quarta-feira, 28 de abril de 2010

Banda larga no Brasil é cara e lenta, afirma Ipea

O serviço de banda larga no Brasil é caro, o que faz com que o acesso à internet rápida seja lento e baixo, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta segunda-feira. Segundo o Ipea, “a situação do País, em termos de preço e oferta de banda larga, é extremamente alarmante”.

Além do baixo nível de competição entre as empresas que oferecem o serviço no País, o Ipea aponta como causas do alto preço da banda larga a elevada carga tributária e a baixa renda da população. O estudo mostra que, em 2009, o gasto médio com banda larga no Brasil custava, proporcionalmente, 4,58% da renda mensal per capita, enquanto na Rússia esse índice era de 1,68%. Em países desenvolvidos, essa mesma relação é verificada em torno de 0,5%.

O Ipea apontou que, no final de 2008, 79% dos domicílios brasileiros não tinham acesso à internet banda larga. Nos estados do Nordeste, os acessos em banda larga não chegam a 15% dos domicílios. E em estados como Roraima e Amapá, no Norte, o acesso nos domicílios fica em 0,3% e 0,6%. Além disso, menos da metade dos municípios brasileiros têm acesso em banda larga, de fato, em operação.

Os estados do Centro-Oeste têm penetração da internet de banda larga em mais de 18% dos domicílios, com destaque para o Distrito Federal, cuja taxa é de 51%. Nos estados do Sul e Sudeste, a penetração varia entre 20% a 30% dos domicílios.

Para fazer o estudo, o Ipea utilizou os dados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) 2008, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e do Sici (Sistema de Coleta de Informações), da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Leia mais aqui

Nenhum comentário: