quarta-feira, 14 de agosto de 2013

China: O maior poluidor do mundo está aderindo ao verde

A China está despejando todo tipo de lixo na atmosfera. Em janeiro de 2013, o ar de Pequim atingiu um nível de toxicidade 40 vezes superior ao que a Organização Mundial da Saúde considera seguro. Um décimo das terras agrárias do país está envenenado por substâncias químicas e metais pesados. Metade da reserva de água urbana do país é imprópria até para limpeza, muito menos para beber. Na porção nordeste da China a poluição do ar tira cinco anos e meio da expectativa média de vida.
Desde 1990 a quantidade de CO2 liberada pelas chaminés chinesas aumentou de 2 bilhões de toneladas ao ano para 9 bilhões — quase 30% do total global. A China produz quase duas vezes mais CO2 do que os Estados Unidos.
Tudo isso levou a uma explosão de protestos ao redor do país. Isso preocupa o governo, que teme que o ativismo ambiental possa se transformar em uma base para uma oposição política mais geral. Então ele está lidando com a poluição de duas maneiras – através da supressão e da mitigação.
O governo prendeu ativistas ambientais e está planejando limitar o poder de abrangência judicial implementando um corpo aprovado pelo Estado que garante um monopólio sobre a aplicação de processos judiciais ligados a causas ambientais. Ao mesmo tempo, está injetando dinheiro para a limpeza do país. Acabam de anunciar que a China irá gastar US$ 275 bilhões (cerca de R$ 624 bilhões) nos próximos cinco anos para melhorar a qualidade do ar — valor equivalente a quase o PIB de Hong Kong, e duas vezes maior que o orçamento anual com defesa. É uma quantia massiva, mesmo para os padrões chineses.

Nenhum comentário: