quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dilma veta reajuste de 78% aos servidores do Judiciário e Congresso mantém o veto

     O governo conseguiu uma importante vitória na noite da última terça-feira, 17/11. Em uma votação apertada, o Planalto conseguiu manter o veto de Dilma Rousseff à proposta de reajuste dos servidores do Poder Judiciário.
A proposta concedia aos servidores um aumento de 56% no salário da categoria, podendo chegar a 78% em alguns casos. Se aprovada, poderia causar um rombo de R$ 36,2 bilhões aos cofres públicos nos próximos quatro anos.
Apesar disso, o veto foi mantido por uma diferença de apenas seis votos. Dos 394 deputados presentes na votação, 132 votaram por manter o veto, contra 251 a favor de derrubá-lo. Era necessário um mínimo de 257 votos para derrubar o veto da presidente. Os demais 11 deputados se abstiveram de votar.
O veto de Dilma ao reajuste ocorreu em junho deste ano. Em agosto, o governo apresentou uma contraproposta, oferecendo um aumento entre 16,5% e 41,47%. No entanto, os servidores do Judiciário continuaram a apoiar o reajuste entre 56% e 78%. Nos últimos anos, a categoria recebeu anualmente o mesmo reajuste de 5,5% concedido a todos os servidores da União.
Fonte-opiniao


Nenhum comentário: