneada até o final do ano. As cartas, depois de digitalizadas, continuarão a ser entregues da maneira antiga, mas os carteiros diminuirão a freqüência da visitas às casas para duas vezes por semana. "É apenas um experimento. Nós não sabemos ainda se no fim do ano haverá aspectos que possam ser aplicados amplamente", disse Tikka.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Que há geleira na Antártida que sangra ?
Site permite que profissionais avaliem colegas de trabalho anonimamente
Munidos com informações de empresas de recrutamento e profissionais de RH, os usuários de redes sociais tendem a maneirar na divulgação de comunidades, fotos e frases que podem pegar mal no ambiente de trabalho. Ainda assim, eles não estão livres de terem seus perfis profissionais comprometidos no universo virtual: o site Unvarnished lançado na semana passada em versão de testes, quer que os internautas deem uma opinião honesta sobre os colegas de trabalho, para o bem ou para o mal. Mesmo que seja para xingar o chefe.
Para se cadastrar, os usuários precisam usar seu login e senha do Facebook e entrar em uma fila de espera – ter conhecidos que já usam o site pode render convites e agilizar o processo.
O serviço, que permite comentários anônimos e por isso causa controvérsias sobre sua credibilidade, foi criado por veteranos do eBay e do LinkedIn, este último um site de relacionamentos com perfil profissional. “Estamos tentando levar a forma como a reputação profissional funciona no mundo offline para o online”, afirmou o cofundador Peter Kazanjy à revista “Time”.
Com os dados do Facebook, os usuários conseguem criar perfis deles mesmos ou de outras pessoas. No primeiro caso, ele pode receber comentários (sempre anônimos), enquanto no segundo pode comentar ou avaliar a reputação daquela pessoa no mercado. Além das informações escritas anonimamente, é possível dar nota para a pessoa avaliada (de uma a cinco estrelas).
Leia mais aqui
Provedor poderá ser obrigado a arquivar dados por 6 meses
Último ponto a ser fechado na proposta do governo de regular a internet, a guarda dos logs de conexão (dados que permitem identificar o usuário) deverá ser feita pelos provedores de conexão por até seis meses. O texto, chamado marco civil, entrou ontem na fase final de consulta pública.
O prazo é considerado muito curto por quem trabalha com denúncias de ilícitos na rede.
"Quem escreveu não conhece a realidade do país", disse Thiago Tavares, da Safernet (que recebe denúncias de violação de direitos humanos na internet). A procuradora Priscila Costa Schreiner, do grupo de combate aos crimes cibernéticos em São Paulo, defende um prazo de, no mínimo, um ano.
Leia mais aqui
10 milhões de mini big-bangs em uma semana
Em apenas uma semana, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), equipamento produzido pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), produziu cerca de 10 milhões de mini-Big Bangs. A operação, que hoje chegou ao seu 11º dia, tem como objetivo descobrir segredos do Universo: 95% de sua composição ainda não é conhecida pela ciência.
"Tudo parece estar muito bem", elogiou James Gillies, porta-voz do Cern. "Estamos recolhendo uma série de informações que serão analisadas em laboratórios de todo o mundo. Os estudos prosseguirão por meses ou até anos, para conseguirmos novas revelações."
Os feixes de partículas são lançados a uma energia recorde de 7 trilhões de elétron volts (7 TeV) em um túnel oval de 27 quilômetros de circunferência, construído pelo Cern embaixo da terra, na fronteira entre França e Suíça. Hoje, a estrutura produz cerca de 100 colisões por segundo, mais do dobro do que era registrado inicialmente.
O choque de partículas cria simulações, em uma escala minúscula, do que teria ocorrido um trilionésimo de segundo após o Big Bang, o evento que, 13,7 bilhões de anos atrás, teria originado o cosmos. A análise da atuação das partículas revelaria, entre outros mistérios, como surgiu a matéria escura e se existem mais dimensões, além das quatro já conhecidas.
Leia mais aqui
Seiko mostra relógio com tela de papel eletrônico
A japonesa Seiko anunciou o desenvolvimento de um relógio equipado com uma inovadora tela de e-Ink (também conhecida como "papel eletrônico") com tecnologia de matriz ativa. Com 80 mil pixels e densidade de 300 dpi (pontos por polegada), a tela é capaz de exibir imagens muito detalhadas em quatro tons de cinza, ao mesmo tempo em que mantém o baixo consumo de energia típico das telas e-Ink.
Parte do projeto "Future Now" (O Futuro Agora) da Seiko, o relógio é sucessor de um modelo lançado em 2006. Este também utilizava uma tela de e-Ink, mas formada por segmentos pré-definidos como no display de um relógio digital tradicional. No novo modelo, cada ponto da tela pode ser manipulado individualmente como em um monitor de computador, permitindo a exibição de gráficos e animações.
O relógio atual é um protótipo construído apenas para demonstração da tecnologia. Segundo a empresa o modelo que será comercializado no final deste ano, ainda sem nome ou preço definidos, será diferente.
Leia mais aqui
terça-feira, 6 de abril de 2010
QUAL É A MAIOR PALAVRA DA LÍNGUA PORTUGUESA?
segunda-feira, 5 de abril de 2010
A revolução das máquinas anãs
A produção de objetos na escala de átomos e moléculas surgiu há poucas décadas e seu desenvolvimento tem despertado enorme interesse em áreas como a medicina. a participação brasileira nesse segmento ainda é modesta, mas já oferece perspectivas animadoras
Há uma revolução tecnológica à vista. Dois mil e quinhentos anos depois de os gregos terem levantado a hipótese de que todas as coisas são feitas de partículas fundamentais, indivisíveis - os átomos -, o homem começa agora a fazer "coisas" com elas. É a nanotecnologia, que muita gente pensa que se trata de ficção ou de algo para um futuro distante. É engano. A humanidade já desfruta de seus resultados. Vidros e cerâmicas autolimpantes, tecidos que não mancham, remédios que circulam pela corrente sanguínea até chegar ao órgão doente, língua eletrônica mais sensível que a humana na distinção de sabores e embalagens comestíveis para alimentos. Essas são apenas algumas das novidades que já existem ou estão prestes a chegar ao mercado, frutos do desenvolvimento dessa nova área de pesquisa.
É um setor de peso. Apesar de se relacionar a coisas minúsculas, a nanotecnologia já movimenta somas de dinheiro gigantescas. A estimativa da Fundação Norte-Americana de Ciência (NSF, na sigla em inglês) é que até 2015 o mercado global para produtos e processos baseados nela será de US$ 1 trilhão. No total, já são movimentados mundialmente mais de US$ 100 bilhões a cada ano. Há nações que investem mais de US$ 1 bilhão anualmente, como Estados Unidos e Japão, por exemplo. Os países europeus, o Canadá, a Coreia do Sul e a Austrália também aplicam somas consideráveis na área.
Embora de forma mais modesta, o Brasil também está investindo. Os gastos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) chegaram a R$ 50 milhões em 2006, R$ 60 milhões em 2007 e R$ 70 milhões em 2008. Em 2009, os dados ainda não estão consolidados, mas o valor deve se assemelhar ao do ano anterior. Para estimular o desenvolvimento desse setor, o governo planejava implantar ainda em 2009 o Fórum de Competitividade em Nanotecnologia, com o objetivo de identificar o que as empresas estão desenvolvendo e que impactos estão gerando com produtos criados nessa área no País. O fórum será permanente e terá a participação de órgãos governamentais, das universidades e instituições de pesquisa e da iniciativa privada.
Leia mais aqui
domingo, 4 de abril de 2010
Cantor cego bate recorde de velocidade em uma Ferrari
Senturk chorou ao sair da Ferrari F430 no aeroporto de Urfa, no leste da Turquia, e logo em seguida foi informado por representantes do livro de recordes Guinness Book que sua velocidade média de 292,89 quilômetros por hora superou o recorde anterior de direção cega sem acompanhante, de 284 quilômetros por hora, mantido por um executivo britânico.
"Eu não acho que haja palavras para descrever essa sensação. Estou realmente feliz. Foi realmente difícil, como dançar com a morte", disse Senturk, cego desde os 3 anos.
Atrás de Senturk, em um veículo separado, estava o ex-piloto Volkan Isik, que guiou o motorista cego por rádio.
Leia mais aqui
sexta-feira, 2 de abril de 2010
A Warner Bros recruta estudantes para rastrear downloads ilegais
A Warner Bros está contratando estudantes universitários dos Estados Unidos para espionar pessoas que fazem downloads ilegais.
O recrutamento ocorre partir de uma propaganda da distribuidora de filmes na Universidade de Manchester, segundo informam sites de tecnologia como o TechRadar.
O emprego tem a descrição de interno de antipirataria, e tem um contrato de 12 meses.
A expectativa é de que o contratado "prepare envios de alerta de infringimento e vá em busca de retornos" e "dê entrada em dados de pirataria e outras informações para a base de dados forense".
Segundo o comunicado, o escolhido vai receber US$ 47,5 mil pelo período de trabalho.
Leia mais aqui
Empresas podem monitorar funcionários
As empresas têm o direito de monitorar tudo o que os funcionários fazem no computador do trabalho, desde que a vigilância seja previamente informada e esteja prevista em contrato. Segundo advogados, caso o profissional seja pego pelo monitoramento fazendo algo proibido pelo empregador, ele pode ser demitido por justa causa.
Para quem fica o dia inteiro na frente do computador, o rastreamento pode soar invasivo, mas o argumento das empresas é que, se o instrumento é para o trabalho, ele não pode ser usado da forma que os empregados bem entendem.
Empresa paga o pato
De acordo com o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito eletrônico, o que legitima o poder das empresas de vigiar os empregados é a própria legislação. O Código Civil prevê que o empregador é responsável por tudo o que os trabalhadores fazem usando as conexões e os equipamentos da empresa. Isso significa que, se um funcionário fizer um crime por meio do computador do trabalho, a empresa responde judicialmente pelo caso. O funcionário também poderá responder pelo crime, mas os prejudicados costumam processar as empresas por conta de elas terem mais poder e dinheiro em caso de indenizações. “Quem paga o pato é a empresa”, afirma Blum. Leia mais aqui
Oi/Velox rastreará percursos de seus clientes na rede
A Folha de S.Paulo traz, um artigo intrigante da Elio Gaspari. Trata-se de uma “novidade” dos serviços Oi/Velox: um um programa, chamado “navegador”, que rastrea e registra os percursos que seus clientes fazem na internet. Segundo Gaspari, a empresa garante que a identidade do cliente será mantida em sigilo, já que o programa “Navegador” mapeia o computador do usuário utilizando um algoritmo de 24 dígitos que não pode ser decifrado.
Leia mais aqui
Internet Explorer recebe pela segunda vez atualização emergencial esse ano
Muitos, já esperavam por uma atualização emergencial para o Internet Explorer devido ao problema de segurança conhecido desde o dia 9 de março. Usuários do IE nas versões 6 e 7 estavam vulneráveis. Embora a instalação do IE8 fosse uma solução, já é de praxe o lançamento de atualizações emergenciais para brechas no Internet Explorer, pois elas são muito utilizadas por hackers para infectar os internautas que visitam páginas maliciosas ou páginas legítimas que foram invadidas. Essa atualização “fora de hora” para o navegador veio esta semana, eliminando um total de dez vulnerabilidades.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Enviar tweets do Twitter automaticamente para o Facebook
1. Faça login em sua conta do Facebook, e logo em seguida acesse o endereço: http://apps.facebook.com/twitter/.
A melhor do joãozinho, até hoje!!!!!!!!
inteligentes.
Aproveitando- se disso, joãozinho grita para o outro grupo:
Nós vamos arrasar com vocês, cambada de idiotas!!!!! !
Começa a disputa...
Quem descobriu a América?
O grupo de joãozinho responde:
Cristóvão Colombo!
E joãozinho grita: Eu não falei? bando de orelhudos, 1 a 0 !!!
A professora lhe repreende!
Que idioma se fala na Espanha?
o grupo de joãozinho responde:
Espanhol, fessora!!!!! !!
E o joãozinho:
Viram só? Seus filhos duma égua, 2 a 0!!
A professora lhe repreende:
Cala a boca joãozinho!!!! !!!!!
Terceira pergunta:
Como Cristóvão Colombo chegou nas América?
O grupo de joãozinho responde:
Nas caravelas.
joãozinho, emocionadíssimo disse:
Eu bem que avisei, seus sacos de merda, 3 a 0!!!
A professora, de saco cheio, grita:
joãozinho!!! levanta e sai, porra!!!!!
joãozinho responde de imediato:
O caralho, fessora!! show!! 4 a 0 seus babacas!!!!! !
A professora indignada volta a gritar:
joãozinho, sai e não volta mais!!!
joãozinho contente responde:
O cocô, fessora. hahahaha, se fuderam, 5 a 0!!!!!!
A professora, não agüentando mais, grita:
joãozinho, SAI E NÃO VOLTA DENTRO DE UM MÊS!!!!!!
joãozinho, FELIZ DA VIDA responde ao berros:
MENSTRUAÇÃO!!! !! PUTA QUE PARIU, 6 A 0!!!!!!!!!!! !
GANHAMOOOOOOOOOOOSS S!!!!