domingo, 23 de outubro de 2016

Vênus possivelmente foi o primeiro planeta com vida do Sistema Solar



           Com uma temperatura de aproximadamente 462°C, Vênus, atualmente, é o planeta mais quente do Sistema Solar, graças a sua proximidade ao Sol e a atmosfera de dióxido de carbono, que é 90 vezes mais densa que a da Terra.
No entanto, um estudo, que vai ser apresentado no Encontro da Sociedade Americana de Astronomia em Pasadena, na Califórnia, concluiu que quando a bactéria primitiva estava surgindo na Terra, Vênus pode ter tido um clima agradável e oceanos com até 2 mil metros de profundidade.
Se os cálculos estiverem corretos, os oceanos podem ter durado até 715 milhões de anos atrás, o que teria sido um período longo suficiente de estabilidade climática para ter surgido vida microbiana.
Uma sonda espacial está observando o clima de Vênus em detalhes como nunca aconteceu antes. A sonda era para ter entrado na órbita do planeta em 2010, mas como houve uma falha no sistema de propulsão do motor principal, ela passou cinco anos girando ao redor do sol. No ano passado, os cientistas conseguiram redirecioná-la para a órbita de Vênus. A sonda está analisando os fenômenos vulcânicos e meteorológicos.
Apesar de a sonda estar ajudando a desvendar alguns mistérios do planeta, seria necessário aterrissar para procurar por rastros antigos de vida microbiana, o que exigiria tecnologia e dinheiro para que o veículo espacial conseguisse suportar as condições atuais da superfície de Vênus.


Nenhum comentário: