terça-feira, 30 de março de 2010
O QUE SÃO VIEIRAS ?
sábado, 27 de março de 2010
Liderança dos EUA em nanotecnologia perde o ritmo
Os Estados Unidos precisam urgente investir mais em nanotecnologia se quiserem se manter na liderança mundial do novo campo científico, afirma um levantamento entregue ao presidente norte-americano, Barack Obama.
Entre 2003 e 2008, os investimentos públicos e privados dos EUA em nanotecnologia cresceram 18% por ano contra a expansão anual de 27% no mundo, afirma o estudo do grupo de conselheiros de ciência e tecnologia do presidente.
A nanotecnologia é a ciência que manipula materiais em uma escala milhares de vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. Ela tem sido considerada a nova maneira para se produzir materiais mais fortes e leves, cosméticos mais eficientes e mesmo alimentos mais saborosos.
Os EUA são um líder global no campo. Em 2008, o país investiu US$ 5,7 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de nanotecnologia, mais do que qualquer outro país, segundo relatório elaborado pelo grupo de 21 conselheiros.
"Apesar de sermos líderes, a competição econômica de outros países aumentou de forma dramática", afirmou Maxine Savitz, que presidiu o grupo de trabalho.
Leia mais aqui
quinta-feira, 25 de março de 2010
ONDAS GIGANTES ATINGIRÃO O BRASIL
LONDRES - Todos os elementos que se poderia querer para um filme clichê de desastre estão ali: uma linda ilha vulcânica no Atlântico, à beira de um colapso catastrófico, ameaçando propagar ondas gigantescas que vão avançar pelo globo em questão de horas. E enquanto os cientistas tentam em vão tornar audível seus alertas, os governos olham para o outro lado.
Segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, um grande bloco de terra, aproximadamente do tamanho da ilha britânica de Man (572 km²), está prestes a se desgarrar da ilha de La Palma, nas Canárias, após uma erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Quando - McGuire garante que a questão não é ''se'' - o bloco cair, vai gerar ondas gigantes chamadas megatsunamis. Viajando a 900 km/h, as imensas paredes de água vão atravessar os oceanos e atingir ilhas e continentes, deixando um rastro de destruição como os vistos no cinema. As megatsunami são ondas muito maiores do que as que o homem está acostumado a ver.
- Quando uma destas surge, se mantém de 10 a 15 minutos. É como uma grande parede de água em direção ao litoral - descreve McGuire.
Modelos feitos em computador do colapso da ilha mostram as primeiras regiões a serem afetadas por ondas de até 100 metros de altura: as ilhas vizinhas do arquipélago espanhol das Canárias. Em poucas horas, a costa ocidental da África será golpeada por ondas similares.
Entre nove e 12 horas depois do colapso em La Palma, ondas de 20 a 50 metros vão cruzar 6.500 km de oceano e atingir as ilhas caribenhas e a costa Leste dos Estados Unidos e Canadá. Ao chegar a portos e estuários, a água será canalizada para o interior. Mortes de pessoas e destruição de bens serão imensas, de acordo com McGuire.
Até 19 horas depois da erupção, ondas de 4 a 18 metros vão atingir a costa Norte e Nordeste do Brasil, do Pará à Paraíba. A ilha de Fernando de Noronha será um dos locais onde a tsunami chegará com mais força no Atlântico Sul.
A Europa também será golpeada. O litoral Sul de Portugal, Espanha e o Oeste da Grã-Bretanha vão experimentar ondas de até 10 metros, quatro ou cinco horas depois do evento geológico nas Canárias. Portos serão destruídos. Desastres naturais como estes são raros, ocorrem a cada 10 mil anos. Mas La Palma pode entrar em colapso muito antes.
- O que sabemos é que está em processo de acontecer - garante McGuire.
A ilha chamou a atenção dos cientistas em 1949, quando seu vulcão, o Cumbre Vieja, entrou em erupção, causando um desabamento de parte de seu flanco Oeste, que afundou quatro metros oceano abaixo. Especialistas acreditam que placas de terreno continuam escorregando lentamente para o mar e dizem que uma próxima erupção deve fazer toda a lateral ocidental da montanha desabar.
- Quando acontecer, não vai levar mais que 90 segundos - disse McGuire.
Leia mais aqui
Celular 4G é lançado nos Estados Unidos
O primeiro aparelho com tecnologia Wi-Max e sistema operacional Android foi anunciado nesta terça-feira (23) em Las Vegas durante a CTIA Wireless. O HTC EVO 4G acessa a rede de alta velocidade Wi-Max da operadora Sprint, nos Estados Unidos e é o segundo aparelho da HTC compatível com esse tipo de tecnologia. Segundo a Sprint, o Wi-Max atinge velocidades de download até 10 vezes mais rápidas que um telefone 3G.
O HTC EVO 4G vem com um processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, duas câmeras integradas (uma frontal de 1,3 megapixel para videochamadas e uma traseira de 8 megapixels com gravação em alta definição), tela sensível ao toque de 4,3 polegadas e um transmissor Wi-Fi que permite que até outros oito dispositivos compartilhem a conexão Wi-Max.
Ainda no vídeo, o aparelho permite upload de vídeos HD para o YouTube ou Facebook, transmissão em tempo real com o aplicativo Qik ou exibi-los na TV por meio de um cabo HDMI opcional.
A versão usada no EVO 4G é o Android 2.1, com acesso aos recursos mais recentes do Google, como o buscador visual Googles e downloads do Android Market. O Wi-Max, usado pela operadora Sprint em 27 regiões dos Estados Unidos, é concorrente do padrão LTE (uma evolução do 3G atual baseado em redes GSM). Ambos levam a nomenclatura "4G". A Sprint disse que vai começar a vender o EVO 4G ainda neste semestre, sem preço definido ainda.
Leia mais aqui
terça-feira, 23 de março de 2010
Embrapa desenvolve tabaco e soja transgênicas para uso medicinal
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com outros institutos de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Europa está trabalhando em uma pesquisa para desenvolver soja e tabaco transgênicos capazes de produzir em grande escala uma molécula com potencial medicinal, inclusive de combate ao câncer.
O pesquisador de recursos genéticos e biotecnológicos da Embrapa, Elíbio Rech, informou que as plantas transgênicas não são medicinais, nem devem ser consumidas com fins terapêuticos. Elas servem apenas como incubadoras para ampliar a produção de moléculas.
"As plantas são usadas somente para produzir aquele medicamento. Você coloca uma molécula dentro da planta, e como ela se multiplica por sementes ou por propagação vegetativa, você tem uma massa muito grande, e daquela massa você purifica. As plantas não são plantas medicinais. E elas não vão ser consumidas in natura. Não é para usar a soja nem o tabaco na alimentação, e aí você vai administrar o medicamento".
Segundo o pesquisador, a primeira fase da pesquisa já foi concluída e agora o grupo trabalha com os testes. "Vamos retirar uma pequena quantidade para fazer um teste contra células cancerígenas. Essa é a etapa que nós precisamos cumprir durante esse ano".
De acordo com Elíbio Rech, as plantas serão tratadas como medicamentos e por isso não serão produzidas no meio ambiente, e sim sob contenção, para evitar a contaminação da cadeia alimentar.
domingo, 21 de março de 2010
Roteador DIR-455 é indicado para compartilhamento do acesso à Internet 3G
A D-Link colocou no mercado o modelo de roteador DIR-455, que possui um módulo 3G integrado para conexão de um SIM Card (cartão que armazena dados do assinante), o que elimina a necessidade de utilizar um mini-modem externo no equipamento.
Ao inserir um SIM Card no DIR-455, os usuários podem acessar a Internet, transferir dados, enviar SMS e fazer ligações telefônicas utilizando a rede de telefonia celular. O equipamento fornece também o recurso de chamadas de voz pelo método comutação de circuito, garantindo melhor qualidade de voz nas ligações telefônicas.
O DIR-455 é considerado ideal para situações em que há necessidade de configurar um Hot-Spot improvisado ou onde o acesso às redes wireless convencionais não está disponível. O roteador possui a funcionalidade de WAN failover, que permite ao usuário manter-se conectado mesmo quando houver falha em um dos pontos de acesso.
Para realizar chamadas telefônicas, o DIR-455 é equipado com uma entrada RJ-11, que permite a conexão de um telefone analógico para chamadas celulares por meio da rede GSM. Mensagens SMS podem ser enviadas a partir da interface gráfica de configuração do equipamento.
Leia mais aqui
sábado, 20 de março de 2010
Japoneses trocam carro por bicicletas elétricas movidas a energia
Tóquio acaba de inaugurar três estacionamentos públicos de bicicletas carregadas por painéis solares, que também abastecem a iluminação do local. São necessárias três horas para carregar a bateria, que, ao ser instalada na bicicleta, permite uma autonomia de até 30 quilômetros. O aluguel custa o equivalente a R$ 6 por dia.
Mesmo vivendo num dos maiores produtores de automóveis do mundo, muitos japoneses preferem ir para o trabalho de bicicleta. É cada vez mais comum ver homens engravatados e mulheres de salto alto pedalando em Tóquio.
Ao contrário do Japão, os chineses – com a economia em rápido crescimento – estão trocando as tradicionais bicicletas por automóveis. Cidades como Pequim enfrentam gigantescos engarrafamentos e o governo quer incentivar as pessoas a usarem bicicletas elétricas em vez de carros.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Veja novas fotos da Terra tiradas da estação espacial internacional
O astronauta Soichi Noguchi, da Jaxa (a agência japonesa equivalente à Nasa) e membro da tripulação da estação espacial internacional (ISS), twittou novas fotos de paisagens da Terra. Ele também fotografou o retorno da nave russa Soyuz TMA-16, que pousou nesta quinta-feira (18) no Cazaquistão. A nave trouxe o cosmonauta russo Maxim Surayev e o astronauta da Nasa Jeff Williams, que passaram 169 dias, 4 horas e 8 minutos na plataforma orbital.
Na véspera, Williams passou o comando da ISS ao cosmonauta russo Oleg Kotov, que, seguindo a tradição, tocou o sino da plataforma orbital.
Após a saída de Surayev e Williams, permanecem na ISS o comandante Kotov, o engenheiro de bordo (e fotógrafo compulsivo) Noguchi e o astronauta da Nasa Timothy Creamer, que chegaram à plataforma no final de dezembro passado.
A tripulação será completada em abril, com os três astronautas da expedição número 24, cuja saída rumo ao espaço a bordo da Soyuz TMA-18 está prevista para o dia 2.
Operação de resgate
A Soyuz, que tinha se desacoplado da ISS três horas antes, chegou à Terra às 8h25 (de Brasília), pousando cerca de 60 quilômetros a nordeste da cidade de Arkalyk.
É a primeira vez nos quase dez anos de história da plataforma orbital tripulada que um dos módulos da Soyuz retorna vazio. Ele foi reservado para transportar contêineres com resultados das pesquisas científicas. A cápsula se separou às 10h57 (de Brasília) e ingressou na atmosfera terrestre a 140 quilômetros de altura sobre o Mar Mediterrâneo. A aterrissagem foi acompanhada por diversas equipes de resgate, com o apoio de 12 helicópteros militares e três aviões, informou a agência oficial Itar-Tass.
Tratamento por morte de células do câncer deve levar anos, diz cientista
Uma doença que não tem localização exata no corpo ou idade para acontecer --e que constitui a segunda maior causa de mortalidade no Brasil, índice que posiciona o país junto às nações desenvolvidas. O câncer, cuja variedade ultrapassa a casa das centenas, foi o objeto de estudo em uma pesquisa do periódico científico "Nature", anunciada na quarta-feira.
Segundo os pesquisadores envolvidos, em vez de matar células cancerígenas com drogas tóxicas, existe um caminho molecular que as força a envelhecer e morrer.
Para obter resultados efetivos a partir do estudo, entretanto, é preciso cautela. "Essa é uma fase muito preliminar. Existe um período a partir dessa identificação até o desenvolvimento de testes com animais e testes clínicos, para ver se [a pesquisa] é promissora e ter utilidade clínica", afirma Maria Del Pilar Estevez Diz, coordenadora do setor de oncologia clínica do Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo.
"Partindo desse principio tumores diferentes, um tratamento pode ser bom pra um indivíduo e para outro não. É preciso, ainda, individualizar melhor o tratamento."
A célula tumoral deriva de uma célula normal, a partir de uma desregulação do mecanismo de controle natural da divisão celular. Ou seja, uma célula cancerígena não possui mecanismo de controle, e passa a se autorregular.
"É como se você perdesse seu superego [uma espécie de "cão de guarda" que medeia o consciente e o inconsciente do indivíduo, de acordo com a psicanálise], perdesse seus limites, e agisse sem eles", compara Estevez Diz.
Esse descontrole celular destrói o tecido corporal e pode se espalhar em outras partes do corpo, em um processo conhecido como metástase.
A partir daí, a superdose de células envereda por outro processo, no qual uma massa de tecido começa a se formar: o tumor, que tem capacidade de formação de vasos sanguíneos. Ele é, então, alimentado por proteínas desses vasos sanguíneos, em um processo conhecido como angiogênese. Isso potencializa a capacidade de crescimento do câncer.
"O tumor, na maioria das vezes, é decorrente de processos aleatórios do organismo. O que acontece é um conjunto de --quase-- coincidências", observa a pesquisadora. "Não se trata de uma única doença, mas de um conjunto de doenças que envolvem a autorregulação, a capacidade de metástase e a capacidade de invasão pela corrente sanguínea."
Os fatores ambientais e comportamentais --como o tabagismo-- são os grandes pivôs da ocorrência de câncer, por meio da indução da mutação da célula. Apenas 10% dos casos correspondem à hereditariedade, ou seja, ao indivíduo que nasce com a modificação celular.
Leia +
Cientistas avançam na criação da capa de invisibilidade
Cientistas europeus conseguiram criar, pela primeira vez, uma estrutura microscópica tridimensional que permite fazer um objeto desaparecer, um avanço no desenvolvimento da "capa de invisibilidade" popularizada pelo bruxinho Harry Potter, e anteciparam trabalhos que serão publicados na edição desta sexta-feira da revista científica americana Science.
Depois de cinco anos, os cientistas finalmente conseguiram produzir metamateriais - materiais compostos que não existem em estado natural - capazes de modificar o deslocamento da luz visível, ao fazê-la deslizar sobre um objeto de forma similar à da água sobre as rochas no fundo de um rio. Desta forma, fica invisível.
Os cientistas já tinham desenvolvido uma estrutura dimensional, mas a nova "capa" é tridimensional, explicou à AFP Nicholas Stenger, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, um dos três autores desde estudo.
A primeira "capa de invisibilidade" criada era cilíndrica e o objeto que se queria tornar invisível tinha que ser colocado em seu interior.
Nesta nova pesquisa, um objeto foi posicionado sob uma estrutura microscópica semelhante a um tapete refletor, e o montículo criado ficou invisível, assim como o tapete.
"Qualquer que seja o ângulo por onde se olhe, não se vê nada", explicou o cientista francês.
Ele explicou que a estrutura mede 100 mícrons - um milésimo de milímetro - de comprimento por 30 mícrons de largura e 13 de espessura, e escondia um objeto dez vezes menor.
Este manto de invisibilidade é formado de cristais fotônicos, nanoestruturas que são dispostas de forma a modificar a propagação da luz.
Leia mais aqui
quarta-feira, 17 de março de 2010
O QUE É HORA DO PLANETA ?
Energia misteriosa faz dez anos sem ganhar explicação
Uma das maiores descobertas da história da astronomia está completando uma década neste ano, mas cientistas não têm muita motivação para comprar um bolo e tornar a data uma comemoração. Em 1998, dois grupos de pesquisa independentes descobriram que o Universo está se expandido de maneira acelerada --algo que ninguém esperava. Passados dez anos, a força que move esse fenômeno já tem um nome --energia escura--, mas ninguém ainda sabe o que ela é.
"Não estamos mesmo muito mais perto da resposta do que estávamos antes", disse Robert Kirshner, astrônomo da Universidade Harvard, de Cambridge (EUA). "Mas estamos bem convencidos hoje de que essa coisa existe, e esse sinal não se foi nos últimos anos. Na verdade se tornou melhor, mais evidente."
Kirshner foi um dos astrônomos com papel crucial na descoberta de 1998. Ele inventou uma maneira de analisar a luz de supernovas (explosões de estrelas) em galáxias que se afastam da Terra a alta velocidade para estimar quão distantes elas estão. Sob liderança de Adam Riess, ex-aluno de Kirshner, astrônomos usaram essa técnica para fazer um grande mapeamento do Universo, mostrando que as galáxias mais distantes estão se afastando cada vez mais rápido.
Os astrônomos demoraram para acreditar no que estavam vendo. Já se sabia desde 1929 que o Universo estava em um movimento de expansão, que tinha iniciado com o impulso do Big Bang, a explosão que o originou. Todos achavam, porém, que a força da gravidade de toda a massa que existe no cosmo acabaria freando esse impulso alguma hora.
"No final de 1997, quando estavam saindo as primeiras análises de Adam Riess, ele me disse "Cuidado aí! Parece que nós estamos obtendo massa negativa". Eu respondi então: "Você deve estar fazendo algo errado. Tem certeza de que não esqueceu de dividir por pi?"
Mas não era um erro na fórmula. Os astrônomos ficaram tão chocados quanto Isaac Newton ficaria ao ver uma maçã caindo para cima. Não é possível perceber a energia escura em pequena escala --maçãs costumam cair para baixo aqui na Terra--, mas na escala cosmológica essa força está agindo contra a gravidade, afastando as galáxias umas das outras.
Problema constante
Sem dados experimentais que possam sugerir o que é a energia escura, cientistas voltaram então para a teoria. Algo que poderia explicar a energia escura era um conceito antigo criado por Albert Einstein. Sua teoria da relatividade geral indicava que a gravidade deveria fazer o Universo encolher, mas o grande físico acreditava num cosmo imóvel, parado. Sua solução foi postular uma força repelente para fechar as contas.
A essa nova força --uma tentativa de resolver o problema "na marra"-- o físico deu o nome de "constante cosmológica". O que a idéia implicava era um tanto absurdo: o vácuo, ou seja, o nada conteria energia.
Aparentemente, na década de 1930, Einstein acabou sucumbindo às provas de que o Universo estava mesmo em expansão e se afastou do debate. Após a descoberta da expansão acelerada em 1998, porém, físicos ressuscitaram sua idéia: a energia escura talvez seja a constante cosmológica.
A essas alturas, a energia do vácuo já não era uma idéia tão absurda, e tinha sido até mesmo postulada na forma de "partículas virtuais" pelos físicos quânticos. Com base nisso, então, teóricos calcularam qual seria o valor da constante cosmológica se ela fosse mesmo o impulso do "vazio quântico". Só que a conta não fechou.
"A energia escura é ridiculamente pequena, e a energia do vácuo teórica é ridiculamente grande", explica Raul Abramo, físico da USP (Universidade de São Paulo). "Seria como casar uma ameba com uma baleia."
Outros teóricos postulam que a energia escura seja uma outra força da natureza, uma espécie de "antigravidade". Para isso, porém, precisaria haver evidência de que ela varia no espaço e no tempo. Em outras palavras, seria preciso essa energia não ser "constante". Mas até onde a precisão dos telescópios permite ver, ela é.
Para sair da enrascada, físicos esperam agora a chegada de dados de supertelescópios, mas nada garante que imagens mais precisas tragam novas idéias.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Quanto tempo vive uma formiga?
Conexão ultraveloz: Cisco anuncia roteador ultrapotente
A fabricante americana de equipamentos de telecomunicações Cisco anunciou ter construído um roteador 12 vezes mais potente que o de seus adversários, que permite conexões à Internet tão rápidas que será possível fazer o download de todos os textos da biblioteca do Congresso americano em apenas um segundo. Este novo roteador "triplica a capacidade de seu antecessor", disse a empresa - líder em equipamentos de rede -, acrescentando que "permite fazer download de toda a coleção impressa da biblioteca do Congresso em pouco mais de um segundo".
O sistema permitirá, por exemplo, que "os filmes sejam baixados em menos de quatro minutos", indicou a empresa. Com 12 vezes a capacidade de tráfego de seu competidor mais próximo, o Cisco CRS-3 "foi concebido para servir de base para a próxima geração de Internet e andar no ritmo de um crescimento fenomenal de transmissões de vídeo, equipamentos portáteis e novos serviços em rede, nesta década e nas próximas", explica o grupo.
O CRS-3 tem capacidade de transmissão de até 332 terabytes por segundo, ou seja, 322 mil gigabytes por segundo. Isto quer dizer, pelo menos na teoria, que este aparelho tem a capacidade de, por exemplo, permitir que toda a população chinesa se conecte em videoconferência simultaneamente. A Cisco informou que a operadora telefônica AT&T já testou seu equipamento, que possui um custo unitário de 90 mil dólares.
Leia mais no DP
terça-feira, 9 de março de 2010
Portal Brasil é o 'Google brasileiro', diz Lula
O Portal Brasil, página do governo na internet com dados sobre leis, cultura e cidadania, significa o início de uma nova fase da comunicação entre o Estado e a sociedade brasileira, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no programa semanal de rádio "Café com o Presidente", que foi ao ar nesta segunda-feira.
"Principalmente pela ampliação dos serviços que serão oferecidos aos cidadãos", argumentou. Lula apelidou o portal, inaugurado dia 3, de "Google brasileiro". "Aqui, o cidadão vai entrar e poder saber de tudo aquilo que a gente faz, de cada centavo que a gente gasta, vai entrar na Fazenda, vai entrar no Planejamento.
De acordo com Lula, antes do novo portal, um cidadão que precisava de uma informação da administração federal tinha, às vezes, de sair de casa, tomar um transporte coletivo, ir em "500 repartições" ou fazer "200 telefonemas". Ele afirmou que, com o site, o internauta poderá ter ao menos 500 tipos de informações distintas do País.
Lula disse que, com o lançamento da página, o Poder Executivo demonstra "transparência total", governando "sem medo de que as pessoas saibam o que nós estamos fazendo". "Até para saber se as versões que estão sendo contadas são verdadeiras ou não", ressaltou.
O presidente abordou também o Projeto Salitre, de irrigação de terras para produção agrícola. Segundo Lula, o projeto é importante não apenas para Juazeiro (BA), onde foi entregue a primeira etapa, na semana passada, mas para todo o Brasil.
"Porque nós temos um potencial de irrigação extraordinário; só no Nordeste brasileiro, ainda temos 750 mil hectares de terras prontas para ser irrigadas. No Sudeste, temos 3 milhões de hectares; no Sul, 3,2 milhões hectares; no Centro-Oeste, 4 milhões de hectares, e na região Norte do País, mais de 14 milhões de hectares.
Conforme o presidente, a grande quantidade de terra para ser irrigada requer investimento, uma "participação mais efetiva entre os poderes públicos, os entes federados, governo do Estado governo federal e municipal, entre empresa privada e governo federal".
"É a forma que a gente tem de desenvolver o Nordeste brasileiro e oferecer frutas de qualidade produzidas no Brasil, no Nordeste brasileiro, para o mundo inteiro provar o nosso fruto", destacou. Além disso, Lula lembrou que investir na irrigação aumenta a capacidade produtiva do País.
Leia mais aqui
Oscarizada, diretora de 'Guerra ao terror' fará filme sobre fronteira do Brasil
Kathryn Bigelow é primeira mulher a conquistar prêmio de melhor direção
Depois de sair vencedora do 82º Oscar com "Guerra ao terror" e entrar para a história como a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor direção, Kathryn Bigelow já faz novos planos. Ela quer rodar um longa-metragem sobre a violência na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
De acordo com informações da revista "Hollywood Reporter", o novo projeto de Bigelow é intitulado "Triple frontier" e deve utilizar recursos visuais similares aos de "Guerra ao terror", que retrata a guerra no Iraque.
"Triple frontier" terá roteiro de Mark Boal, que também escreveu "Guerra ao terror". Ainda não há data prevista para o início das filmagens. Os detalhes da trama ainda são guardados em segredo.
A cineasta de 58 anos também planeja produzir uma série chamada "The miraculous year" para o canal de TV paga HBO. A trama gira em torno dos dramas de uma família nova-iorquina. Bigelow vai dirigir o episódio piloto e será a produtora executiva da série ao lado do roteirista John Logan. As gravações devem começar em maio e o lançamento é previsto para o início de 2011.
"RG virtual" de empresas gira R$ 3 bi, mas gera queixas
O uso cada vez maior da internet como meio para as empresas transmitirem informações contábeis e fiscais e prestarem contas ao fisco impulsionou o mercado de certificação digital, estimado em cerca de R$ 3 bilhões neste ano.
O certificado digital é um documento eletrônico, com validade jurídica, que funciona como uma carteira de identidade virtual das empresas.
Permite realizar operações eletrônicas com mais segurança porque utiliza procedimentos lógicos e matemáticos complexos que asseguram a confiabilidade das informações.
Nove empresas --sete do setor público e duas do privado-- estão autorizadas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), autarquia criada em 2001 e ligada à Casa Civil da Presidência da República, a conceder o certificado digital.
Na prática, porém, Certisign e Serasa Experian dominam esse negócio no setor privado. Cada uma delas credenciou outras empresas e entidades, como sindicatos e federações, e montou uma rede para fornecer a certificação digital pelo país.
Esse novo mercado é semelhante ao do cartão de crédito. As bandeiras dos cartões, como Visa e MasterCard, corresponderiam às nove empresas certificadoras, credenciadas pelo governo federal para conceder a certificação digital. E os bancos que oferecem os cartões aos clientes corresponderiam às entidades que firmam parcerias com as certificadoras.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Imip inaugura primeiro serviço de medicina nuclear inteiramente gratuito
O Imip inaugura, nesta segunda-feira (8), um serviço de medicina nuclear. Ele é único no Estado que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde. Por meio de duas máquinas radioativas, o paciente poderá ter o câncer detectado com precocidade e precisão.
O coordenador de Medicina Nuclear da instituição, Tien Chang (foto 1), explica o procedimento das duas máquinas que serão utilizadas nos exames.
“É um equipamento que realiza uma tomografia convencional e por emissão de pósitron. Injetamos no paciente uma glicose radioativa e ela procurará lugares onde há maior consumo de energia. Com isso detectamos o câncer de forma mais precoce e precisa”, revela sobre uma delas.
A outra máquina que compõe o setor, segundo o médico, é conhecida dos pernambucanos, usava basicamente em casos de metástases ósseas, doenças renais, de tireóide, angina, etc.
Ele explica ainda que durante a sessão, o paciente é exposto à radiação e os médicos precisam se protegem em uma sala computadorizada, onde o exame é assistido.
Geralmente, o paciente é encaminhado para lá somente quando ele já sabe que possui a doença e precisa avaliar o nível do câncer.
Chang informou este mês, o serviço estará em etapa preparatória. Somente no final de março, ou começo de abril, os pacientes receberão atendimento.
Leia mais aqui
Quatro em cinco adultos veem Internet como direito fundamental
Quatro em cada cinco adultos acreditam que o acesso à Internet é um direito fundamental —com tal pensamento sendo particularmente forte na Coreia do Sul e China— e metade deles acredita que não deveria haver regulação, segundo mostrou uma pesquisa global.
Um estudo com 27 mil adultos em 26 países para a BBC World Service mostrou que 78 por cento dos usuários de Internet acreditam que a web lhes deu mais liberdade, enquanto nove entre dez disseram que a rede é um bom lugar para se aprender.
Entrevistados nos Estados Unidos se mostravam acima da média na crença de que a Internet é uma fonte de maior liberdade e também são mais confiantes do que a maioria para expressar suas opiniões online.
Contudo, outros sentiram receios sobre passar o tempo online, com 65 por cento dos entrevistados no Japão afirmando que não se sentiam confortáveis em expressar suas opiniões na rede de forma segura, um sentimento que também era percebido na Coreia do Sul, França, Alemanha e China.
Dos 27 mil entrevistados, mais da metade concorda que a Internet "não deveria ser regulada nunca por qualquer instância de governos em qualquer lugar".
"Apesar dos temores sobre privacidade e fraude, as pessoas veem o acesso à Internet como seu direito fundamental", disse Doug Miller, presidente do conselho da GlobeScan, que conduziu a pesquisa. "Eles acreditam que a rede é uma força para o bem, e a maioria não quer uma regulação por parte dos governos".
Aproximadamente 70 por cento dos entrevistados no Japão, México e Rússia disseram que não podem viver sem Internet.
Cerca de 50 por cento dos usuários de Internet disseram valorizar mais a capacidade de encontrar informação, enquanto cerca de 30 por cento valorizam a capacidade de interagir e comunicar com outros e 12 por cento veem a rede como forma de entretenimento.
sábado, 6 de março de 2010
Desktop Lenovo 3000 C300 All-in-One
Num mercado de PCs cada vez mais segmentado, o desktop Lenovo 3000 C300 All-in-One é uma interessante proposta de computador de entrada para aqueles que desejam um modelo simples e diferenciado para elaborar documentos, trocar mensagens, acessar a internet e até mesmo assistir filmes em DVD ou vídeos em HD — ah sim, e tudo isso por menos de dois mil reais.
Sob um certo ponto de vista, o C300 não deveria ser chamado de desktop e sim de nettop, já que sua plataforma é baseada no processador Atom 330 — um chip dual core de 1,6 GHz com tecnologia Hyperthreading, o que faz com que ele se comporte como um processador de quatro núcleos.
Leia mais aqui
Pendrive dedo-duro detecta pornografia no computador
Um detector de pornografia que cabe no bolso: trata-se do Porn Detection Stick, pendrive que inclui um programa capaz de descobrir imagens obscenas analisando tonalidades de pele, formas, curvaturas, rostos e outras partes do corpo.
Empresas e pais de crianças são o foco do aparelho, segundo a E-Net Security, que distribui o produto no Brasil.
O software rastreia não só imagens salvas intencionalmente no disco rígido, como também aquelas armazenadas automaticamente pelo navegador de internet depois do acesso a sites de pornografia.
O produto funciona no Windows XP, no Windows Vista e no Windows 7, de acordo com a empresa americana Paraben, que produz o aparelho.
Leia mais aqui
Orkut CPI quebra sigilo de 1.200 perfis
Dois anos após o início das discussões e a criação de bloqueios no site de relacionamentos Orkut, ainda existe nessa área da internet material de pedofilia. Por causa disso, a CPI da Pedofilia do Senado determinou nessa quinta-feira (4) ao provedor Google a transferência do sigilo telemático de cerca de 1.200 dados e fotos do site YouTube, postados em páginas do Orkut.
O Google terá cinco dias, a contar do recebimento da comunicação, para repassar todos os dados. O objetivo é identificar o IP dos computadores de onde partiram postagens dos vídeos e fotografias de pedofilia.
Leia mais aqui
sexta-feira, 5 de março de 2010
HÁ UM RIO BRASILEIRO COM NOME DE PRESIDENTE AMERICANO
O rio Roosevelt é o único rio brasileiro que nasce no estado de Rondônia que tem nome de uma personalidade norte-americana.
Em seu percurso, atravessa uma parte do Mato Grosso, entrando a seguir, no estado do Amazonas, onde torna-se um afluente do rio Madeira.
Inicialmente chamava-se rio da Dúvida porque nas cartas náuticas constava a existência de um curso d'água interligando as nascentes do afluente Madeira do Rio Amazonas com a Bacia do Prata. Graças a uma expedição no início do século XX, seu verdadeiro curso foi conhecido e o rio foi rebatizado como rio Roosevelt.
A visita do então ex-presidente americano Theodore Roosevelt ao Brasil chamada de Expedição Científica Rondon-Roosevelt, comandada pelo Marechal Cândido Rondon foi interessante para o Brasil porque, embora não existisse a hipotética passagem fluvial para o Prata descobriu-se que o espaço compreendido entre rios, era ainda uma região inexistente nos mapas brasileiros e segundo os calculos de Euclides da Cunha correspondia uma aérea equivalente ao estado do Rio Grande do Sul ou Maranhão.
Microsoft vai se "reinventar nas nuvens", diz executivo da empresa
O executivo-chefe de operações da Microsoft, Kevin Turner, afirmou nesta quinta-feira (4) que a empresa pretende se reinventar a partir da computação nas nuvens (sistema de armazenamento e execução de aplicativos e arquivos na rede, de maneira remota).
"Nós vamos mudar, reinventar nossa companhia com foco em liderar essa 'nuvem'", disse, na feira de tecnologia Cebit, em Hannover (Alemanha).
Turner afirmou também que a empresa fundada por Bill Gates tem mais serviços de computação nas nuvens do que qualquer outra, citando o sistema Azure e a solução para gerenciamento corporativo Microsoft CRM.
Com anúncios deste tipo, a companhia tenta fazer frente a aplicativos on-line como o Google Docs, que avançam sobre o uso do Office.
O executivo revelou ainda que a Microsoft pretende gastar US$ 9.5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos durante 2010 --e que boa parte deste montante vai para a "nuvem computacional".
A 25ª Cebit vai até sábado (6). Mais de 4.100 expositores participam da semana de informática alemã, entre eles os rivais Google e Microsoft.
Leia mais aqui
quarta-feira, 3 de março de 2010
Falha permite instalação de vírus se internauta pressiona a tecla F1
A Microsoft anunciou uma nova vulnerabilidade em seu sistema operacional que pode levar internautas a instalarem vírus em seus computadores ao apertar a tecla F1, a ajuda do Windows. A falha está presente no Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003.
Se um usuário visita uma página infectada utilizando o Internet Explorer, uma janela se abre orientando que ele pressione a tecla F1. Caso o internauta obedeça, um código malicioso que permite o controle remoto do computador será instalado. Para não correr riscos de infecção por esse vírus, o internauta pode não apertar a tecla "F1" se solicitado ou modificar a configuração de segurança do Internet Explorer para alta, bloqueando controler de ActiveX.
Leia mais aqui
Terremoto no Chile deve ter encurtado dias na Terra, calcula Nasa
O terremoto de magnitude 8,8 que aconteceu no Chile no sábado (27), deve ter encurtado a duração de cada dia na Terra, calcula a Nasa (agência espacial norte-americana).
A alteração calculada é de cerca de 1,26 microssegundos (um microssegundo equivale a um milionésimo de segundo).
Usando um modelo complexo, Richard Gross, cientista do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, na Califórnia, e seus colegas, calcularam também que a rotação da Terra foi alterada como resultado do terremoto, porque o eixo de massa da Terra se moveu.
A alteração do eixo de rotação é estimada em 2,7 miliarcsegundos --por volta de 8 centímetros, ou 3 polegadas.
É em torno desse eixo que a massa do planeta é equilibrada. Os cientistas não se referem ao eixo Norte-Sul, que tem uma diferença de cerca de 10 metros.
Quase nada.
Leia mais aqui
Primeira TV 3D chegará ao Brasil em abril
A LG anunciou nesta terça-feira sua linha de produtos para 2010, que inclui os primeiros televisores 3D a chegarem ao mercado brasileiro. Serão quatro séries de produtos, duas com lançamento previsto para abril e outras duas para o segundo semestre.
Os primeiros modelos serão da série LX9500 (telas de 55 e 47 polegadas) e LX6500 (telas de 42, 47 e 55 polegadas). Para o segundo semestre, estão previstas as séries LEX9 (72 e 60 polegadas) e LEX8 (55 e 47 polegadas). Os televisores 3D serão Full HD (1080p) e têm frequência de 480 Hz, que melhora o contraste e nitidez das cenas.
Leia mais aqui
Cientistas avançam em pesquisas para máquinas obedecerem pensamento
Uma técnica que consegue captar as ordens enviadas pelo cérebro para os membros do corpo ajudará pesquisadores a desenvolver máquinas que obedeçam ao pensamento.
Depois de sete anos de pesquisa, cientistas da Universidade de Maryland, nos EUA, conseguiram medir esses impulsos elétricos com sensores colados à pele, sem inserir eletrodos no cérebro ou na medula espinhal, como era feito antigamente.
Pela nova técnica, enquanto uma pessoa digita, por exemplo, a atividade é do cérebro é registrada digitalmente, acionando um dedo eletrônico. Em alguns meses, isso já será feito sem a pessoa usar o dedo. Ela irá pensar em qual botão irá apertar, e o equipamento irá obedecer.
Leia mais aqui
segunda-feira, 1 de março de 2010
Empresa alemã quer dar a volta ao mundo com navio movido a energia solar
Inventores prometem embarcação 'limpa e silenciosa'
O PlanetSolar, maior "navio solar" do mundo, segundo seus construtores, foi apresentado nesta quinta-feira (25) em Kiel, norte da Alemanha. A embarcação fará uma viagem pela Europa este ano e a volta ao mundo, em 2011.
"É um sentimento único ver concretizado, hoje, um sonho de tanto tempo", afirmou Raphael Domjan, iniciador do projeto e futuro capitão.
Com 30 metros de comprimento e 16 metros de largura, o navio está equipado com de painéis solares fotovoltaicos e será "limpo e silencioso", segundo a companhia responsável e da embarcação.
Leia mais aqui
Censo poderá ser respondido pela internet
O Censo Demográfico do IBGE traz uma novidade neste ano. Pela primeira vez, os brasileiros que não responderem ao questionário ou não forem encontrados pelos recenseadores em casa, poderão preencher um formulário pela internet para fornecer os dados para a pesquisa.
"A opção de responder pela internet será utilizada quando os moradores não estiverem disponíveis para que possam fornecer as informações necessárias com maior comodidade", explicou o diretor-executivo do IBGE, Sérgio Côrtes. "O trabalho do recenseador, ainda assim, é importante para garantir a identificação e o cadastro dos domicílios."
A coordenadora operacional dos censos do IBGE, Maria Vilma Garcia, explicou que, caso não seja encontrado ou se recuse a atender aos pesquisadores do Instituto, o morador receberá uma carta com um código numérico e terá até 10dias para preencher um formulário no site do órgão. "Fizemos testes e não constatamos nenhuma diferença entre as respostas que foram dadas pessoalmente e as que foram transmitidas através da internet", disse a coordenadora Maria Vilma.
O questionário do censo também passou por mudanças para incluir questões que ajudem os governos a desenvolver políticas de investimento mais direcionadas. Entre estas mudanças, O IBGE vai perguntar aos entrevistados, por exemplo, o tempo de deslocamento que ele leva da sua casa até o local de trabalho ou estudo, com o objetivo de identificar possíveis deficiências na infraestrutura de trânsito no país. Outros novos itens nos formulários dos recenseadores são o uso da internet e do telefone celular no domicílio, o idioma falado pelos povos indígenas e a emigração internacional para calcular o número de brasileiros que vivem hoje no exterior.
Leia mais aqui