sábado, 2 de agosto de 2014

A importância do fundo do mar para a vida terrestre

Pesquisadores acreditam ser um problema as pessoas não saberem como o fundo do mar contribui para as vidas terrestres. Por isso, Andrew Thurber, da Universidade de Oregon, EUA, e sua equipe publicaram uma pesquisa compilando mais de 200 estudos sobre os recursos do mar, fornecendo a primeira grande explicação sobre a importância do oceano profundo.

“Existe a ideia de que não sabemos nada do fundo do mar. Que ele é esmagadoramente amplo e escuro. Apesar de todas as fissuras desconhecidas, sabemos o suficiente para começar a entender como nossas ações no mar profundo podem afetar o meio ambiente. Ações que incluem  a mineração de minério e metais preciosos e também a pescaria agressiva”, disse Thurber.
Segundo o cientista, a mineração de níquel no fundo do mar é uma ameaça imediata. Países com acesso limitado ao metal em terra estão em busca dele no fundo do mar. “Esses metais se formam durante milhares de anos, mas podem ser extraídos incrivelmente rápidos”, disse o pesquisador. Thurber e seus colegas temem que esses recursos se esgotem antes da população saber o dano severo que será para o ecossistema.
“Queremos apenas que as pessoas saibam que o fundo do mar tem impacto na vida cotidiana. Ele permite que pessoas vivam. E, no futuro, fornecerá recursos para celulares e carros. É um recurso incrível que na maior parte não foi explorado, o que é empolgante. Mas é importante que aqueles que estão se aproveitando dos tesouros do fundo do mar ajam com cuidado”, alertou Andrew.

Nenhum comentário: