sábado, 18 de fevereiro de 2017

Google poderá retirar vários aplicativos da Play Store



Dê uma olhada nas prateleiras digitais da Google Play Store e você provavelmente encontrará um grande número dos chamados “aplicativos zumbis”. Esses apps costumam assumir a forma de um game famoso ou um utilitário malfeito que não corresponde exatamente à descrição, e eles estrategicamente aparecem juntamente com apps legítimos, o que torna difícil encontrá-los.
Pelo visto, parece que finalmente será feito algo sobre isso. Em uma carta descoberta pelo The Next Web, o Google começou a alertar alguns desenvolvedores que um ou mais dos seus apps foram marcados por uma falta de política de privacidade adequada, um problema comum entre esses tipos de aplicativos.
Na mensagem, o Google reitera sua política, que “exige que os desenvolvedores forneçam uma política de privacidade válida quando o app exigir ou lidar com informações sensíveis dos usuários”. Tais permissões incluem acesso à câmera, microfone, conta, contatos ou ao telefone, o que exige uma revelação transparente sobre como os dados dos usuários serão gerenciados, de acordo com as exigências do Google. Não está claro quantas cartas foram enviadas, mas o The Next estime que a medida poderia afetar milhões de aplicativos.
Essa não é nem de longe uma nova política do Google, mas esse “empurrão” pode ser o início de uma aplicação mais forte da mesma. Como o Google afirma nas suas diretrizes para os desenvolvedores, “Se o seu app coleta e transmite dados pessoais ou sensíveis dos usuários que não tenham relação com a funcionalidade descrita de forma proeminente na listagem do app na Google Play Store ou na interface do aplicativo, então antes da coleta e transmissão dos dados, é preciso ser destacado como os dados dos usuários serão usados e receber um consentimento do usuário para tal uso.”
Apesar da falta de uma política de privacidade apropriada pode ser um erro honesto para alguns desenvolvedores, também é provável muitos vão ignorar essa mensagem e enfrentar as consequências que o Google esteja preparando para eles.

Fonte-idgnow

Nenhum comentário: