segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mar da Costa Rica: expedição encontra centenas de espécies de animais e corais desconhecidos

Uma equipe de cientistas apoiados pelo governo dos Estados Unidos montou uma exploração, batizada de Okeanos, bancada por financiamento coletivo para estudar as profundezas do oceano na costa de Porto Rico.
Os dois primeiros dias dos 52 dias de expedição foram utilizadas para mapear o desconhecido fundo do mar. Em abril, durante a terceira e última parte da missão, os exploradores focaram em estudar o ecossistema das profundezas e as criaturas que lá vivem.
Eles enviaram um veículo operado remotamente num dos mergulhos mais profundos de todos os tempos na região, 20 mil pés. Foram obtidos informações e vídeos que os cientistas transmitiram online em tempo real. O vídeo foi disponibilizado no Youtube.
Especialistas em todo o planeta poderão assistir as imagens em tempo real e contribuir para a expedição ligando para o navio ou participando pela chat online que há na página de transmissão.
“Haverá um especialista em estrela do mar ou um especialista em água-viva ou um especialista em coral e assim eles estão todos trabalhando junto com a gente, o que é único. Em outras expedições de pesquisa você só tem um determinado número de lugares no navio e tão somente 12 ou 15 cientistas podem ir de uma vez”, disse a co-líder da expedição, Andrea Quattrini.
Os pesquisadores receberam apoio da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) e puderam usar o navio da agência para a expedição. Eles encontraram muitas criaturas desconhecidas, várias delas até mesmo ainda não foram batizadas. Em 12 mergulhos, foram descobertas 100 espécies de peixe, 50 espécies de corais das profundezas e centenas de outros invertebrados, muitos deles nunca vistos em seu habitat natural.
Confira o vídeo:

 carregando...

Nenhum comentário: