O Imip inaugura, nesta segunda-feira (8), um serviço de medicina nuclear. Ele é único no Estado que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde. Por meio de duas máquinas radioativas, o paciente poderá ter o câncer detectado com precocidade e precisão.
O coordenador de Medicina Nuclear da instituição, Tien Chang (foto 1), explica o procedimento das duas máquinas que serão utilizadas nos exames.
“É um equipamento que realiza uma tomografia convencional e por emissão de pósitron. Injetamos no paciente uma glicose radioativa e ela procurará lugares onde há maior consumo de energia. Com isso detectamos o câncer de forma mais precoce e precisa”, revela sobre uma delas.
A outra máquina que compõe o setor, segundo o médico, é conhecida dos pernambucanos, usava basicamente em casos de metástases ósseas, doenças renais, de tireóide, angina, etc.
Ele explica ainda que durante a sessão, o paciente é exposto à radiação e os médicos precisam se protegem em uma sala computadorizada, onde o exame é assistido.
Geralmente, o paciente é encaminhado para lá somente quando ele já sabe que possui a doença e precisa avaliar o nível do câncer.
Chang informou este mês, o serviço estará em etapa preparatória. Somente no final de março, ou começo de abril, os pacientes receberão atendimento.
Leia mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário