terça-feira, 4 de agosto de 2015

Robôs com cérebros controlados por bactérias


Usar o cérebro de animais para controlar robôs não é exatamente uma ideia nova.

Mas as abordagens usadas até agora vinham se concentrando em simular o cérebro de animais em computador, para que esses programas controlem os robôs.
Keith Heyde e Warren Ruder, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, demonstraram agora que controlar um robô não exige um cérebro inteiro: basta uma bactéria.
"Nós criamos um modelo in silico de um microbioma vivo, projetado com biologia sintética, que interage com um hospedeiro robótico biomimético. Modelando analiticamente e simulando computacionalmente redes genéticas nessas comunidades comensais, reproduzimos comportamentos complexos no robô hospedeiro," escreve a dupla.
Ainda está tudo nas simulações e nos modelos computadorizados, mas o modelo revelou comportamentos surpreendentes. Quando o robô segue em direção à comida, por exemplo, ele pára rapidamente antes da aproximação final do alimento - um típico comportamento predatório de alta ordem que os animais adotam quando se aproximam da presa.
Biologia sintética para todos

A equipe já está construindo os robôs que deverão ter seu comportamento ditado diretamente pelas bactérias vivendo em microbiomas a bordo, fazendo o papel de "cérebro" desses robôs.
O projeto envolve minúsculos microscópios de fluorescência que detectarão as expressões genéticas das bactérias E.Coli projetadas geneticamente para apresentar comportamentos específicos.
"Nós esperamos ajudar a democratizar o campo da biologia sintética para estudantes e pesquisadores de todo o mundo com este modelo," disse Ruder.
"No futuro, robôs rudimentares e E. coli, que já são usados separadamente nas salas de aula, poderão ser conectados com este modelo para ensinar coisas ao nível de PhD a estudantes do ensino fundamental sobre a relação das bactérias com outros organismos," concluiu.
Fonte-it

Nenhum comentário: