segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Marca-passo minúsculo

A cirurgia de implante de marca-passo requer uma incisão no tórax para abrir uma cavidade onde o aparelho regulador de batimentos cardíacos ficará acoplado, ligado ao coração através de um fio gerador de pulso.
Esta semana, pela primeira vez na história, médicos da Áustria conseguiram implantar com sucesso um pequeno marca-passo sem fio através da veia safena, localizada na coxa, de onde segue o fluxo sanguíneo até chegar ao coração. Foi a primeira vez que um dispositivo desse tipo foi utilizado.
Com 24 milímetros de comprimento e 0,75 centímetros cúbicos de volume, o dispositivo mede cerca de um décimo de um marca-passo convencional. Segundo a fabricante do aparelho, Medtronic, o pequeno marca-passo sem fio é seguro.
No início deste ano, outra fabricante, a St. Jude Medical COMPROU uma start-up chamada NanoStim, que também desenvolveu uma versão minúscula de marca-passo. O dispositivo da St. Jude Medical mede 41 milímetros e, assim como o da Medtronic, também é inserido no corpo através da veia safena da coxa. Ambas as fabricantes afirmam que a bateria do aparelho dura de oito a 10 anos.
No momento, os dispositivos estão em fase de teste em humanos na Europa. Se aprovados para o uso, podem tornar a cirurgia para o implante de marca-passo convencional completamente desnecessária.


Nenhum comentário: