sábado, 17 de agosto de 2013

Dengue: vacina estará disponível em cinco anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira, 16, o início de testes de uma vacina contra a dengue em seres humanos.
A previsão dos pesquisadores brasileiros é de que a vacina, que está sendo desenvolvida há oito anos, esteja disponível para a população daqui a cinco anos.
Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e o Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Os pesquisadores já realizaram testes em animais e em seres humanos nos EUA.
A vacina experimental será testada em 300 voluntários em São Paulo e em Ribeirão Preto. Os testes realizados até agora mostraram que a vacina não provocou efeitos tóxicos nas pessoas.
Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan, disse que a vacina “induz, ou seja, faz anticorpo e esse anticorpo inibe o vírus, ou seja, funciona muito bem. Existe uma corrida cientifica mundial buscando uma vacina pra dengue e tem 2,5 bilhões de populações em risco”.
De acordo com o Instituto Butantan, a vacina protege contra os quatro tipos de vírus da dengue.

Nenhum comentário: