segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Fonte ecológica para reduzir uso de tinta de impressora

Cartuchos de tinta para impressora geram uma enorme despesa ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A última licitação para cartuchos e toners aconteceu em dezembro do ano passado e resultou num custo de R$ 112 mil; nova licitação já está programada para este mês, com orçamento previsto de R$ 242 mil. Além do gasto, as tintas mais comuns não são biodegradáveis e também acabam gerando problemas ao meio ambiente. Além do uso racional das impressoras, outras medidas podem ser tomadas para evitar estes prejuízos. Uma delas está sendo recomendado pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, a todos os integrantes do MPPE: a utilização da ecofonte Spranq eco sans, que reduz em até 20% o gasto de tinta na impressão de documentos. A fonte é de uso gratuito e pode ser baixada aqui.

Desenvolvida por uma agência holandesa, a ecofonte pode ser facilmente instalada em qualquer computador. Cada letra é permeada por furos minúsculos, que ajudam a reduzir o uso de tinta na impressão sem afetar a qualidade dos documentos. A fonte foi testada pela Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI), que atestou a viabilidade do uso da ecofonte em documentos oficiais mesmo junto com o papel reciclado. Os novos computadores do MPPE já serão configurados tendo a ecofonte como padrão. Na tela do computador, a Spranq eco sans aparece com cor cinza, mas, na impressão, fica tão escura quanto às fontes normais.


A adoção da ecofonte pelo MPPE foi uma sugestão da Comissão de Gestão Ambiental. “Isso faz parte de uma série de medidas que queremos adotar para reduzir os custos ambientais com a impressão de documentos”, ressalta a coordenadora da comissão, promotora Rejane Strieder. O MPPE já adota papel reciclado. Outras idéias são o uso cada vez maior da intranet para o preenchimento e envio de formulários, além do uso do correio eletrônico.

Veja aqui como instalar a ecofonte:

1) Faça o download do arquivo, no link acima ou aqui.

2) Depois, basta copiá-lo ou movê-lo para a pasta C:/WINDOWS/Fonts.
3) Pronto. Com isso, a Spranq eco sans já vai aparecer na lista de fontes do seu editor de texto (Word ou BR Office). Basta selecioná-la na hora de escrever.

Nenhum comentário: